Turquia começa a desenvolver novo caça

Turkish FighterA Turquia já está estudando desenvolver um caça com a Coreia do Sul com o programa KF-X.

O Ministério da Defesa da Turquia assinou um contrato com a Turkish Aerospace Industries (TAI) em agosto, para completar um estudo de viabilidade de 18 meses para produção de um novo caça e treinador chamado TFX após 2023.

Nos eventos corridos do Dubai Airshow, Stephen Trimble do site The DEW Line conseguiu marcar uma entrevista cerca de 5 minutos de duração sobre o estudo TFX com Ali Guldogan Yilmaz, que é vice-presidente de estratégia e programas de cooperação na TAI.

O estudo precisa responder um monte de perguntas. Estas incluem: Será que o caça terá um motor ou dois? Caudas inclinada ou uma vertical? A TAI ainda não sabe, mas o estudo vai determinar, disse Guldogan. O estudo também está enfrentando problemas industriais. A Turquia vai liderar o desenvolvimento por si só, ou participar de um programa de desenvolvimento com a Coreia do Sul, o Brasil ou outro país? No início de 2013, a TAI vai apresentar um relatório com as recomendações ao Ministério da Defesa, que tomará as decisões finais, disse Guldogan.

Não houve tempo, infelizmente, para fazer perguntas mais amplas a Guldogan. Entre elas: Por que a Turquia acha que precisa construir seu próprio caça?

A existência do TFX significa que a Turquia se juntou a uma interessante tendência global. É importante entre várias nações, com crescente influência econômica e política, não ser forçadas a depender de aviões de combate dos EUA, Rússia e Europa Ocidental. A China, Índia e Japão já desenvolveram suas próprias aeronaves militares e comerciais. Agora, a Coreia do Sul, Brasil e Turquia parecem querer entrar para o clube.

Já mostramos aqui algumas notícias sobre o KF-X da Coréia do Sul. O Brasil, por sua vez, anunciou em 2009 os planos para desenvolver uma “caça de quinta geração”, em 2025, usando tecnologias transferidas do contrato de caça F-X2 que agora está atrasado.

Curiosamente, a Turquia tem sido associada como uma possível parceira de desenvolvimento da Coréia do Sul e Brasil. A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul anunciou que a Turquia provavelmente vai aderir ao programa KF-X no próximo ano. O Eurofighter, enquanto isso, previu, numa análise de mercado de caças divulgado no Salão Aéreo de Seul que a Turquia poderá ser o parceiro com o Brasil em seu lugar.

Seja o que for que a Turquia decida fazer, o programa TFX representa uma notável tendência para os gigantes da indústria mundial de aviões de combate – e talvez preocupante. Alguns desses gigantes pode ser perdoados, então, por pensarem que alguns de seus clientes mais confiáveis estão tomando algumas más decisões.

“Acho que há um monte de lugares que são excessivamente ambiciosos”, disse Jeff Kohler, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boeing e ex-chefe da Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA) dos EUA. “Eu não quero dizer num sentido negativo que eles não podem fazê-lo. Quantas entradas de caça no mercado são possíveis? Este mercado está ficando menor e não maior.”

A Coreia do Sul tem orçamento de US$ 5 bilhões para desenvolver um caça de próxima geração em cerca de 10 anos – uma projeção de custos que alguns membros da indústria ocidental dizem ser terrivelmente irreal. “Este não é um jogo para os fracos de coração”, disse Kohler. “A indústria dos EUA precisou de 10 anos e bilhões de dólares simplesmente para desenvolver um radar com antena de varredura eletrônica ativa (AESA)”, acrescentou.

Paul Oliver, vice-presidente de desenvolvimento de negócios para o Oriente Médio e África na Boeing, disse que acredita que tais programas são realmente tentativas das indústrias nacionais para se colocar na cadeia de valor do mercado aeroespacial global. Os países não tem uma boa chance de fazer um caça competitivo, disse ele.

