24 Comentários

  1. pena que esse documentário não tem uma versão em português, ou melhor pena que um documentário desse nível não é produzido por nenhuma rede de Tv no Brasil

  2. Muito bom. Longo, pois o período objeto assim o é.
    Ver o desperdício da guerra nos entristece. Mas depois o renascer na paz dá conforto.
    Talvez o Brasil precisasse de um desastre desssas proporções para renascer como terra nova, para plantarmos o necessário. Política renovada, principalmente.

  3. AJ DESCULPA MAS VC NÃO DEVE SABER O QUE É UMA GUERRA,TORÇO PARA TERMOS UMA DEFEZA MELHOR MAS NÃO PAGANDO ESTE PREÇO,E SIM PARA EVITAR A COBIÇA DE ALGUNS PAISES QUE PROVAVELMENTE,POR PENSAR SÓ EM GRANDEZA PODEM JOGAR SUA NAÇÃO E SEU POVO NUMA TRAGEDIA É PENSAMENTOS ASSIM SÓ DE GRANDEZA QUE LEVA MUITOS A DESTRUIÇÃO.

  4. Como eu já disse inumeras vezes,nos temos que seguir o exemplo da Marinha Japonesa,quando eles precisaram das técnicas de contrução naval,da Doutrina eles foram buscar fora,com a NAÇÃO que na época era a mais flexível na transferencia de tecnologia e depois a partir dai criaram as bases para desenvolver a sua,estamos fazendo isso numa certa escala com a frança,não sou Fan Boy da frança mas defendo os acordos pelo fato dela ter sido a única a aceitar repassar a tecnologia para o nossos Subs e do EC-725,o Brasil demoraria anos para criar um sub próprio e se criasse,estamos indo bem meus amigos,o END está bem encaminhado,se vcs repararem dá para tirarmos alguns paralelos em relação com o nosso acordo com a fraça,os franceses repassaram tudo para nós agora cabe a MB seguir a sua filosofia de frota de subs,o Japão saiu de uma era feudal para ser antes da SEGUNDA Guerra a terceira maior marinha do mundo

  5. oque eu não entendo é porque os japoneses ainda tem uma amisade forte com os eua,mesmo depois de serem atacados de forma terrorista pelos eua.

  6. gelson. A inteligência interna dos mesmos, deve ter um plano que só eles sacaram. milênios no poder.. subentende-se pelo japão pós guerra.. país massacrado pós guerra e o de hoje!.. Aqui estou eu!.. com um laptop de marca japonesa.. meu celular é japones!.. minha camera fotografica japonesa! heueh.. tem mais oq dizer?.. Lá o sentimento de união pró nação é gigante. Sem falar nos aparelhos industriais de ponta japoneses. Creio que devem possuir uma tática própria de aceitação ‘plena’ à os EUA ao mesmo tempo progredindo, mas quanto à dependência.. fica algo no ar… NINJAS… SAMURAIS… ATÉ HOJE ESTUDANTES SE SUICIDAM POR NÃO OBTEREM ÊXITO.. POLITICOS SE MATAM QUANDO SÃO DESCOBERTOS CORROMPENDO.
    É algo a se analisar com ressalvas tal dependência.

  7. Esqueci um detalhe. TODO O CONCEITO ATUAL de qualidade de produto… engenheiros que estão na área de produção sabem o que digo agora… é baseado em doutrinas japonesas!.. Por que Steve Jobs usava a mesma roupa sempre? Tem um porquê… origem? Japonesa.. satisfação do cliente, devemos muito aos orientais. Mesmo com duas bombas atômicas.. nos herdaram o que temos atualmente.. de ISO 9001.. 14000.. etc.. dos produtos.

