Berlusconi renuncia ao poder na Itália

http://imagem.band.com.br/destaq_dtqhome_4917.jpg

Primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi

O magnata das comunicações Silvio Berlusconi, 75 –considerado uma das figuras mais polêmicas e, ao mesmo tempo, carismáticas da Itália, concentrando durante um longo período enorme poder econômico e político– foi durante 17 anos o líder da direita do país, apesar do envolvimento em vários escândalos sexuais e judiciais.

O ex-primeiro-ministro conservador, que esteve no poder desde 2001, com uma interrupção de dois anos –de 2006 a 2008– lançou-se na política em 1993, depois dos casos de corrupção “Tangentopoli” ou “Mãos Limpas”, que desmoralizaram a classe política de então.

O multimilionário italiano — dono de uma das maiores da Europa, e que manteve um estilo caracterizado por ataques e provocações a seus inimigos– chega ao ocaso político com a popularidade em apenas 22%, a menor da história.

A desastrosa administração da grave crise econômica na Itália, em uma Europa em crise, afetou negativamente a imagem de Berlusconi, que vem sofrendo nas últimas semanas várias derrotas.

Nascido em 29 de setembro de 1936, em uma família pequeno-burguesa de Milão, Berlusconi demonstrou a vocação para os negócios desde a adolescência, quando estudava no colégio dos Salesianos.

Inteligente, perspicaz, e vaidoso, ficou conhecido pela personalidade forte.

PASSADO ANTES DA FORTUNA

Animador de casas noturnas no balneário de Rimini, Berlusconi sempre contou com um grupo de amigos íntimos, como Fedele Confalonieri, a quem confiou mais tarde a direção da Mediaset, a empresa de televisão de seu império industrial Fininvest, que compreende 500 sociedades, entre elas a Editora Mondadori.

Vendedor de aspiradores de pó nos anos 50, ele formou-se em direito, em 1961, dedicando-se ao setor de construção e dando início a uma carreira ímpar.

Condecorado como “Cavaleiro do Trabalho” aos 41 anos, “Il Cavaliere” Berlusconi decidiu lançar-se na política em 1993, ganhando as eleições gerais de 1994.

Em poucas semanas criou um partido, o ‘Forza Italia’, composto em maioria por executivos da Fininvest que pouco sabiam de política. Aliou-se aos neofascistas do Movimento Social Italiano, transformado num novo agrupamento da direita Aliança Nacional, liderada por Gianfranco Fini, e à controvertida Liga Norte de Umberto Bossi, com os quais ganhou as eleições.

Depois da queda, sete meses depois de chegar ao poder, abandonado pelos aliados da Liga, o visceral anticomunista Silvio Berlusconi foi para o purgatório da política, com o prestígio diminuindo até perder as eleições de 1996 para o adversário Romano Prodi, vencedor do pleito de 2006.

CORRUPÇÃO

Hábil para apresentar-se como “vítima”, sempre investigado pela Justiça por denúncias de corrupção, Berlusconi foi construindo com paciência a imagem de um “presidente trabalhador”, com a qual ganhou as eleições de 2001, apoiado pela mesma coalizão que, em 1994, levou-o ao poder e que rebatizou como “A Casa das Liberdades”.

Apesar das críticas e controvérsias despertadas por seu mandato entre 2001 e 2006 e das divisões internas dentro da própria coalizão, que quase se desintegrou, Berlusconi tornou-se o ‘líder máximo’ da direita italiana.

Com um golpe estratégico, reunificou suas hostes sob uma só bandeira e um partido único, o “Povo das Liberdades”, fruto da fusão entre a direita Aliança Nacional (AN) e sua própria chapa, “Forza Italia (FI)” – uma jogada surpreendente que permitiu a ele, em 2008, chegar novamente ao poder.

A ruptura ano passado com seu aliado Fini, atual presidente da Câmara de Deputados, ocorreu em um momento particularmente delicado, em meio a picantes revelações sobre suas proezas sexuais e desprestígio moral.

ESCÂNDALOS

Os excessos e abusos do magnata das comunicações no exercício do poder motivaram críticas e protestos nos meios de comunicação, entre os industriais e inclusive na igreja italiana.

