Talibãs se consideram mais fortes que há 10 anos, quando perderam o poder

Alberto Masegosa

O principal porta-voz da milícia talibã no Afeganistão, Zabiullah Mujahid, afirmou neste domingo que o movimento rebelde é mais forte hoje que dez anos atrás, quando foi derrubado do poder pela intervenção dos Estados Unidos no país, pois, segundo ele, os insurgentes “ganharam experiência política e militar”.

“Agora podemos atuar na totalidade do país”, afirmou Mujahid em entrevista por telefone à Agência Efe de um lugar não especificado da fronteira entre Paquistão e Afeganistão, uma década após a queda do regime talibã em Cabul.

O porta-voz insurgente enfatizou o poder do movimento. “Somos capazes de desestabilizar qualquer região, inclusive o vale do Panjshir”, ao norte da capital afegã, onde a milícia talibã nunca conseguiu operar durante os cinco anos em que ocupou o governo.

Mujahid atribuiu a queda do regime talibã exclusivamente à “invasão das tropas estrangeiras” e destacou que os rebeldes continuarão a lutar “enquanto houver forças ocupantes, o país não seguir os preceitos do islã e os americanos tiverem o poder”.

“A guerra santa é o único modo de mudar essa situação e trazer prosperidade ao povo”, declarou o porta-voz, que chamou de “farsa” o processo de reconciliação nacional buscado pelo presidente Hamid Karzai. “É mais um espetáculo para mostrar à imprensa internacional que é o homem que trará a paz aos afegãos. Nunca terá sucesso”.

De acordo com fontes dos serviços de inteligência locais, o pseudônimo de Zabiullah Mujahid esconde a identidade de Qari Nesser Ahmed, um médico que viveria na localidade paquistanesa de Chaman, próxima à fronteira com o Afeganistão.

Nessa mesma região fica a cidade de Quetta, onde, segundo essas fontes, estaria escondido o líder do movimento talibã, mulá Omar.

“O movimento talibã se sente forte”, apontou à Efe um ex-funcionário do antigo regime talibã, Waheed Mozhdah, atual analista político em Cabul, onde escreveu vários livros sobre seu antigo movimento.

“Quando o talibã se sente fraco, cala. Quando se sente forte, fala, como agora”, explicou Mozhdah, que durante a meia década de governo talibã exerceu o cargo de diretor do departamento de Assuntos Asiáticos e Oriente Médio no Ministério das Relações Exteriores.

“Seu discurso é como o de 1996, quando tomaram o governo. O então presidente Burhanuddin Rabbani – assassinado por um terrorista talibã suicida em setembro passado -, lhes ofereceu compartilhar o poder, mas rejeitaram a oferta porque se sentiam fortes”, explicou Mozhdad.

“O presidente Karzai também lhes propôs agora compartilhar o poder, mas rejeitaram a oferta. A razão é que eles se sentem fortes”, acrescentou.

O ex-membro do antigo regime talibã não descartou que o movimento recupere o poder assim que, de acordo com o calendário previsto, as tropas internacionais se retirem totalmente do país, em 2014. “No Afeganistão tudo é possível”, foi sua resposta.

“Eles estão cientes de que, quando estiveram no poder, cometeram erros”, reconheceu Mozhdah, que revelou que, durante todo este tempo desde que saiu do poder, não perdeu o contato com seus antigos correligionários. “Me telefonam de vez em quando, sobretudo à noite”.

“Se recuperarem o poder, mudariam algumas coisas em relação a seu anterior regime, mas na essência seria igual”, concluiu o analista.

Fonte: UOL

11 Comentários

  1. Se é a forma sobre a qual querem viver, sob domínio religioso, que vivam, pobre são os que não querem isso, pois os extremistas não perdoam nem toleram quem não reza sua cartilha, é assim nos EUA, é assim com o Talibã!

  2. claro que ficarão mais fortes, o talibã se alimenta de odio extremista,e isso e o que mais foi cultivado nesses dez anos de oculpação,como dizer a um garoto que so conhece aquela realidade, que ele esta errado em odiar quem bombardeou sua casa, extuplou suas irmãs e matou seus pais ? e quem acolhe esse orfãos e doutrina eles na jihaad ? o talebã !

