Embraer KC-390 terá sistema de distribuição de energia da Safran

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/07/KC-390-EMBRAER.jpg

Sugestão: Barca

PARIS (Reuters) – A francesa Safran disse nesta segunda-feira que a sua subsidiária Hispano-Suiza conquistou um contrato para o fornecimento dos sistemas de distribuição de energia elétrica e integração para o cargueiro KC-390 da Embraer.

O valor do contrato não foi divulgado no comunicado que anunciou o contrato.

No final de setembro, a Embraer havia divulgado que a Hispano-Suiza também foi escolhida para fornecer o Sistema Emergencial de Geração de Energia Elétrica (EEPGS) para o KC-390.

A Embraer está desenvolvendo o KC-390, jato de transporte militar e reabastecimento, sob contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB), que tem aprovação final sobre a seleção dos sistemas da aeronave considerados de interesse estratégico, como propulsão, aviônica, missão, autoproteção, manuseio e lançamento de cargas, entre outros.

(Reportagem de Lionel Laurent)

Fonte: Reuters via UOL

35 Comentários

  1. isso nao e bom…….em qualquer lugar no mundo um projeto como esse teria que ser quase todo nacional pra alavancar a economia gerando emprego conhecimento e fazendo a industria nacional desenvolver todo o aviao…ja que ninguem nasceu sabendo…..esse projeto do jeito que ta nao esta ruim…mais poderia ser muito melhor

  2. não acredito nisso…só ouço falar em uma série de sistemas de tecnologias criticas estrangeiras que a embraer esta captando para o avião…e nada ouço sobre oque vai ser nacional…e falo de tecnologias sensiveis …to começando acreditar q a embraer nesses 40 anos só faz montar mesmo!!! pq pra um projeto como essa creio eu q deveria ser no minimo uns 80% nacional..acho q tirando as partes de pronpulção o resto deveria ser nacional….
    eu mal comento os artigos pois me divirto mais lendo ou aprendendo(com quem realmente sabe algo) com o pessoal por aqui,mais ja começo a achar ridiculo essa salada que a embraer esta projetando ….

  3. Ao meu ver a Embraer com certeza iria preferir as empresas nacionais, se essas tivessem o que ela pede em termos de material e tecnologia,lembrando é claro que o KC-390, será vendido para outras nações!! Agora se a Embraer fosse esperar o desenvolvimento de todos os sistemas necessários e designados por ela, com certeza o cronograma não andaria conforme programado, ou seja o protótipo para testes já em 2014.

  4. JACKSON ALMEIDA, faz o seguinte: pedo pro Vader usar toda a inteligencia e sabedoria cientifica dele pra desenvolver esse sistema….. ai o Governo não vai mais precisa importar………… melhor ainda: pede logo pro Vader criar, projetar e desenvolver uma aeronave de caça… já que ele sabe quando um caça presta ou não presta só olhando a foto na internet, já que ele entende mais dos caças do que os proprios engenheiros…. aí o FX-2 não será mais um problema

  5. Embraer KC-390 terá ….. ???/ um tiquinho do ZE.. um tiquinho da joÃO…. um tiquinho do Manuel.. um tiquinho do bastiÃO.. um tiquinho DO SO RAIMUNDO ATE AS ALMA DO OUTRO MUNDO ….(( EMBRAER KC TIQUINHO ))

  6. AJ disse:
    14/11/2011 às 17:01
    Andando, devagar, mais andando. E no cronograma.
    ==
    Isso, apenas uma montadora. Cadê a capacidade de desenvolver um caça 100% nacional?
    Nem vou continuar a comentar.

  7. Verifiquem o curriculum da Hispano Suiza antes de fazer qualquer comentário .
    Gente …. Não há no Brasil empresa com qualificação para produzir estes dispositivos elétricos para aeronáutica .
    Até que alguém se habilite , e consiga desenvolve-los , já estaremos pra lá de 2020 .
    Não dá né ?

  8. Tem um Senhor aqui nos Comentário que costuma chamar a Embraer de ”MONTAER”,infelizmente ele esta certo, a maioria da tecnologia dessas aeronaves é vinda de fora!

