Raytheon desenvolve Integração sem fio para Paveway

http://media.defenseindustrydaily.com/images/ORD_Paveway_IV_Components_lg.jpg

Tradução Harry e E.M.Pinto

Adaptação Plano Brasil


DUBAI, Emirados Árabes Unidos – A Raytheon Company completou os  testes e o desenvolvimento de um novo sistema  wireless  que integra a sua bomba guiada Paveway.

A ferramenta de integração é chamada de  WiPak e usa a tecnologia sem fio similar ao que está sendo usado em muitos dispositivos para aplicações domésticas, como computadores e tablets.  O WiPak consiste de um pequeno transmissor wireless e uma interface disponível ao piloto no cockpit da aeronave, bem como, de um pequeno receptor afixado na arma .

O WiPak permite a integração da Paveway em uma variedade gama de aeronaves que anteriormente eram incapazes de levar a arma. Este sistema opera sem a necessidade de modificar a fiação da aeronaves ou a instalação de novos  softwares. “Com WiPak, os aviadores podem facilmente e rapidamente empregar a Paveway a partir de plataformas com uma pequena fração do custo necessário para integrar a bomba através de meios tradicionais.

A Raytheon integrou WiPak  no Super Tucano Embraer, aeronave de contra-insurgência e está em processo de testes e implantação do sistema em aeronaves semelhantes.

A Paveway é  provada em combate e consiste num kit que transforma bombas “burras” em armas guiadas com alta precisão. A  Paveway II e Paveway III são kits de orientação por laser, enquanto o avançado Paveway II, Enhanced Paveway III e IV usa a desiguinação a laser e  orientação por  GPS.

– Mais de 300.000 Paveways foram incorporadas ao inventário de 43 nações.
– A família Paveway de armas é integrada em 25 aeronaves.
A Raytheon Company, com  vendas
em 2010 rondando os US $ 25 bilhões, é líder em tecnologia e inovação especializada em defesa, segurança interna no mundo. Com sede em Waltham, Massachusetts  a Raytheon emprega 72.000 pessoas em todo o mundo.

Fonte: Defense Aeroespace

13 Comentários

  1. Lembrando que o sistema de guiagem desenvolvido no Brasil já usa um sistema de orientação sem fios e igualmente foi testado e lançado a partir d eum Super Tucano.
    SDS
    E.M.Pinto

  2. É o Brasil fazendo escola e o Super-Tucano ditando o compasso, não é à toa que os Yankees estão querendo adqirir o nosso Teco-Teco Plus para incorporá-lo ao seu arsenal.

  3. E muita gente criticou a mectron/britanite por isso na época q foi mostrado seu sistema sem fio…vamos ver oq vao falar agora…

  4. Pois eh amigos! Nada como um dia após outro! Lembro de postagens em outro site, altamente desmerecedoras ao nosso sistema wireless, utilizado na nossa bomba. Gostaria de ver a cara daqueles que torceram o nariz na época da matéria sobre o nosso sistema.

  5. Carlos,
    É melhor não tomarmos nenhuma providência porque senão a Raytheon nos processa por pegarmos o designer básico das Paveway. rsrssss

  6. Olha os estrangeiros , mais uma vez ” plágeando ” nossa tecnologia.
    A Britanite & Mectron , que não ” adiantem ” o termino da SMKB e demonstrem sua eficacia em testes reais logo.
    Mas como tudo no Brasil é tratado como ” segredo de estado ” , provavelmente nunca veremos um teste real desse artefato ( SMKB).
    Diferente do que acontece lá fora, lembro-me bem , de ter visto os testes da JADAM ( entrando pela janela de um velho caminho REO. E atingindo um bunker para testes de penetração.)
    Os americanos descobriram bem antes , que a propaganda é a alma do negócio, e que a internet é o maio mais popular e eficaz de se disseminar informações .
    Quando nossos empresários aprenderão isso ??
    outra pergunta : Quando surgirá o KIT de guiagem a laser ??
    Lembrando que Mectron domina essa tecnologia ( MSS 1.2)

  7. Marcio,
    A PW II usa só o sistema de guia por laser semi-ativo.
    A PW III usa o laser associado a uma plataforma inercial (IMU).
    As PW II e III podem ser adaptadas para operar com GPS recebendo a designação de Enhanced PW II ou PW III.
    A PW IV é uma bomba guiada por laser + GPS + IMU, adotada pelos britânicos.

  8. Saber quem copiou quem fica difícil.
    Fato é que a Britanite/Mectron anunciou o sistema de integração bomba/aeronave “wire less” há muito tempo, mas não o fez ainda, pelo menos não de forma operacional, enquanto a Raytheon não anunciou, mas parece que fez.
    O sistema apenas facilita a integração da bomba à aeronave, sendo necessário que sejam feitos apenas testes aerodinâmicos para sua homologação, sem que precise fazer o cabeamento, que demanda uma alteração mais abrangente.

  9. Olá bosco como vai? Á diferença que eu estava falando era essa parte do sistema wireless dos três sinais GPS/GLONASS e GALILEU da nossa SMKB para a Paveway só que não expliquei direito isso mais obrigado pelas informações sobre as bombas Paveway e espero que á Britanite/Mectron desenvolva logo a variante Laser+GPS+IMU da SMKB TBM.

Comentários não permitidos.