Bill Gates: O G20 e o Brasil

http://f.i.uol.com.br/folha/paineldoleitor/images/113081013.jpeg

Bem-sucedido em seu processo de desenvolvimento, o Brasil tem compreensão sofisticada daquilo que os países pobres precisam fazer para melhorar

A estabilização da economia global e a geração de empregos estiveram, com razão, no topo da agenda da reunião do G20 na França.

Um risco real, contudo, é o de que algumas das políticas cogitadas por membros-chave do G20 corram o risco de reduzir a assistência e outros investimentos em crescimento e desenvolvimento em muitos dos países mais pobres do mundo.

Seria um erro enorme, porque é precisamente este o momento em que esses países estão preparados para acelerar os avanços da década passada e se tornarem parceiros estáveis e rapidamente crescentes na economia global.

Em vez de recuar, este é o momento de nos engajarmos mais profundamente, em mais áreas e por meio de parcerias novas e instigantes.

O presidente Sarkozy me convidou a apresentar um relatório para os líderes do G20 sobre como ampliar o financiamento para o desenvolvimento, e nesse relatório apresentei ideias muito concretas sobre como fazer isso e deitar as bases para que o mundo consiga atender as necessidades e aspirações de todos os seus 7 bilhões de cidadãos.

Uma das razões pelas quais sou otimista em relação ao futuro é o fato de que países em rápido crescimento, como o Brasil, possuem o potencial de transformar o desenvolvimento. Esse potencial enorme é a razão pela qual a Fundação Bill & Melinda Gates assinou nesta semana um acordo com o governo brasileiro para trabalharmos juntos sobre projetos de agricultura e saúde para beneficiar países pobres.

Tendo avançado com tanto êxito no processo de desenvolvimento, o Brasil tem compreensão sofisticada do que os países pobres precisam fazer para melhorar suas condições de vida. Com enormes capacidades técnicas, pode inventar ferramentas inovadoras para solucionar alguns dos problemas mais renitentes enfrentados pelos pobres.

Um exemplo disso é uma iniciativa recente para melhorar a produtividade agrícola em Moçambique, país onde uma em cada cinco crianças é malnutrida.

Graças à combinação de investimentos generosos do Japão e suporte de capacitação técnica do Brasil, Moçambique está a caminho de conquistar a segurança alimentar e, com o tempo, exportar produtos agrícolas para a região e o mundo.

Os países pobres estão usando seus próprios recursos para liderar seu próprio desenvolvimento. Líderes africanos podem levantar mais dinheiro para o desenvolvimento, com mais eficiência.

Os países do G20 podem ajudar nisso, exigindo que empresas de mineração e petróleo listadas em suas bolsas de valores divulguem o que pagam para os governos de países em desenvolvimento. Dessa maneira, os termos dos contratos envolvendo recursos naturais farão parte de registro público, e cidadãos em todos os países poderão proteger seus interesses.

Os países doadores tradicionais também têm a responsabilidade de continuar com sua generosidade assistencial. Muitos países definiram metas para assistência até 2015, e ainda têm tempo para tomar medidas para alcançar essas metas.

Para concluir, o setor privado pode aumentar seu envolvimento no desenvolvimento. O setor privado é o motor do crescimento econômico e a maior fonte de inovação no mundo, mas nem sempre investe nas necessidades dos mais pobres, porque nem sempre há incentivos para isso. Acredito que há maneiras de encorajar o investimento particular em coisas como tecnologias agrícolas e projetos infraestruturais.

Existem bilhões de dólares em mãos de instituições filantrópicas, investidores de impacto, comunidades de diáspora e fundos soberanos que poderiam ser mobilizados para ajudar os pobres.

Esse trabalho não envolve alguns poucos países ricos dando assistência à moda antiga a um mundo monolítico em desenvolvimento. Ele diz respeito a como novos parceiros podem levar energia nova e transformadora ao desenvolvimento, conservando o mundo no caminho em direção à equidade e ao crescimento econômico de longo prazo.

BILL GATES é copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates.

Tradução de CLARA ALLAIN.

Fonte: FSP via Resenha CCOMSEX

25 Comentários

  1. Compartilho da mesma idéia, a hora é de investir no próprio País, gerar emprego, distribuir renda, fortalecer o mercado interno, estruturar o País (infraestrutura), modernizar a indústria….

