13 de novembro de 1974 – Yasser Arafat chefe da OLP, pela primeira vez diante da assembleia das Nações Unidas

Yasser Arafat  chefe da OLP  (Organização para a Libertação da Palestina) discursa na ONU

A 13 de novembro de 1974, o chefe da OLP compareceu pela primeira vez diante da assembleia das Nações Unidas para pedir à comunidade internacional o reconhecimento da luta do povo palestino pela independência.

Uma resolução de 1947 da Organização das Nações Unidas (ONU) já tratava citava um “futuro governo da Palestina”. Vinte e sete anos mais tarde, o líder Iasser Arafat conseguiu que a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) fosse reconhecida como único representante de seu povo.

No dia 13 de novembro de1974, ele compareceu pela primeira vez diante da assembleia das Nações Unidas para pedir à comunidade internacional o reconhecimento da luta de seu povo pela independência. Até então, o Papa fora o único representante de um país não filiado à ONU convidado a discursar em plenário.

Status definitivo

A partir daquele ano, passou a constar no plenário da organização uma placa com a inscrição “Palestina”. Com esse pequeno triunfo, Arafat pôs em marcha seu plano para a formação de um novo Estado, com ou sem a aprovação de Israel. Em 1988, a OLP proclamou, do exílio, um Estado independente na região da Cisjordânia e Faixa de Gaza.

Os acordos de paz de Oslo assinados em 1993 determinam que israelenses e palestinos devem decidir em conjunto o status definitivo dos territórios palestinos. Israel é contra a criação de um Estado autônomo. Os Estados Unidos vêm sinalizando que não teriam objeções, se ambas as partes chegassem a um acordo.

O Estado sonhado por Arafat teria uma área de 6.257 km2 e uma população de 2,7 milhões de habitantes, majoritariamente muçulmanos, com minorias cristã e drusa. Ele inclui os territórios da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental, ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Segundo a declaração da ONU de 1948, que criou o Estado de Israel, Gaza e Cisjordânia fariam parte de um Estado palestino. Jerusalém Oriental teria um estatuto próprio.

Líder carismático

Em 30 anos como líder da OLP, Arafat soube como nenhum outro dirigente misturar sua trajetória pessoal à imagem de seu povo. Sob sua liderança, a OLP, criada em 1964, em Jerusalém, ganhou destaque internacional. Um grande erro político de Arafat foi ter apoiado o ditador iraquiano, Saddam Hussein, na invasão do Kuwait (agosto de 1990) e na posterior Guerra do Golfo (1991).

Esse erro lhe custou o apoio e centenas de milhões de dólares dos países do Golfo, e o enfraqueceu no cenário político mundial, obrigando-o a aceitar um plano de paz muito distante das aspirações palestinas. Arafat presidiu a chamada Autoridade Nacional Palestina (ANP) de 1996 até praticamente sua morte, em 11 de novembro de 2004.

Fonte: DW-WORLD.DE

Nota,  konner:

Presidente desde 1969 da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), líder da Fatah, a maior das facções da OLP, anteriormente uma organização terrorista, e codetentor do Prêmio Nobel da Paz.

Em 15 de Novembro de 1988, a OLP proclamou o “Estado da Palestina,” um governo no exílio, nos termos da Resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Num comunicado de 13 de Dezembro de 1988, Arafat declarou aceitar a Resolução 242 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, prometeu obter o reconhecimento de Israel e renunciar ao terrorismo. Em 2 de Abril de 1989, Arafat foi eleito pelo Conselho Central do Conselho Nacional Palestino (o corpo governante da OLP) como presidente deste hipotético estado palestino.

Em 20/01/1996 Arafat foi eleito presidente da ANP, por maioria esmagadora.

Em meados de 1996, após a eleição de Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro de Israel, as relações Israel – palestinas tornaram-se mais hostis. O ministro israelense tentou obstruir a transição para o estado palestino delineada no acordo entre a OLP e Israel. Em 1998, o presidente dos Estados Unidos Bill Clinton interveio, arranjando um encontro com os dois líderes. O resultante Memorando de Wye River de 23 de Outubro de 1998 detalhava os passos que deveriam ser tomados pelo governo israelense e pela OLP para completar o processo de paz, coisa que até hoje não foi resolvida.

Yasser Arafat morreu dia 11 de Novembro de 2004, em razão de falência múltipla dos órgãos. A morte de Arafat, o mais importante líder palestino, marca o fim de uma era de resistência e enfrentamentos com os israelenses para a criação de um Estado palestino no Oriente Médio.

Considerado um líder de intenções dúbias pelos israelenses, Arafat não preparou um sucessor e se mostrou relutante em ceder poderes.

9 Comentários

  1. Arafat pertence à lata de lixo da humanidade. Um assassino. Apenas outro líder sedento de poder. Felizmente já está morto.
    .
    O texto poderia ter sido um pouco mais completo:
    .
    FALTOU DIZER QUE ELE FOI O RESPONSÁVEL PELO ASSASSINATO DE INÚMEROS CIVIS ISRAELENSES EM ATAQUES TERRORISTAS.
    .
    FALTOU DIZER QUE AMEALHOU FORTUNAS COM O DINHEIRO ENVIADO POR ÁRABES E NORTE-AMERICANOS E QUE FOI DESVIADO DO DESTINO FINAL, que seria os campos de refugiados.
    .
    Também deve ser dito, que se houve alguém que o levou à sério e fez algo correto, foram os israelenses que NÃO TOLERARAM ARAFAT e expulsou a ele e seus vários grupos terroristas do Oriente Médio.
    .

  2. Como já disse: “POR FORA, BELA VIOLA… POR DENTRO, PÃO BOLORENTO”… Arafat jogou com a liberdade de seu povo e o usou como massa de manobra… não se importava com o destino deles… apenas com o PODER… FATO… assim são os outros lideres palestinos… pobres coitados… sem patria e sem um lider que os ame… sé sobrou o radicalismo e o desespero…

  3. O GRANDE GUERREIRO PALESTINO,O PELESTINO DOS MILÊNIOS
    .
    .
    .
    Yasser Arafat,uma lenda de um guerreiro que lutou para defender seu povo contra o mal;que aliás,ainda persiste e que até o próprio povo de israel está cativo da criatura que fora alimentada por eles.
    .
    Esta mal de hoje e outrora que assola aquele região,o fascismo sionista;fora combatida inalteravelmente por esse grande homem;Yasser Arafat
    .
    Nem em Israel houve um cidadão tão valoroso que amava o seu povo e a sua luta pela sua terra…..Yasser Arafat,o herói!

  4. Lucena, Saladino há de voltar em espírito, já é uma criança e se chama Primavera Árabe, Saladino é sábio, engrandece o coração dos árabes na primavera, na hora de nascer, Saladino está reunindo todos seus irmãos.

Comentários não permitidos.