EUA começam a desenvolver sistema tipo Minority Report

minority_report_interface1

Pré-crime

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, receberam do governo norte-americano, e aceitaram, a incumbência de desenvolver um sistema de computador capaz de “identificar ameaças antes que elas ocorram”.

É o mesmo conceito de “pré-crime” que ficou famoso com o filme Minority Report.

Com a vantagem de que a tecnologia já criou interfaces gestuais bem mais avançadas do que as mostradas no filme.

Referindo-se aos crimes, a Universidade alega que “quando olhamos as evidências após o fato, frequentemente existe um rastro que, se tivesse sido notado, poderia possivelmente ter dado tempo suficiente para intervir e impedir um incidente”.

O objetivo do programa será justamente encontrar essas “pegadas suspeitas” e alertar as autoridades antes que a pessoa cometa qualquer crime.

Grande irmão

“O projeto, de dois anos, a um custo de US$ 9 milhões, irá criar um conjunto de algoritmos capaz de detectar vários tipos de ameaças através da análise de grandes quantidades de dados – incluindo mensagens de e-mail, textos e transferências de arquivo – em busca de atividade incomum,” diz a nota.

A intenção inicial é usar o sistema para evitar as chamadas “ameaças internas”, rastreando a atividade de funcionários do governo e de empresas contratadas para fabricação de armas ou qualquer outro sistema de defesa.

O sistema foi batizado de ADAMS (Anomaly Detection at Multiple Scales), detecção de anomalias em múltiplas escalas, em tradução livre.

Discurso

Ante os temores de invasão de privacidade, a Universidade alega que “a equipe de pesquisa terá acesso a conjuntos maciços de dados coletados de ambientes operacionais onde as pessoas concordaram expressamente em ser monitoradas.”

Resta saber se um ambiente assim “limpo” seria uma massa de teste razoável para um sistema que pretende encontrar pistas de coisas bem “sujas” – na verdade, uma massa de testes livre de ameaças jamais conseguiria validar o sistema.

Ainda não existe uma base legal para questionar cidadãos sobre atividades que não sejam elas próprias um crime, ainda que os argumentos de “segurança nacional” venham sendo alargados sem muitas justificativas na última década.

Fonte: Inovação Tecnológica

27 Comentários

  1. ISSO VAI DAR MUITO PANO PARA MANGA,O CARA NE COMETEU UM CRIME E TALVEZ NEM TENHA A INTENÇAO QUANDO VE,ESTA SENDO PREZO,PELO ESTADO,SE ISSO FUNCIONASSE,MUITAS MULHERES DEIXARIAM DE SER MORTAS,POIS DEPOIS DA LEI MARIA DA PENHA O CRIME ENVES DE DIMINUIR AUMENTOU COM AS MULHERES,E AS DENUNCIAS DEVERIAM DE SERVIR DE ALERTA AS AUTORIDADES,POREM CRIA POR PARTE DAS MULHERES UM PODER SE SENTEM PODEROSAS E CONFIANTES NA LEI,E AI MORA O PERIGO,O ELEMENTO AQUADO VE NO CRIME A UNICA SOLUÇÃO.

  2. Conversa, eu então, deverei ser preso imediatamente, só penso em matar algumas pessoas, o marida da minha vizinha gostosana e um deles e riscar do mapa certos países..TÔ FERRADO.Sds.

  3. Não assisti o filme, mas pelo que ouvi o sistema lá basicamente prevê o futuro, e o que esse sistema fará é manter um banco de dados para tentar antecipar movimentos que já ocorreram, o que em suma já começa com a condição de ter que espionar todas as pessoas 24hrs por dia. Logo só posso concluir que esse sistema só servirá para que os estadunidenses tenham um “sofisticado mecanismo de “alta precisão”” para usar como desculpa para cometer os crimes que já cometem hoje, sabendo que por exemplo, num futuro próximo não terão mais tamanho controle sobre instituições internacionais e muito menos sobre grandes áreas estrangeiras.
    .
    Eles de fato não perdem tempo, por isso se tornaram líderes mundiais.

  4. Com um processador bom. E uma mente criativa. Tudo prossegue!..
    Mas vem cá. E quanto às pessoas que morrem por falta de alimentação..?!.. Bolsas-tudo?.. ONU-Caminhão-Pipa?.. Cadê o resultado de eficiência quanto a isto?.. Ops! Ah! É para procurar armas( ameaças contra o sistema!!).. As estatísticas quanto à mortandade pela fome e miséria não é levada em conta né, usar tal processador para programar um sistema ideal quanto a isto nem pensar!.. ok.

