EUA apresenta nova bomba de 13 toneladas

Lançamento de uma MOP de um Bombardeiro Boeing B-52 Stratofortress durante um teste de armas em 2009.

A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou a entrega de bombas convencionais de mais de 13 toneladas dotadas de um poder de penetração suficiente para destruir instalações militares subterrâneas.

Batizada de MOP (“Massive Ordonance Penetrator”, “Munição Penetrante Maciça”), a bomba mede seis metros e pesa 13,6 toneladas, 2,3 delas de explosivos.

Segundo a agência do Pentágono responsável pela redução das ameaças, a bomba foi concebida com o objetivo de “alcançar e destruir as armas de destruição em massa enterradas a muita profundidade”.

Lançada por um bombardeiro B-52 ou B-2 e guiada até o alvo por GPS, a MOP é capaz de penetrar a 20 m de profundidade, antes da explosão.

Fonte: Terra

35 Comentários

  1. Daisy Cutter with attitude.
    Uma dessas causaria um pequeno terremoto localizado suficiente para amedrontar um Chines enterrado num bunker em Beijing.

  2. Imagino que o Iran vai fazer de tudo para afundar um porta aviões…se o fizer e perder a guerra mesmo assim já merece respeito!

  3. Vejam só, a penetração dessa maravilha tecnológica é de apenas 20 metros, senhores, um batalhão de engenharia bem adestrado pode construir fortificações muito mais profundas que isso. O Tio Sam ainda tem que comer muito arroz e feijão pra tornar um bom bunker inviável.

  4. para variar,os trouxas baba ovo dos eua vibrando com algum novo brinquedo de matar que eles criam,mas se fosse para atacar o ira,ja o teriam feito faz tempo,so nao fizeram e nem vao fazer porque sabem o preco que pagariam por essa agressao.

  5. A penetração de 20 metros é em concreto reforçado/rocha pura.
    No solo pode penetrar mais de 60 metros.
    Se não for suficiente ainda podem apelar para a B-61-11, que é uma bomba nuclear penetrante.
    Se nada funcionar, o jeito é mandar um comando plantar uma carga de demolição nuclear de 2 Kt, levada numa mochila, no dito cujo.

  6. Dizem q o Irã vai produzir uma = ou >, e lançar tbm de bombardeiros , sem volta…adivinhem à onde?Quer dizer q os ianks e ou judeus( SSem oSS (2) eSSeSS maiúSSculoSS) podem violar as leis internacionais e “usar” armas táticas nos seu inimigos?!?! Sds.

  7. Os caras usando urânio empobrecido na ponta e nas aletas dessa porcaria,poluindo países(um verdadeiro crime de guerra),deformando gerações de crianças e tem gente que acha bonito.

  8. Fascista não é o presidente do Iran, viu HMS, fascista é quem faz uma arma destas com uranio empobrecido.

    Outra coisa, na epoca da guerra do iraque, estava havendo uma batalha perto do aeroporto, uma divisão de fuzileiros navais dos EUA estava sendo atacada pela guarda republicana, de repente explodiram uma bomba em cima deles, depois disseram que era uma convencional, o caso é que a radiação no local levou a crer que teria sido uma bomba nuclear tática, cheguei a ver a reportagem al jazeera em ingles, depois a reportagem sumiu da internet.

    Ou seja, essa bomba é um disfarce para uma bomba nuclear tática.

  9. senhores este e um site de assuntos geopoliticos e MILITARES,com todo o repeito a opinião e todos, mas quem tem pouco estomago para armas ta no site errado, infelismente o mundo não e colorido e cheio de anjinhos tocando arpa, no sudão e na somalia sec usa a fome como arma, saddan usou armas quimicas contra o povo curdo, na segunda guerra os EUA usaram as bombas sobre cidades extremamente povoadas, e se a alemanha e o japão, com a certeza doentia que eram superiores ao resto do mundo tivesem produzido primeiro, alguem duvida que eles teriam usado de forma indiscriminada mundo afora ?
    infelismente o mundo e assim, ou vc devora ou e devorado,infelismente, o que devemos e usar o nosso raciocinio logico e nossa capacidade de compaixão, de empatia por outros seres humanos para tentar de todas as formas evitar a barbarie sem sentido, mas não e facil, o ser humano des-de sempre guerreou,não se muda uma cultura gerada por milhões de anos de evolução da noite pro dia !!!

