Deu no Cavok: Emirados Árabes Unidos reabrem competição para novo caça

Caça Dassault Rafale decola do Aeroporto de Dubai com a cidade ao fundo. O jato francês era favorito na competição para o novo caça dos Emirados.

No Dubai Airshow, a Força Aérea e Defesa Aérea dos Emirados Árabes Unidos confirmou que reabriu sua competição para um novo caça para 2018. A França acreditava ter conquistado a primeira venda de exportação do caça omnirole Dassault Rafale para o país do Oriente Médio, mas os militares dos Emirados confirmaram que solicitaram um pedido formal de proposta para o grupo Eurofighter no dia 17 de outubro, para o fornecimento de aviões Typhoon.

A reabertura da competição avaliada em mais de 10 bilhões ocorre apenas algumas semanas depois do que parecia certa a venda do caça Rafale. Mesmo a França ainda estar confiante da venda, e ter comparecido em peso no evento que ocorre em Dubai, as espectativas foram frustadas com as novas ações dos militares dos Emirados Árabes que agora buscaram um contra proposta com o consórcio Eurofighter e ainda mais por eles terem buscado também informações sigilosas dos caças F-15 Strike Eagle e do F/A-18 Super Hornet da Boeing.

Ao que tudo indica a competição está novamente aberta, e o consórcio europeu Eurofighter está “trabalhando duro para entregar a resposta da solicitação o mais rápido possível”, atendendo a requisição para propostas (RfP) dos Emirados.

Os Emirados solicitaram ao governo dos EUA informações sobre os caças F/A-18 Super Hornet (acima) e F-15 Strike Eagle. (Foto: Mass Communication Specialist Seaman Justin E. Yarborough / U.S. Navy)

Os Emirados Árabes Unidos vem negociando a compra dos caças Rafale a muitos anos, com a primeira chance do caça francês tendo ocorrido em 1998, quando perdeu para o caça norte americano F-16 Fighting Falcon da Lockheed, tendo depois retomado as negociações em 2008.

O principal objetivo dos Emirados Árabes Unidos é para selecionar um substituto para seus caças franceses Dassault Mirage 2000-9, os quais os Emirados pretendem revender. A estimativa inicial é que os Emirados adquiram 60 caças multifunção, mas o número poderá ser inicialmente menor.

O caça Eurofighter Typhoon agora entrou na competição dos Emirados Árabes Unidos. (Foto: UK MOD / Crown)

Embora o caça Rafale tenha realizado de forma brilhante as recentes operações sobre a Líbia, os Emirados Árabes Unidos deixaram claro que exigem uma aeronave mais avançada que os atuais Rafales em serviço com a Força Aérea Francesa, e podem não estar dispostos a financiar a modernização necessária.

Basta agora os franceses melhorarem muito a oferta, incluindo todas exigências dos Emirados, caso ainda queiram vender para o rico país do Oriente Médio.

As duas aeronaves de caça, Rafale e Eurofighter, também disputam o importante contrato MMRCA na Índia, para 126 aeronaves de combate, o que pode de certa forma ter influenciado a competição nos Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Cavok

28 Comentários

  1. REALMENTE O RAFALE ESTA ENCALHADO,UM BELO CAÇA BONITO E VOA MUITO BEM,MAS DEVE TER ALGO QUE NÃO AGRADA,PROVAVELMENTE O PREÇO E A CARISIMA HORA DE VOU DA CRIANÇA.

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, acho que nimguem quer o jaca kkkkkkkkkkkkkkkk porra oque ja fizern de testes e demonstraçoes kkkkkkkkk acho que ainda vai ser o brasil que vai ser o primeiro comprador do ajaca

  3. Jaca? O rafale so e “ruin” pelo alto preco de voo e o custo da compra, mas teremos toda a tecnologia dizem os franceses. Entaum…. Deve valer a pena. lol

  4. meu preferido tambem e o rafale, mas não tem como negar que o preço e salgado, e a hora de voo e igual amante paulista, leva qualquer um a falencia rsrsrs,mas o typhoon e igualmente senão mais caro, o que EAU e INDIA estão fazendo e jogarem os dois no mesmo balaio, e ver quem cede o preço primeiro, pois a europa esta com o pires na mão, vendendo o almoço para pagar a janta e não perde sua soberba de euro hipervalorizado, ou baixam o preço e barateiam os custos ou os dois vão morrer abraçados !!!

