O andar da carruagem sobre a divisão no Pará

Sugestão do Autor para o Plano Brasil

*por Paulo Vasconcellos

Faz tempo que o assunto divisão do Pará é discutido, não só pelas frentes separatistas, como também por grupos de pessoas que procuram entender como está o andamento do processo do plebiscito, forma com que os paraenses vão decidir se o Estado continua do jeito que está ou se vai ser desmembrado. Começou a campanha do SIM e do NÃO no rádio e na televisão, mas ainda há quem não entenda como será a votação. Acredito que, sejam necessárias melhores formas de divulgação, pois a população paraense menos esclarecida,  padece diante do que se fala sobre o pleito e a palavra “plebiscito”, confunde muito mais ainda.

A Justiça Eleitoral está investindo R$ 28 milhões para realizar o plebiscito, mas precisa ser dada mais atenção para o esclarecimento do pleito, caso contrário, o índice de abstenção vai ser muito alto. Toda vez que encontramos palavras de difícil significado, esmiuçamos conteúdos de livros e cadernos, mas é no dicionário que encontramos o que queremos.          A propósito, nosso manual de informações corretas, afirma que plebiscito é palavra originária do latim: ” plebiscitu” – (decreto dos plebeus).

Na Roma Antiga, os votos passados em comício eram obrigatórios para a classe dos plebeus. Esse é um pequeno exemplo que nos mostra a dificuldade da interpretação, pois tem quem chame o sistema de votação que vai acontecer no Pará, de eleição, o que não é a exatidão da prática.

O andar da carruagem, frase costumeira nas trocas de diálogos entre as pessoas, permite com que façamos mensurações para entendermos bem o que significa realmente o plebiscito. Voltando a consultar o dicionário, encontrei mais um item esclarecedor que confirma o que os romanos introduziram em sua literatura, sendo assim, chega-se ao ponto mais claro na concepção da palavra.

E então, plebiscito é:
a convocação dos cidadãos que, através do voto, podem aprovar ou rejeitar uma questão importante para o País. Ou seja, o plebiscito é um mecanismo democrático de consulta popular, antes de a lei ser promulgada (passar a valer).          Não estou querendo confundir o leitor ao intercalar significados compostos de vários itens. Estou tentando dar clareza para que todos entendam o que vamos decidir no dia 11 de dezembro, quando digitarmos os números que vão definir o desmembramento ou não do território paraense. Sendo assim, Carajás e Tapajós aparecem como opções para serem criados como Estados e as condições de infra estrutura, estão sendo divulgadas na mídia, incluindo também as intenções do Pará remanescente.          Continuando a insistir que a palavra plebiscito pode ser o elemento complicador na hora da decisão, me reporto a uma entrevista concedida pelo cantor paraense Beto Barbosa a um programa da BAND, onde ao falar sobre o movimento separatista, ele resumiu em poucas palavras, sugerindo que para não haver nenhum tipo de arrependimento por parte do eleitor, a melhor opção seria dividir o Pará, com o lado Norte e o lado Sul, a exemplo do que aconteceu com o Estado do Mato Grosso. Concordo com o cantor e aponto o erro cometido por quem defendeu as bandeiras para a criação dos novos Estados, pois deveriam ter atentado para a divisão simples, como sugeriu Beto Barbosa.

Quando comentamos sobre a divisão do Pará, fazemos várias indagações, se no caso o Estado for realmente separado. Uma delas é: – “qual será a naturalidade de quem nasceu no Pará em município que ficar no território do outro Estado”?          Nesse caso, o elemento complicador aparece novamente, uma vez a pessoa que nasceu em Marabá, por exemplo, depois da emancipação, poderia ser chamada de ex-paraense? Podemos juntar todas as alternativas que mesmo assim ainda não se tem a certeza da aceitabilidade popular. Decidir através de plebiscito no Brasil, sempre gerou polêmicas e agora, quando o  Pará é o centro das atenções, aqueles que moram no Estado vão ter que usar seu poder democrático e decidir: Separa ou não Separa?

