Sugestão de Leitura: De professor do primário a ditador, livro conta vida de Mussolini

Sugestão: Gérsio Mutti

da Livraria da Folha

O historiador parisiense Pierre Milza especializou-se em relações internacionais do século 20, com especial interesse no regime fascista. Em seu livro “Mussolini”, Milza relata e analisa a trajetória do homem que começou como professor do primário e se tornou ditador por décadas.

Filho de um ferreiro e de uma professora primária, Benito Mussolini nasceu em Predappio, na região da Emília-Romanha. Foi expulso da escola e não era um bom aluno, mas consegue se tornar professor primário em 1902.

Entra na política como um dos líderes do Partido Socialista Italiano. Depois da Primeira Guerra, rompe com seus companheiros de partido e estabelece o fascismo na Itália.

O Duce –palavra italiana que significa “líder”, tal qual ” Füher”, em alemão– comandava o país dez anos antes de Adolf Hitler (1889-1945) chegar ao poder na Alemanha.

Com a derrota do Eixo na Segunda Guerra Mundial, Mussolini acaba massacrado, levado para Milão e pendurado de cabeça para baixo para exibição pública.

Pierre Milza: Professor do Instituto de Estudos Políticos de Paris, o autor também dirige o Centro de Estudos da Europa do século 20 da Fundação Francesa de Ciências Políticas. No Brasil, o exemplar foi publicado pela editora Nova Fronteira.

SINOPSE: Benito Mussolini parte para a aventura da vida nascido numa longínqua aldeia de província e de posição social desvantajosa, além de ser o filho rebelde de um ferreiro e de uma professora primária local.

Dá-se mal nas escolas, estuda praticamente sozinho, depois começa também como professor primário, mas chega a um alto nível de poder na política, um dos líderes do Partido Socialista Italiano e jornalista militante de esquerda. Após combater na Primeira Guerra Mundial, executa uma espetacular virada política, rompe com seus camaradas de muitos anos e, em meio à violenta luta ideológica daqueles tempos, funda o fascismo, doutrina diametralmente oposta àquela em que sua carreira decolara.

Já era Primeiro-Ministro e Duce havia dez anos, quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha. Nos dez anos seguintes, aliam-se num Eixo, provocam a Segunda Guerra Mundial, perdem-na e morrem ambos dramaticamente na pira da derrota. Um se suicida acuado, o outro é massacrado e pendurado pelos pés num posto de gasolina.

“Mussolini”
Autor: Pierre Milza
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 496
Quanto: R$ 49,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

FONTE: Folha

6 Comentários

  1. Esse livro deveria ser o da cabeceira de alguns aqui….pelo que percebo,tal assunto deve falar das origens do fascista até a sua decadência;um ótimo exemplos para alguns que são inspirado e fascinado pelo fascismo-Rsrs….

  2. “SINOPSE: Benito Mussolini parte para a aventura da vida nascido numa longínqua aldeia de província e de posição social desvantajosa, além de ser o filho rebelde de um ferreiro e de uma professora primária local.
    Dá-se mal nas escolas, estuda praticamente sozinho, depois começa também como professor primário, mas chega a um alto nível de poder na política, um dos líderes do Partido Socialista Italiano e jornalista militante de esquerda. Após combater na Primeira Guerra Mundial, executa uma espetacular virada política, rompe com seus camaradas de muitos anos e, em meio à violenta luta ideológica daqueles tempos, funda o fascismo, doutrina diametralmente oposta àquela em que sua carreira decolara.”…
    Não lembra a trajetoria de alguem muito conhecido?… no final parece querer se tornar igualmente totalitarista…

  3. Nao li, nao gostei e tao pouco vou le-lo. Li varios livros sobre Hitler, Nazismo e Alemanha em geral na epoca da primeira e da segunda guerra mundial. Mas Hitler por mais bandido que fosse, era o lider da nacao mais culta que Europa produziu. Entao da Alemanha podemos dizer houve uma tragedia no sentido classico do termo. Mussoline, Italia sempre a a impressao nao de tragedia mas de farsa, senao de piada de nivel circense. Tao qual Beluscone Mussoline representa o bufao, o palhaco do circo. Eu digo, gosto de ler a Italia dos tempos de Ciceros e Julio Cesar, ou Dante, Da Vinci. Italia na epoca do capitalismo nao me interessa. Minto, gosto de ler os livros de Humberto Eco.

Comentários não permitidos.