  5. a ficção sempre anteveu as tecnologias do fulturo desde o mestre JULIO VERNE, que não se empolguem com a skynet kkkkkkkkkkkkk

  6. GENTE TO FU SE ISTO SE TORNAR REALIDADE,ISSO COMEÇA NAS ALTA ESFERAS ,MAS UM DIA CHEGA PARA TODOS E RAPIDO EU MESMO JA TIVE VONTADE DE MATAR ,MOTIVOS E OPORTUNIDADES NAO ME FALTARAM MAS DIZER PENSAR NAO E FAZER,PREFIRO PERDER A FAZER TAL ATO,MAS SE TEM MAQUININHAS E PROGRAMAS PREVENDO QUALQUER ATO CRIMINAL SEREMOS TODOS JULGADOS SEM TER COMETIDO TAL ATO, ISSO E PRE-JULGAMENTO AS LEI MUITAS VEZES VEM PARA BENEFICIAR MAS CAUSA MAIS MALES QUE BENEFICIO POIS FEITA E JULGADA POR HOMENS E O HOMEM FALHA IMAGINE MAQUINAS FEITAS POR HOMENS, ISSO E SO MAIS UMA FORMA DE ESCONDER OS ERROS E JULGAR A FAVOR DE INTERESSES,ESSES AMERICANOS TAO CRIANDO COISAS EM DESESPERO DE CAUSA, A AGUIA POUSO ELA NO MAXIMO E UMA PERDIZ PESADA ALÇA VOOS CURTOS E CAI NA BOCA DO CAO,CAÇADORES SABEM O QUE E ISSO E HOJE PRA MIM O CAÇADOR TEM OLHINHOS PUXADOS.BRASIL ACIMA DE TUDO SO ABAIXO DE DEUS.

  7. fabiocapapreta disse: 12/11/2011 às 14:33… PERFEITO… nenhum governo tem direitos absolutos contra o individuo… o estado foi criado para servir e não o contrario… qualquer coisa nesse sentido é TOTALITARISMO… e merece repulsa veemente de TODOS nós…

  8. Lombroso as aversas. “O ponto de partida da teoria de Lombroso proveio de pesquisas craniométricas de criminosos, abrangendo fatores anatômicos, fisiológicos e mentais (07). A base da teoria, primeiramente foi o atavismo: o retrocesso atávico ao homem primitivo. Depois, a parada do desenvolvimento psíquico: comportamento do delinqüente semelhante ao da criança. Por fim, a agressividade explosiva do epilético.

    Lombroso expôs em detalhe suas observações e teorias na obra O Homem Delinqüente cuja primeira edição apareceu em 1876, convertendo-o em celebridade. Em 1885, realizou-se em Roma um Primeiro Congresso de Antropologia Criminal, e as teses e propostas de Lombroso obtiveram grande sucesso e reconhecimento científico. Esses dez anos transcorridos entre seu livro e o congresso demonstraram a rapidez com que se alcançava o “êxito científico” nas sociedades européias, ávidas por novidades, descobertas espetaculares e “gênios”, à base de uma imprensa alimentada com os descobrimentos do fim do século XIX (08). http://jus.com.br/revista/texto/4538/cesare-lombroso

  9. xtreme..
    dhou perdeu essa tecla, ou o keyboard dele e imitacao chinesa, comprado de um vendedor na esquina e infelizmente ja veio com o ‘caps lock” locked.

    mesmo cara vendeu o teclado a vilson j fadel…

    kkkk

  10. Quem já leu o “Contrato Social” do Rousseau sabe muito bem que isso vai totalmente contra os princípios por ele ensinados. A Soberania vem do povo; a lei vem da vontade do povo… o governo só existe com a permissão do povo. Em algum lugar da história esqueceu-se destes princípios e, então, vivemos cá, nestas pseudo-democracias, onde os governos e governantes acham que tudo podem e que nada os irá tirar de suas posições.
    (Não vamos esquecer do que aconteceu recentemente com alguns países árabes…)

  11. No Brasil,é só olhar os traficantes de binóculo nos pontos de venda. Não precisa nem de computador. Quantos criminosos foram presos na Rocinha e Vidigal? Devia ter mais de 200.

  12. Aqui não precisa de computador.É no olhômetro mesmo. Os criminosos da Rocinha e Vidigal vão para a Região dos Lagos e para o Nordeste Brasileiro. Quase ninguém foi preso.

  13. “TODOS OS HOMENS NASCEM LIVRES MAS EM TODOS OS LUGARES É POSTO A FERROS”. Primeira frase de o Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau, sempre foi e é muito atual esta frase escrita no séc XVIII por este fundador do Iluminismo e agora esta corporação super-inchada chamada de EUA quer exatamente por todos a ferros.