No Brasil, o último plebiscito ocorreu em 21 de abril de 1993. Nesta ocasião, o povo foi consultado sobre a forma e o sistema de governo (Monarquia, República, Presidencialismo, Parlamentarismo). Através da consulta popular, o povo brasileiro decidiu manter a República Presidencialista.          Voto a voto o povo vai decidir e até o dia do pleito, as frentes vão ter oportunidades de explicar de forma detalhada, sendo que o resultado será levado à apreciação do Congresso Nacional, para o procedimento de homologação. Em outras ocasiões já manifestei minha intenção sobre o movimento separatista e vou aguardar os acontecimentos. (PV).    

*O autor é paraense e articulista do Jornal de Capanema.

46 Comentários

  1. Isso representa muito para os políticos.
    Mais um cargo para governador. Mais vagas para: Deputados Estaduais e Federais, Senadores. E todo um exercito de cabides de empregos. Para o país, mais gastos e desvios de verbas por corrupção.

  2. é uma granda! palhaçada querer dividir o pará!!! se for por pobreza mizeria escases Saude e educação vamso dividir o brasil gente !!!, o pará nao é casa da mae joana pra vimpoliticos fd……….. para querer dividir e iludir o povo prometendo 2 bilhoes de envestimentos nos futuros novos estados!!pessoal aqui do PB 2 bilhoes por anos dá pra criar estrutura basicas governamentas ?? dar para criar assenbleias contruir tribunais foruns economicos ? e ainda pagar o salario dos trabalhadores que vao ficar trabalhando nos futuros estados após a divisão ??? 2 blhoes em !!! eo que sobra pra população ???? náda né pos nem que eles passen uma decada nao irao resolver o problema e todo mundo sabe que deputados numk pensam no povo !!! quer dizer que a vele do rio doce quer um estado so pra ela ?? so porque o governo quer cobrar mas inposto,gent olha que vergonha sabian que a vale paga menos energia doque nós ela é insenta de aos inpostos e contraa politicos por baixo dos panos pra querer dividir o Pará eo povo iguinorante ainda cai na historia que vai melhorar é minha gente isso é brasil !!!!

  3. Gostaria de saber as vantagens da separação, alguem poderia explicar?
    Pelo as desvantagens acho que seriam mais deputados e senadores para representar os novos estados fora todas as despesas com mais 2 novos governos estaduais (mais políticos, acessores e mais inúmeros servidores para complementar).

  4. Senhores está faltando visão geopolítica, a divisão é uma forma de desenvolver as regiões e ocupar de vez a amazõnia.
    Concordo que para políticos é um prato cheio, é o preço da integração nacional, mas o Brasil precisa sim desmenbrar não só o Pará, mas o estado do Amazonas, Minas e talvez o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso formando uma terceiro estado.
    É estratégico para desenvolver e defender nossos interesses nesta região, muita calma e percepção nesta hora.

  5. .
    .
    Sim concordo que temos estados grandes demais, temos que dividir os grandes estados em menores para melhorar a administração, certamente que tudo dependerá também das NOVAS administrações locais, somente dividir não resolve todos os problemas, seria somente mais uma passo na melhoria da vidas dos brasileiros que ali vivem…
    .
    Tem que dividir esse Tapajós mais uma vez, do Rio Amazônia pra cima, e no estado do Carajás abaixar a divisa com o Para até o “Bico do Papagaio” e fazer uma linha reta ou seguir o curso dos rios até no tapajós.
    .
    O Mato Grosso também deveria ser dividido novamente, fazendo do norte do estado um novo estado, e sugiro o nome de “Estado do Xingu”, já que ali tem o grande rio com esse nome!
    .
    O estado do Amazonas dividido em mais 3 estados, com um estado novo ali nas bandas do Rio Negro, tendo o mesmo nome do rio para o estado, e a capital em São Gabriel da Cachoeira, abaixo desse um outro estado com o nome do Rio Solimões, e capital em Carauari e abaixo desse estado ainda outro, entre o estado Solimões e Acre, com capital Eirunepe…
    .
    Notar que todas essas cidades que sugeri como “Novas Capitais”, possuem postos avançados do SIVAM, com infra-estrutura básica civil e militar e tudo mais para se fundar uma nova capital sem ser do zero, o que reduziria os custos. Do lado Direito de todos esses novos estados continua sendo estado do Amazonas…
    .
    E não esquecer de dividir o estado de Minas Gerais no meio com Teófilo Otoni como capital do novo estado(Minas Norte?)e ainda a Bahia do mesmo jeito tendo Porto Seguro como nova capital do novo estado(Bahia Sul?)…
    .
    E ainda deveríamos modificar todas as bandeiras nacionais que remetam as lembranças a nações estrangeiras, como a daqui de Goias, São Paulo, etc… ai sim, lançaremos algumas novas bases para um nova cultura nacional popular… não é tudo, mas ja é alguma coisa!!
    .
    E sempre seguindo as regras do plebiscito, como diz o autor do texto acima, decreto da plebe, do povo!
    .
    Valeu!!