  3. os EUA ao contrario do iraque tinham mais que motivos para atacar o afeganistão, pelo simples motivo de terem sido atacados primeiro, os financiadores do 11 de setembro estavam encravados entre o talebã,quem discorda ponha-se no lugar deles, e se fosse no brasil um ataque terrorista daquelas proporções ? porem a forma como conduziram as batalhas fizeran- nos perder o rumo, o que e natural numa politica externa imperialista, bancada por loobystas de armas, e em um exercito formado por MERCENARIOS cooptados em guetos e escolas publuicas que matam e morrem do outro lado do mundo, enquanto os filhos dos abonados americanos lucram especulam e monopolizam o sonho americano,( lembrem-se disto quando, ouvirem alguem defender o fim do serviço militar obrigatorio, filho de rico não pega em armas se pode pagar alguem para faze-lo) a jihaad e uma ideia, e ideias não se combate somente com balas, mas sim com ideias melhores !!1

  4. a foto e uma das cenas mais tristes que eu ja vi, uma linda criança sendo ensinada a odiar, tendo que abandonar sua inocencia ( como as daqui dos morros e periferias, que tem por perto o exemplo nojento de sucesso dos traficantes)em meio a escravas, não pela burca,pois não devemos achar que nossa cultura de mulher objeto que tem preço e não valor e superior a de outras que não conhecemos, mas sim pela forma como são tratadas, como animais de cria ou abaixo, lamentavel !!!

  5. Quando o domínio religioso é destituído aparece o domínio político e a luxúria da espaço a corrupção!
    Sorte ou azar só o tempo dirá!

  6. Felipe Augusto, a antiga esquerda se traveste de madre Tereza às avessas e tenta pregar o mau como bem… vejamos: em conluio com bolivarianos, tentam, a qualquer preço, formara URSAL, congregando a AL e Caribe… aplicam medidas de carater midiatico e cultural com intuito de convencer pela maioria, em muitos casos não tendo o apoio da mesma, na tentativa de formar uma linha legalista voltada ao amparo do movimento revolucionario aplicada ao exterminio de qualquer oposição ao levantamento de um estado totalitarista de carater socialista… usa ate mesmo a dissiminação das drogas no seio da juventude estudantil (vide red cocaine), manejando os ideais e jogando os estudantes contra o sistema organizacional de ensino… buscam o separatismo e a divisão em classes da população, usando de artificios que aparentam trazer mais direitos civis aos currais eleitorais que formam quando da separação em guetos das população… se arvoram em levantar a bandeira dos DIREITOS, mas se esquecem, ou se fazem de esquecidos, que uma sociedade não se faz so de garantias, mas de DEVERES também… prometem, prometem e nada factivel é feito por eles… é o discurso pelo discurso… em sua pratica revolucionaria não ha lugar para realizações mas sim para conquistas… o que importa é somente o poder pelo poder… nada mais… assim são os “defensores dos oprimidos”… assim que conseguem o poder passam a ser opressores… é a natureza do revolucionario… “POR FORA, BELA VIOLA… POR DENTRO, PÃO BOLORENTO”… o mesmo se aplica a grupos como o Talibã…

  7. ” Estamos realmente regredindo para o período medieval. Não é uma piada.
    .
    Se isso está acontecendo no país mais poderoso e mais rico na história(EUA), então essa crise não será evitada e tudo isso sobre o que estamos falando não irá importar, em uma geração ou duas”
    .
    .
    “(…)”Vocês são a esperança, mas estão apenas começando. Não se entusiasmem demais com o que já fizeram. Busquemos juntos as formas de construir, em meio à crise, um mundo mais humano”(…)”

    ********
    .
    .
    (*)Noam Chomsky,ativista político estadunidense.
    .
    É professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
    .
    Seu nome está associado à criação da gramática ge(ne)rativa transformacional, abordagem que revolucionou os estudos no domínio da linguística teórica. É também o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, sendo o seu nome associado à chamada Hierarquia de Chomsky.

Comentários não permitidos.