Embraer vai remotorizar jatos e evita briga com Boeing e Airbus

http://2.bp.blogspot.com/_40Gfre3yv7M/TQJJZ2YWR9I/AAAAAAAAB8U/1e_-wUcy8Ss/s1600/1_emb1952_baixa.jpg

Empresa informou que decidiu concentrar seus esforços no segmento de aviação comercial, e não no desenvolvimento de avião maior.

A Embraer informou que decidiu concentrar seus esforços no segmento de aviação comercial, por ora, na remotorização de seus jatos de 70 a 122 passageiros –e não no desenvolvimento de um avião de maior porte.

Assim, a fabricante brasileira evita um confronto direto com as gigantes Boeing e Airbus, com faturamento 10 vezes maior e que dominam o mercado de aeronaves de grande porte.

De acordo com a assessoria de imprensa da fabricante brasileira, o desenvolvimento de uma segunda geração da família de aeronaves E-Jets demanda aportes estimados em US$ 2 bilhões –menos que os US$ 3 bilhões para um avião totalmente novo. Não está claro quais serão as fontes de recursos que a companhia usará para os investimentos.

A Embraer já sinalizava que não iria apostar em um jato maior. Em 4 de novembro, o presidente-executivo da empresa, Frederico Curado, afirmou que via dificuldade “na equação do retorno de investimentos” em um avião maior.

A Embraer vinha postergando uma decisão sobre sua estratégia para a aviação comercial, à espera dos posicionamentos de Airbus e Boeing –que decidiram colocar novos motores em seus campeões de vendas A320 e 737, respectivamente, com promessa de economia significativa de combustível.

A canadense Bombardier, rival histórica da Embraer na aviação regional, está desenvolvendo a família CSeries, de 100 a 149 assentos, com previsão de ter as primeiras entregas no final de 2013, embora reconheça desafios para cumprir o cronograma.

No final de julho, a companhia aérea britânica Flybe –que lançou o avião Embraer 195, o maior produzido no Brasil– informou à Reuters que tinha grande expectativa de que a fabricante brasileira decidisse equipar os jatos com um novo motor.

“A Flybe tem um grande relacionamento com a Embraer… Estamos sempre compartilhando nossas ideias com a Embraer como parte dessa parceria e olhando à frente para novas tecnologias no mercado de aviação regional para além de 2016. Temos a forte expectativa de que um novo motor faça parte disso”, disse na época o vice-presidente operacional da Flybe, Andrew Strong.

Analistas que acompanham a Embraer descartavam a chance de a fabricante ir para uma disputa com Boeing e Airbus. Além do porte e da musculatura financeira das fabricantes norte-americana e europeia, ambas têm forte apoio dos governos dos Estados Unidos e da Europa, o que desequilibra as forças, segundo relatado por executivos da Embraer.

A Embraer tem conseguido manter e até elevar sua carteira de pedidos na aviação comercial, com novas encomendas em ritmo igual ou superior ao das entregas de jatos.

Em entrevista à Reuters em março, o presidente da fabricante disse ter uma visão de longevidade dos E-Jets.

“Os E-Jets são aviões que estarão no mercado durante décadas… Eu vejo nos E-Jets a história do Boeing 737, que é um produto que tem 40 anos, com três gerações”, disse Curado na ocasião, ressalvando que em algum momento os aviões precisariam de uma nova versão.

A Embraer fechou encomendas firmes por mais de 1 mil unidades dos E-Jets desde o lançamento dos aviões, em agosto de 1999, tendo entregue quase 800 aeronaves desde 2004.

Fonte: Notícias RSS

32 Comentários

  1. Notem, na reportagem, que o texto reforça o apoio que as estrangeiras tem dos respectivos governos (a Airbus tem da UE) enquanto que a EMBRAER tem que virar-se sozinha.

  2. Bombardier poderia me contratar, para fazermos o melhor avião desse planeta. Fica aqui registrado o meu oferecimento. Inovação total. Salário: $10.000 dol/mês.

  3. É melhor a Embraer não se aventurar no caminho da Boeing e Airbus,essas duas empresas são muito fortes e a Embraer não tem cacife para competir com elas.
    A Embraer deveria e estar investindo em produtos para as forças armadas do BRASIL,como um novo caça por exemplo,pois vejo um futuro com dificuldades para ela nos mercados do exterior!
    A fábrica da China e a concorrência dos Tucanos nos EUA ,parecem que darão em nada, o melhor seria um maior investimento no mercado interno, já que dizem que haverá um reaparelhamento das nossas forças armadas !

