Tradução Harry e E.M.Pinto
Adaptação Plano Brasil
DUBAI, Emirados Árabes Unidos – A Raytheon Company completou os testes e o desenvolvimento de um novo sistema wireless que integra a sua bomba guiada Paveway.
A ferramenta de integração é chamada de WiPak e usa a tecnologia sem fio similar ao que está sendo usado em muitos dispositivos para aplicações domésticas, como computadores e tablets. O WiPak consiste de um pequeno transmissor wireless e uma interface disponível ao piloto no cockpit da aeronave, bem como, de um pequeno receptor afixado na arma .
O WiPak permite a integração da Paveway em uma variedade gama de aeronaves que anteriormente eram incapazes de levar a arma. Este sistema opera sem a necessidade de modificar a fiação da aeronaves ou a instalação de novos softwares. “Com WiPak, os aviadores podem facilmente e rapidamente empregar a Paveway a partir de plataformas com uma pequena fração do custo necessário para integrar a bomba através de meios tradicionais.
A Raytheon integrou WiPak no Super Tucano Embraer, aeronave de contra-insurgência e está em processo de testes e implantação do sistema em aeronaves semelhantes.
A Paveway é provada em combate e consiste num kit que transforma bombas “burras” em armas guiadas com alta precisão. A Paveway II e Paveway III são kits de orientação por laser, enquanto o avançado Paveway II, Enhanced Paveway III e IV usa a desiguinação a laser e orientação por GPS.
– Mais de 300.000 Paveways foram incorporadas ao inventário de 43 nações.
– A família Paveway de armas é integrada em 25 aeronaves.
A Raytheon Company, com vendas em 2010 rondando os US $ 25 bilhões, é líder em tecnologia e inovação especializada em defesa, segurança interna no mundo. Com sede em Waltham, Massachusetts a Raytheon emprega 72.000 pessoas em todo o mundo.
13 Comments