Sua vida dissipada e a atração por mulheres jovens levaram, em 2009, a um pedido público de divórcio por parte de sua segunda esposa.

Julgado pelos tribunais de Milão (norte) por prostituição de menores e abuso, como no caso da jovem marroquina chamada Ruby –uma das protagonistas de suas célebres festas privadas ao ritmo do “bunga-bunga”– Berlusconi deve responder à Justiça também por suborno e fraude fiscal.

Sempre bronzeado e com vários “liftings” e implantes capilares, Berlusconi foi casado duas vezes, é pai de cinco filhos e foi avô várias vezes.

Fonte: Folha

18 Comentários

  1. a italia precisou deixar o berluslixo afundar sua economia a niveis absais para mudar !!!
    berlusconi era a tipica representação do italiano bonachão folclorico, talvez por isso tenha ficado tanto tempo no poder,uma pena para a grande e rica em cultura e historia italia, vão pagar o preço pela politica de continuismo em parlamentos comprados, vai ser dificil se reeguer tendo que competir com a ascenção de ermegentes!!
    Para nos seria uma otima oportunidae para a marinha se reaparelhar, eles tem conhecimento, tecnologia, e estão com o pires na mão !

  2. Namoro com mulheres,é problema particular dele.Os opositores fazem armadilhas para os políticos mulherengos.Belusconi é um homem muito inteligente e determinado.Se ele é corrupto, os italianos terão que apurar e puni-lo. Ficar 17 nos no poder, realmente é um absurdo. Vamos ver se a Itália consegue alguém melhor do que ele. A crise econômica italiana não foi por culpa dele, mas da contingência mundial. Hoje em dia, não existe direta ou esquerda, mas regimes com a economia mais centralizada, com mais ou menos impostos (Brasil com mais,e China com menos),ou menos centralizada (menos impostos para as empresas. A Itália fez reformas econômicas agora,resolveu elevar os impostos e reduzir os gastos com a máquina pública. Isso vai provocar mais recessão e desemprego, embora menos inflação e deficit público. Vai ter que achar o ponto de equilíbrio entre arrecadação e despesa. Em época de recessão mundial, deve-se criar mais empregos públicos(J.Keynes). Se Silvio Berlusconi fez essa reforma para ajudar os empresários, e as empresas dele, e vai reduzir os recursos e empregos da população, afundará a economia mais ainda. Os empresários irão produzir, mas quem irá comprar ? Sim, os outros países irão comprar dos italianos, inclusive o brasileiro, mas os chineses e indianos irão vender 3 x mais barato. Esse é o grande problema.

  3. 17 anos e os direitopatas chamam de democracia, já começaram a se coçar desde a eleição de Dilma , haja pulga nessa turma.

  4. A situação da Itália não vai mudar com ou sem o Silvio, e daqui a pouco ele estará morando aqui no Brasil. rsrsrs
    Um ditado ele falou muito certo: “Nunca leve a sério quem sempre fala sério”

  5. .
    .
    Ja vai tarde, poderia ter melhorado a economia nas ultimas décadas que governou, mas não, fez somente leis para tutelar seus interesses empresariais, entre elas acabando com o crime de falso balanço de empresas perante o Fisco e a Bolsa, e ainda a lei de que os governantes do executivo não precisam responder a processos tendo uma imunidade durante o cargo, fazendo assim com que todos os processos contra o cara ficassem em “Suspenso”, e pudessem cair em prescrição ja que essa regra não foi modificada, por que modificar a prescrição se é esse o objetivo da lei salva casaca… ja pensou se essa lei pegasse por aqui? Ai sim que politico não perderia nunca o mandato ou pagaria por crimes, e ainda poderia comandar suas empresas tranquilamente!!
    .
    E não falei que na Itália existem os tais dos “Senadores a Vida”, ou seja senadores para sempre, enquanto estiverem em vida desde que sejam nominados pelo presidente da republica, que não é o Berlusconi(1° Ministro) mas o Giorgio Napolitano, que vem eleito pela Câmera e pelo Senado e não pelo povo… mais uma regra que se pegar por aqui faz estrago generalizado na nossa democracia!
    .
    Como pode em uma democracia um governante do executivo não ter limite para governar… ele governou também em 94-95, assim temos 18 anos de governo Berlusconi, muitos ditadores na A.L. não duraram tanto… e por aqui se o Lula voltar mesmo poderemos ter mais 8 anos… na Italia o resultado foi o fim da própria capacidade da Itália de ver seus interesses coletivos defendidos na economia interna, européia e internacional. Parabéns Berlusca!!!
    .
    Mas mesmo assim, agora com um técnico no governo talvez os partidarismos caiam de vez, e a Itália possa se recuperar o mais breve possível… estou assistindo em direta a demissão do Berlusca e a posse do novo governo, aqui na internet mesmo:
    http://video.sky.it/news/diretta
    .
    Quanto a Sexo, bem todos fazem, não vejo escândalo nisso, somente oportunismo de políticos que se fazem puritanos mas se for escavar a vida deles talvez encontre ainda mais sujeira sexual, se é que existe sujeira sexual, ja que cada um faz o que quer com quem quiser participar com o próprio corpo!!
    .
    Quando eu vim embora da Itália os impostos e taxas eram em média de 50% do PIB, aqui é 36%, agora aumentando ainda podemos ver que irão até os 60%… la a IRPF começa aos 35% e vai até os 55%… aqui imposto é brincadeira de criança comparado com a Itália!!!Mas os serviços publico funcionam, minha mulher recebia remédios grátis direto na farmácia…
    .
    Valeu!!

