Túnel espacial vai permitir testar propulsão elétrica

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010130111107-tunel-espacial-1.jpg

Simulador do espaço

A agência espacial alemã (DLR) concluiu a construção do primeiro túnel espacial.

Enquanto os túneis de vento conseguem gerar as condições de voo atmosférico, o simulador espacial consegue gerar as condições do espaço – 236 metros cúbicos de puro espaço em laboratório.

O objetivo é testar a propulsão elétrica, mais conhecida pelos motores iônicos.

O enorme tubo – 12 metros de comprimento por cinco metros de diâmetro – é uma estrutura parecida com uma panela de pressão às avessas, onde fortes bombas atuam para criar um vácuo quase perfeito.

Refrigeradores reduzem a temperatura interior para até -268ºC, para reproduzir com fidelidade as condições do espaço.

Motores iônicos

Os motores iônicos são excelentes alternativas para a exploração do espaço profundo porque geram uma aceleração constante usando uma quantidade de combustível muito pequena.

Mas o empuxo gerado por esta tecnologia é muito fraco para ser testado com eficiência na atmosfera, o que gerou a necessidade da construção do túnel espacial.

Além disso, o feixe de íons que gera o empuxo do motor pode danificar partes da nave – sobretudo os painéis solares -, e esses efeitos precisam ser mensurados antes que a nave seja lançada.

Missões como a sonda lunar SMART-1 e a exploradora de asteroides Dawn já usam motores iônicos.

O simulador alemão agora permitirá que as sondas inteiras – assim como satélites artificiais – sejam testados em condições reais.

Os motores iônicos são também considerados uma das alternativas para controlar o lixo espacial: todos os satélites artificiais teriam um minúsculo motor desses, que seria acionado ao final de sua vida útil, provendo uma reentrada controlada e evitando os sustos recentes do satélite UARS e do telescópio ROSAT.

Fonte: inovaçãotecnologica

19 Comentários

  1. TOTAL MENTIRA ESSA DE PURO VÁCUO, agora vão falar que as forças resultantes agindo sobre o corpo dentro do tunel é 0 ? Conta outra…pra mim, repórteres da área da ciência, principalmente, deveriam ter a formação de jornalismo e 3 anos das matérias básicas dos cursos de exatas.

  2. .
    .
    Gostei, mas o problema da força da gravidade continua mesmo que dentro do tubo não tenha ar e seja frio ao quase 0° absoluto…
    .
    Mesmo assim meus parabéns aos alemães pelo pioneirismo!
    .
    Valeu!!

  3. Os alemães realmente emburreceram. Não se pode fabricar simuladores do espaço na Terra, devido a influência da força gravitacional e de outros tipos de ondas ainda desconhecidas. Os nossos aparelhos ainda não conseguem perceber inúmeros tipos de ondas, entre as quais as telepáticas e inerciais.
    O Cosmo também tem ondas e partículas subatômicas (microcordas) ,que não existem no meio terrestre. Sobre a propulsão elétrica, eu já descobri como fazê-la, inclusive poderemos gerar armas e antigravidade com tal tipo de fluxo. Se os alemães quiserem me contratar para avançarmos 200 anos em 10, estou à disposição. No Brasil não há a mínima condição de se fazer pesquisa científica, pois o brasileiro teve a sua mente engessada pelo Sistema de Ensino equivocado. Não há pessoas criativas e intuitivas atuando na área de pesquisa no Brasil.

  4. Os alemães provavelmente coloquem esse tubo dentro de uma aeronave em queda-livre para simular a falta de gravidade, mas isso é um engano, pois a queda-livre não é a falta de gravidade. O melhor simulador é o próprio espaço, dentro do laboratório espacial, ou nas proximidades dele.

  5. vácuo = 0 de gravidade
    motores iônicos são mais interessantes em ambiente com zero de gravidade mesmo, onde tem gravidade agindo contra o objeto, ainda é melhor a por combustão

  6. O KAIO ta certo. Os cientistas alemães são burros! Certamenta alguem com curso de jornalismo e uns 3 anos de matérias básicas de exatas irá superar centenas de doutores em física, química e matemática alemães.

    Alguem chama o Dandolo ai que com uma panela de pressão furada e um motor de parabrisa de fusca ele faz coisa melhor!

  7. De qualquer maneira, no espaço, o satélite estará sob ação da força centrípeta que mantém a órbita, e esta é a força de gravidade no ponto onde ele se encontra. Além desta tem as forças centrípeta que o atrai para o sol, para o centro da galáxia, a força gravitacional gerada pela matéria escura, etc. Más como muitas delas têm intensidade muito baixa, podem ser desconsideradas na cálculo. Se o vetor empuxo do motor iônico for perpendicular a força centrípeta da terra, o movimento angular só será responsabilidade do motor e pode ser medido.

  8. Senhores,
    Sejam mais tolerantes com as limitações tecnológicas impostas pelas possibilidades humanas.
    O túnel quer simplesmente testar motores elétricos espaciais em um ambiente que se aproxima do ambiente espacial, e o motor estará fixo em uma bancada, portanto, continuar a existir a influência da gravidade é irrelevante para o experimento, que só quer testar o comportamento do feixe de íons no vácuo “absoluto” (que se brincar é mais “absoluto” que o vácuo do espaço), fotografando-o e aferindo sua extensão.

  9. Certa vez disse que aqui tinha muito pseudodoutores e fui criticado, disseram que não precisava ser doutor para comentar matérias relacionadas a defesa. Por isso vemos esses comentários absurdos, da-lhe wikipédia. kkkkkkk

  10. Olha muitos falam em desenvolver tecnologia inversa. Pois bem, para se fazer um laboratório é nescessário eliminarmos as variáveis. Bom o vácuo e a temperatura, neste experimento terão sido eliminadas. As outras forças continuarão atuando. De certa forma tem-se condições mais favoráveis que as atuais para experiências por um preço muito mais inferior. A gravidade pode ser posta dentro do cálculo e ser retirada conforme o objetivo da pesquisa, ela é uma variável conhecida e de certa forma fixa. Se não fosse assim, as pesquisas deveriam ser feitas somente com um tipo de lua: na minguante, nova, crescente ou cheia, pois ela também tem um campo gravitacional sobre a terra.

  11. Ainda bem q vcs postaram os comentarios finais, pq, os primeiros, me deram m.e.d.o.!!! =O

    Quem disse q no espaco nao tem gravidade!? Pelamor..

  12. Dandolo
    Parece rasoavel o seu comentário.
    ======
    Mauro Draco
    Gravidade no espaço é relativo. mas provem apenas de corpos celestes.

  13. nem é wikipédia é baseado em grande parte no livro do curso física mecânica que faço nesse semestre. claro com argumentos da física clássica.

Comentários não permitidos.