Fonte: The DEW Line – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

50 Comentários

  1. O Brasil, por sua vez, anunciou em 2009 os planos para desenvolver uma “caça de quinta geração”, em 2025, usando tecnologias transferidas do contrato de caça F-X2
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E PRA RI OU PRA CHORA 2025 KKKKKKKK EU DUVIDO (( ESTE BRASIL NÃO ESTA COM NADA, BRASIL UMA PIADA DE TODOS )) PAIS DA corrupção
    http://politika.jangadeiroonline.com.br/uploads/2011/06/corrup%C3%A7%C3%A3o.jpeg

    http://3.bp.blogspot.com/_Bqr9A92zeeI/TQjWD-pdDNI/AAAAAAAAEzI/Cd7ebh1m72Q/s320/corrupcao1.jpg

  2. O Brasil não tinha sido convidado para participar desse projeto? Eu lembro disso que foi noticiado em jornal, ate aqui no propio site. O Brasil so não divulgou sua resposta, mais acho exelente essa possivel parceria com a Turquia. Quanto ao que falo o cara da boeing, pareçe mais despeito de quem se mato pra produzir um avião que termino em um gigantesco fracasso ate agora. Além do que eles se esqueceram duma coisa: caro é desenvolver o primeiro, depois que ja se sabe que a tecnologia existe o processo fica mais barato. Essa imagem me pareçe mais a mistura de um F-18, com F-16 com F-35 com Eurofighter, mais ainda sim é sem duvida bonita, so ficava mais se usasse as assas invertidas do Su-47.

  3. Para se desenvolver um caça bom e que atenda os requisitos de um caça 5G tem que se gastar mais de 20 bilhoes,porque não se juntar a um grande fabricante,se a Coreia conseguir um caça 5g com 5 bi eu tiro o chapeu para ela.

  4. Esta é uma oportunidade única.

    O Brasil deveria assinar já, um memorando de entendimento para a Embraer participar nesse Estudo de Viabilidade.

    Mesmo que não dê em nada, o aprendizado seria grande. Acredito que tanto a TAI, como a Embraer, precisam de uma empresa que dê apoio no aspecto de expertise em projeto de caças. SAAB, Dassault e BAE/EADS poderiam ser esses consultores, ajudando a resolver os gargalos que surgirão durante o desenvolvimento do projeto.

    Para os sistemas como motor, radar, sistemas de defesa eletrônicos, deveria se adotar o que existe no mercado, sem ficar “reeinvantando a roda”.

    Ex: Motor: EJ-220 ou GE414. Radar: AN-APG80 ou E-Captor. Sistemas de defesa: Spectra ou o Pretorian.

    O mais importante, é que o caça tenha já um perfil furtivo, que inclua no projeto, baias internas, e um alcance razoável.

    []’s

  5. “Paul Oliver, vice-presidente de desenvolvimento de negócios para o Oriente Médio e África na Boeing, disse que acredita que tais programas são realmente tentativas das indústrias nacionais para se colocar na cadeia de valor do mercado aeroespacial global. Os países não tem uma boa chance de fazer um caça competitivo, disse ele.” principalmente quando mercados como os dos EUA se fecham para os nosso produtos, visando é claro atrapalhar a industria brasileira. Vide esta reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1003115-brasileira-embraer-e-alvo-de-protecionismo-nos-eua.shtml

  6. Compremos uns tampões novos, gripens ng(melhor custo benefício), vários… e entremos nessa barca com a turquia e a coreia do sul…. já temos relações e interesses em comum….
    sera?
    bom é uma das milhares de possibilidades né..
    que tomemos uma atitude logo…

  7. Vamos la pessoal. Quantos o Brasil deve comprar, pra ontem..100,200..
    No final..F-5 reformado e com novo update pos-2024, pra durar ate 2040

  8. He,he,he… Quem, em seu juízo perfeito, escolheria o Brasil como associado para o desenvolvimento de um caça? Principalmente se este depender de tecnologia transferida de uma concorrência que está atrasada em mais de 10 anos. O governo brasileiro não inspira confiança nos turcos para tal associação e a parceria com a Coreia do Sul é uma parceria com os americanos por tabela. Mal negócio. []´s

  9. Será mesmo? quem garante que o custo de um caça de 5 G é esse absurdo mesmo? Será que não está ai a lógica do pionerismo e da falta de concorrência? Em terra de cego, quem tem olho é rei e cobra o que quiser. Vejam o exemplo dos remédios, caros os de marca e barato os genéricos que são exatamente iguais. O Brasil e outros emergentes tem que meter a cara e fazer o seu caça e em quantidade pra compensar uma possível falta de tecnologia, é a lógica chinesa que já foi reconhecido pelos americanos quando disseram que num possível combate seria difícil ter superioridade aérea contra a china em função da quantidade de vetore chineses.