  8. diarum disse: 16/11/2011 às 14:52… gostei da analise, caro colega… mostra uma percepção mais subjetiva e pragmatica dos acontecimentos… sem revanchismos e ilusões…

  9. Um país minúsculo e sem recursos naturais não tinha condições de vencerem os EUA numa guerra.Mas para o bem e para o mal alguns não quiseram ser vassalos.Pagaram um alto preço em vidas e humilhações e no final com o espírito samurai(aquele que serve) assumiram a derrota.
    Hoje o Japão e o samurai dos EUA e não há como reverter esta situação.Se acontecer uma guerra entre China e EUA o Japão irá ao lado dos EUA.
    E nós brasileiros, o que nós queremos?
    Enfrentar os EUA, como alguns aqui querem é impossível,mesmo sabendo que eles tem a mão grande não é prudente atiçar a onça com vara curta.
    Só desejo um força pequena e bem adestrada capaz de mostrar que uma aventura nos mares do sul vai cu$$tar caro em pessoal e material.
    Não quero ser vassalo nem Samurai.Quero ser a onça que só dá o bote certo.

  10. Amigo diarun fez uma boa analise, O método Toyota de produção ou popularmente conhecido como “produção enxuta” e também o sistema Kanban ambos criados por Taiichi Ohno, revolucionaram a industria mundial.

    Muito bom o documentário, o orgulho Japonês é digno de respeito.

  11. Dhou, talvez eu não saiba o que é uma guerra, embora tenha vivido as minhas pessoais.
    Talvez eu não saiba o que é uma guerra, apesar de meu pai ter servido em Fernando de Noronha durante a II Guerra e meu padrinho ter sido ferido na Itália, na II Guerra. Talvez eu não saiba o que é uma guerra, apesar de ter passado mais de 50 anos escutando sobre a guerra em casa.
    Talvez eu não saiba o que é uma guerra, apesar de ter visto em filmes, jornais, revistas, tv, os horrores da Guerra do Vietnã, inclusive aquela famosa foto de 1972, da menina correndo nua, junto com outras pessoas, queimada pelo napalm americano.
    Talvez eu não saiba o que é uma guerra, apesar de ver crianças com braços e pernas arrancados pelos bombardeios americanos nos noticiários de toda sorte.
    Mas, talvez, que foi dessa forma que me expressei, pudéssemos passar nosso País a limpo. Talvez.
    Lembre-se, registre, das grandes nações da Terra, só a nossa não foi depurada pelo sangue.
    Então, quem sabe, talvez.
    Um forte abraço.

  12. O Japão me lembra que não adianta ter apenas uma força que evite uma invasão, eles tinham no final da 2ª Guerra condições de impor uma derrota ou no minimo uma situação desastrosa com milhões de mortos numa guerra para ocupar o território japones. O que foi que o gringo fez? Mandou duas bombas, como já sabem, e quem disse que não fariam o mesmo de novo com o mesmo argumento que seria para evitar a morte de milhares de soldados dos EUA.

  13. Ferreira Junior, já se ve que vc não sabe nada de 2ª GM… qndo as bombas cairam o Japão já estava de joelhos no pacifico… não sabiam do tamanho da maquina de guerra yanke… David contra Golias… e sem a proteção divina… as bombas foram o golpe final, uma especie de selo…

  14. ..um selo de um criminoso, pq o lançamento destas bombas foi um crime contra a humanidade , ainda impune; como mt outros cometidos pelos ianks,massacred de milay no vietnan,as morte de centenas de civis no Irak, as torturas dos Irakianos em abulgraib…etc,etc, etc,Até qdo essa impunidade?!?!

  15. O bomba atômica matou muitas vidas mas o número de vidas que salvou são infinitamente maiores do que matou (japoneses e não japoneses). A guerra estava perdida mas o Japão não iria parar com a guerra até o último homem, e ai o problema não seria os soldados japoneses que iriam morrer mas os demais que eles levariam juntos para a morte se eles continuassem a guerra. Estou falando dos soldados norte-americanos e de outros países que teriam morrido juntos combatendo eles, e quanto aos civis japoneses e demais cidadãos asiáticos que foram levados para o Japão para trabalharem como escravos nas empresas japonesas? e quanto a outros que foram incorporados ao seu exército contra a vontade para morrer por aqueles que arrasaram o seu país? Por que estas pessoas deveriam morrer juntas se não querem mais a guerra? Só porque um bando de velhos desiludidos querem assassinar um nacão inteira por causa de sua insanidade mental e uma tradição militar manipulada e deturpada para fins colonialistas? O mundo não é perfeito (e os japoneses estão ai para provar isso), e às vezes somos obrigados a fazer coisas feias para um alcançar um bem, e na minha opinião a bomba atômica foi uma exemplo deste paradoxo …..

