Apesar da Rússia se opor, Geórgia deve entrar para OTAN

A Geórgia indica estar muito perto de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte – a OTAN – , o que já se planeja desde a posse do presidente pró-Ocidente Mikhail Saakashvili, em 2004, apesar da oposição frontal da Rússia.

“Não cabe dúvidas de que há um progresso entre Geórgia e a OTAN e que a Geórgia certamente será membro da aliança”, disse o presidente do Parlamento do país, David Bakradze, em entrevista coletiva em Tbilisi.

Bakradze afirmou que o secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, “deu um sinal claro” de seu apoio à Geórgia para a entrada na OTAN. Na quinta-feira, Rasmussen prometeu ao presidente georgiano que o país se tornaria membro da Otan. “Seus avanços em matéria de reformas são muito destacados”, declarou Rasmussen, que ressaltou, no entanto, a necessidade de cumprir requisitos concretos para a integração.

Durante a cúpula da OTAN de abril de 2008 em Bucareste, a aliança ocidental não chegou a convidar formalmente a Geórgia devido às pressões da Rússia, parceiro formal da organização. Quatro meses depois, eclodiu a guerra russo-georgiana pelo controle da região da Ossétia do Sul.

A OTAN defende a integridade territorial da Geórgia e se opõe ao desdobramento de tropas russas na Ossétia do Sul e na Abkházia. Moscou reconheceu a independência desses dois territórios em agosto de 2008. Em uma mostra de seu compromisso com a OTAN, a Geórgia pretende dobrar sua presença militar no Afeganistão, onde servem quase mil soldados georgianos.

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. porque a otan estaria preocupada com um paiseco minusculo como a georgia, e a russia com o que acontece com a menos importante siria ? sera saudades da guerra fria ? dava muitos lucros não ?

  2. Fabio… apesar de minusculo, a Gerogea é um país totalmente militarizado….
    Todo tipo de arsenal nuclear e imensas quantidades de armas, ainda remanescentes da antiga uniao sovietica permanecem lá…. e o país está colado, estrategicamente ao grande urso

  3. fabiocapapreta adivinha o qual recurso natural tem na Geórgia?
    Além de como o Aj disse serve para cercar a Rússia.Pra quem tinha alguma dúvida a guerra fria recomeçou há um bom tempo,só que por um momento a águia está enfraquecida e com isso o Urso e o Dragão afiam suam garras.
    Só sei de uma coisa: Se a Geórgia entrar para a OTANvai dar merda.

  4. Estão dando um prêmio aos Gerôrgianos pela porradas e Ivan deu nela e cercando a Rússia, intimidando os Kossacos , tipo: Se bater nela de novo nós iremos te pegar…Estão catucando a onça c vara curta, e isso poderá levar a Rússia à usar o Irã e ou a C do Norte como pnta de lança contra a Otan e os ianks…isso pode dar em mt mlerda.Espero estar mt errado.Sds.

  5. eu tenho um amigo que nasceu na Armenia.Os russos invadiram tratavam os armenios como uma raça inferior aos elasvos,nas escolas se ensinava russo,derrubaram as igrejas cristãs ortodoxa -ou seja,acredito que na Georgia,lituania,Estonia,azerbaijao e outros devem ter aversão aos russos.
    pode ser isso

  6. A Geórgia vai provocar os Rússos, tentanto retomar as Ossétias q é um protetorado direto de Ivan,logo, e os Rússos vão intervir militarmente, eis o pano de fundo p proxima merda, uma guerra q poderá levar até a IIIGM.Espero estar mt errado .Sds.

  7. Estranho… Quinta-feira eu li que o Anders Fogh Rasmussen havia dito que a Geórgia não estava debaixo do “guarda-chuva” da OTAN.

  8. Junior, a Rússia sempre foi um império.
    Quando invadiram a Armênia, em 1915, fizeram um massacre de tal monta, e uma diáspora tão grande quanto a dos judeus.
    Por essa e por outras, os russos são muito “bem vindos” nos países que citou.

Comentários não permitidos.