  10. Não creio que tudo dependa de tanto dinheiro assim não.
    Basta vontade e cérebros para isso.
    =
    Um parafuso custa 2milhões de dolares apenas nos EUA.
    =
    Imagino quanto eles iriam gastar no desenvolvimento do KC-390?
    Nos estamos fazendo com uma miséria…

  11. “O Brasil, por sua vez, anunciou em 2009 os planos para desenvolver uma “caça de quinta geração”, em 2025”

    ……

    …….

    kkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..

    Desculpa gente, não resisti..

  12. é agora, agora é a hora . se o fx sair em 2012 . em 2017 teremos todos os caças de 4.5 g° + 120 feitos aqui e em 2030 caças de 5° . mais para isso temos que saber aproveitar a hora.E pararmos de brincar de politicas e darmos valor a nossas forças armadas ou nada de caças em 2017 e o apagão será inevitável . vamos aproveitar a hora !!!..



  13. Francamente .. se algum dia voar… sera um caça ..capado..obsoleto..sem ganhos reais.

    O digo não porque sou anti-tudo.. e sim pelo que a realidade mostra… que historico tem Turquia .. Coreia de Sul .. Brasil .. face a concepção .. desenvolvimento.. construção de tal empreendimento.

    Lembrando que um caça não é so asa e motor… tem toda parte eletronica sendo muito de software bem como toda uma geração de armas para tal caça..

    Quer crescer comece pelo básico.. já querem começar como doutores no assunto.. para em 10 anos subitamente liberarem um informe… projeto cancelado…

    Quando a Russia (que tem histórico para tal empreendimento) abriu uma janela para o Brasil entrar no projetos deles… ficamos como sempre.. em berço esplendido… e agora .. se entrarmos nessa furada esplendida.. vamos desviar verbas que poderiam ser destinada a algo factível para esse elefante branco voador (dunbo albino..rsrs) … estilo anos de ditadura militar..Fato !!

    de onde os turcos tiveram ideia de fazer o seu avião:

    http://www.youtube.com/watch?v=7unihW8HiaU&feature=fvwrel

  14. REALMENTE A RUSSIA ABRIO A PORTA PARA O BRASIL CONVIDOU PARA O MAIOR PROJETO RUSSO EM AÉRONAUTICA,SE FOSSE PARA ADQUIRIR TECNOLOGIAS E UM DOS MELHORES CAÇAS DO MUNDO A OPORTUNIDADE ÉRA AQUELA,QUE BABACAS!MAS QUE IDIOTAS,PROVAVELMENTE ESTAVAM PENSANDO NO VINHO FRANCES,NA GORJETA FRANCESA,E PROVAVELMENTE SE DEBRUSARÃO PARA O TIO SAN.

  15. O Brasil desenvolve nesse momento uma catapulta de quinta geração, seremos capazes de lançar pedras de até 100 kg, os americanos que se cuidem, pois, se entrarem na nossa amazônia vão tomar pedradas bem pesadas, além de colocarmos nossas onças para correr atrás deles. BRASIL SIL SIL SIL.

  16. Xtreme
    Se Nao tivermos tecnologia para desenvolver os sistemas sensíveis da aeronave podemos fazer exatamente como fizemos com o ST e estamos fazendo com o KC-390. O ST e simplesmente o melhor de sua categoria e o KC-390 também promete ser uma aeronave muito competitiva no seu segmento, se Nao for a melhor. O fato de dependermos da importação desses sistemas Nao tira a credibilidade do projeto mas sim fortalece o Brasil na área pois assim aos poucos adquirimos nossa independência. Um caça 100% nacional Nao vai aparecer a noite para o dia, então temos que começar de algum lugar. Sds.

  17. Fico me perguntando se o Brasil entrar nessa parceria se isso não atrapalharia o cronograma de desenvolvimento da Turquia, pois um programa como esse requer alocação contínua de recursos onde os resultado podem não ser o esperado. Basta ver o que está ocorrendo com o caça americano.

