Rússia deve adquirir 65 jatos de treinamento avançado e ataque leve Yak-130

Yakovlev Yak130

O Ministério da Defesa da Rússia deverá assinar durante as próximas semanas um contrato para a aquisição de 65 jatos de treinamento avançado e ataque leve Yak-130. A declaração foi feita ontem pelo Comandante-em-Chefe da Força Aérea da Rússia, Coronel general Alexander Zelin.

As entregas deverão ocorrer até o ano de 2017, entretanto, outros detalhes como preços, pacote de manutenção, primeiras entregas, treinamento de instrutores de voo e equipes de mecânicos de apoio em solo não foram divulgados.
Tendo sido introduzido em serviço na Força Aérea da Rússia em 2009, o Yak-130 pode transportar até 3 toneladas de armamentos.

Dois países estrangeiros (Síria e Líbia) adquiriram o Yak-130. A Líbia porém não recebeu nenhum exemplar do jato, devido a guerra civil que se instaurou no país no início deste ano. Segundo a Irkut, fabricante da aeronave, seis exemplares que iriam ser entregues para a Líbia estão prontos na fábrica e poderão ser reequipados e configurados de acordo com o padrão exigido pela Força Aérea da Rússia.

Fonte: Revista Asas

16 Comentários

  1. malhor qu o f5EM ? tambem não vamos exagerar, depois da modernização os MIKES, ficaram melhor que o esperado, maaas não são eternos e não devem ser a primeira linha de defesa, o que não podemos e desmerecer o trabalho de nossos proficionais da fab que tiram leite de pedra, e equipamento militar e extrategico não luxo, e o que importa e se cumpre a missão ou não, tanto que a força aerea mais poderosa do planeta ainda utiliza e atualiza aeronaves de mais de trinta,quarenta anos, B52,U2,e os propios f5 para treinamento como agresors, e tambem a alemanha e japão que ulçtiliza os F4 PHANTON, mas logico, eles sõa para complementar a força, e tem um plograma detalhado de extenção de vida ultil e de substituição fultura !!1

  2. O M-346 é Aermachi, com quem a Embraer teve parceria para produção do Xavante.
    É um jato de treinamento interessante.
    Mas ainda penso no IA-63 Pampa, argentino, com motorização melhor e avionica mais atual, tipo Super Tucano e F-5M.
    Politicamente seria conveniente, financeiramente mais barato.
    Já notaram que esses jatos de treinamento são todos derivados do Alpha Jet, de fins da década de 70, início da década de 80?

  3. Pessoal, temos que tirar Curado da Embraer, para que essa empresa se volte para as necessidades das Forças Armadas, ou então criar uma outra fábrica para aviões militares, mas que seja Estatal.
    Vamos comprar alguns desses exemplares russos, que devem ser muito bons. Futuramente fazemos a engenharia reversa.

  4. Dandolo, o nosso país não é muito bom em gerir estatais corretamente, se o governo fosse competente, seria a melhor idéia…nada de tecnologia militar para o setor privado, porque eles podem manipular governos à seu favor, em troca da tecnologia.

  5. Kaio disse:
    10/11/2011 às 19:54

    capa preta, relaxa, fui irônico. hahaha, eles modernizados, não estão tão ruins
    firmeza parcero, alguem precisa me cutucar de vez em quando se não eu fico chato kkkk, tamo junto, BRASIL ACIMA DE TUDO ABAIXO SOMENTE DE DEUS !!!

Comentários não permitidos.