Defesa & Geopolítica

Rússia deve adquirir 65 jatos de treinamento avançado e ataque leve Yak-130

Posted by

Yakovlev Yak130

O Ministério da Defesa da Rússia deverá assinar durante as próximas semanas um contrato para a aquisição de 65 jatos de treinamento avançado e ataque leve Yak-130. A declaração foi feita ontem pelo Comandante-em-Chefe da Força Aérea da Rússia, Coronel general Alexander Zelin.

As entregas deverão ocorrer até o ano de 2017, entretanto, outros detalhes como preços, pacote de manutenção, primeiras entregas, treinamento de instrutores de voo e equipes de mecânicos de apoio em solo não foram divulgados.
Tendo sido introduzido em serviço na Força Aérea da Rússia em 2009, o Yak-130 pode transportar até 3 toneladas de armamentos.

Dois países estrangeiros (Síria e Líbia) adquiriram o Yak-130. A Líbia porém não recebeu nenhum exemplar do jato, devido a guerra civil que se instaurou no país no início deste ano. Segundo a Irkut, fabricante da aeronave, seis exemplares que iriam ser entregues para a Líbia estão prontos na fábrica e poderão ser reequipados e configurados de acordo com o padrão exigido pela Força Aérea da Rússia.

Fonte: Revista Asas

16 Comments

shared on wplocker.com