    É crucial avaliar exaustivamente esta opção para minimizar riscos desnecessários e evitar o desperdício de verbas. Se a EMBRAER não dispõe ainda de condições para desenvolver um caça avançado, mesmo sendo detentora de uma expertise invejável, será que a Turquia dispõe de tal condição?

  18. A EMBRAER saberia fazer um caça fantastico se quisese, so não o faz para não correr o risco de virar uma nova ENGESA, gastaria bilhões para desenvolver um equipamento militar e no fim iriam uns ministrecos la dariam uma olhadinha, tirariam uma fotos eeeee….nada de comprar, pois tem outras prioridades, prioridades politicos partidarias eleitoreiras, e sabem que a grande massa do povo brasileiro esta se lixando para defesa FATO !!!

  19. Prefiro pensar que estamos encaminhados e o assunto não foi divulgado para não haver a repetição do caso do Rafale, ou seja, pressão por todos os lados. Sendo assim já temos, mas não dizemos.

  20. Que me deixa chateado é saber que recusamos várias oportunidades sem ter nenhum projeto melhor,esse projeto poderia nos trazer conhecimentos deveríamos aceitar essa proposta se ela realmente for feita !
    VAMOS ERRAR PELA NOSSA OUSADIA,NÃO PELA COVARDIA !

  21. quantos projetos militares não passaram da fase de prototipos ? vou ver os que me lembro : BLINDADO OGUN, BLINDADO CHARRUA, CARRO DE COMBATE OSORIO, CARRO DE COMBATE TAMOYO, O VLTB GUARÁ, MISSIL MSA 1, entre outros, tinha ate um projeto de um novo AMX com capacidade aumentada para superioridade aerea, o propio amx teve seu projeto seriamente comprometido e se arrastou por anos a fio vivendo de migalhas, o que acontece e que os revanchistas entreguistas sabotam as faas des-de 1985, e o povo em sua grande maioria não da a minima para assuntos militares, se o projeto do GRIPHEN NG ja acabaria virando um ralo de dinheiro publico imagine esse projeto da turquia, lamentavel!!!

  22. O Brasil nao pode comprar os cac,as da Russia porque os EUA ja avisaram que iriam retaliar e fechar o mercado americano para Embraer, dai sobrou a opcao Franc,a e Suecia ( a americana esta so’ para nao ficar feio na foto)…Agora para ser honesto ,os franceses sao ruins de jogo, perdem ate os contratos tido como certos, podemos ter certeza que essa transferencia de tecnologia dos Rafales nao e’ nada como dizem e os benefecios nao valem o que estao pedindo,esse e’ um dos motivos dessa enrolac,ao.
    Os gripens seriam o ideal, ate a FA sabe disso,mas o. Brasil quer ficar bem com os franceses que tem direito a veto no conselho de seguranc,a e nao querem ficar isolados..
    Podemos ver que esse tipo de venda tem analise politica e nao tanto em comprar o melhor equipamento ,pelo melhor prec,o..
    Quero ver quem leva o pro super da marinha..

  23. projetos com grande potencial de não passarem da fase de prototipo,VIATURA BLINDADA GLADIADOR, VEICULO TATICO GAUCHO, ASTROS 2020, as empresas gastam uma fortuna para desenvolver, e o governo de seu pais de origem, não da a minima,pois para politicos e melhor comprar de fora, onde a comissão do lobby e maior para seus bolsos gulossos. Como querem que crientes extrangeiros se interecem se não vende nem em seu propio pais ? acham que uma empresa com o gabarito da embraer vai embarcar num programa de caça sem garantias governamentais ?

  24. Poucos meses atras um dos requisitos para aprovar mais dinheiro para a Grecia era de que comprassem 2,5 bilhoes de armamento da Franc,a (avioes,navioes,etc) e 3 bilhoes da Alemanha, dai vemos a importancia que os paises dao a essas vendas..
    O filme Deptocracy esta no youtube e’ bem interessante, mostra tambem o calote da Argentina e do Equador..