  6. Galera… o mato-grosso foi outro estado depois que dividiu, assim como goias/tocantins….
    Se vai haver mais cargos pra dividir as verbas da união, nao tem como negar…
    Mas a criação de nosos estados gera geração de empregos, obras de infra-struturas pras novas capitais. O governo estadual tem um universo muito menor de problemas para resolver e etc…
    pensar nisso como somente uma manobra politica ou teoria da conspiração eu acho um exagero..

  7. E UMA DIVISÃO ESTRATEGICA,SE NOTAREM CARAJAS QUE É ONDE ESTA A MAIOR RIQUEZA NÃO TEM SAIDA PARA O MAR IGUAL MINAS GERAIS UM ENORME DE UM ESTADO RICO EM MINERIO MAS QUE NA DIVISÃO FICOU SEM SAIDA PARA O MAR,EM DOIS ESTADOS ATÉ QUE SERIA IDEAL ,MAS TRES,MAIS DOIS GOVERNADORES MAIS DEPUTADOS E SENADORES HUM O AMAPA É PEQUENO E NO INTANTO? PARAIBA? ALAGOAS UM ESTADO ANTIGO E PARECE UM DOS MAIS ATRASADOS E É PEQUENO.

  8. O que é maravilhoso nesta história, é que os novos Estados contribuirão com mais 3 senadores cada, além de deputados federais altamente qualificados como os congressistas do Norte e Nordeste atualmente já presentes no Congresso Nacional.
    .
    Mais força para o Norte! Mais barganha política para quem pouco produz. O povo do Sul recolhe impostos para alimentar a máquina pública nortista.
    .
    Dizia a música: “Este é um país que vai pra frente, ôooooh,….!”

  9. Veja, não é de agora que eu venho comentando que sou totalmente a favor de divir os grandes estados do norte do país em outros menores; os benefícios são enormes, a começar pela criação de uma capital com toda estrutura, criação de cargos públicos (empregos), e por ser esse um blog de defesa, lembro da criação das Policias Civis, Militares, Corpos de bombeiros, Delegacias, quarteis, viaturas,helicópteros, armamento, pessoal treinado e especializado, helicópteros; fora os hospitais, estradas e por aí vai.
    E achei interessante a origem da palavra plebiscito que vem de plebe, esses conquistaram seus direitos do ponto zero, eram vencidos, e só conquista o direito de ser chamado vencido aquele que lutou, diferente, totalmente diferente dos lambe botas vassalos.

  10. É muito importante o espaço democrático para debates. Estou imensamente feliz com os comentários aqui postados, que provocaram reações, onde a liberdade de expressão coincide com as opiniões que formam verdadeiro liberalismo. Vou continuar acompanhando os comentários, respeitando cada um deles e agradecendo a reciprocidade dos leitores.

