Deu no Cavok: Lockheed divulga novo relatório dos testes de voo dos caças F-35

O fato mais marcante do programa F-35 no mês de outubro foi o primeiro pouso vertical embarcado realizado pela aeronave F-35B “BF-2” no dia 3 de outubro. (Foto: Lockheed Martin)

O programa de teste de vôo dos novos caças F-35 continua a fazer progressos. Desde a última atualização dos teste de vôo divulgado no dia 20 de setembro, os caças de quinta geração F-35 Lightning II, dentre todos modelos, realizaram 185 vôos de testes, elevando o número total de vôos de teste para o ano para 837.

A aeronave F-35B realizou também a primeira decolagem curta no dia 4 de outubro, a bordo do USS Wasp. (Foto: Lockheed Martin)

O grande destaque para o mês de outubro foi a conclusão dos testes iniciais de adequação do caça F-35B de decolagem curta / pouso vertical (STOVL) a bordo do navio anfíbio USS Wasp (LHD-1) na costa da Virgínia. O teste começou quando a aeronave BF-2 executou o primeiro pouso vertical embarcado no dia 03 de outubro. No dia seguinte, o BF-2 executou a primeira decolagem curta do Wasp. Durante a terceira semana de testes no mar, as aeronaves BF-2 e BF-4 operaram simultaneamente no navio. Combinadas, as duas aeronaves realizaram 72 decolagens curtas e 72 pousos verticais durante o período de teste de três semanas.

Os testes de lançamento com catapulta continuam em Lakehurst com a aeronave de teste F-35C “CF-3”. (Foto: Lockheed Martin)

Vários testes de vôo e marcos importantes de produção foram realizadas desde o último relatório:

  • Outubro foi o mês mais movimentado para os vôos na história do programa de ensaios em vôo do F-35, com as aeronaves executando 122 vôos. A aeronave F-35B, conhecido como BF-2, realizou 22 voos, o maior número já realizado por um F-35 num único mês.
  • As aeronaves F-35Bs completaram seu vôo de número 500 no dia 30 de setembro. Em outubro, a frota de caças F-35Bs executou o maior número de pousos verticais (73) num único mês na história do programa de ensaios em vôo, incluindo o pouso vertical de número 200 para o programa no dia 04 de outubro.
  • As aeronaves F-35A “AF-12″ e “AF-13″ de decolagem e pouso convencional (CTOL) foram entregues para a 33ª Ala de Caça da Base Aérea de Eglin, na Flórida, nos dias 19 e 26 de outubro, respectivamente. Isto significou a entrega da quinta e sexta aeronaves CTOL em Eglin e a entrega de 12 jatos no total do programa F-35 para o Departamento de Defesa em 2011.
  • A partir do dia 03 de novembro, a aeronave F-35C, a versão destinada para ser embarcada em porta-aviões, já havia executado 59 lançamentos bem sucedidos com catapulta e três pousos enganchados.
  • As aeronaves F-35C já realizaram 200 horas de vôo até o dia 22 de setembro.
  • A aeronave F-35A “AF-1″ alcançou o limite de velocidade máxima teórica do F-35, de Mach 1.6, pela primeira vez no dia 25 de outubro.

A 5ª aeronave de produção a ser entregue para USAF, o caça F-35A “AF-12”, no final de outubro. (Foto: Lockheed Martin)

O número de voos cumulativos totais dos testes de voo em 2011 são as seguintes:

  • Os jatos F-35A (CTOL) voaram 407 vezes.
  • As aeronaves F-35B (STOVL) completaram 296 vôos.
  • Os jatos F-35C (CV) voaram 134 vezes.

No total, as aeronaves F-35 já realizaram 1.432 voos até o dia 03 de novembro de 2011. (Foto: Lockheed Martin)

Desde o início de testes de vôo em dezembro de 2006, até o dia 03 de novembro, os jatos F-35s voram 1.432 vezes, incluindo os vôos dos modelos de produção e do AA-1, a aeronave de teste de voo original.

Fonte: Cavok

15 Comentários

  1. É um caça que já nasceu obsoleto, mas ele servirá momentaneamente para substituir os helicópteros de combate, e seu sistema será utilizado em todas as aeronaves civis, não necessitando de pistas nos aeroportos. Poderá decolar / aterrissar de cima de prédios,lanchas, morros, por exemplo. Os EUA deveriam fazer a versão, de lançamento de submarinos.
    Esse aeronave vai incomodar os inimigos dos EUA, devido a sua flexibilidade: Helicóptero + Caça.

  2. Pelo jeito a novela esta no fim e o F-35 vai finalmente entrar em operação. E discordo do Xtreme. O fato de ter só um motor ainda esta longe de limitar este caça. Dificilmente ele entrará em confronto direto com outra aeronave. Sua capacidade Stealth aliada com modernos mísseis BVR já dará uma grande vantagem frente ao inimigo. Provavelmente a aeronave inimiga vai pro chão sem saber o que aconteceu.

  3. Este é um tópico que se a notícia fosse:
    desfavorável ou muito mau ao F35 já estaria cheios de comentários de gente a ter orgasmos pela noticia, como é algo de bom… passam á seguinte que seja contra aos “gringos”.
    Pena deste F35 é seu preço… muito alto para muitas nações que possam ter uma aeronave capaz de desempenhar muitas missões sem apoio de outros meios.

  4. FALAM MAL DO CAÇA GRIPEN POR ETR UM SÓ MOTOR,E ESTE DAI? TEM MAIS QUE UM,VEJO APENAS UM,E PAREÇE QUE VAI INCOMODAR,ESTOU CADA VEZ MAIS APAIXONADO PELO BICHINHO.

  5. Confesso q é um caça mt bonito, e q se os mesmos poderão levar os Rússos a ressuscitar o “pai” dos VSTOL, o YAK 141, espero mt por isso, eram + velozes, e bem + agéis, e ñ eram tão bonitos assim…sds.

  6. Já estou achando interessante esse F-35 .Pena que quem compra só leva a máquina não o cérebro da máquina .Coisa de americano ,vender parte do produto .

  7. Como será que,em uma teórica guerra futura,as aeronaves de ataques se comportarão?Afinal,com os sistemas de lançamento de mísseis ”dispare e esqueça”,ela ficará mais impessoal?

  8. Belíssimo caça…

    vai ser o mais caro da história da FAer dos Estados Unidos, mas espero que todo esses investimento valha a pena, e que não se transforme em outra rainha suprema dos angares como o F-22, que tb é outro belissimo caça….

Comentários não permitidos.