  25. Turquia e deste tamaninho e a Coreia se cruza a pe em 2 dias andando. obviamente nao necessitan cacas com raios de acao de 1000km igual a um Brasil. Suas necessidades sao diferentes..e ademais, estamos perdendo tempo porque o rssil nao vai se associar a ninguem ao que parece. Ai vem Mirage 2000-9 e olhe la.

  26. Nick disse:
    17/11/2011 às 18:18
    Esta é uma oportunidade única.

    Para os sistemas como motor, radar, sistemas de defesa eletrônicos, deveria se adotar o que existe no mercado, sem ficar “reeinvantando a roda”.
    Ex: Motor: EJ-220 ou GE414. Radar: AN-APG80 ou E-Captor. Sistemas de defesa: Spectra ou o Pretorian.
    O mais importante, é que o caça tenha já um perfil furtivo, que inclua no projeto, baias internas, e um alcance razoável.
    ==
    ==
    Se for para usar os mesmo sistemas que os outros já usam, melhor então comprar pronto do que ficar se aventurando.
    Desenvolver um caça significaria desenvolver seus próprios sistemas baseado em algo já existente. Mas que seja algo novo.

  27. R22 disse:
    17/11/2011 às 20:01
    Xtreme
    Se Nao tivermos tecnologia para desenvolver os sistemas sensíveis da aeronave podemos fazer exatamente como fizemos com o ST e estamos fazendo com o KC-390. O ST e simplesmente o melhor de sua categoria e o KC-390 também promete ser uma aeronave muito competitiva no seu segmento, se Nao for a melhor. O fato de dependermos da importação desses sistemas Nao tira a credibilidade do projeto mas sim fortalece o Brasil na área pois assim aos poucos adquirimos nossa independência. Um caça 100% nacional Nao vai aparecer a noite para o dia, então temos que começar de algum lugar. Sds.
    ==
    ==
    Isso, depois só precisamos pedir por favor para poder vendê-los. E pior, pedimos por favor e temos o pedido negado.

  28. Uma ótima notícia, ainda mais com a Dilma há pouco tempo atrás fechando acordos militares com a Turquia…
    .
    Coreia do Sul e Suécia também poderiam participar, formando um consórcio nos moldes do EF-2000 para a produção de umas 600 unidades em conjunto (150 para cada um dos membros), mais as exportações…
    .
    Quanto custaria a brincadeira? Uns US$ 15 bilhões para cada membro, fora o custo de aquisição?
    .
    Aí, muitos diriam: “mas com essa grana seria possível comprar 300 F-35!”, ao que eu responderia “e pedir autorização ao Tio Sam para usar as armas em caso de conflito? JAMAIS! Prefiro pagar o dobro e dominar TODA a tecnologia, sem depender de terceiros”.
    .
    Aí, com 150 de 5ª geração e mais uns 120/180 de 4,5ª geração, poderíamos nos considerar uma verdadeira FORÇA Aérea…

  29. Parabéns aos coreanos conseguiram enrolar uns ingénuos para que contribuam com $$$, kkkk.
    Turcos ridículos, magina se os korea vão deixar os turcos participar da engenharia.
    Coreia China e algum outro país asiático (Japão parece ser distinto) são um bando de racistas, eles tem um terrível complexo de inferioridade enquanto a inteligência, por isso passam o tempo todo dizendo que são inteligentes.
    Devemos quebrar alguns mitos.
    Não existe parceria possível com essa turma,
    os turcos já vão aprender a lição.

    Vou dizer uma aberração, mas que é verdade, para entrar de peão de limpeza embalagen etc desses racistas complexados, prefiro entrar em parceria com os americanos, acho os ianques também não passariam nenhuma tecnologia rsrs, mas pelo menos nos poupamos as agressões ridículas daqueles caras.