  4. Boeing e Airbus. Além do porte e da musculatura financeira das fabricantes norte-americana e europeia, ambas têm forte apoio dos governos dos Estados Unidos e da Europa , E AQUI A Embraer NÃO TEM NEEE ?? FICA ASIM

  5. Corretissima a decisão da Embraer. Fica no nicho que domina, vai mudar de andar na hora certa – depois que o KC-390 estiver pronto, voando, já com a experiencia toda apreendida.
    Não tentará ser Davida contra Golias, isto é, brigar com Boeing e Airbus.
    E como bem ressaltado pelo Braz, notem o apoio que Boeing e Airbus recebem dos seus países de origem, o que não ocorre na mesma intensidade aqui.
    Por exemplo, o Governo brasileiro poderia reduzir bem os impostos para as empresas nacionais que quisessem adquirir aviões fabricados localmente, para fomentar o desenvolvimento da aviação regional, para valer.
    Olhem o que a Passaredo faz hoje, voando de norte a sul com ERJ145, a Trip, com EMB-170 e 175.
    A própria Azul, com os EMB-190 e 195, mas já introduziu ATR-72 para melhor capilarizar seus destinos. E se tivesse menor custo não poderiam ser ERJ-145?

  6. O governo brasileio da mesma forma que contratou o KC-390, deve agora contratar um avião de carga quadrimotor para o transporte de cargas e tropas a longa distancia e de quebra fazer parceria com os ucranianos que nesse quesito construiram os antonov, os maiores aviões do mundo, com isso dando musculo a embraer preparando ela pra futura conconrrência com a boeing e airbus!Tá na hora de aumentar o percentual de nacionalização na fabricação desses aviões, principalmente no que diz respeito aos motores, já tá na hora deles serem feitos 100% aqui no Brasil!

  7. Todo mundo mete o pau nos americanos, porque eles são extremamente bairrista, patriotas,dominam ou não o mundo, sintetizando são os verdadeiros filhos da putas, e sanguinários, eles estão extremamente certos. Qualquer um na condição atual deles faria a mesma coisa. Porque, eu falo isso. Ora eles podem ser a escória do mundo em fazer sacanagem, invadir, extorquir, comprar, ameaçar, matar milhares civis na covardia com duas bombas atomicas, enfim eles são os americanos. Agora eu tiro o chapéu pra eles, porque eles pesquisam, trabalham em cima de um objetivo tem o foco direto no trabalho e principalmente em tudo que eles fazem, tanto na área militar ou civil. Agora vem um bando de políticos de um país que 60% da sua administração pública é corrupta e não tem o menor comprometimento com o bem-estar dos seus cidadões e nem com a segurança do país. Um exemplo este país resolveu comprar aviões de caça em tres fornecedores ou em tres países, porém exigiu que os mesmos transferisse incondicionalmente a tecnologia aplicada no referido caça escolhido. Pelo amor de Deus, vão trabalhar rebanho de vagabundos, vão pesquisar, vão desenvolver suas armas, seus aviões, seus navios, fabricar os seus porta-aviões e outras coisas mais, tem dinheiro sim tem capacidade sim o que ta faltando é comprometimento dessa corja com o país. A EMBRAER na pessoa do seu presidente disse que é capaz de desenvolver um caça, agora ela sozinha não aguenta, tem que ter apoio do governo neste sentido. Enquanto os homens público deste país não tiver com prometimento com seu país, continuaremos sempre nesse marasmo. Não deu certo a primeira vez, tenta mais uma, não deu ? vai mais uma, mais duas, mais três até o dia que vai dá certo. Sinceramente não acredito mais neste país.

  8. SE EU QUERO ALGO TENHO QUE BUSCAR,E PORQUE A EMBREÉR NÃO APRESENTA A MAQUETE DE UM PROJETO DE CAÇAS DE NOVIDADES A FORÇA AÉREA,PORQUE NÃ BUSCA SE REVOLUCIONAR COMO FORNECEDORA DO GOVERNO BRASILEIRO,COMO BUSCA O MERCADO EXTERIOR,PORQUE NÃO BUSCA CRESER AQUI DENTRO,TO TANTO QUE BUSCA CRESER LA FORA,ESUQSE O ANTIGAMENTE QUANDO ÉRA UMA ESTATAL ERA CABIDE DE EMBREGO DO GOVERNO,E TAMBEM VIVIA COM A BOCA NAS TETAS DO GOVERNO,JA QUE AMBOS SE SEPARARAM CRESERAM,TALVEZ SEJA A HORA DE ALGO MAIS PROFUNDO MAIS COMPROMETEDOR,E NADA MELHOR QUE DESENVOLVER UM CAÇA DE ULTIMA GERAÇÃO PARA REFORÇAR ESTA AMIZADE E COMPROMENTIMENTO MUTUO.