  16. Não tenha duvidas carlos argus… criminoso… mas quem vai cobrar a conta dos americanos?… o Brasil?… não mesmo…

  17. Um paradoxo japonês: Até o fim da segunda guerra mundial o patrono da armada japonesa era o almirante coreano Yi Sun Sin, que durante o século 16 impôs derrotas humilhantes à marinha japonesa quando estes tentaram invadir a Coreia (Imjin War). Após estas derrotas o Japão nunca mais tentou invadir a Coreia ou outro país que fosse. O almirante Togo, líder da esquadra japonesa que venceu a esquadra russa na Batalha de Tsushima, declarou que para vencer os russos usou as táticas que o almirante Yi usou contra os japoneses no século 16, dando crédito ao mesmo por sua vitória. A verdade é que antes da segunda guerra mundial a marinha japonesa não tinha tradição nenhuma e foi somente durante a segunda guerra mesmo que se destacou combatendo a marinha norte-americana com algum sucesso no início contra uma armada que era materialmente superior a ela. É por isso mesmo que até hoje a bandeira da marinha japonesa é a bandeira do sol nascente que os japoneses carregaram por toda a Ásia durante a segunda guerra mundial, e é considerado como a suástica nazista pelos asiáticos que sofreram nas mãos dos japoneses, ou seja, carregam essa bandeira até hoje pois foi nessa época em que a marinha japonesa teve alguma relevância em toda sua história. Que pena …..

  18. Excel disse: 18/11/2011 às 13:27… sabias palavras amigo… aos manipuladores da historia, um aviso… a verdade não se esconde por muito tempo… não ha nada escondido que não venha a ser revelado…

  19. Esqueceram de comentar a primeira guerra naval entre China e Japão.
    O Japão foi tão odiado na SGM que em 1949 um grupo de embaixadores de países do leste asiático agradeceram ao Japão, se não fosse o Japão ter invadido ainda hoje os asiáticos seriam colonias da Europa…
    Estude um pouco a Historia que não e contada em muitos livros, http://www.youtube.com/watch?v=wxB1TjPHTQc&feature=channel_video_title os prisioneiros das colonias foram libertados pelos japoneses e lutaram juntos contra o Eua, com a rendição do Japão estes prisioneiros que lutaram lado a lado retornaram as suas terras natais e botaram o Ocidente para correr, declarando a independência das nações asiáticas, o primeiro ministro indiano fez um discurso na câmara alta japonesa em 2007 agradecendo aos japoneses que contribuiu indiretamente por ter treinado os guerrilheiros que expulsaram os ingleses da Índia.
    Os únicos países que não gostam do Japão são China e Coreia na Asia, e isto não vem da SGM são mais de 1300 anos atras o Japão decidiu sair do pacto do império chines e não pagar mais impostos a China o que fez os japoneses serem considerados um povo bárbaro por eles.

  20. Quer dizer que para algumas pessoas a Asia dominada por colonias europeias pode o Japão tomar as colonias da Europa é crime, se o Japão era uma ameaça a estes povos porque eles lutavam juntos contra seus ex-donos das colonias europeias…quem ganha a guerra escreve a história, a própria China reescreveu sua historia nos livros, a historia real da china antiga somente foi preservado em livros que ainda existe em Taiwan.
    Quando o Japão perverso se rendeu e saiu da China, a Manchúria tinha mas de 40 milhões de habitantes, seus habitantes acostumados ao padrão de vida que viviam não queria se adaptar ao padrão novo chines, o que aconteceu mataram 30 milhões dos habitantes a maioria de fome para forçar a concordar com o novo governo..detalhes apenas alguns detalhes que são esquecidos.

Comentários não permitidos.