Defesa & Geopolítica

Rússia reage contra ideia de esquadra americana nos mares do Norte

Posted by

Embaixador da Rússia junto à Organização do Tratado do Atlântico Norte, Dmitry Rogozin

As autoridades russas demonstraram sérias preocupações frente à possibilidade de localização de uma esquadra americana nos mares do Norte. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 8, pelo embaixador da Rússia junto à Organização do Tratado do Atlântico Norte, Dmitry Rogozin, durante um encontro com oficiais do Distrito Militar Ocidental da Rússia.

Segundo Rogozin, caso se concretize, a operação resultará na presença de um potencial militar norte-americano nas proximidades das fronteiras da Rússia, capaz de interceptar mísseis balísticos na Europa. Nas suas palavras, não há nada de mais permanente do que um possível deslocamento temporário de esquadras americanas com presença de plataformas de mísseis teleguiados para o mar do Norte, o Báltico e possivelmente o mar de Barents.

Ele destacou que a Rússia está realizando uma série de consultas junto à OTAN, para tratar de questões referentes ao sistema antimísseis. E que caso as exigências russas referentes à arquitetura do sistema não sejam atendidas durante a próxima reunião entre Rússia e OTAN, em maio de 2012, o país será obrigado a tomar medidas compensatórias do problema.

Fonte: Diário da Rússia

34 Comments

shared on wplocker.com