Relatório da AIEA poderá aumentar tensão entre Irã e Israel

Revisão: Carlos Albuquerque

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deve divulgar esta semana em Viena um detalhado relatório sobre o programa nuclear do Irã que pode aumentar as suspeitas internacionais sobre os interesses militares de Teerã e alimentar tensões no Oriente Médio. Entre outras informações, o documento deve revelar que Teerã desenvolveu um maquete virtual de uma ogiva nuclear.

Segundo um diplomata na Áustria, imagens de satélite já teriam revelado uma estrutura de aço, na qual materiais de alto potencial explosivo para acionar bombas nucleares, por exemplo, poderiam ser testados. O diplomata ressalta, porém, que o relatório não traz conclusões definitivas sobre o objetivo real de Teerã com o programa nuclear.

“Diante de experiências anteriores com o Iraque, a Agência Internacional de Energia Atômica está extremamente cuidadosa com relação a estas informações que constam de seu relatório, porque dados errados foram usados para justificar ações militares”.

Ele ressalta que a suposta fabricação de armas de destruição em massa no Iraque foi, entre outros motivos, usada como justificativa pelos Estados Unidos para iniciar a guerra contra o país. Tais armas, no entanto, nunca foram encontradas.

O relatório deve ser apresentado aos integrantes da Agência na próxima quarta-feira (09/11), antes do encontro trimestral do conselho de representantes dos 35 Estados que compõem a AIEA, que deve acontecer na semana seguinte, em Viena. O documento deve trazer informações também anteriores a 2003 – ano em que, segundo uma controversa avaliação de 2007, teria ganhado força o processo de armamento do Irã.

As lideranças ocidentais poderiam vir a usar o relatório para aumentar a pressão internacional como forma de ampliar as sanções contra o país produtor de petróleo.

Rússia e China, porém, temem que a publicação das informações da AIEA neste momento possa atrapalhar qualquer chance de diplomacia nas negociações sobre a questão nuclear e estariam se mostrando contrárias à divulgação do documento, sinalizando ser contra qualquer nova punição ao Irã.

“Uso pacífico”

O Irã, no entanto, contesta que o programa nuclear do país tenha algum intuito de construir armas. O governo de Mahmoud Ahmadinejad afirma que as pesquisas têm “fins pacíficos”, como a produção de energia.

Alegações que se mostraram falsas no passado poderiam estar novamente sendo resgatadas, reclamou o ministro iraniano do Exterior, Ali Akbar Salehi. Ele diz que a AIEA não seria um órgão independente e que estaria lançando suspeitas sobre o Irã por pressão dos EUA.

Lideranças ocidentais, assim como Israel, acreditam que o governo iraniano tenta disfarçar, sob a máscara de um programa atômico civil, o desenvolvimento de uma bomba atômica.

Enquanto isso, o presidente israelense, Shimon Peres, esquenta o debate sobre uma possível ação militar contra o programa atômico do Irã.

Ao ser perguntado, durante uma entrevista para um canal de televisão, se a situação caminha para um confronto militar em vez de uma solução diplomática, Peres respondeu: “acho que sim. O serviço de inteligência de muitos países veem o tempo passando e alertam seus governos que não há mais tempo a perder”.

Segundo ele, o Irã poderia ter uma bomba nuclear em seis meses. Peres diz que o mundo tem a obrigação, assim como Israel, de frear as pretensões atômicas dos iranianos – nem que para isso seja necessária intervenção militar.

Há pouco mais de uma semana Israel discute os prós e contras de uma ação militar contra o Irã. Segundo uma pesquisa de opinião, a população estaria dividida. O medo de que os iranianos, grandes adversários dos israelenses, estejam de posse de uma arma atômica leva o país a defender uma ação militar, o que desencadearia sérios conflitos na região. O Irã promete uma resposta “apocalíptica” no caso de um ataque.

Fonte: DW.WORLD.DE

22 Comentários

  1. não eh de hoje que este conflito esta ocorrendo desde que os persas invadiram israel os judeu tem ódio deles isso não acaba nunca

  2. Porque os judeus não atacam a alemanha e esterminam todos os alemães e seus descendentes da face da terra afinal não foram os alemães que tentaram exterminar o judeus na 2a guerra mundial? não foram os alemães que mataram milhões nas camaras de gas, e roubaram tudo o que tinham? então porque esse odio dos judeus com os arabes e persas se foram os europeus em especial os alemães que quase os exterminaram!!! o eu estou ficando louco ou então todos os fatos da 2a guerra são mentiras? os judeus não foram mortos na 2a guerra, hitler nunca existiu, e tudo não passa de uma grande mentira!!??? um abraço a todos amigos

  3. A maior arma do Irã não é o programa nuclear e sim o conhecimento nuclear. Se atacado poderia difundir o conhecimento, técnicas etc sobre como enrriquecer urânio, desenvolver foguetes de longa distâcia, por exemplo. Assim, desta forma, os EUA teriam que se preocupar com todo o resto do mundo além do Irã. Basta gravar tudo em pendrives e entregar em cada embaixada dos desafetos do “Ocidente”. Seria como jogar m. no ventilador.