  30. O capa preta abriu o jogo e escancarou… é exatamente isso… não querem que tenhamos independencia… e não são somente os americanos… tem mais caroço embaixo desse angu… sem falar na nossa incapacidade tecnica de absorver tecnologias mais sensiveis… falta muito a se trilhar nessas questões de C&T…

  31. PARA REFLETIR SOBRE A SITUAÇÃO DO PAIS…
    ********************************************************
    Quando o Inimigo Ri?
    ********************************************************
    Artigo no http://www.alertatotal.net
    Por Joe Patriota
    ********************************************************
    O inimigo ri…

    toda vez que você afirma que brasileiro é palhaço;

    O inimigo ri…

    toda vez que você afirma que brasileiro não sabe votar;

    O inimigo ri…

    toda vez que você afirma que as FFAA estão em dificuldades;

    O inimigo ri…
    toda vez que você afirma que não acredita na Polícia;

    O inimigo ri…

    toda vez que você culpa a situação nacional por termos sido colonizados por Portugal sem saber que aquele país, foi a maior potência naval e militar do século XVI;

    O inimigo ri…

    toda vez que você prioriza outros compromissos e deixa de lado participar de manifestações, reuniões, palestras e eventos da Direita Revolucionária;

    O inimigo ri…

    toda vez que toca o Hino Nacional e você permanece sentado ou conversando, como se você não tivesse uma Pátria para amar, respeitar, defender e deixar livre para seus descendentes;

    O inimigo ri…

    toda vez que você permite que alguém desrespeite sua crença religiosa, sua Fé Cristã, os nossos Símbolos Nacionais, as nossas FFAA, os nossos Policiais, Bombeiros e o nosso país;

    O inimigo ri…

    toda vez que você se recusa a ouvir novas idéias, receber novas/velhas informações, estudar conteúdos que elucidam grandes armadilhas como a Nova Ordem Mundial, Esquerda Mundial, Governo Mundial, que de tão sinistros, demandam ânimo intelectual para assimilá-los;

    O inimigo ri…

    TODA VEZ QUE VOCÊ FRAQUEJA E ACEITA, MANSAMENTE, TUDO AQUILO QUE NÃO DESEJA PARA O SI MESMO, PARA SUA FAMÍLIA E PARA O BRASIL!

    PARE DE CHORAMINGAR E APRONTE-SE, QUE O TRANCO VAI SER FORTE, OU VÁ BRINCAR COM SEUS “AMIGUINHOS” POIS A CONVERSA POR AQUI É DE GENTE GRANDE E HÁ MUITO O QUE SE FAZER!!!

    Se você não é capaz, seja como o for, de lutar pela defesa da Pátria, renda-se e entregue-se, mas não compartilhe suas hesitações com aqueles que tentam salvar você, sua mulher, seus filhos e seus amigos da saga porno/narco/petista/comuno/socialista que, sinistra, o espreita na próxima esquina, para abatê-lo pelas costas num futuro próximo.

    Aí vem briga de cachorro grande e a grande mídia, avermelhada, jamais a anunciará para você nem para a Sociedade Brasileira.

    Não se iluda! Quem foi que disse que o nosso encantador país lhe sairia de graça, meu amigo?

    Sem luta, ferrenha e exaustiva, ninguém terá Liberdade, Paz e nem o Brasil de volta!

    Esqueça as FFAA. Elas sabem muito bem o que fazer e o farão!

    São experts em resolver problemas complexos e “insolúveis”, com todo “carinho” e “delicadeza”.

    Contudo, não jogue pra cima dos militares a parte que cabe a cada brasileiro fazer.

    Arregace as mangas! Sem luta, não haverá mais Brasil!

    Aprendamos com aqueles que entendem de motivação para guerra e combate há séculos:

    “If you can’t rock’n roll, don’t fucking come!”

    “Se você não é capaz de lutar, nem me apareça por aqui!” diz esta grande frase motivacional padrão, exposta em faixas direcionadas aos pilotos de caça norte-americanos quando participam de uma guerra.

    Esta frase foi exposta também nos angares das bases militares da USAF no Kuwait e nos angares dos porta-aviões da USNAVY durante os ataques da Operação Desert Storm (Primeira Guerra do Golfo) em 1990/1991.

    Você tem um importante e vital dever a cumprir e ninguém jamais fará a sua parte!

    Saiba interpretar cenários.

    Entenda a extrema gravidade da situação da nossa Pátria!

    A Guerra existe e está tentando destruir o Brasil!

    Se isto lhe diz respeito, aja!!!