  9. Memória fraca, hem, turma?
    A Embraer, demandada, fabricou o Xavante e o AMX.
    Isso foi objeto de comentário aqui no blog não tem uma semana.
    Agora, vocês querem que a Embraer, do fundo da cachola dos seus administradores, vá parir um caça prá vender para quem?
    Ora, ora…
    Olha o saldo de caixa da Embraer, tomando fumo com a variação cambial (é só olhar no site da dita cuja os resultados do 3º trimestre de 2011) para ver se tem condição de embarcar numa aventura dessas.

  10. siceramente não sei se e bom ou ruim essa salada mista de fornecedores, a EADS ja esta de olho neste nicho de mercado, e muitos dos fornecedores de ambos são comuns,sera que isso não poderia pesar fulturamente no caso de uma concorrencia fultura ? sera que não vamos pagar o preço da falta de incentivo a pesquisa e desenvolvimento ? o ossorio não foi pro saco justamente por esses motivos, de projeto interno e fornecedores externos? tomara que eu esteja errado, e a credibilidade que a embraer conquistou supere tudo isso, mas vale lembrar que comcorencias militares são muito mais acirradas e desleais do que concorrencias de aviação civil !!!

  11. Concordo com você, carlos argus:”Um autêntico Franskteins, + vai ser um grande sucesso.” Só nos resta parabenizar aos “americanos,franceses, suecos, portuguëses, argentinos, chilenos, chiiiii, näo consegui lembrar de todos os países, e olha que é um projeto estratégico da FAB, bom esse pessoal da FAB gosta mesmo é de uma pescaria, pensar em guerra pra qué.

  12. Não sei porque o espanto… toda a familia de jatos Embraer foi desenvolvida nestes termos… e é um sucesso comercial… tem gente que viaja na maionese… precisamos de tempo para sermos totalmente independentes… e de grana também…

  13. Para muitos que criticam , alguém ai ainda não sabe o quanto a MONTAER ( Embraer ) é Brasileira ? pois eu digo , no mínimo uns 10% ,porque os outros 90% não são.
    E pra piorar, a FAB que se diz ” AZAS DE UM POVO SOBERANO ”
    deixa que isso aconteça.
    Pra ficar mais pior ainda ( pois quando as coisas estão ruins , ainda podem piorar mais rs) , quem está pagando toda essa ” lambança ” somos nós, através do BNDES , que deveria incentivar as indústrias genuinamente nacionais.
    Vai vê que esse é o plano de ajuda para a Europa que prometemos ( leia-se BRIC,s) tsc tsc , lastimável !!!!

  14. Holtberi:

    “Verifiquem o curriculum da Hispano Suiza antes de fazer qualquer comentário .
    Gente …. Não há no Brasil empresa com qualificação para produzir estes dispositivos elétricos para aeronáutica .
    Até que alguém se habilite , e consiga desenvolve-los , já estaremos pra lá de 2020 .”

    Parabéns amigo vc foi direto ao ponto,temos que parar com essa Utopia que temos tudo no brasil,a verdade é não temos e para desenvolver gastariamos bilhoes seria caro e quando estivesse pronto já seria ultrapassado.

  15. Muito bem, Barca, muito bem Holtberi.
    Para fabricar qualquer coisa, tem que ter capital – dinheiro ou conhecimento ou ambos-, mercado e pessoal habilitado. Sem isso, é brincar de fabricante, é querer dar tombo em alguém.

  16. barca disse:
    15/11/2011 às 09:14
    Holtberi:
    “Verifiquem o curriculum da Hispano Suiza antes de fazer qualquer comentário .
    Gente …. Não há no Brasil empresa com qualificação para produzir estes dispositivos elétricos para aeronáutica .
    Até que alguém se habilite , e consiga desenvolve-los , já estaremos pra lá de 2020 .”
    Parabéns amigo vc foi direto ao ponto,temos que parar com essa Utopia que temos tudo no brasil,a verdade é não temos e para desenvolver gastariamos bilhoes seria caro e quando estivesse pronto já seria ultrapassado.
    ==
    ==
    Tudo tem que começar do zero. Este projeto não é de dois anos. É de muito mais. Tudo bem que é um tremendo de um projeto, mas cadê o know-how que deveríamos ter?
    Mandamos engenheiros embora no Brasil e abrimos contratações na Europa. Foi exatamente isso que foi feito.