  4. EUA e Europa pressionam governo de Israel contra ataque-surpresa ao Irã
    ONU debate esta semana relatório com detalhes inéditos sobre planos iranianos

    Denise Chrispim Marin
    Os EUA e países europeus pressionam Israel a desistir de qualquer plano de ataque a instalações nucleares do Irã. Diante de novas evidências sobre a natureza militar do programa iraniano, que serão divulgadas pela ONU esta semana, potências ocidentais insistiram ontem na adoção de sanções mais duras contra Teerã como alternativa a um ataque – cujas consequências seriam “irreparáveis” e “desestabilizadoras” no Oriente Médio.

    Na semana passada, a imprensa israelense divulgou que o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu está tentando persuadir seu gabinete a lançar um ataque-surpresa contra o Irã. Vozes de dentro do governo de Israel, incluindo o alto escalão do Exército e da inteligência, seriam contra a ofensiva.

    Em meio ao crescimento do temor de uma ação israelense, a França alertou ontem para o risco de uma guerra. “Podemos ainda fortalecer as sanções para pressionar o Irã. Vamos continuar nesse caminho, pois uma intervenção pode criar uma situação totalmente desestabilizadora”, afirmou ontem o chanceler de Paris, Alain Juppé. “Temos de fazer de tudo para evitar o irreparável”, completou.

    Essa linha de ação havia sido defendida pelos presidentes Nicolas Sarkozy, da França, e Barack Obama, dos EUA, no dia 3, em Cannes. No encontro bilateral, os dois concordaram com o aumento da pressão sobre o Irã.

    A possibilidade de Israel atacar o Irã tem sido classificada oficialmente pela Casa Branca como “especulação”. Mas, nos bastidores, há alto grau de preocupação. Uma autoridade de “alto escalão” de Washington disse à CNN em condição de anonimato que há uma “absoluta preocupação” em relação às intenções de Israel.

    Segundo o jornal israelense Haaretz, o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, visitou Israel em outubro com o objetivo de conseguir um compromisso de Netanyahu de não atacar o Irã sem o aval dos EUA. Panetta alertou o premiê e o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, que Washington “não quer surpresas”. Mas Netanyahu e Barak foram evasivos com Panetta e não prometeram pedir a bênção dos EUA antes de uma eventual ação contra Teerã.

    Em recente entrevista à rede de televisão CNN, Barak afirmou haver preferência no governo israelense pela solução diplomática. Mas, completou ele, nenhuma opção está excluída.

    O presidente de Israel, Shimon Peres, afirmou na sexta-feira acreditar na possibilidade de seu país empregar a força militar contra o Irã. “Os serviços de inteligência de vários países estão olhando o relógio e alertando seus líderes sobre o fato de não restar muito tempo.”

    Nações Unidas
    Esta semana, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deverá apresentar um relatório sobre o programa nuclear iraniano, no qual concluirá que existem crescentes indícios de que Teerã está de fato em busca da bomba. O documento deve trazer um grau de detalhamento inédito sobre o programa iraniano.

    A agência internacional teria obtido imagens por satélite de um contêiner de aço em Parchin, na periferia de Teerã, onde ocorreriam testes atômicos longe da supervisão dos inspetores. Potências ocidentais esperam usar o novo documento da ONU para conseguir aprovar mais sanções contra Teerã no Conselho de Segurança.

    No sábado, o chanceler do Irã, Ali Akbar Salehi, afirmou ser “desprovida de fundamento e de autenticidade” a vinculação entre os testes de mísseis e o programa nuclear do país.

  5. Eu acho que estão latindo demais e mordendo pouco. Quem quer comecar uma guerra realmente a comecça de surpresa… a vantagem é muito maior,….
    Vejo essas noticias e declarações israelenses quase que diárias são mais um blefe, fruto do desespero deles e da consciencia da grandeza do inimigo. Querem pressionar para ver se o Irã recua em seu programa nuclear

  6. “Segundo ele, o Irã poderia ter uma bomba nuclear em seis meses”

    Em outras palavras uma guerra acontecerá em no máximo 6 meses. Sanções nunca serviram para impedir a guerra, isso é só conversa fiada, sanções servem para enfraquecer o país o máximo possível antes da ação militar acontecer.