  9. A Embraer não se interessou em fabricar bons aviões militares,e nem os governos brasileiros.Os militares também se calaram.E agora?

  10. A Embraer só vai investir em produtos militares se houver demanda. lembram-se da engesa? Bernardini? fecharam as portas com ótimos produtos projetados e nosso governo não estava nem aí pra adquiri-los.A Inbrafiltro e Avibras tem ótimos projetos de veículos e o governo Federal nunca compra nada. Como voces querem que uma empresa gaste uma fortuna em pesquisa, projetos e prototipos se o proprio governo de seu país não se interessa em compra-los. Para um cliente extrageiro comprar um armamento brasileiro ele quer ter a garatia que o Brasil o use em seu exercito primeiramente. È uma garantia.
    Não descem o porrete no gripem NG porque a Suecia ainda não encomendou nenhum?

  11. PAGAMOS 40 MILHÓES DE DÓLARES por cada VANT(foram 3 aparelhos)israelense(incluindo peças e central de comando)…
    Será que com 100 milhões de dólares não seria possível um projeto nacional, sendo que já existem empresas nacionais fabricando esse tipo de aparelho (inclusive fornecendo para a Marinha).
    Isso é só um exemplo da falta de apoio governamental…para que serve o BNDES??????

  12. LORDELO, esse governo entreguista dos ultimos 25 anos vai nos levar ao lodo em materia de defesa estrategica… já se venderam ao capital internacional… comem na mão de Wall Street… achas que vão nos equipar e nos dar independencia em materia de defesa?… ledo engano… nos trairam por 30 moedas… temos é que tira-los e colocar pessoas que realmente estejam interessadas em prover o pais do que ele necessita… não estão preocupados com isso… um deles ate cogitou que não deviamos nos armar… são todos entreguistas… um governo comprometido com nosso bem estar e segurança é o que precisamos e não dessa corja que ai esta incrustrada no DF… FORA LESAS PATRIA…

  13. a embraer deveria se concentrar no desenvolvimento de sistemas nacionais proprios, e tecnologias de turbinas eficientes como essa nova tecnologia que utiliza etanol… esse é o caminho..
    aviação cada vez mais barata e sustentável…

  14. HÁ 30 ANOS que ouço o Brasil ser chamado de “O CELEIRO DO MUNDO”. Esse ano, no RS, a presidente Dilma reiterou esse estigma com ORGULHO!
    Ser um grande produtor/exportador de alimentos é de vital importância e valor, mas aceitar a “vocação de país agrícola” nos faz abdicar de procurar ser uma nação detentora de tecnologia(em todas as áreas)…pois é a tecnologia que dá poder!
    Por exemplo…somos grandes produtores de cacau, mas a empresa que mais lucra é a Nestle…
    Mandamos soja para os chineses, carne para russos, europeus, suco concentrado de laranja para americanos todos “in natura”!!! Devemos mandar processados e embalados para agregar valor ao invés de eternos fornecedores de matéria prima.
    Ainda querem sonhar com caças nacionais, aviões de grande porte..acordem!

  15. max disse:
    13/11/2011 às 15:14
    PAGAMOS 40 MILHÓES DE DÓLARES por cada VANT
    ———————————–
    Pra mim foi dinheiro jogado na lata do lixo.

  16. fiorano disse:
    13/11/2011 às 14:54
    A Embraer só vai investir em produtos militares se houver demanda.
    ———————————–
    O governo encomenda os projetos militares para a Embraer,ou seja, faz parceria, porém a Embraer não pode explorar o governo,que usa o dinheiro do povo.

  17. Com os políticos que nós temos, não vejo solução para o Brasil. Acho que vamos quebrar,e o povo se revoltar, como ocorreu na Líbia e no Egito. Políticos incompetentes e sem cultura, quebram qualquer nação.E isso sem contarmos com os propineiros.