  11. Trata-se do Filme Goiás II a vingança de 1988.

    Mesmo script da constituição de 1988 que transformou o antigo estado de Goiás em 3 unidades Goiás, Tocantins e Distrito federal. Nos 5 anos seguintes os antigos e inexpressivos políticos de goiás viraram vedetes nacionais, Caiado, Iris Resende, Maguito Vilela e muitos outros que da noite para o dia TRIPLICARAM seu poder político pois a MESMA ÁREA GEOGRÀFICA E O MESMO GRUPO DE POLÍTICOS passa a ter 9 senadores e o triplo de deputados federais, três governadores e segue até os vereadores…

    Só que leva uma década para o grupo perder a antiga coesão política…

    Se dividido em três aguardem para ver muita entrevista de político, ministro e relator de matéria do Pará…
    Nos próximos anos…

    O resultado é que nas votações as rendas e benefícios vão tudo para o Nordeste e agora o Norte quer ser o NOVO NORDESTE.

    É por isso que quase nada vai para a região Sul que toca a sua vida sem muita ajuda da União…

  12. Tem que fazer o seguinte: Nenhum estado brasileiro deveria ser maior que o RS e menor do que o AP. Vamos unir os pequenos e repartir os estados gigantes. O Pará deveria ser dividido em 4, e o Amazonas em 5. MG em 3 – uma parte se une ao RJ, outra ao ES e outra ao sul da Bahia. Bahia se dividiria em 4 estados. MT em 2. O MA cede litoral para o PI, etc.

  13. Para mim, a divisão de estados e municípios deveria ser decisão de todos os brasileiros.
    Por quê?
    Porque uma vez desmembrados estes irão mexer com os repasses de estados e União. Se mexer com os repasses da União, obviamente mexe com o repasse dos outros estados também. Se mexe com os repasses dos outros estados, a consulta deveria envolver os outros estados também.

  14. Sou mineiro e pelo menos em Minas acho que deveria sim haver divisão pois o norte e vale do jequitinhonha são as regiões menos favorecidas pelo governo do estado, e já que infelismente isso acontece acho que deveria sim Minas ser dividida ao meio criando um novo estado na região norte focando suas prioridades e autonomia!

  15. Materia primária, totalmente fora do padrão Plano Brasil…
    Em tempo, criação de novos estados = inchaço da máquina pública e facilitação da corrupção com almento de burocracia.

  16. VIVA A DIVERSIDADE BRASILEIRA E A GRANDE NAÇÃO BRASILEIRA,
    .
    .

    Este tipo de assunto aflora os mais baixos sentimento anti-republicano e federalismo para não dizer cristão e social;como foi mencionado pelo o Sr.Rogerio Schneider,carregado de preconceitos e ódio;esta pessoa sempre destila aqui a falta de brasilidade com preconceitos contra os brasileiro do Norte ou do Nordeste .
    .
    Eis o tipinho de idéias que leva a desunião e a desintegração de uma nação aliás ele sempre apregoa isso aqui,é só observar as sua considerações com os palestinos e os árabes com relação aos israelense,é o mesmo ódio e falta de informação para o temas nacional ou internacional…só ódio e preconceito nada mais,bem ao estilo sionista.
    .
    Quanto ao assunto tratado o estado do Pará,ele inchou devido a sua extensão territorial e a demando da sociedade a a necessidade de equalizar as coisa(contas) por lá.
    .
    Más querer atrelar a corrupção a isso ou o que é pior;como sugere o sem-noção do Rogerio Schneider,em que o povo do Norte ou do Nordeste são culpado pelo desmando da política Brasileira(a politicagem);é pura bravata de quem não tem o que falar.

  17. esse é um dos sonhos dourados das ONGs estrangeiras que aos milhares atuam naquela região do Norte do Brasil…acompanhem os capítulos da “novela”, que o próximo passo são os movimentos separatistas e guerrilhas. Está mais que nítido; está óbvio!!

  18. Acho que deveriam dividir, além do Pará, o estado do Amazonas também. Ali é muita terra pra pouca gente, se um lugar não tem polícia, médico, nem nenhum serviço publico, ninguém vai morar lá, daí temos uma amazônia despovoada.

  19. Discordo de você, Dandolo, não há necessidade de dividir MG, é o segundo estado mais populoso, o terceiro que mais produz. Se for dividir MG, deveria ser no máximo o triângulo mineiro, pelo isolamento com o resto do estado.

