Sarkozy chamou Netanyahu de ‘mentiroso’ em conversa com Obama

http://blogs.the-american-interest.com/wrm/files/2010/06/Obama_Sarkozy_G20.jpgO presidente da França, Nicolas Sarkozy, chamou de “mentiroso” o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, durante uma conversa privada com seu colega americano, Barack Obama, de acordo com relatos de jornalistas que ouviram o diálogo.

A conversa foi flagrada durante a cúpula do G20, realizada na última semana em Cannes (França), mas foi relatada somente agora pelo site francês Arrêt sur Images, e confirmada por outras fontes.

“Eu não o aguento mais, ele é um mentiroso”, disse Sarkozy, em francês, ao se referir a Netanyahu. “Você pode estar farto dele, mas eu tenho de lidar com ele todo dia”, respondeu Obama.

A conversa privada foi ouvida por alguns jornalistas, mas não foi relatada inicialmente, de acordo com o correspondente da BBC em Paris Christian Fraser.

Os repórteres presentes na entrevista coletiva realizada após o encontro bilateral entre Sarkozy e Obama receberam aparelhos de tradução simultânea, mas foram aconselhados a esperar o fim da conversa entre os dois presidentes para ligar os fones de ouvido. Os que não seguiram a orientação acabaram ouvindo os comentários.

Por vários dias, a imprensa francesa calou-se sobre o assunto. Segundo o correspondente da BBC, a decisão foi tomada para não constranger Sarkozy.

Um jornalista do jornal francês Le Monde se referiu à conversa entre os dois presidentes, mas sem citar literalmente as frases. No entanto, jornais israelenses transcreveram o diálogo completo.

Acredita-se que Obama estava confrontando Sarkozy por votar a favor da candidatura palestina para ser membro pleno da Unesco, órgão da ONU para cultura e educação. Os palestinos conquistaram a vaga, apesar da oposição dos Estados Unidos.

Os comentários indicam uma quebra de confiança em relação ao primeiro-ministro israelense, o que pode, segundo Christian Fraser, causar implicações mais graves para o processo de paz no Oriente Médio.

Fonte: BBC Brasil

24 Comentários

  1. A França que se cuide com esse constante e atual (antigamente ñ era assim) apoio aos israelenses e perseguição aos muçulmanos, a comunidade islâmica só cresce cada dia na França e o voto (e dinheiro) deles no futuro poderá decidir muita coisa.

  2. O Sarkozi e o Obama estão certos completamente!! Esse cara de Israel tem cara de chato e metido mesmo, além de mentiroso. Pior é o Obama ter de se curvar aqueles israelenses chatos. Esse netanyahu vai é perder o cargo com essa.

  3. ja havia visto essa materia, parece que a coisa ta ficando feia para o bibi(alias “mentira” é sua arma principal)

  4. Novidade Sarkozi, embarcasse numa viagem do senhor da guerra na Libia, e tentaram te vender o ataque ao Iran. Arrependimento mata, quem não sabe que o atual primeiro-ministro de Israel falseia as palavras, ainda não nasceu.

  5. Ladrem o que quiserem… mas quem manda, manda… que nos preparemos para mandar também… cadê os caças dona Dilma?… e os helis?… e os subs?… e os… e os… pô… tá faltando tudo…

  6. rsrsrs, é muito mentiroso junto!kkk.
    Mas se a situação chegar as vias de fato lá no Irã, eu como um bom capitalista (rsrs) também vou querer tirar lucro nisso… Israel, EUa Invadindo o Irã o preço do petróleo irá nas alturas e consequentemente as ações da Petrobrás na bolsa também, hehehe.

  7. Ainda estão aceitando dinheiro do FGTS para comprar ações da Petrobras? Tá na hora de investir mais na nossa Petros, aqui não vai ter guerra e o preço do Petróleo vai bater US$ 200,00 o barril… hehehehehe. Segura peão.
    Enquanto isso no País das Brasavilhas, digo, Maravilhas, literalmente: “…deitado eternamente em berço esplêndido
    Ao som do mar e à Luz do Céu profundo…”.
    Parece letra de música de Baiano (sem querer ofender, só aproveitar a piada)…. Nossa defesa???? Vamos de Fall????

  8. Não acredito nesta palhaçada.. pra os EUA que até possui satélite estratégico para identificar vozes e sons em determinadas regiões vai se deixar causar transtorno ‘sem querer’ em uma sala cheia de imprensa?!.. Cheira a teatrinho. Não sei se para degolar netanyahu ou mudar o foco do problema, retardando alguma ação.

  9. Esse comentário pode salvar vidas !

    Taxado de mentiroso, as afirmações de Netanyahu pode ser esvasiadas…

    No mínimo a turminha sionista (Folha de SP – Globo) vai dar uma acalmada.

  10. E Davi, pode até ser; + como tapar o sol com peneira? Até os brucutus ianks estão cansados dos judeus(sem os 2 ÊSSES maiúsculos …)os eus lideres “eleitos” representam os eus eleitores…estão cansados de um mitomaniânico chamado Netaniahu..talvez eles possam melhorar, terão tempo?Sds.