  2. Agorinha aparece um esquizofrenico gritando: “fora, Gattes, yanke maldito…” rsrsrsrsrsrs… “não queremos a sua ajuda… estamos bem assim… na pobreza…”… rsrsrsrssr

  3. Vou continuar comprando da Microsoft!
    Da orgulho de ser brasileiro quando se fala em produção alimentícia e tecnologias alternativas.
    Uma fundação de pesquisa da minha região no Paraná encaminhou técnicos para auxiliar na produção de material genético e irrigação na África.
    Que modelo americano que nada podemos mudar esse mundo!

    A guerra sempre foi uma opção!

    Só pra constar!
    “Pacificos sim desarmados Jamais!”

  4. Culpado foi ele!.. E burros foram os outros.
    Fez infestar esta porcaria que é o windows. Mas como sabe vender!.. tem dom pros negócios. Dá-lhe windowszaaaaaaaaaaadddaaa OpS!.. Ctrl+Alt+Del! http://www.youtube.com/watch?v=TZ12SsahqO4
    Os melhores sistemas operacionais não teve gente com capacidade de venda para fazer multiplicar como merecia!..

    E é só vasculhar os ‘laranjas’ aí dos fundos.. que verão que o patrimônio não é só microsoft e seus dividendos, tem muita coisa!.. Os bilionários ‘ofertam’ seus milhões, mas porque sabem que até os bilhões que a população sabe que existe, nada se compara ao que não é oficial.
    Portanto cada palavra é um perigo! em seus discursos. Estamos em um mundo globalizado mandado pelos grandões da especulação financeira, é capital de todo o tipo. Pode parecer que não vão ter vantagem em muitas coisas, mas LEDO ENGANO.

  5. ME CUTUQUEM, ESTOU SONHANDO: “Os países do G20 podem ajudar nisso, exigindo que empresas de mineração e petróleo listadas em suas bolsas de valores divulguem o que pagam para os governos de países em desenvolvimento. Dessa maneira, os termos dos contratos envolvendo recursos naturais farão parte de registro público, e cidadãos em todos os países poderão proteger seus interesses.”
    IMAGINA SE ESSA MODA PEGA… VALE, digo, vale o passado também? Que RIO DOCE esse… kkkkkkk

  6. Elogios são elogios, e vindo do Bill Gates para o Brasil é para matar de inveja o FHC e sua corja tão presente aqui. Taí por que nós mantemos o mesmo governo, até o Bill sabe que é espetacular e que nunca antes neste país houve outro igual.kkkkkkkkk

  7. Agora que um americano avalizou como boa a política exterior de Lula e Celso Amorim,veremos a direita brasileira(com seu famoso complexo de vira-latas) dizer que eles tinham razão…………

  8. Muito bom.
    Vou contar novamente (já mencionei aqui) algo interessante sobre brasileiros em Moçambique (e Angola também).
    *****
    1.Na plantação, vinham os passarinhos aos milhares e detonavam.
    Não tinha espantalho que desse jeito. Nem crioulo dando tiro com espingarda.
    Criatividade – fez-se tipo um varal de roupas, e no cordame foram colocados centenas de pedaços de espelhos. Os passarinhos ficavam doidos, se chocando, e não mais destruíam a plantação. Trabalho de técnicos das Emater e da Embrapa. Os financiamentos eram da AID, braço do Banco Mundial para empréstimos concessionais (30 anos, juros baixos ou a custo zero).
    *****
    2. Para mitigar a fome, os brasileiros introduziram a mandioca na África. Nos experimentos, crescia que era uma beleza. Na colheita, raízes mirradas.
    Descobriu-se que faltava uma bactéria que ajudava a mandioca crescer. Novamente, os técnicos brasileiros das Emater e da Embrapa.
    *****
    A matéria é uma beleza, e, tem-se que registrar, um cara que doa, doa, tira do bolso, US$ 35 Bilhões, para projetos de benemerencia, merece todo nosso respeito.
    Deus os abençoe, Bill Gates e Melinda Gates.