  20. concordo plenamente dandolo. O estado tem que ter um tamanho ideal, nem pequeno demais como o ES e RJ, nem grande de mais como o amazonas. precisa dividir uns, mas juntar outros.

  21. Regiões menores, são melhores administradas e povoadas. Os EUA tem o tamanho do Brasil,e possui 50 estados, um Distrito Federal e alguns territórios,tais como Porto Rico e algumas ilhas.
    Viram como Tocantins está crescendo depois da divisão do Estado de Goiás ?
    A Amazônia precisa ser dividida por questão de Segurança Nacional.
    Sabem o que ocorreu no Estado do Amazonas ? Investiram todos os recursos na cidade de Manaus e esqueram do interior.
    Os EUA tem 2 Senadores por Estado, e o Brasil tem 3. Por que ?

  22. O interior do Brasil precisa ser ocupado, como na França, EUA, Alemanha,etc. Se não ocuparmos,a ONU vai acabar distribruindo as nossas terras pelos países super-povoados, tais como a China, Índia, Indonésia, Israel, Japão, Paquistão, Bangladesh.
    É um perigo.

  23. Putz;quanta porcaria…….sabe aquela frase….dos anos 70…….faça amor e não faça guerra..façam amor e não façam estados……anos 2000.. sds

  24. Uma brasil é uma Uniao de Estados, onde cada estado poderia ser uma Nação. O Pará ja existia com esse nome desde quando se Chamava Grao-pará, agora eles vão se dividir e jogar 3 seculos de um estado chamdo Pará fora.

  25. Apoio o Lucena, em minha opinião o Rogério Scheneider deveria ser denunciado pelo suas declarações racistas e contrarias ao desenvolvimento do Brasil.

    Mais uma coisa, ai do Brasil se todos os brasileiros fossem como este traidor.

    De norte a sul de leste a oeste existiram e existirão brasileiros que desbravaram o nosso Brasil.

    Sou a favor da criação de novos estados, alias estados gigantescos só servem para contribuir com os desmandos, vejam o exemplo favorável do Tocantis, esta crescendo. O que querem estados como o Pará são os que querem a destruição do Brasil.

    Imaginem o governador entreguista num estado gigante pedindo ajuda ao exterior alegando direitos humanos e ausência de ajuda do governo federal. Talvez seja este o planejamento dos inimigos do Brasil.

  26. Quero saber qual é a mágica que será feita para conseguir tanto dinheiro para sustentar 2 novos Estados???.Se hoje o governo do Pará já reclama pelos escassos recursos imagina ter que sustentar uma nova estrutura por 1 ano pelo menos até os outros 2 Estados se Firmarem.com dinheiro do povo fica fácil.NÃO e NÃO .

  27. O autor envez de expor o que realmente é importante que é como os futuros Estados estariam em contas e gerações de renda propria ao invez de preocupar-se se as pessoas entendem ou não entendem o que é um plebiscito que por sinal o ultimo que tivemos foi altamente tendencioso pois apenas se fazia propaganda favoravel ao presidencialismo sem esclarecer a população o que é parlamentarismo né.Colocavam somente como se fosse republica versos monarquia e tinhamos a opção de parlamentarismo presidencialista né mesmo mas não enfatizaram isso pois REPUBLICA DE RATAZANAS é muito mais facil MAMAR NA CABRITINHA e mais dificil de dar um basta né rsrs rsrs.Dividamos o Pará e vejamos o impacto que tera sobre as populações em questão que é o que interessa.Vejamos se eles os Paraenses estarão bem melhores pois a meu ver o tamanho de um Estado é o menos essencia e sim como ele pode desenvolver-se e acima de tudo gerar renda propria e beneficios a sua população.Mas neste Brasil onde se prioriza interesses politicos e privados o menos importante são os Brasileiros.