  10. mas ai fica a questão,ate que ponto a seleção natural em nosso genes ainda comanda nossas ações ? quem acha que a natureza e somente lina ( e ela e mesmo ) nunca viu um escorpião matando um bessouro com requintes de crueldade para se alimentar,crueldade instintiva pois o escorpião não raciocina desta forma, e puro instinto, e o quanto nos seres humanos abençoados pela dadiva do raciocinio logico não agimos ainda por instintos envernizados pelas maravilhas de uma sociedade cheias de bungingangas tecnologicas que a mente humana e capaz de criar ? para o bem… e para o mal.SERA QUE ESTAMOS ANDANDO PARA FRENTE, OU SOMENTE ANDANDO MAIS RAPIDO? A logica diria que deveriamos estar procurando desesperadamente a cura para doenças graves como AIDS,CANCER, DIABETES E OUTRAS, mas na verdade gastamos mais produzindo armas, pois a realidade da vida e o cemiterio das ilussões, e quando o pau estiver cantando ideologias r bla bla blas como o que acabei de digitar não vão servir de nada, o que interesa e que vc atire primeiro para poder conter a historia depois,LAMENTAVEL, MAS REAL !!!

  11. “GIVE PEACE A CHANCE” na boca de esquerdistas soa como blasfemia… não é mesmo Ferreira Junior?…

  12. SOU BRASILEIRO, HOJE ONTEM E SEMPRE,mas não tenho como me considerar anti-americano se eu uso winndols, jogo pleyteytion, adoro series e desenhos produzidos la, e tenho um nike, porem acho o nacional olimpykus melhor( americano eu tambem sou, o que não sou e estadunidense e nem faço questão de ser, BRASIL SEMPRE, ACIMA DE TUDO) mas não tenho que concordar com as politicas intervencionistas deles de policiamento e não mediação de confritos, POLICIAMENTO DE NAÇÕES E UMA COISO MEDIAÇÃO SENSATA DE CONFRITOS E OUTRA.
    o que as empreiteiras fazem na politica suja daqui, o lobby armamentista faz la, e não se tem uma industria armamentista gigante, se vc não justificar ela com muitos inimigos externos, por isso os EUA não passam uma decada sem estarem metidos num medio ou grande conflito, no qual mandam seu exercitoS de mercenarios sem perspectiva, filhos de pobres lutarem e matarem do outro lado do mudo ( a mesma ideia que genios do mal querem implantar aqui com o fim do serviço militar obrigatorio, abram os olhos irmãos ) mas tambem não acho que eles sejam o graaande satã do mundo, so estão na vangarda, que outra nação não faria igual ou pior que eles se estivesem em seus lugares ? ainda temos muito o que evoluir, TODOS NOS !!!



  13. crimes de guerra ???…..rsrsrs

    guerra em si é um crime….Fato !!!

    e como o ..capa preta…digitou… se não gosta do que ve.. errou de site…

    enquete Israel ataca antes ou depois do Natal ???

    voto no depois… devem estar construindo/recebendo ..mais misseis etc etc..

  14. Essa bomba poderá ser destruída, sem penetrar no solo, através de blindagem explosiva, anti-míssil, ou derrubada da aeronave.

  15. Marco Aurélio,
    A vantagem de se usar urânio exaurido é devido à sua grande densidade. Ele é normalmente usado quando se tem pouco espaço e é preciso aumentar a massa, geralmente em armas de grande energia cinética.
    Não há razão para se usar urânio exaurido nessa bomba simplesmente pelo fato que ela é suficientemente pesada e é lançada de grande altitude, deixando que a gravidade faça o serviço, e pela quantidade de aço, ela é suficientemente dura e densa para resistir ao impacto intacta, até explodir.
    Sei que existem especulações do uso do urânio em bombas penetrantes e até em ogivas de mísseis Tomahawks, mas isso nunca foi confirmado e eu particularmente acho desnecessário, já que onde há possibilidade de centenas de quilos de aço, o urânio é substituível.