  9. Bill Gates pode ter sido um pouco fdp com seus amigos co comeco de sua carreira, se o que li a seu respeito tem um fundo de verdade. Mas e um capitalista que respeito. Principalmente pela assistencia financeira que tem dado a Africa. O sistema capitalista nao da espaco a humanismo, mas alguns individous consegue ser diferente e me parece que Bill Gates e um capitalista gente boa. Se e possivel tal coisa.

  10. Jobs “roubou” da Xerox um sistema de hardware e o melhorou, e o integrou com o Apple, Gates “roubou” da Apple e piorou, Criaram o Unix, algumas vertentes foram feitas, a informática foi revolucionada, chegou-se no FreeBSD, Jobs precisava de algo bom para “revolucionar” e “roubou” o FreeBSD e criou o Mac OS X, nesse “meiado” todo, Linus se inspirando no Minix, parente do FreeBSD, ambos filhos do Unix começou a escrever o Linux, Stallman ofereceu o “pacote” GNU a Linus e o Linux se tornou de fato um SO, o FreeBSD superou o Unix, o Linux o Windows, o Mac OS X é um FreeBSD com a “cara” cheia de maquiagem. O ladrão entende de dinheiro e o gênio de revolução, Jobs e Gates, excelentes na arte do capitalismo; equipe Unix, equipe BSD, Stallman, Linus, excelentes na arte de revolucionar.
    .
    O Brasil tem nas mãos a chance de criar a revolução, terá competência para isso?

  11. bill gates e um visionario, e todo visionario tem o faro aguçado para onde há pontencial, isso pode ser bom ou ruim, depende de como vamos conduzir o processo, se como soberanos ou como vira-latas !!

  12. É, logo ele vai ensinar essas técnicas para a nova classe que esta surgindo e crescendo muito rápido em seu país, a classe dos milhões de miseráveis que estão morando em barracas, que perderam tudo com a quebradeira que está por lá. Isso nem as mídias do PIG mostram! Quanto aos produtos da microsoft, continuo usando o windows 7 e esperando o 8! Pois nem hitler dispensava a boa musica (clássica) dos inimigos e nem os melhores vinhos!

  13. O brasil é como a nossa seleção brasileira… tem o que há de melhor no mundo… mas tem sempre um zagueiro pra atrapalhar o goleiro na hora da defesa, tem sempre alguém pra fazer uma cagada no meio de campo e de vez em quando alguém é expulso quando não devia…
    Se usarmos racionalmente o nosso potencial, poderiamos ser até uma nação hegemônica no mundo, sem precisar invadir paises cheios de petroleo

  14. Fora Gates – Jobs ( o gênio )sempre.
    Como nós estamos acostumados com ladrão de gravata, fica tudo entre família.
    Caro Diarum – aconselho assistir ao filme ” Pirates of Silicon Valley ” Piratas do Vale do Silício.´
    É um pedacinho do que é Bill Gates e como atuou a frente da Microsoft.
    Parabens ao Brasil em se disponibilizar a se associar a Fundação Bill Gates na ajuda aos moçambicanos.
    SDS

  15. A volatilidade da economia mundial, dá ao Brasil, condições de se posicionar como emergente em qualquer circunstância. O texto é rico, por detalhar a força que a economia mundial tem para substanciar as potências.

    Capanema – Pará

  16. Quando Steve Jobs ficou doente,com câncer de pâncreas, escrevi um e-mail para a Apple há 3 anos, me oferecendo para desenvolver um computador-robô, a fim de descobrir a cura de sua doença. É um projeto simples, objetivo e pragmático. Atuaria em 2 linhas de ação (2 projetos). A mesma oferta eu farei para Bill Gates ou outros bilionários,a fim de curar todas as doenças existentes e elevar a longevidade humana para 200, 300, 400 anos … Já sei como fazer isso.

  17. Você consegue entender isso?
    .Vítimas da seca
    Quantos? 10 milhões
    Sujeitos à fome? Sim
    Passam sede? Sim
    Subnutrição? Sim
    ONGs estrangeiras ajudando: Nenhuma
    .
    Índios da Amazônia
    Quantos? 230 mil
    Sujeitos à fome? Não
    Passam sede? Não
    Subnutrição? Não
    ONGs estrangeiras ajudando: 350
    .Provável explicação: A Amazônia tem ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares.
    .O nordeste não tem tanta riqueza, por isso lá não há ONGs estrangeiras ajudando os famintos.
    .Tente entender: Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os massacres e as minas terrestres.

