Paquistão e China efetuam manobras militares conjuntas

Paquistão e China, aliados estratégicos na Ásia, realizam desde segunda-feira amplas manobras militares conjuntas perto da cidade paquistanesa de Jhelum, informaram fontes do Exército paquistanês.

O exercício militar conjunto, batizado como Youyi-IV (Amizade 4), durará duas semanas, acrescentaram as fontes.

Estes tipos de testes costumam incomodar a Índia, potência nuclear vizinha do Paquistão, e os Estados Unidos, imerso em uma crise diplomática com o país islâmico e receoso da influência chinesa na região.

Sem especificar o tamanho da manobra, o Exército paquistanês explicou que dele participam forças especiais de ambos países e destacou o “profissionalismo” dos militares chineses e a amizade entre os países.

Desde 2004 houve dois treinamentos conjuntos deste tipo na China e outros dois no Paquistão, incluindo o atual.

“Estes exercícios têm o objetivo de impulsionar a relação profissional entre dois Exércitos amigos”, afirmaram as Forças Armadas paquistanesas.

A deterioração dos laços diplomáticos entre Paquistão e EUA, principalmente a partir da operação americana que matou Osama bin Laden em maio, aumentou os receios de Washington sobre a já existente cooperação entre Islamabad e Pequim.

A China, interessada em frear a influência indiana na Ásia, foi de fato um dos poucos países que apoiou o Paquistão nesta crise e é seu principal aliado político.

Fonte: Terra

13 Comentários

  1. Quatro países nucleares estão se unindo contra a OTAN + Israel: Rússia + China + Paquistão + Coreia do Norte, e provavelmente o Irã (o quinto).

  2. He,he,he… Tipico… Os chineses estão tão imersos em contrapor a influência americana e frear a expansão da indiana na Ásia que não notam que jogam fogo em um outro doméstico. A etnia uigures (chineses muçulmanos que fazem fronteira com os paquistaneses). Quanto mais próximos dos paquistaneses, maiores os laços entre a província muçulmana, e bastante conturbada, com um país muçulmano. Quanto tempo até que o serviço de inteligência paquistanês faça contato e passe a atuar a favor dos muçulmanos chineses com apoio dos americanos? []´s

  3. Na verdade o Paquistão e a China são “aliados” há um bom tempo, inclusive com participação conjunta na construção de armamentos.
    O que tem ocorrido é que enquanto os EUA estão preocupados em ganhar terreno no Oriente Médio e desgastados com a Guerra no Afeganistão e Iraque, a China está aumentado a sua influencia nos países africanos e agora na America do Sul. Infelizmente o Brasil continha sendo o gigante adormecido.

  4. Eles estão certos pois tem de ser pró-ativos em seus planos gerais, o que falta muito por aqui, e tem de desbancar urgentemente os EUA e OTAN na região para que sim haja estabilidade, pois só tirando a ingerência do ocidente de lá já acalma em muito as coisas.
    Nick.
    Pois é, estão de cara os arianos…rsrsrsr

  5. É…EUA, depois do teatro da “morte de Bin Laden” o Paquistão que já estava de saco cheio de tantos “erros pontuais” que vocês cometiam constantemente na tal guerra contra o terror. Do tipo jogar míssil em casamentos, vilas, aniversários, etc. Agora está aliado da China. E não adianta analistas falarem que a Índia vai comprar briga com os vizinhos por causa dos EUA que não cola…já basta o eterno problema com o Paquistão, não vão arrumar briga com China, Irã, Afeganistão e Turquia porque Tio Sam e seu senhor Israel tão pedindo…já era, dançaram nessa.

  6. OTAN está virando uma piada !
    Imagina se Israel levar fumo do Irã…
    Voltemos ao primeiro milenio onde as ordens vinha da Asia !

  7. 16/11/2011 – 07h21
    Aviões teleguiados matam ao menos 15 pessoas no Paquistão
    PUBLICIDADE

    DA FRANCE PRESSE, EM MIRANSHAH

    =========================================================
    Olha aí..depois vem algum analista de m**** falar em “erro” do Paquistão em se aproximar da China, Irã, etc…E ainda ficam dizendo que a Índia vai ir contra a China. Chega; ninguém acredita mais em nada que venha de EUA/Israel/OTAN…estão na lama, são o lixo do Ocidente. E o pior caminhando rápido para falência total..

  8. A política externa do “Manda quem pode… obedece quem tem juízo” dos EUA, só ERA sustentada através de sua força política, econômica, militar e pela ausência de potências regionais… A atual crise econômica somente acelerou o inevitável… A Europa irá fragmentar-se e os EUA terão q aceitar outras potências emergentes na “divisão do bolo”… Uma fatia será brasileira!!!

  9. Quando a Europa cai, amigo, cai o mundo, é esta intenção do dominador. A Europa é segura o louco, escreva o que digo.

Comentários não permitidos.