Tensão marca relação russo-americana no Ártico

Em 2007 um canal de televisão russo mostrou um mini submarino russo colocando a bandeira da Rússia no fundo do mar Ártico, a uma profundidade de 4.261 metros ou 13.980 pés no Polo Norte.

A possibilidade de a Marinha norte-americana, com armas e mísseis, estar presente nos mares do norte causa sérias preocupações na liderança militar e política russa. O anúncio foi feito pelo representante permanente da Rússia junto à Otan, Dmítri Rogózin, durante uma reunião com os militares do Distrito Militar Ocidental.

Segundo ele, os EUA estão considerando a possibilidade de uma implantação temporária de uma frota nos mares Norte, Báltico, e talvez o Barents – com as plataformas de mísseis guiados. No entanto, disse Rogózin, não há nada mais permanente do que temporário. A Rússia se opõe constantemente a militarização desta região e se oferece para fazer dela uma das plataformas fundamentais para o desenvolvimento econômico e científico dos Estados do Ártico, ou seja, Rússia, Canadá, EUA, Noruega e Dinamarca. O Ártico tem reservas significativas de hidrocarbonetos e o potencial para desenvolver rotas aéreas e marítimas.

Washington está prestando atenção ao desenvolvimento da região do Ártico do ponto de vista de domínio na região, fortalecendo a atividade política, econômica e militar locais. Dmitry Rogózin considera que junto da fronteira russa está se formando uma área militar, “que formalmente declara-se como o potencial para interceptar mísseis balísticos na parte sul da Europa”.

Os EUA têm um número significativo de navios de guerra equipados com mísseis e defesa aérea baseada no sistema AEGIS, disse o editor-chefe da revista “Defesa Nacional”, Igor Korotchenko.

As características desse sistema de antimísseis podem  teoricamente interceptar a trajetória dos mísseis balísticos russos em caso de um conflito hipotético entre a Rússia e os Estados Unidos. Nesse contexto, a presença da Marinha americana e sua possível implantação nos mares do norte é considerada pela liderança militar e política da Rússia como uma das ameaças ao funcionamento normal das forças nucleares estratégicas da Rússia.

O especialista acrescenta que a versão terrestre do Igis formará a base do sistema europeu de defesa antimísseis, que está sendo criado pelos Estados Unidos e a Otan para combater a ameaça iraniana. Como se sabe, a Rússia continua as negociações com os Estados Unidos e a Otan sobre a criação do sistema europeu de defesa de mísseis. Enquanto o papel da Rússia na nova arquitetura de segurança continua a ser um assunto de debates intensos.

As autoridades russas estão pouco dispostas a ter um confronto com o Ocidente, especialmente na corrida armamentista no Ártico. O Kremlin tem reiterado que a paridade das partes é a questão das negociações, e não do aumento das forças militares. No entanto, isso não significa que a Rússia irá abandonar a atualização planejada da sua capacidade de defesa em várias regiões, incluindo nos mares do norte. Assim, Vladímir Pútin disse que a Rússia pretende aumentar as forças da Marinha do Norte. Em particular, serão concluídos os trabalhos de concepção e construção de submarinos de mísseis estratégicos do Projeto 955 Borei e do submarino nuclear 885 Yasen.

Fonte: Gazeta Russa

16 Comentários

  1. AJ. porque a Russia tem se incumbido de equilibrar a força que falta em qualquer lado que os EUA tenham retenção de trucidar. E porque o momento econômico mundial dos EUA é péssimo, dando espaço para a RUSSIA desengavetar os projetos da guerra fria e continuar a estratégia dissuasiva brilhante que nunca permitiu uma investida americana próximo dos interesses Russos.
    Não à Paz sem equilíbrio e o EUA tem uma leve vantagem que é a OTAN.

  2. isso e paixão antiga, no fim eles lucram e so sobra para quem esta em volta, a guerra fria e os alinhamentos davam muitos lucros, as puuutencias são todas iguais !!1

  3. De nada, quando li pensei que fosse um erro de digitação por que no post falando sobre a proposta da Navantia vinha escrito certo. Mas so eu pensei na apolo 11 quando vi a imagem? US finca uma bandeira na lua, RU finca uma bandeira no leito oceanico…

  4. AJ pois e uma potencia nuclear mundial. E pode ameacar a Europa + EUA.

    Quanto a isso: Porque a russia teme. Sao misseis de defesa. sera que eles querem atacar? Sera que eles tem medo? Faca seus proprios antimisseis e coloca la perto do EUA

  5. Eu já tinha dito isso antes, em outros post agora resta saber quem vai dispara o primeiro tiro, o fim esta chegando, o começo da tão sonhada War III está apenas começando ninguém vai fazer armas para fica de enfeite uma hora elas terão sua utilidade, pra falar a verdade seria um favor acabava de vez essa putaria de guerra é essa politica governista americana só eles tem razão é são os donos do pedaço.

  6. alison disse:
    13/11/2011 às 23:44

    Não meu caro colega. Não acredito em briga feia entre EUA x Rússia. Pois os EUA só entram em guerra contra países mais fracos…(ou no caso da IIGM contra o bagaço ocidental da Alemanha e contra o Japão anos depois e ainda teve que apelou para bomba atômica, pois eles não se rendiam.). Todo o resto foi a rotina de bater em gente mais fraca ou morta de fome; ou ficar gritando, ameaçando e fazendo embargo de longe. Se foi assim a mais de 100 anos imagina agora com grave falta de grana?? Não acredito em guerra nesse caso…

  7. Sr.NobruRj,
    .
    .
    lembrou bem o quanto os EUA são em uma guerra com um oponente que sabe se defender,pois na II GM,os russos absorveram 65% da carga bélica nazista que na época era a força bélica mais poderosa,caso os ingleses aguerridos que são fossem subjugado pelos nazistas,o tio Sam com certeza sozinho levava um verdadeiro baile dos alemães basta ver a atuação dos americanos no pacífico, precisou da ajuda de muita gente para dá conta do recado e quase com esta ajuda corria o risco de soçobrar no pacífico.
    .
    Se compararmo a história das guerras dos russos e americano na real,os russos com toda as dificuldade foram muito machos no campo de batalha,uma coisa que os americanos nunca souberam ser,a covardia sempre foram o seu forte e não a tecnologia,por incrível que se possa aparecer;basta ver as guerras do Vietnã e agora no Afeganistão.
    .
    .
    abraços

  8. Acredito que dessa vez vai, WW3 demoro mas ta chegando,mas quem vocês acham que venceriam ?? Quem tem os melhores aliados ?? eles usariam a bomba atomica ??

  9. Uma guerra entra US e RU seria extremamente tensa, nimguem seria doido o suficiente pra lançar ou sequer ameaçar usar armas nucleares, por que sabe que se o fizer o outro vai revidar, e todo mundo sabe no que isso dá. Mais que ia ter um desmiolado pra ficar ameaçando ia, e o pior e se um cair na provocação, ai a coisa fica feia. Como diria Einstein: Eu não sei como a 3ª GM vai ser, mas sei que a 4ª sera com paus e pedras.

Comentários não permitidos.