  28. E voces perdem tempo com Rogério Scheneider Qualquer um ja percebeu que ele é um enlouquecido SIONISTA rsrs Faz parte do seleto grupo das ANCIÃNZINHAS INDIGNADAS DE SIÃO que vivem pregando a Xenofobia,distinção e intolerancia para o nosso povo.Deveriamos assim como todos iguais a ele BANI-LOS DO BRASIL pois em nossa sociedade e em nossa cultura não existe espaço para essas insignificancias intolerantes e xenofobicas rsrs rsrs Aos poucos a galera vai identificando os Esquisofrenicos que são contra a verdadeira Democracia e que visam levar o Brasil a escravidão tolindo o nosso povo de liberdade.Relembrem o FURDUNCIO que ele armou na materia referente ao louco de Oslo e toda a apologia a xenofobia e intolerancia que ele armou rsrs rsrs SEM NOÇÃO rsrs rsrs LUCENA foste pefeito em tua classificação srrsrs rsrsrs VAZA SEM NOÇÃO XENOFOBICO INTOLERANTE O BRASIL É UM PAIS MULTIRRACIAL E DIVERSIFICADO EM TUDO.

  29. eu sou a favor da divisao em estados pois seria mais facil a administração e não só daquele estado mas de outros que já tem uma lista .sobre o sionista eu acho que ele tem o direito de escrever o que quer pois serve para acordar o povo brasileiro eu mesmo já estou pronto emprego
    e acho que aquela historinha da segunda guerra é contada por quem venceu gostaria de saber mais do que os perdedores pensavam

  30. Parte do problema é justamente a falta de informção.
    Um projeto como esse deve ser discutido com os varios setores da sociedade, paraense ao longo de um tempo significativo.
    Falam em cinco bilhões em verbas adicionais, mas não falam em deixar mais de 160 mil funcionários públicos desempregados no que seria o novo Pará.
    É certo que o Pará é um estado grande e talvez até seja certo achar que ficaria mais fácil organizar com a dita divisão, mas eu digo que isso é papo furado, pura balela.
    O que falta pro estado é vontade política.
    Eu não sei o que anda passando aí pro sul, sudeste, mas fiquem sabendo que existe uma pressão gigantesca feita pela Vale do rio doce pela divisão e de políticos como seu Jader Barbalho que hoje, desesperadamente tenta voltar ao senado.
    É só mais uma maneira de usurpar uma das regiões mais ricas do país.
    VERGONHA!

  31. com 92 bilhões para gastar a vontade é impossivel dizer que o governo não tenha renda… bom, eu imagino a corrida que seria para as duas novas capitais, sou favorável a divisão tendo em vista que moro no MS, e pela historia são fatos parecidos: o antigo mato grosso uno era agraciado com 80% de seu PIB vindos da parte sul, sendo que a parte sul (MS) recebia migalhas de cuiabá, causando o descontentamento da região..
    as duas capitais recem criadas ( campo grande e tocantins) ocupam a 5ª e a 17ª posição no ranking firjan, o que mostra que o tempo dita o progresso.
    vale lembrar que um morador de Novo progresso no sul do Pará gasta em média 4 dias ( com sorte e sem chuva) para chegar a sua capital, um voo pela Gol de marabá a belém custa 477 R$ ida e 453 volta, o que demonstra a inviabilidade de uma capital tão longe.

  32. 1maluquinho, talvez menos esteria e mais lucidez (vc não deveria falar de esquiZofrenia, dado seu carater natural de maluco) caisse bem nesse seu discursozinho de pajé… não acho que o sulista tenha sido xenofobo… apenas bairrista… até porque a pecha de racista teria que ter um embasamento cientifico, dado a não existencia de raças entre nos, pobres humanos… ce ta convivendo muito com esses pregadores de gremio estudantil… ta pegando o mesmo tique nervoso… se cuida indio velho… até porque quem mais quer dividir o pais entre heteros e homos, brancos, negros e indios, homem e mulher são os cupinchas das ratazanas vermelhuxas neonacionalistas de discurso transloucado…