  16. Deve abrir um buraco enorme.
    Mas qual a pressão para baixo e para os lados?
    Suficiente para fazer estragos como uma “carga de profundidade terrestre”?

    Boa capa preta, precisa fiscalizar. Geralmente caímos em posições ideológicas e não no plano.

  17. De qualquer forma, mesmo que tenham a bomba, onde estão os culhões pra atacar?

    E Bosco, vc acha mesmo que alguém é doido de usar armas nucleares, ainda mais num ataque preventivo? Os iankees podem ser burros e covardes, mas não são loucos.

    abçs

  18. Uma defesa contra uma bomba deste tipo seria um míssil de reação rápida e alta precisão, tipo o Tor e Pantsir russos que são proclamados como “counter-PGM”. Obviamente a ogiva teria que ser potente a bastante para detonar a bomba em pleno ar, talvez usando uma ogiva tipo HEAT para perfurar o “casco” da bomba e detonar a carga explosiva.
    Outra alternativa seria testar a possibilidade de criar um tipo de “blindagem” reativa para bunkers que causasse a detonação da bomba antes que esta pudesse penetrar no bunker.

  19. Relojoeiro,
    Eu não acho nada.
    Só citei as possibilidades técnicas. Se serão necessárias ou usadas eu não faço a mínima ideia.
    Quanto aos americanos serem covardes também não faço ideia, mas creio que não. Atacaram o Vietnã do Norte que era um dos países com melhor defesa aérea do mundo na época. Atacaram o Iraque, idem na década de 90.
    Se atacarem o Irã, que muitos dizem que irá dar um pau nos americanos de tão bem armado que é, não vai adiantar dizer depois que os americanos só chutam cachorro morto, se antes a vitória do Irã é cantada em proza e verso.
    E mais covardes que os americanos são as outras potências que vêem a covardia e não fazem nada. Cadê a China e a Rússia quando os americanos invadiram os inimputáveis Iraque, Afeganistão, etc.
    Por que não peitaram os famigerados americanos?

  20. De estrategistas o brasil esta bem suprido,os vermelhos sao feras em contrapor o bom senso,coitadinhos,merecem o futuro que os aguarda ! Ja os americanos,estao sendo contaminados por atitudes de republiquetas,aonde ja se viu sair mostrando armas de aplicaçao tacticas,o segredo e´a alma do negocio!

  21. Uma coisa é certa, cão que ladra não morde….
    Estados unidos ta inundando as redes de noticias com seus novos armamentos, MOSTRANDO OS DENTES.
    .
    Uma verdadeira aniquilação é sempre feita de surpresa… quem avisa demais, quer na verdade só bota uma pressão

  22. TÃO EM CRISE,MAS DELE GUERRA E BOMBAS,E SÓ MAIS 140 CAÇAS F-18 GROWLER PARA A MARINHA AMERICANA QUE COMPLETARA SÓ 500 CAÇAS F-18,O PREÇO É BOM SÓ 5 BILHÕES. E O BRASIL OOOOOO EA PRESIDENTA OOOOOOOO EO MINISTRO DA DEFESA OOOOOOOOO É INVELISMENTE ESTE ÉO NOSSO GOVERNO QUE SE IMPORTA COMA A SEGURANÇA DO NOSSO PAIS.

  23. “Uma defesa contra uma bomba deste tipo seria um míssil de reação rápida e alta precisão, tipo o Tor e Pantsir russos que são proclamados como “counter-PGM”. ”
    .
    Senhores, se as baterias anti-aéreas do inimigo não tiverem sido dizimadas pelos ataques de F-15 e F-16, esse B-52 não chega nem PERTO do alvo dessa bomba…
    .
    Para acabarem com o programa nuclear iraniano, só com sabotagem interna ou um ataque nuclear. Uma das instalações fica em uma montanha. COMO penetrar centenas de metros de rocha?

  24. É meu chapa.. PODERIO AMERICANO.. =} tem pra onde se esconder não. Vale um detalhe! O Irã tem gigantescas cadeias de montanhas. Soma-se esta distancia à distância do nivel do solo até a profundidade, e ao meu ver.. explodiriam 2x a massa de uma montanha para achar o ‘prêmio’?.. Heuehh É possível é.. mas vale o esforço!?..

Comentários não permitidos.