  6. Italia e um pais decadente desde o seculo XVI, quando o comercio maritimo internacional passou a ser feito atravez do Atlantico. Os judeus deixaram Italia e foram para Holanda e Inglaterra e parafraseando Noel Rosa, levaram seu capital. O capitalismo na sua fase industrial, imperialista, nunca foi capaz de operar uma mudanca radical naquele pais, como ocorreu na Alemanha e Japao. A burguesia la sempre foi fraca, o fascismo italiano, nunca atingiu o nivel de eficiencia como o nazismo de Hitler. Italia na segunda guerra mundial mostrou ser um pais totalmente desmoralisado, decadente e incapaz para a guerra moderna. Sua campanha militar foi um fiasco. Diz o ditado popular que cada povo escolhe o lider com que ele mais se idenfica. Um povo decadente, desmoralisado, conhecido na Europa como sinonimo de trambiqueiros, mafiosos se identificam absolutamente com seu lider que ora os banqueiros forcam resignar. Convivi e conheci muito bem o italiano moderno, classe media e trabalhadora quando vivi na Europa. O contacto pessoal com esse povo abriu-me os olhos para o absurdo de nossa postura em relacao ao italianos. O brasileiro tende a se curvar diante dos italianos, como se esses fosse um povo culturalmente superior. Coisa mais ridicula senao estupida. O povo comum e de tao baixo como o nivel de qualquer pessoa de pouca educacao que vive nos suburbios e no interior do Brasil. Agora, e um povo que foi priviligiado por estar localizado na Europa. Foi de interesse norte americano, apos a segunda guerra mundial, investir dolares na economia daquele pais, nao so para poder exportar excesso de sua producao agricola e industrial que o mercado interno norte americano nao conseguia absorver como tambem como uma maneira de conter a influencia do Partido Comunista Italiano. Os norte americanos temiam uma revolucao comunista naquele pais, ainda que revolucao proletaria era a ultima coisa que estava em mente da direcao do PCI. Esse credito foi a base da prosperidade pos guerra na Europa Ocidental e na Italia em particular. Foi a epoca da politica de consenso, epoca da chamada democracia social. Hoje, e eu digo esse hoje comecou em 1969/70, esse periodo de consenso, democracia social chegou ao fim. A burguesia esta sendo forcado pela crise economica do capitalismo a retirar a mascara e as luvas. Onde se via antes os olhos de um democrata, falsamente pretendendo ser amigos dos eleitores, ve-Bese agora os olhos cheios de sangue de um dracula, que realmente sao, E as mao macias antes encobertas pelas luvas de pelicas se ve os pulsos de ferros. Belusconi foi eleito democraticamente pelo povo italiano. Era seu lider. Mostrou-se incapaz de impor as medidas draconianas que os banqueiros financistas exigem, medidas essas que vem forcando o proletariado italiano participar em demonstracoes, algumas das quais com um certo nivel de violencia. Um lider atemorisado frente as massas italianas em resistencia teve que ser descartado. Com isso foi-se a democracia italiana. Estamos de volta a era das oligarquias. Oligarquias financeiras.