    O IRÃ está num beco sem saída: Se atender todas as exigências dos israelenses e americanos, seus lideres perderão respeito internamente, o que pode abrir espaço para a oposição politica que existe no irã e para que os protestos da primavera arabe cheguem com força lá. Se, por outro lado não cederem, vão enfrentar uma guerra não qual eles serão os maiores prejudicados.

  7. Pensamento mesquinho esse de Israel, país no qual já tem armamento nuclear.

    Certamente o Irã também já deve ter alguma bombinha pronta, fabricada e fornecida pela Coréia do Norte.

  8. Engrac,ado Israel nao tem acordo com a Agencia Nuclear, tem bombas nucleares (umas 200) e nao sofre embargo..
    Vamos ser justos e deixar os persas fiscalizarem as instalacoes israelenses..kkkkk

  9. Os persas só “fazem uso pacífico” da energia nuclear se forem loucos!!!!
    .
    Pô? Sofrem uma ameaça, ou um embargo ou sanção POR SEMANA..hehe . Só se eles forem malucos depressivos-suicidas para não fazer a Bomba…É obvio que eles estão pesquisando a Bomba Atômica! Vc na situação deles não faria tb?? ora, ora…rs

  10. Por favor irmãos.
    Inteligentes como vocês são, fechem os olhos e tentem me descrever o que é “uma estrutura de aço, na qual materiais de alto potencial explosivo para acionar bombas nucleares, por exemplo, poderiam ser testados”. É baseada nessas “provas” que querem destruir um país inteiro? Na guerra a primeira vítima é mesmo a verdade. Abraços.



  11. Jose Maria.. .será que é portuga ???.. rsrsrs

    que acha jose…de nós brasileiros exigirmos que todo portugues pague por tudo que roubaram do Brasil..bem como a divida de Portugal com a Inglaterra que tivemos que pagar para nos livrar da bandidagem…

    falta de sorte tivemos na colonização…Cristovao Colombo devia ter vindo para cá… Fato !!!

    generalizar é coisa de mediocre…

    voltando ao topico……..senta o dedo judeuzada… os arabes podendo.. vão dizimar voces.. CERTEZA !!!!

  12. Só louco levaria esse plano adiante, até pq pelo tempo os Persas já tem de 2 ou 3 bombas …e correr risco desnecessario, e c as econômias do planeta claudicante, vai ser o empirrão final p o abismo .Quem viver verá, Aí meu salário mínimo..

  13. Ter uma arma nuclear é uma coisa, coragem para usá-la é outra coisa bem diferente. Israel pode surpreender o Iran com um ataque a suas instalações nucleares, mas não acredito que será um passeio como foi contra o Iraque, Afeganistão ou Líbia. O povo de Israel vai sofrer muito. Afinal por que Israel pode ter 200 armas nucleares e ao Iran não é permitido isso?

  14. Israel tem 200 Nuc e agora tem missel para carregar Ogiva, sabe o que vai acontecer vão jogar uma Nuclear na principal instalação do Iran que fica na montanha. Dai vem o Armagedom. Vou logo avisando não lutarei ao lado daquele que começar esta guerra, ou force o outro a atacar. No caso o Iran esta sendo forçado, quem é que fica parado com outro com um rev

  15. continuando – quem fica parado com o outro com um revolver na cara dizendo vou te matar. Israel fica dizendo a tempos que vai atacar o Iran, e não venham com essa de dizer que o Iran que varrer Israel do mapa.

