Irã e Iraque pretendem intensificar colaboração militar

Iraniano Brigadeiro-General Mohammad Pakpour  —  Iraquiano General Babaker Zebari  em Teerã 13 de novembro.

Irã e Iraque pretendem intensificar a colaboração militar bilateral, relataram o comandante do Corpo de Guardiães da Revolução Iraniana, general Mohammad Ali Jafari, e o chefe do Estado-Maior Conjunto iraquiano, general Babaker Zebari, segundo divulgou nesta terça-feira a agência Irna.

Em reunião realizada na noite de segunda-feira na capital iraniana, Jafari propôs “harmonia e colaboração” entre os dois países no campo militar e também na luta contra grupos que ambos consideram terroristas: os esquerdistas Mujahedin Khalq (MKO) e os curdos do Partido por uma Vida Livre do Curdistão (PJAK).

Esses dois grupos atuam na fronteira e o alto comando militar iraquiano ressaltou que, antes do final do ano, as autoridades de Bagdá expulsarão os seguidores do MKO, qualificados como “inimigos dos dois países”, do acampamento de Ashraf, próximo da divisa com o Irã.

Zebari disse que o Iraque decidiu “ampliar a cooperação militar com o Irã” e estreitar os laços bilaterais em outros campos.

Nos últimos meses, comandantes dos Guardiães da Revolução Iraniana informaram sobre diferentes ações contra o PJAK nos dois lados da fronteira com o Iraque, onde afirmou ter matado inúmeros membros desse grupo armado curdo.

A milícia do PJAK é uma cisão do principal movimento independentista curdo, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), implantado sobretudo na Turquia.

Jafari repetiu que “Estados Unidos e Israel são os verdadeiros inimigos do Irã e do Iraque” e que por isso a colaboração entre as duas nações vai continuar.

Os EUA anunciaram que irão retirar todas suas tropas do Iraque no final deste ano, visto que não conseguiram com que Bagdá aprovasse a imunidade jurídica para um grupo de militares que planejava deixar como assessores e instrutores das Forças Armadas iraquianas.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, advertiu o Irã para não interpretar sua retirada do Iraque como uma forma de aumentar sua influência na região, e que os militares americanos irão continuar em outros países da região, onde também têm aliados da Otan, como a Turquia.

A República Islâmica do Irã é governada por um regime teocrático muçulmano xiita, religião à qual pertencem 90% do país, e tem uma grande influência no Iraque.

Fonte: Folha

13 Comentários

  1. ”Os EUA anunciaram que irão retirar todas suas tropas do Iraque no final deste ano, visto que não conseguiram com que Bagdá aprovasse a imunidade jurídica para um grupo de militares que planejava deixar como assessores e instrutores das Forças Armadas iraquianas.”
    Esses estadunidenses acham ainda que estão no velho oeste!imunidade jurídica não são eles que vivem alardeando a igualdade e a democracia !

  2. >>”A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, advertiu o Irã para não interpretar sua retirada do Iraque como uma forma de aumentar sua influência na região, e que os militares americanos irão continuar em outros países da região, onde também têm aliados da Otan, como a Turquia.”<<
    ==============
    Alguém devia avisar a essa baranga enrugada que o Iraque não é o brinquedinho dela, e fala ou faz aliança com que quiser…essas pessoas já perderam totalmente a noção da realidade. Vivem como se fossem os donos do mundo, príncipes escolhidos por Deus para governar a humanidade..rsrs Isso que dá ficar tantos anos se reunindo com outros idiotas maçônicos entoando cânticos, vestindo roupinhas ridículas, etc..nessas reuniõezinhas secretas são todos amiguinhos e não tem ninguém para falar que você não passa de um m****!!! Daí essas bestas ficam aí; indo na mídia falar essas asneiras… ô sua múmia enrugada, o EUA se localizam em outro Continente distante. O Irã é vizinho de vasta fronteira com o Iraque. Seus povos são vizinhos desde a época da antiga Pérsia e Mesopotâmia; e hoje seguem a mesma religião!
    .
    Hillary vai arrumar um tanque ou um fogão que você contribui mais para a humanidade!! Não tenho mais paciência para idiotas!!

  3. o Iraque ja apanhou se continuar a “andar com o morcego” kkk vai apanhar de novo, mas agora não so…. tem o Irã tambem…. E sinceramente…. Ja expliquei um bom metodo de invasao em umas noticias atras ainda em novembro…… vejam que nao seria tão dificil asim acabar com o Irã

  4. O Irã e o Iraque de hoje são o mesmo povo e naturalmente mais cedo ou mais tarde se unirão em uma so nação.Acontece que não interessa aos Xerifes do mundo que isto aconteça pois uma inextimavel quantidade de petroleo ficariam sobre um unico dominio.Mesmo apos uma guerra entre os dois paises quando os EUA invadiram o Iraque na primeira vez aeronaves da Força Aerea Iraquiana refugiaram-se no Irã e apos o conflito foram devolvidas.Hoje a saida do jugo OTAN para paises do Oriente-Medio esta sendo estreitarem relações com a China que é hoje o grande comprador de petroleo do mundo.A propria Arabia Saudita ja não é mais tão aliada e tão fiel a Washington e vende a maior parte de sua produção a China e cada vez aumenta mais a cota.Muito embreve os EUA ficarão com uma linha de abastecimento deficitaria e investirão tudo no Pré-sal.Veremos se este Brasil covarde abrira as pernas para eles ou lutara pelo direito da soberania de negociar o que tem nos seus termos e com quem nos interessar…PREPAREM-SE OS HOSPEDEIROS ESTÃO CHEGANDO PARA NUTRIREM-SE DE NÓS.

  5. Sim certemente que agora o Iraque e o Irã para continuar existindo literalmente terão de fazer uma forte aliança e é isso que independente de o ocidente queira ou não vai ocorrer. E torço para que eles se acertem.

Comentários não permitidos.