  18. Concordo totalmente com o comentário do Max (13/11/2011 às 15:49)devemos ter vergonha de sermos um país que vende matéria prima,veja o caso da Vale,faz uma propaganda danada e no final não passa de uma exportadora de minérios in natura,Petrobrás é outra fala que tem tecnologia própria é autossuficiente e que faz e acontece,mas só sabe vender combustível a preços exorbitantes para os brasileiros,procurem saber o preço dos combustíveis na Venezuela para vocês verem!
    Essas empresas não agregam valor ao produto que é exportado,submete o trabalhador brasileiro ao serviço pesado e perigoso e causa danos ambientais terríveis ao BRASIL!
    SÓ SEREMOS POTÊNCIA QUANDO VERMOS COM NOSSOS PRÓPRIOS OLHOS A MELHORIA NA SAÚDE,EDUCAÇÃO,INFRA ESTRUTURA ,SEGURANÇA E ETC!
    Não vamos nos iludir com histórias,de país do futuro,somos o celeiro do mundo e ainda morre gente de fome nesse país!
    VAMOS NOS ATER A COISAS CONCRETAS NÃO EM COISAS HIPOTÉTICAS, VIRTUAIS !

  19. Completando o meu raciocínio acima, eu sugiro ao Sr. Curado da Embraer o seguinte :
    -Criar uma comissão dentro da Embraer com dedicação 24 hs. e exclusiva para execução do projeto de uma caça de última geração. ( Acredito que do começo ao final do projeto no papel não irá onerar tanto o caixa da Embraer ).
    – Não criar expectativa que o governo vai participar ou não, faça o seu projeto.
    – Concluido a confecção do projeto do caça, apresenta ao governo.Se ele acatar porreta, vamos trabalhar em parceria em cima disso. Se ele não acatar, vamos trabalhar em cima dele com calma e testando todas as variantes possíveis do projeto.
    -Executa-se a montagem do protótipo ( agora, tudo tem que ser de última geração, imponderavelmente ).
    -Pronto, eu aposto que vai chover compradores, desde que se faça um diferencial.
    -Não colocar a premissa do valor investido e sim o valor agregado do equipamento, que por certo srs. será uma maravilha tecnológica. E mais a EMBRAER tem capacidade, gente qualificada, área, e equipamentos, basta misturar os ingredientes do bolo. Agora se pensar em lucro rapído, então é melhor nem começar, esse retorno é a longo prazo, PENSE NISSO SR. CURADO, e boa sorte.

  20. Como bem disse o Dandolo (está terrível hoje), a Embraer só vai investir em produtos militares se houver demanda.
    Não se duvida da capacidade da Embraer, mas da capacidade de nossos governantes entenderem que defesa é um longo caminho, e que se tem que começar cedo.
    Que o Governo demande a Embraer que a coisa andará.

  21. Com essa saída estratégica desse nicho do mercado de grandes aeronaves, e a repotencialização das antigas,n técnicos e especialistas e q vão ganhar em experiência, podendo reformatar outros aviões e caças pór ausar-mos um pouco +, achei ótima essa iniciativa. Sds.

  22. LORDELO disse:
    13/11/2011 às 10:39
    A EMBRAER na pessoa do seu presidente disse que é capaz de desenvolver um caça, agora ela sozinha não aguenta, tem que ter apoio do governo neste sentido. Enquanto os homens público deste país não tiver com prometimento com seu país, continuaremos sempre nesse marasmo. Não deu certo a primeira vez, tenta mais uma, não deu ? vai mais uma, mais duas, mais três até o dia que vai dá certo. Sinceramente não acredito mais neste país.
    ==
    ==
    Que eu saiba a Embraer levou o dinheiro do AMX e mais um monte e nem metralhadora o AMX tinha. Era para ser um caça bombardeiro completo e acabou sem míssil, sem metralhadora e sem radar.

  23. fiorano disse:
    13/11/2011 às 14:54
    A Embraer só vai investir em produtos militares se houver demanda. lembram-se da engesa? Bernardini? fecharam as portas com ótimos produtos projetados e nosso governo não estava nem aí pra adquiri-los.A Inbrafiltro e Avibras tem ótimos projetos de veículos e o governo Federal nunca compra nada. Como voces querem que uma empresa gaste uma fortuna em pesquisa, projetos e prototipos se o proprio governo de seu país não se interessa em compra-los.
    ==
    ==
    Aha, quer dizer que nós vivemos essa merda de desenvolvimento porque o governo não quer manter um bando de empresários mamando nas suas tetas?
    Sim, é vergonhoso termos a capacidade de desenvolvermos as coisas e ver que o empresário brasileiro prefere importar desde chaveirinhos até automóveis dos chineses.
    E não digam que o problema são os impostos, pois a verdade é que até um simples prato de comida custa uma fortuna. O “custo Brasil” que todo mundo reclama deveria se chamar “custo empresário”.