  14. q bobeira..só vai servir para incriminar os “cidadãos indesejados pelo sistema”. Vai ser usado quase totalmente para presos políticos.

  15. carlos argus disse:
    12/11/2011 às 14:05

    Conversa, eu então, deverei ser preso imediatamente, só penso em matar algumas pessoas, o marida da minha vizinha gostosana e um deles e riscar do mapa certos países..TÔ FERRADO.Sds.

    Realmente os eua não brincam mais russos e chineses faram o seul não duvidem

  16. Gente sou um gaucho que casou com uma mineira,por isso so grito,o povo aqui pensa que fala pouco,eles falam e em cusa propria,falO alto amAs nao exautado e meu geito perdao aos colegas se sou rude e me geito,fala com coragem sem ser nem pro nem a favor de quem for faLO em interesse,do meu amado brasil e em defesa das familias brasileiras ,queria ser melhor mas sou falho perdao colegas.brasil acima de tudo so abixo de DEUS.

  17. A BESTA QUE EMERGE DA TERRA
    .
    .
    .
    Sendo assim com esse pseudo moralismo democrático,para o governo neofascismo enrustido americano,todo mundo será culpado até que prove o contrário.
    .
    Nem Deus sabedor de todas as coisas não tem a petulância que este diabólico governo pretensioso imagina fazer,pois o altíssimo e santíssimo respeita a livre arbítrio;só mentes doentias e diabólicas pra que colocar-se acima do trono do Deus.
    .
    Esse governo americano esta mostrando aquilo que ele sempre fora,o agente do satã,o paraíso e sub-chefia do inferno na terra.

  18. Ué lucena… nunca vi tanta fé em um comunista… falas de Deus como fosse um conhecido seu…”só mentes doentias e diabólicas pra que colocar-se acima do trono do Deus.”… não fizeram isso Stalin, Fidel, Lenine e outros seus cumpanheiros?… não me esqueci da besta de nove dedos que também se acha catolico… rsrsrsrsr… é só para rir… tanta contradição…

  19. ignóbil,Blue Eyes, Na Resistência
    .
    .
    .

    Sim tenho fé em Deus e com isso me protejo de bestas-feras e estupidas; em especial as de cores azul-Rsrsrs…..
    .
    Se a mula-sem-cabeça que sabe contar e lembra das coisas, deveria ler um pouco mais principalmente a bíblia e se iterar dos fatos também,pois um pouco de informação iria te ajudar e assim deixar de ser boçal e não denegrir os defeitos físicos dos outros.
    .
    Partindo de um energúmeno que não sabe nem o que quer dizer comunismo e democracia,que até recentemente chamou a china de democrática e os aiatolás de vermelho,realmente não domina aquilo que fala,demostrando uma perfeita e sinistra ignorância dos temas abordado.
    .
    Leia mais um pouco e quem sabe que assim os teus neurônios irão voltar ao normal…… a funcionar _Hahaha…..

  20. Partindo do pressuposto que ainda arde uma centelha de cristianismo nessa mente fracassada, fico feliz em ver que ainda tens solução… até Darth Vader no ultimo instante se regenerou, talvez estejas sendo usado como instrumento divino na transposição das aguas turbulentas para as calmas… oxala tenhas as vistas abertas em momento oportuno e numa tacada só remova os grilhões que te aprisionam… boa sorte caro coadjuvante… a longa caminhada se começa com o primeiro passo… mas é necessario querer progredir… te indico o Padre Paulo Ricardo para crescer na fé… se fores sincero, teras um bom instrumento na luta contra as falsas doutrinas… http://www.youtube.com/watch?v=iFvY47pCecU&feature=results_main&playnext=1&list=PLC71F7DCD9FBC7789

  21. É BESTEIRA PURA!
    .
    .
    .

    Esse papo de sacristão aloprado de igreja,é até agora a coisa mais cretina que o bisonho proferiu;aliás só perde para aquelas quando o sem noção fez aqui apologias de amor as ditaduras da direita e minimizou os efeitos maléficos do aloprado sueco;a besta de Oslo…..também pudera, afinal as bestas tem mais que apoiar os seus similares-Hahahah….

  22. Se implantarmos um sistema desses aqui no Brasil, com informações amplas, gerais e irrestritas, ele dá “tilt” nos primeiros minutos dada a quantidade de crimes de corrupção que ele iria encontrar em todos os escalões da administração pública !

Comentários não permitidos.