  16. Para ver como é a tecnologia. Na realidade Israel ou EUA sabem com certeza o que o Irã tem ou não tem. Quando visto lá do céu (satélite e aviões, na alta altitude, possuem o scanner que enxerga tudo, detecta qualquer tipo de material, se radioativo ou não, é como um grande raio X”). Bom, digamos que a esta altura do compeonato apareceu uma caixa preta no negócio. Bom, é o bode espiatório. Um “container” em aço ou de algum material que impede os abestados de saberem o que tem dentro. Pronto: bateu temor na turma dos fuxiqueiros internacionais. Alguns fofoqueiros de plantão dirão: “é uma bomba”, “não, é teste explosivo”… Convenhamos, só falta o Joãzinho dizer: “é mulher pelada”. O Irã esta certo, não deve abaixar a cabeça. Tomara que esteja fazendo a bomba, o que duvido, e que consiga fazê-la em tempo. COMO TAMBÉM DISSE: Jose Maria, Por que Israel não mata os Alemães? Bom, mas nesta conversa de animosidade quem ganha são os EUA e ISRAEL. Não quero entrar na questão, pois a mídea sempre argumentará a favor da cultura dita capitalista. No fundo é este o medo e sempre será. Eles são contra-posições diferentes na econômia. Foi assim com Cuba, Venezuela, Líbia (atualmente-Kadafi e seu BAnco de Desenvolvimento do Norte Africano), Russia e China (por serem potências que servem ao sistema foram mais tolerantes), Coréia do Norte e assim vai. A China fugiu do controle e agora é tarde (esperar para ver). O povo persa milenarmente é mercante e não se dobra por questões capitalistas (ser explorado passivamente, ou seja, entregar petróleo de graça).

  17. Meus amigos, muitos precisam tomar uma posição. Ora defendem os iranianos com o argumento que seria mentira de Israel que eles estão desenvolvendo a bomba, e que só usam isso como pretexto para uma agressão gratuita; ora a defesa é no sentido que os iranianos têm o mesmo direito de Israel de ter a bomba e que têm mais é que tê-las, e que eles são uma grande potência bélica, e que já possuem bombas escondidas, que são os antigos assírios invencíveis, etc, etc, etc, etc.
    Se abraçarem a segunda opção estarão então tirando dos israelenses o direito à autodefesa e à autopreservação (o mesmo que tão ardorosamente reconhecem como sendo direito do Irã), o que denota um antisemitismo detestável, tendo em vista as sabidas intenções dos líderes iranianos em relação ao Estado Israelense, verbalizadas inúmeras vezes.
    Se optarem pela primeira, estarão cegos (ou desinformados) frente às inúmeras evidências acerca da intenção dos iranianos em serem possuidores de um arsenal nuclear e do que pretendem fazer com ele.
    Para o bem do debate seria interessante que soubéssemos qual a posição de muitos dos senhores, já que fica difícil contrapor ou apoiar argumentos vagos, inconsistentes, emocionais, soltos ao vento, e, plagiando alguns, “alinhando automaticamente” a tudo que seja antisemita ou antiamericano, e demonizando americanos e israelenses, como se inimputáveis fossem os líderes das mais diversas nações que de alguma forma representam um fator de contestação ao imperialismo.

  18. De minha parte quero deixar claro que não tenho ódio figadal e nem amor sublime por nenhum dos lados.
    Acho que os iranianos estão certos em querer a bomba e acho que os israelenses estão certos em impedir.
    Quanto às questões morais e éticas me dou o direito de não ter opinião formada tendo em vista poder parecer hipócrita e leviano, longe que estou do teatro dos acontecimentos.

  19. Como eu sempre disse, o Irã tem o direito de ter armas nucleares, ah mas os caras são malucos falam que vão tirar Israel do mapa e etc..
    Isso não é argumento, TODOS 1º ministros de Israel falaram e falam muita merda, estão no mesmo nível.
    .
    Israel só vai parar, ter limites, quando houver EQUILÍBRIO naquela região, por isso acho uma boa o irã ter essa tecnologia, mas eu apostaria que já tem, segundo um relatório da agência de inteligencia russa lido aqui mesmo no PB.

  20. primeira coisa o holocausto existiu sim.
    se o Irã conseguir as armas nucleares ele usaram.
    Isarel nao odeia os persas
    O persas mulcumanos acreditam que o islã diz que os cristaos e judeus tem de ser exterminados.
    qualquer judeu ou cristao na regiao seja na siria,libia,iraque sempre vao pagar com a vida.
    o islã abre mesquitas na frança,londres ,sao paulo ,eua mas queimam igrejas cristas e judeus em suas terras.
    nao sou judeu nem religioso mas fatos sao fatos.
    se o ira destruir israel daqui uns 50 anos vao dizer
    que nao acontceu destruicao que o povo judeu e mentiroso.
    que nao existe holocausto.
    alias esta terra chamada jerusalem foi queimada pelos roamanos e 1 milhao de judeus foram mortos e expulsos de seu pais. hoje depois de voltarem tem de provar e implorar para ficar.
    mesma cois ao indio brasileiro precisa lutar para dizer que tambem pode e tem direito de viver em sua terras.
    um fiasco o povo judeu ser odiado – hoje na forma de israel

Comentários não permitidos.