  33. Apesar de mais senadores, mais deputados, mais governadores, peculatos, desvio de verba pública, nepotismo, etc, não vejo outra solução para levar o povo ao Norte do país!
    .
    O Dandolo está certo: dividir para conquistar! O Brasil precisa de mais estados, e não menos. Só assim para levarmos o desenvolvimento às enormes áreas dos estados gigantes!!!
    .
    Vai precisar de dinheiro? Vai. Vai haver desvio de dinheiro? Vai. Vamos, de fato, ocupar a Amazônia? Nem que seja através de funcionários públicos, mas vamos…
    .
    Antes “gastar” esse dinheiro necessário aos novos estados aqui, do que correr o risco de perder um naco da Amazônia, riquíssima em recursos minerais e genéticos, para uma potência estrangeira.
    .
    BRASIL!

  34. BLUE EYES seu maluco esquizofrenico rsrs Não perco meu tempo nem com reacionarios golpistas de direita e nem tampouco com Bolivarianinhas de Cochabamba rsrs desse mal não sofro sou apolitico…..Na teoria o DANDOLO ta certo mas na pratica galera vai ser é mais problema populacionar a Amazonia assim como as areas de fronteira.Infelizmente somos um povo sem nenhuma educação e vão é depredarem tudo alem de surgirem cidades e aldeias na fronteira que incentivarão cidades e aldeias do outro lado pois são póvos ainda mais carentes do que nós e que veem em nós uma oportunidade de interagirem.As cidades e aldeias que não forem separadas por rios se unirão e o trabalho de vigilancia e controle na fronteira ficara ainda mais complicado.Deveriamos sim remanejarmos todos da faixa de fronteira mais para o interior formando uma calha despopulada onde transitariam apenas tropas federais e mais nada.Hoje com as cidades e aldeias que ja temos mesmo nas areas ribeirinhas ja populacionadas os problemas de saneamento basico e tratamento de residuos ja se torna problematico e aumentando as populações colapsara.O problema na Amazonia não é a falta de população e sim a falta de presença do Estado.As hidrelétricas são importantissimas para se implementar serviços basicos e infraestrutura….BLUE EYES diga para a Onça Parda que mandei lembranças e um beijo na boca rsrs rsrs

  35. BLUE EYES A Virgenzinha inocente da gruta ja a muito tempo foi papada pelo Rustico Selvagem e gostou mas ainda pensam que usar a imagem dela surti efeito de convencimento rsrs Ja era Amiguinho o computador e a Internet revolucionou este pais em todos os sentidos principalmente na informação.Antes ouviamos as estorinhas da carochinha e aprendiamos que o Lobo Mal era o Bicho Papão.Agora usamos de nossas proprias impressões para separarmos o Joio do Trigo e canções de guerra,papinhos sobrenaturais e promessas milagreiras não fazem mais nossa cabeça.Lembra quando muitos de voces diariamente com materias sutilmente colocadas endeuzavam UM ESPIÃO POTENCIALMENTE GOLPISTA vossos Deus Jobim?Embusteiros não sobrevivem mais na realidade que a sociedade Brasileira passou a conhecer por si mesma.O tempo do Coronelismo acabou quando as pessoas eram obrigadas a pensar,votar.Amiguinho Blue Eyes INDIO NÃO QUER MAIS PIPOKA,INDIO QUER POPIKA E TODINHA ATE O TALO rsrs rsrs Jamais nada e nem ninguem nos tirara a Liberdade.Se antes combateram descamizados e iludidos subversivos se tentarem nos tolirem da Liberdade COMBATERÃO O NOSSO POVO e nada e nem ninguem resistira a turba enraivecida ou junte-se a ela ou sera devorado.Os Ratos invadirão seus castelos,beberão vossos vinhos,comerão vossos queijos,saquearam vossos cofres e usarão vossas filhas rsrs

  36. É uma vergonha gastar tanto com esse plebiscito que no final das contas só interessa para os futuros políticos desses possíveis novos estados e para grandes empresas de que desejam explora os recursos naturais.Se for aprovado a União vai ter que arcar com todo esse custo em um momento de incertezas que passa a economia mundial.

Comentários não permitidos.