  7. O mundo não esta devolta a era das oligarquias, para algo voltar ele tem que ter acabado. Ela simplesmente nunca acabo, so se mascarou.

  8. A NOVA ERA MEDIEVAL DO CAPITALISMO SELVAGEM DO CONSERVADORISMO ESTUPIDO MUNDIAL
    .
    .
    .
    ######

    Chomsky debate futuro dos novos movimentos
    .
    .
    Diante do Occupy Boston, ele revela esperança nos protestos anticapitalistas, mas lembra: “há muito pela frente; vocês não vencerão amanhã”
    .

    *********
    “(…)”Três meses depois de iniciado em Nova York, o movimento das ocupações de praças, nos Estados Unidos, continua mobilizado e capaz de produzir surpresas.
    .
    Espalhou-se por dezenas de cidades. Enfrenta agora, além de investidas pontuais da polícia, o avanço do inverno. Mas além de organizar, esporadicamente, enormes manifestações (dezenas milhares de pessoas nas ruas de Oakland-Califórnia, em 2 de novembro, por exemplo), converteu-se numa usina de debate político.”(…)”
    .
    .
    “(….)” Os anos 70 marcam a grande virada conservadora.
    Vieram a concentração de riquezas, o poder ampliado das finanças
    e o sequestro da política pelo mundo dos negócios”(…)”

    .
    .
    “(…)”Em semanas, o Congresso voltará as costas à opinião pública
    e tentará cortar direitos e serviços públicos.
    O Occupy pode ser uma base para lutar contra isso”(…)”

    .
    .
    “(…)”Vocês não irão vencer amanhã. Precisam continuar, criar estruturas
    que sobreviverão a tempos difíceis e então alcançar grandes vitórias.
    Mas muitas coisas que podem ser feitas já”(…)”

    .
    .
    “(…)”Não será fácil ter sucesso. Haverá barreiras, dificuldades e fracassos
    no caminho. Mas a menos que vocês se tornem uma força social importante,
    as chances de um futuro decente não são altas”(…)”

    .
    .
    “(…)”Há um longo caminho a percorrer. Não acontece num estalar de dedos. Conquista-se, com trabalho longo e dedicado. Penso que, em muitos sentidos, o aspecto mais interessante do movimento Occupy é a construção de associações e laços que estão se multiplicando. Eles precisam ser mantidos e estendidos para uma ampla parcela da população, que ainda não sabe o que está ocorrendo. Se isso se der, então será possível levantar questões sobre tática como esta, que em certo momento serão muito apropriadas.”(…)”
    **********

    .
    .
    FONTE:OUTRASPALAVRAS.NET
    .
    .
    http://www.outraspalavras.net/2011/11/14/chomsky-debate-futuro-dos-novos-movimentos/

  9. “A NOVA ERA MEDIEVAL DO CAPITALISMO SELVAGEM DO CONSERVADORISMO ESTUPIDO MUNDIAL.”… palavras de ordem decoradas do manual do comunista amador para combatentes estudantis da USP… fostes um bom aluno, ou ainda és?…

  10. Grécia, Itália e os sagazes sarcasmos de Marx sobre os “governos técnicos”
    .
    .

    -Se retornasse ao debate jornalístico, analisando o caráter cíclico e estrutural das crises capitalistas, Marx seria lido com particular interesse na Grécia e na Itália por um motivo especial: a reaparição do “governo técnico”. Para ele, o mínimo que se pode dizer desse tipo de governo é que representa a impotência do poder político em um momento de transição. Os governos já não discutem as diretrizes econômicas, mas, ao contrário, elas é que são as parteiras dos governos.

    **************
    .
    (*)por Marcello Musto-é professor de Ciência Política na Universidade York, de Toronto.
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18956&editoria_id=6

  11. .
    .
    Pessoal, capitalismo, democracia e direitos civis(estado de direito) são coisas completamente independentes e não complementares!
    .
    Prova disso é o capitalismo na China sem democracia co parcos direitos civis… ou as ditaduras da América latina!
    .
    Bom comentário Lucena, leva a reflexão!!

Comentários não permitidos.