    Ser Patriota não é escolha. É dever!!!
    ********************************************************
    Joe Patriota é Professor e Consultor Empresarial.
    ********************************************************

  32. Eu ja cometi varios equivocos acima descritos… mas estou me policiando… espero buscar sempre o bom combate… e sair vitorioso, se possivel, para o engrandecimento de meu pais…

  33. Melhor ainda se fabricarmos um caça , ainda q frankestain, aki, no BRASIL, nosso e de 5 geraçaõ;mesmo c aviônicos existentes, como no caso do ST que é um grande sucesso,um supersônico mach 2,5 multitudo supercruiser,etc,etc,etc,etc,…e p ontem.

  34. O F-35 DOS POBRES
    .
    .
    .

    Se basearmos pelo projeto F-35 onde os parceiros tem ou tinha,muito dinheiro;fico imaginando o projeto turco que em tese deve ser ótimo como os demais;haveria exito tal projeto turco dado em vista os tipos de parceiro naquela empreitada?
    .
    O Brasil como um dos prováveis sócio,não consegue levar a contento a sua própria política de defesa porque vive mitigando os esforços político/financeiro para o seu próprio projeto,o FX-2 tupiniquim.
    .
    O projeto F-35 esta ai aos trancos e aos barrancos,as parcerias estão se dissolvendo que nem pedra de gelo ao relento,igual a essa pedra no relento,estão os protótipos do F-22 e do F-35,a única coisa que não está parado,é a gula leonina pelos recursos destes projetos,que já ultrapassaram a estratosfera,já estará na lua.Rsrs…

  35. a turquia desistiu do brasil?não era para esse caça ser costruido com o brasil?eu descobri que o caça do futuro do brasil vai ser o super tucano bombardeiro que alcançará 3.000 km hora.

  36. A VERDADE SEMPRE VENCE A MENTIRA,ASSIM COM A LUZ ÀS TREVAS
    Para leitura e reflexão.
    .
    .
    .
    Ditadura brasileira foi cérebro da repressão na América Latina
    .
    .
    A verdade sem rasuras. Na medida em que se tem acesso aos papéis da ditadura brasileira, mesmo àqueles com nomes cobertos por tarjas pretas, fica exposta a falsa história oficial sobre sua participação supostamente secundária e breve na Operação Condor.
    .
    Documentos mostram que Brasil serviu como cérebro logístico da repressão na América Latina.Militares brasileiros espionaram, prenderam e entregaram cidadãos de outros países para “ditaduras amigas”.

    .
    .
    (*)por Dario Pignotii/carta maior
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18982

  37. Amigos, o Brasil está ficando para trás nesse Fx-2!…Por quê não se associa com a India e Rússia na fabricação do caça de 5a. geração do programa PAK/FA? Há me esqueci!…A Russia foi banida do FX-2 e os mesmos ainda vendem o helicóptero Mi-35 ao Brasil…São gente boa mesmo!…Que nossos políticos vão à p.q.p.!……….

  38. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    18/11/2011 às 02:36
    olhos azuis isso o que vc digitou deveria ser materia de aula nas escolas publicas, chega de nos fazermos de coitadinhos, estamos colhendo o que plantamos, SO E EXPLORADO QUEM SE DEIXA EXPLORAR !!
    e esqueçam ideologias importadas falidas de direita e esquerda, nenhum partido no BRASIL e de esquerda e de direita, SÃO TODOS FISIOLOGISTAS, quando chegam ao poder o que intereça e o toma la da cá, a politica do “o maria leva nisso” O COLLOR FAZ PARTE DA BASE DO GOVERNO,E PRESIDE A COMISÃO DE INTEREÇE DAS FAAS QUE ELE MESMO AJUDOU A AFUNDAR, taquiparil sera que ninguem ve ?!!

  39. REFORMA POLITICA JÁ, e isso não sera conquistado com protestos no feriadão não, aquilo e farra pra mulekada se pegar rsrsrs, sem uma reforma politica decente ,com participação de toda sociedade, não teremos como tocar adiante um projeto de nação, QUANTO MAIS DE REEQUIPAMENTO DE NOSSAS FAAS, a presidente DILMA esta tentando fazer um bom governo, mas vai ser dificil pois o execultivo e refem das fisiologias corruptas dos partidos de aluguel!!!

Comentários não permitidos.