  18. Tem sim um forte investimento por parte de empresas brasileiras em países africanos e tamben há os investimentos em distribuição de renda interna aqui, e muitos outros em construções de hudrelétricas, pontes, portos, estradas tudo aqui e muito na africa tamben via construtoras, Petrobras,etc… BNDS e outros bancos.
    O problema minha gente é que o nosso governo ainda pensa muito pequeno e não sabe anunciar o que faz de maior como fazem os países centrais em seus investimentos de geopolítica…

  19. Um risco real, contudo, é o de que algumas das políticas cogitadas por membros-chave do G20 corram o risco de reduzir a assistência e outros investimentos em crescimento e desenvolvimento em muitos dos países mais pobres do mundo.

    “” Seria um erro enorme, porque é precisamente este o momento em que esses países estão preparados para acelerar os avanços da década passada e se tornarem parceiros estáveis e rapidamente crescentes na economia global””.

    O problema é que aqueles que subjugaram,pilharam,massacraram póvos e economias,alem de serem xenofóbicos intolerantes são segregacionais ortodoxos.De tão enlouquecidos no pedantismo ate preferem naufragarem e ainda acham que isso arrastara os pequenos que na cabeça deles so caminham se receberem suas migalhas.A crise do Euro não tem equação lógica de resultado exato.Eles acabaram sacrificando seus membros mais debilitados.Na euforia do momento a gancia capitalista foi mais forte e não prognosticaram futuros.Este é o grande erro do capitalismo desenfreado que vive na ganacia do momento de quem tem o poder economico.Devemos pensarmos e absorvermos para nós o que se passa hoje cpm eles pois querem nos empurrarem no mesmo sentido nutridos por ganancias empresariais e politicas para um caminho sem volta onde o onus de tudo recaiara sobre o contribuinte Brasileiro alem de comprometer-nos economicamente com o que temos de garantias para um Brasil melhor para nossas gerações.O Homem vivera daquilo que ele plantar e colher.Não é justo que decisões sensiveis de uma nação sejam tomadas por pessoas despreparadas e ganaciosas.O Brasil somos nós os Brasileiros que desenvolvemos e pagamos as contas desta nação…BOLIVARIANINHAS DESCABELADAS DE COCHABAMBA nada neste pais é disponibilizado gratuitamente pelo Estado como dizem e como acreditam ser,tudo custa muito caro e é pago com o sacrificio e o suor do povo Brasileiro…AS RATAZANAS CHUMBINHO…Nós o Brasil perdemos nosso tempo achando que o mundo tem a nossa indole no sentido espiritualizado da igualdade.São Lobos que se mordem e se lambem em interesses e afinidades e no fim se alinham.Não somos super-potencia belica mas temos a intenção de sermos suficientemente capazes de nos defender-mos mas economicamente o Brasil é uma potencia economica com promissor potencial de mercados,futuros e reservas.Deveriamos usarmos a credibilidade que a maior parte das nações tem conosco e juntamente com Russia e China que são as potencias fora do Bloco OTAN que demonstram insatisfação não so com a situação economica atual mas tambem com as politicas praticadas e ate as possiveis ferramentas de manipulações e promovermos um raxa no ONU,FMI,OMC.Quem hoje sustenta a economia mundial senão China,Brasil e India?As cartas devem serem dadas por aqueles que as tem nas mãos e não por manipuladores.Ou tenhamos coragem e ousadia de mudarmos o jogo ou seremos eternos escravos do mesmo……Helo Titio Bill Gates.Obrigado pelo Windows 7 e pelo Office 2010 Plus tudo Crackeadinho com jeitinho Brasileiro.Se depender de Brasileiro Tito Bill voce vai é ficar pobrinho rsrs rsrs Titio Bill onde que o setor privado ajudou alguem que não a si mesmo,so investem naquilo que lhes proporciona lucros e dividendos e não apostam em futuros não assumem riscos.Os riscos são para os otarios ou seja para a Plebe Global bancar.Conta outra CARA DE CONCHA.

  20. O BRASIL investe =’+ de 350 milhões de dólares nos países Africanos , são + de 350 milhões de dolares,e sem imperialismo de = p =, antes leia sobre a atuação do BRASIL na africa…Sds.

Comentários não permitidos.