Índia testa com sucesso míssil nuclear com alcance de 3 mil quilômetros

Agni-IV decola  a partir de um lançador móvel  em Wheeler Island, na costa de Orissa.

A Índia testou nesta terça-feira pela primeira vez e com sucesso o míssil Agni-IV, com um alcance de três mil quilômetros e capacidade nuclear, informou uma fonte de Defesa.

O lançamento faz parte do programa de mísseis guiados da defesa indiana e aconteceu por volta das 1h30 (de Brasília) na ilha de Wheeler, situada no distrito de Bhadrak do Estado oriental de Orissa.

“O míssil, com capacidade de atingir alvos situados a mais de três mil quilômetros de distância, foi testado na presença de altos funcionários de Defesa”, disse à agência indiana “Ians” um porta-voz desse Ministério, Sitanshu Kar.

O Agni-IV (“fogo”, em sânscrito) é uma versão modificada do Agni-II, que pesa 16 toneladas, e conta com capacidade para transportar mil quilos de carga explosiva.

A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com seu rival e vizinho Paquistão, que também possui armas nucleares, embora os funcionários indianos não percam de vista as capacidades militares da China. Pequim está a cerca de três mil quilômetros da Índia.

Fonte: Terra

29 Comentários

  1. e o Brasil não pode fabricar missil com mais de 300 km de alcance…. culpa de quem??? CULPA DA DIREITALHA SEBOSA… MAS TUDO ISSO TEM UMA EXPLICAÇÃO: DEVEMOS LIMITAR NOSSA SOBERANIA, PROS EUA NÃO NOS EMBARGAREM (Doutrina dos pés descalços)………… Direitalha sebosa, ainda se acham guardiões da pureza nacional…

  2. AS PEDRAS DO TABULEIRO EM AÇÃO
    .
    .

    Os indianos estão mandando um recado ao dragão,qual será a resposta de Pequim?
    .
    com aproximação dos chineses com o arquirrival dos indianos,o Paquistão;os chineses procuraram dosar bem esta resposta;pois os indianos sabem muito bem do peso que eles representam no tabuleiro em que os protagonistas desse jogo é na verdade os EUA e a China.
    .
    Os indianos com certeza serão ou bispo ou a torre pois para os cavalos o Japão e a OTAN já fazem este papel muito bem-Rsrsr…..

  3. Me lembro demais do Embaixador do Brasil nos EUA nos anos dourados de FHC tendo que tirar os sapatos no aeroporto de Washington para ser revistado….uma vergonha INTERNACIONAL…….Aí quiseram fazer o mesmo com o Celso Amorim, mas ele não se sujeitou a essa humilhação…….. por isso os chupa ovos dos EUA tem raiva do Celso Amorim…… é aquela historia do cachorro que foi expulso da cozinha e não voltou mais lá: esse cachorro provavelmente tem mais vergonha na cara que muita gente…

  4. E O BRASIL NADA EM ,,,O BRASIL testa TBM com sucesso míssil, HC BLA, BLA, BLA, com alcance de 3 METROS DE alcance KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESTE E MEU BRASIL

  5. tai i um menbro do (brics) que sever de exenplo para o aormecido Brasil, ate quando vamos ficar na carencia!! com o mundo de hoje !!! com esta crise, eu particulamente eu ia adorar, que um destes gigantes viesa dar um susto no Brasil so asim nossa industria ia ser valorizada junto om nossas forças armadas ai sim o iam ter que olhar se nao iamos se fuder, é isso precissamos de um suto pra acordar !!!! mas me digan ai camaradas do {P,b} qual o Pais que é potencia hoje que numca foi ameaçado!!! e logo depos a industria se expandil facil os russos sao exenplos na segunda guerra, os chineses depos da guerra,a inglaterra !!! propia israel na tepestade do deserto é o brasil precisa de um susto !!!