  17. A Embraer tem 42 anos é a terceira maior produtora mundial de jatos civis, atrás de Airbus e Boeing,segundo dizem !
    E uma empresa situada num país que é a 7ª economia do mundo
    !
    Tudo isso é louvável, o grande problema é que ela não esta desenvolvendo tecnologia própria, e pelo jeito nem tem planos para isso, é ai que reside o problema ela se contenta em ser uma montadora !
    Nesse caso só há uma solução,o Governo necessita criar uma fábrica de aeronaves militares para preencher essa lacuna perigosa no nosso projeto de ”potencia”, o Estado brasileiro precisa adotar realmente um PLANO ESTRATÉGICO para que possamos ter autonomia,sem depender de terceiros!

  18. A verdade é que países como os EUA, França, Rússia, começaram um dia á produzir equipamentos sofisticados, e hoje quando vemos a Embraer agindo na calada da noite, sem se importar com avanço tecnológico do Brasil não conseguimos ver perspectiva boa nenhuma, e para piorar ainda vemos alguns sábios dizendo que aqui não tem tal equipamento…, e não vai ter nunca, porque além das dificuldades de quem esta começando, temos os pessimistas de plantão. Retardados transvestidos de sabichonas, melhor mesmo pra eles é ficarem quietinhos centados no colo de algum estrangeiro.

  19. Carlos Augusto eu discordo um pouco amigo,pois a Embraer tem a obrigação por zelar pelos seus produtos,vc já pensou se por nacionalismo a embraer compre de uma empresa nacional um sistema vital do seu Kc-390,e esse sistema falhe e cause um grave acidente e com possível perda de vidas humanas,seria desastroso,o que devemos fazer a meu ver,parceirias entre empresas que tem uma visão estrategica e empresas estrangeiras que se dispoe a transferir tecnologia,para criarmos um produto hibrido,não temos tempo e nem dinheiro para uma empreitada dessas,a melhor coisa são as parceirias com transferencia de tecnologia,e nesse quisito vejo com bons olhos dois países Israel e França,os demais paises só vejo Blá Blá Blá.

  20. Por quê tantas críticas para a Embraer?
    Criou empresa só para defesa, se associou com uma israelense, atua em várias frentes,é líder mundial em aviação regional até 122p, só não vai fazer loucura financeira.
    Que tal conhecer mais da Embraer?
    Fica a sugestão para o E M Pinto de uma matéria sobre a nossa Embraer, que aqui é tratada como se cachorro fosse.
    E cachorro vira-lata sarnento.

  21. Que a Embraer construa essa aeronave Embraer KC-390 ,com seus parceiros e tenha sucesso,mas precisamos ter centros de tecnologia no nosso país para que possamos ter independência real,pois muitos não irão nos repassar tecnologia de ponta!
    E é claro que esse não será o último avião da Embraer,dai a necessidade de estudos e projetos maiores com maior percentual de tecnologias desenvolvidas no BRASIL.
    Será que não temos universidades competentes ou centros tecnológicos capazes de desenvolver projetos pelo menos para fins didáticos ?
    Se Índia, e Irã os fazem,porque não o BRASIL?
    Nada contra a Embraer,só quero ressaltar que estamos insistindo em um erro,que o GOVERNO FEDERAL de incentivos para se criar tecnologia ou continuaremos a nadar contra a corrente !

  22. Antes de criticar sem conhecimento verifiquem quem fabrica e fornece sistemas similares a Airbus e a Boeing.
    Devido a enorme complexidade dos sistemas que compõem toda e qualquer aeronave moderna, NÃO existe a possibilidade de verticalização da produção destes sistemas por parte dos fabricantes de aviões (falta de know-how e de escala industrial) que justifique o investimento (tempo + K).
    Falar em nacionalização integral de todos os sistemas que irão compor o KC-390, demonstra um total desconhecimento ou uma visão utópica de como funciona este mercado.