  24. Dandolo disse:
    13/11/2011 às 16:35
    Com os políticos que nós temos, não vejo solução para o Brasil. Acho que vamos quebrar,e o povo se revoltar, como ocorreu na Líbia e no Egito. Políticos incompetentes e sem cultura, quebram qualquer nação.E isso sem contarmos com os propineiros.
    ==
    ==
    Dandolo, já falei: o problema não são os políticos. O problema do Brasil são os brasileiros. Começa pelo povo que se vende por gás, tijolo, cesta básica. Passa pelo empresário que só que lucro fácil. Ainda passa pelas “mentes brilhantes” que deveriam decidir (através das entidades de classe) o melhor para o Brasil mas só sabem defender os seus próprios interesses e ainda tem o judiciário, que só bota na cadeia ladrão de galinha deixando impune os grandes ladrões. O último elo de toda essa decadência moral são os políticos que representam nada mais nada menos que a própria sociedade decadente.
    E pior, até na hora de reclamarmos pegamos o caminho mais fácil jogando toda a culpa nos políticos.

  25. César Pereira disse:
    13/11/2011 às 18:21
    Concordo totalmente com o comentário do Max (13/11/2011 às 15:49)devemos ter vergonha de sermos um país que vende matéria prima,veja o caso da Vale,faz uma propaganda danada e no final não passa de uma exportadora de minérios in natura,Petrobrás é outra fala que tem tecnologia própria é autossuficiente e que faz e acontece,mas só sabe vender combustível a preços exorbitantes para os brasileiros,procurem saber o preço dos combustíveis na Venezuela para vocês verem!
    Essas empresas não agregam valor ao produto que é exportado,submete o trabalhador brasileiro ao serviço pesado e perigoso e causa danos ambientais terríveis ao BRASIL!
    SÓ SEREMOS POTÊNCIA QUANDO VERMOS COM NOSSOS PRÓPRIOS OLHOS A MELHORIA NA SAÚDE,EDUCAÇÃO,INFRA ESTRUTURA ,SEGURANÇA E ETC!
    Não vamos nos iludir com histórias,de país do futuro,somos o celeiro do mundo e ainda morre gente de fome nesse país!
    VAMOS NOS ATER A COISAS CONCRETAS NÃO EM COISAS HIPOTÉTICAS, VIRTUAIS !
    ==
    ==
    Camarada, concordo com a parte da Vale, mas discordo com a parte da Petrobras.
    Mesmo sendo mais de 50% privatizada, a Petrobras segue seus investimentos baseado em planos de negócios que passam pelo crivo do Governo Federal. Na época de governos anteriores todas as plataformas e navios de apoio eram comprados fora a ponto de quebrarem a maior indústria naval da época (sim, a indústria naval brasileira já foi a a maior). Hoje, neste governo que todo mundo desce a lenha, a Petrobras voltou a investir na indústria nacional com investimento mínimo girando em torno de 70% de conteúdo nacional. Alguns casos chegam a 90%.
    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/22411_UMA+INDUSTRIA+PRONTA+PARA+ZARPAR
    =
    http://repassandotudo.blogspot.com/2010/05/petrobras-compra-no-brasil-r-50-bi-em.html

  26. Caro over (14/11/2011 às 18:58)eu não estou falando contra os investimentos que a Petrobras esta fazendo no BRASIL,que concordo com você aumentaram muito desde o governo Lula ! lembro quando Lula sabiamente disse que a Petrobras estava criando empregos em Cingapura e não no BRASIL!não tenho nada contra isso que na verdade é o certo a se fazer!
    Eu me refiro à suposta tecnologia que a Petrobras diz ter,a tão propalada tecnologia própria para extrair petróleo em águas profundas por exemplo !
    http://www.youtube.com/watch?v=mgJVKxP814w

  27. Nossa Dandolo dinovo o mesmo comentario !!!!!

    O Super Tucano é muito superior aos jatos de treinamento de gerações anteriores ele destruiria eles com grande facilidade e também um Turbohelice pode ser tão veloz como um jato o bombardeiro Russo Bear é mais veloz que muito jato e fora a etronica do ST que desbanca muito caça de gerações anteriores.

    Em que voce acha que o ST seria inferior ao Xavante?

  28. Não reclamem do fato de a Embraer não fabricar jatos. Ela não andou para trás.
    Ela fabrica o que tem demanda.
    Fabrica o melhor avião COIN, o melhor jato regional, e, em breve, estará entregando o melhor cargueiro na categoria do KC-390.
    Querem que fabrique um caça? Para qual mercado?
    Façam a joint venture semelhante a do KC-390, como fizeram antes com o AMX e o Xavante, dêem-lhe as especificações que o bicho sairá.

Comentários não permitidos.