  6. A guerra fria EUA-URSS mudou-se para a Ásia. Paquistão-Índia-China vivem sua guerra-fria particular. Esperemos que não esquente. =/

    []’s

  7. .
    .
    Cadê as ameaças ou sanções da ONU contra a Índia por lançar misseis e possuir ogivas nucleares sem assinar o TNP, como é com a Coréia do Norte e Paquistão??
    .
    A medida base deve ser a mesma pra todos não??

  8. Rafael, esses 300km serão facilmente superáveis com o sucesso do nosso VLS.
    E aí, o que farão?
    E aí, cadê nosso VLS?
    *****
    Muito bem colocado, Nick, a guerra fria particular de China/Paquistão x India.
    Mas ainda acho que são peças importantes mas secundárias no tabuleiro maior das nações imperialistas.

  9. Índia testa com sucesso míssil nuclear com alcance de 3 mil quilômetros

    Pequim está a cerca de três mil quilômetros da Índia.

    fassam uma relacao… Pequim que se cuide loool

  10. Caro Francoorp,

    Se a Argentina, começa a dizer um discurso que o Brasil não deveria existir, e começa a produzir armas nucleares, não ficaria preocupado? Agora se você tem um vizinho que JÁ TEM armas nucleares, tudo que você está fazendo é equilibrar a balança. E o Paquistão é a mesma coisa.

    Mas Israel já tem as bombas atômicas dele… mas eles ficam alardeando que tem? Ao contrário nunca confirmaram. 🙂

    []’s

  11. Eu não sei como os políticos, foram assinar um documento destes, limitando a 300km de alcance misseis e foguetes, que implicam também no desenvolvimento do nosso programa espacial, com embargos de toda parte, porque? Enquanto vemos ai 3mil quilômetros,sinceramente eu não entendo e tem mais, nossa VBTP o Guarani já foi até sitado aqui, deveria ser na versão 8×8 mais pelo que vejo primeiro temos que ter doutrina, a impressão que eu tenho é que os caras la de cima tem medo de desobedecer forças estranhas, forças estas que mandam e desmandam, “quem não for meu amigo é meu inimigo” como nosso pais pode se sujeitar a isto!

  12. tai um canto do mundo em que pode nacer facil uma 3° grade guerra, não por causa do irã.
    india exemplo para o brasil ???/ deus me livre!!

  13. Francoorp:

    “Cadê as ameaças ou sanções da ONU contra a Índia por lançar misseis e possuir ogivas nucleares sem assinar o TNP, como é com a Coréia do Norte e Paquistão??”

    Inicialmente, cabe lembrar que a Índia é uma democracia e não uma ditadura teocrática medieval fascista. Por fim, e em que pese o seu estado de beligerância com o Paquistão, nunca se viu qualquer ameaça por parte dos indianos de que o Paquistão deveria ser ” varrido do mapa”. Tá vendoo? É simples assim! o resto é estupidez decorrente de ideologia barata, cultura inútil ou ressentimento de agressores de animais domésticos.

  14. Informante …..primeiro vc defende o seu territorio..pra depois vc dar o melhor para seu povo….se nao os chinesse vao la i tomao o territorio..ai os indianos vao ter que pedir licenca para os chineses ate para ir no banheiro…..para com esse papo furado…la eles vivem mau mais o territorio e deles… patria indiana…..acorda..

  15. >>”embora os funcionários indianos não percam de vista as capacidades militares da China. Pequim está a cerca de três mil quilômetros da Índia.”<<
    —————–
    Rsrsrs… A Índia deve estar uns 3mil Km da França, Moscou, Inglaterra. Rsrsrs…olha só a tentativa de empurrar a Índia contra a China, como bucha de canhão para atrapalhar o crescimento Chines e servir de saco de pancada caso acontece algo entre EUA x China…Gente as pessoas em Nova Delhi não são bobinhas, nem tem 5 anos de idade.