  5. O GRANDE DEFEITO DO RAFALE
    .
    .
    .

    O grande defeito do Rafale além do preço tem outro e pior,ele se chama Sarkozy,o garoto-mal da propaganda da dassault é um verdadeiro trapalhão.
    .
    Ultimamente este senhor é uma figura que nas arábia causa repugnância e já na França também quando este canastrão abrir a sua caixinha de maldades para contemplar os banqueiro quase falidos francês.
    .
    A conta da fatura para os trabalhadores franceses é de 6 bilhões de euros….por baixo!
    .
    Como se sabe, não é uma questão técnica já que o avão mostrou seu talento;a questão agora é financeira,visto a situação atual no mundo é crítica.
    .
    Quando a política do paranoico que quer ser a força o Napoleão,o delírio clássico de todos os dementes;ai a coisa se complica;até para vender água fresca no deserto a Dassault ,por causa deste tonto, ela tem dificuldade agora.

  6. SE FOSSE TÃO BOM OS JAPONESES TERIAM OLHADO PARA ELE,E TAMBEM É O CASO DOS F-18 OS JAPAS QUERIAM O F-22 MAS TIO SAN CAIO FORA E OFERECEU O F-35 OS JAPAS DECIDIRAM FEZER O DELES É ISSO AI SE FOR PARA TER PORCARIA FAZEMOS NÓS MESMO,ISSO QUE É CORAGEM E FORÇA DE VONTADE DE UM PAIS.

  7. Se for verdade a notícia é muita desonestidade dos árabes que, ao que tudo indica, estão se mostrando alunos aplicados de um certo país ao sul do Rio Grande (não o do sul, mas aquele que marca a divisa dos EUA com o México).

  8. Só pode ter sido cagada de Arara ou Macumba, olho gordo do Tio Sam. kkkkkkkkkk
    =
    Nem aqui, nem em lugar nenhum, mesmo os Mirage sendo um sucesso mundo afora, esse Rafale não teve a menor chance.

  9. O Rafale e tao caro que muitos paises devem realizar que os Franceses nao vao progredir com esse caca, e parece que a lei e vende agora porque mais tarde nao tem mais.

  10. Um gripen custa $ 10.000 dolares sua hora voada, segundo a Fab avaliando, portanto prefiro um Rafale voando pq faz o servico que 2 gripens precisa fazer tendo 1 motor e pouco alcance.

  11. O Rafale e sem duvida um ótimo caça mas caro. E a reabertura da competicao mostra que os EAU nao ficaram satisfeitos ou com o caça em si ou pela proposta francesa.
    Quanto ao Brasil na atual europeia acho que ainda podemos negociar um melhor preço. Se perderem por lá mais fácil pra nos.
    Só uma duvida: a consulta aos americanos seria a respeito do F-15 STRIKE Eagle ou o SILENT Eagle?

  12. E aposto que o proximo a dar uma bela enrolada vai ser a India…vão ser os três enrolões..Brasil,Emirados e India,más os dois ultimos uma hora compra eo Brasil vai comprar mais uns F-5 pra defesa aérea na copa e olimpiadas!hehehe é,”terceiro mundo se for,piada no exterior”

  13. Os Emirados estão apenas aguardando a India comprar os Rafales primeiro.
    Certamente eles irão de Rafale tbm, pois é o melhor caça tendo versão naval pronta e radar aesa europeu.
    E torço pra que depois o Brasil oficialize de vez a compra do caça francês tbm.!

  14. Rafale ganhando na India, os outros o compram rapidinho.
    Percebo o desespero das tietes suecas que choram ate hoje o enterro do Gripimball NeverGoes….rsrsrs

  15. Mais uma concordo com o Lucena, a França perdeu muito com a politica do Sarkozi, ele adora a Deus e ao Diabo. Assim sendo deixou de ser confiável e ninguem quer que ele reeleja. As eleições na França – 2012.

Comentários não permitidos.