  11. Diarium, adonde que você viu essa tecnologia…? em um filme de ação com Arnold Schwaznegger? hahaha
    Amigo.. ainda não chegamos a esse nível de captação de som por satélite… temos equipamentos que escutam pelas paredes, á distancias de até 1km , mas.. imagine como isolar a conversa de uma ou duas pessoas,reconhecer uma voz ou entender um diálogo em meio aos ruídos de uma cidade… um estado, não esqueça que o satélite está a dezenas de kms da nossa terra, tem a atmosfera e etc…
    .
    Quanto ao sarcozy não me é novidade o seu desafeto com os israelenses, mas me impressiona o OBAMA GANHADOR DO NOBEL DA PAZ, diante desse massacre iminente ficar inerte, aturando nethanyahus e teas partys na sua luta frenetica por poder

  12. Sarcozy disse que não ia com a cara de Netanyahu e que o achava um mentiroso.Obama balançou afirmativamente com a cabeça concordando com Sarkosy…ESSA PARTE QUE EU CITEI DA CONVERSA DELES A MIDIA GDA E OS PIGUEIROS ESTÃO OMITINDO…E por acaso Sarkozy esta errado?Ninguem aguenta mais as intransigencias e as mentiras de Netanyahu.Uma boa parcela de seu proprio povo tambem ja não o aguenta mais.Pessoas como ele,como Chavez,o Louco Persa,e o desmiolado Norte-Coreano são figuras do seculo passado que insistem em continuarem existindo.

  13. Para aqueles que tem ações da Petrobrás, o problema não é o Ahmadinejad do Iran, mas o Ahmadinejad que comanda a Petrobras. Este daqui disse que é bom colocar a barbas de molho pois as ações de “sua” estatal não subirão no curto prazo. Bem, para quem tem conversas reservadas e secretas com ninguém menos que José Dirceu em um Hotel de Brasília sem a Presidente saber, acho que o Iran está melhor administrado que a Petro.

  14. >>> ” “Eu não o aguento mais, ele é um mentiroso”, disse Sarkozy, em francês, ao se referir a Netanyahu.
    .
    ( Em breve veremos a imprensa/mídia vai acusar o Sarkozy de ser anti-semita, mesmo ele sendo judeu..rs)

    ========================================================
    >>> “Você pode estar farto dele, mas eu TENHO de lidar com ele todo dia”, respondeu Obama. ( É claro Israel é a Capital dos EUA, e você como estadunidense é escravo dos maçons-sionistas…experimenta ir contra eles que você leva uma bala na cabeça igual ao Kennedy ) .

  15. Gustavo G, foi de um documentário sobre a captura de Osama bin laden. Um dos especialistas mencionou este satélite que por laser capta as ondas audiveis ao homem em uma dada região. Reclamou que quase ninguem saia da casa, e quando saiam nada diziam, pois as paredes atrapalharam tal satélite. Deve ter na net! Vo ver se encontro. Não tenho certeza se vi na net, mas algum frequentador do blog deve saber, pq é do assunto e foi muito bem feito o documentario. vo ver aqui..
    Achei algo por enquanto, antes de fechar o tempo da edição heheh. É sobre a tecnologia no wikipedia..
    http://en.wikipedia.org/wiki/Laser_microphone Mostra que é possível.
    vo continuar até achar o documentario.. aqui nos meus tempos vagos..

  16. Acho que o mundo será islâmico. Quase que foi alemão. A teocracia tem muita força, pois eles dão a vida por uma causa. Os países islâmicos já têm armas nucleares. O que fazer ?

  17. Boto fé…. vlw pela informação.. bom saber disso.. vou cuidar com o que eu ando falando aqui em casa hahaha…
    Mas um equipamento desse, se for realmente eficiente e puder ser usado da nossa órbita.. meu deus… agencias de espionagem não precisarão mais grampear telefones ou frequencias de rádio… basta localizar os caras…

  18. DANDOLO voce acha que o mundo sera Islamico pela coesão religiosa deles e a crescente expansão`.É a religião que mais cresce no mundo enquanto o Judaismo é restrito e o Cristianismo desde a conversão de Roma se fraciona e se fragmenta subdividindo-se cada vez mais.O mundo não sera Islamico pois quando toda a verdade vier ao conhecimento da humanidade as religiões serão extintas e seus templos queimados e seus sacerdotes linchados pela turba revoltada e enganada por seculos.

  19. Gustavo G, na realidade também tenho minhas dúvidas quanto à eficiência. Sabe como são os EUA, cada evento é para ser O EVENTO na propaganda. Mas ao meu ver, acho que tende disto pra pior! quanto à perda de liberdade individual. Vai da Skynet pra cima! heueheh..
    Para solucionar problemas básicos de falta de direitos humanos primordiais ao homem em todo o mundo, não existe tanto compromisso. É algo a se ficar encucado sobre quais são os reais interesses.

Comentários não permitidos.