  16. HMS Tirelles, a unica ideologia recalcada q eu to vendo aqui é a sua…. Ideologia mofada da doutrina ultrapassada anti esquerdista da ESG, já desbotada pelo tempo…. coisa da época da operação CONDOR…… evolui seu platelminto…… As agreções de uma ameba monunocleada feito vc não fazem efeito….. é coisa de gente q lê Reinaldo Azevedo e coloca no BLOG e acha q ta abalando em temas de Direito Internacinal Público..

  17. O que é pior é ver esse tipo de gente usando uma coisa sagrada que é a democracia nos discursos … me dá nauseas….. é gente q não sabe nem a definição de um regime politico, e nunca fez nada na vida pra contribuir com amelhora do sistema… ficam na internet e nos blogs da vida destilando odio ultrapassado por pura frustração… sabem que não vão chegar a lugar nenhum na vida, e a unica coisa que podem fazer é descontar o ódio nos outros…. e ainda deformam a historia… o que dá mais raiva é isso… pessoas que acham q podem se apossar da historia, reescreve-la ao bel prazer e ainda incriminar os outros…. é Revoltante

  18. É foda a gente ver um país do nosso nivel economico tao avançado assim.. mas não podemos esquecer que o desenvolvimento da India é baseada numa classe miseravel de operarios e agricultores.. miseravel.. lá são mais de milhoes….
    Claro que no brasil ainda temos muitos miseraveis… mais boa parte do nosso dinheiro foi direicionado para nossos programas sociais que deram resultado..
    Não podemos comparar India-Brasil nesse quesito.
    .
    Outro paradoxo é que isso nada mais é que uma resposta a aliança paquistão-china, pais também pertencente ao BRICS… ALGUEM AINDA ACREDITA EM UNIAO NO BRICS?

  19. Rafael:

    Quanto chororô seu, creio que o seu nível de frustração está elevado! Favor não descontar esse descontrole no seu pobre cachorro….E fica uma sugestão: Deixe um pouco de ler o “conversa fiada”, até porque aquele frustrado blogueiro já responde a 40 processos judiciais, muitos deles relacionados à crimes contra a honra.

  20. Democracia é uma palavra estuprada todos os dias nos países ditos de orientação marxista… é claro que não deve ser profanada por bocas menos nobres como a das recalcadas zoofilistas raivosas… seria um sacrilégio… esses querem ser modernos como os gremistas da USP, pois já leram Karl, Engels e assistiram “A noviça rebelde” como contraponto, e vivem no romantico tempo de Lenine, sonhando pegar em armas contra os “nefastos burgueses” que ao darem trabalho aos seus pares, exploram-nos (a maior mentira já dita em todos os tempos – os japoneses e coreanos ja provaram que esse discurso é falacia)… reclamam da perseguição mas fazem dela seu metier… sacralizam a democracia em seu discurso, mas apóiam quem dela se desfaz cotidianamente… referem-se ao “sistema” sem ao menos saber como se comporta a estrutura da realidade… palavras usadas como carimbos, previamente configuradas para causar efeitos que o pobre diabo mal sabe que resultados devem ser esperados… assim são os que, tentando subestimar os fatos, se posicionam criticamente sem ter embasamento necessário em seu discurso desconstrutivista… usando suas próprias palavras, uma ameba faria melhor… pelo menos escolheria melhor seus ideólogos e confabuladores… não um anão mentiroso em uma midia já sabidamente vendida ao governo atual…

  21. Até quando vamos ter otarios mentindo que FHC, o neo-liberal, é direitista… só analfabeto funcional pode falar uma asneira dessas… isso que dá comprar tudo pronto no R7… tenha ao menos o pudor de ler algo mais substancial antes de vomitar excressencias na tela, caro garoto maroto… vou repetir seu burro… não temos direita nesse paiseco… acorda entulho… ta sobre a face da terra só ocupando espaço?… é duro ter que aguentar essas amebas…

Comentários não permitidos.