  23. Barca, esse é um projeto da FAB, é um projeto militar, esta inserido no END, inserido na segurança da nação que não pode depender de terceiros, era sim um momento apropriado para se fazer parceria e não negociatas rasteira, em que os interesses do país foram subtraídos de maneira covarde para alegria de uma companhia que visa apenas o lucro dos seus acionistas, á China esta fazendo o dever de casa e a Índia também mesmo com as dificuldades dos nossos dias, e o Brasil, e a FAB?????? Já me disseram que o pior cego é aquele que não quer enxergar.
    Uma noite abençoada pra você.

  24. Carlos Augusto, será que ao invés de negociatas rasteiras não se está fazendo a parceria mais adequada ao momento?
    Lembre-se, é preciso ter escala para se montar uma fábrica de qualquer coisa, mormente de equipamentos sofisticados.
    *****
    Aqui só se elogia a China, se vê apenas o sucesso chinês, se desconhecendo o que está por trás.
    Procure ver o que está por trás do esforço de se fazer esse avião no Brasil. Aposte que será um projeto líder no mundo, no seu tamanho.

    Acredite no seu País. Aqui não só tem políticos, tem outras pessoas que estão trabalhando e engulindo sapos para levar adiante os projetos que precisamos.

    Sei do sucesso da China em muitas coisas. Mas também sei da miséria no interior da China por ler, ver noticiários, como você também sabe. Ou será tudo invenção midiática?
    Ao falar das nossas mazelas, lembre-se também das mazelas deles.
    *****
    Meu irmão é da marinha mercante.
    Certa vez, aportaram na India, não me recordo bem, acho que foi Bombay. Resolveram ir até o Hilton a pé (pessoal de navios e de aviões só ficam nos hotéis internacionais, vamos ver já o por quê). Meia dúzia de oficiais da marinha mercante do Brasil.
    Aos poucos, uma turba foi cercando-os, principalmente crianças, pedindo.
    Um dos colegas resolveu se livrar de um pedinte mais insistente, dando uma moeda.
    Prá quê.
    A turba agigantou-se, cercou o grupo de tal maneira que precisaram se refugiar numa casa de comércio, e de lá só saíram com o auxílio da polícia.
    Assim, Carlos Augusto, é a poderosa India, que negocia 126 caças, compra avião disso, daquilo, produz caças, tem bomba atômica, e não tem comida pro seu povo.
    *****
    Também já me ensinaram que o pior cego é aquele que não quer ver, mas sei que não é o nosso caso.
    Por isso, somos abençoados.
    *****
    Carlos Augusto, 2Hard4u, Barca, Cesar Pereira, Holtberi, Blue Eyes, Fabiocapapreta – lembrou bem, a EADS já está de olho nesse pedaço – etc. obrigado a todos, essa discussão é que vai fazer a gente ir adiante, até mesmo sacudir os nossos políticos. Obrigado mesmo.

  25. Grande analise da realidade AJ… que fique de exemplo aos que engrandecem paises totalitaristas que esmagam seu povo para que sua nomenklatura possa se deleitar…

  26. AJ disse:
    15/11/2011 às 22:46
    Carlos Augusto, 2Hard4u, Barca, Cesar Pereira, Holtberi, Blue Eyes, Fabiocapapreta – lembrou bem, a EADS já está de olho nesse pedaço – etc. obrigado a todos, essa discussão é que vai fazer a gente ir adiante, até mesmo sacudir os nossos políticos. Obrigado mesmo.
    ==
    ==
    Ah sim, a China deve ter como fornecedor as mesmas empresas. Aliás, a China só monta coisas também.
    Acho que a Embraer tem muito a zelar. Não tenho dúvidas disso. E que se mantenha assim com relação as suas aeronaves civis. Mas não acho que nos projetos militares deva ser assim. Estes são estratégicos até mesmo para a própria companhia.
    Agora se esse é o melhor caminho para a Embraer, acho que cabe o governo decidir se esse é o melhor caminho para ele.
    Para se ter uma ideia, eu preferia a compra de prateleira dos tanques alemães usados do que os novos Guarani. Excelente produto o Guarani, mas cadê a transferência de know-how?
    Essa é a minha opinião e, baseado em casos anteriores, o final tende a ser o mesmo.

Comentários não permitidos.