EUA e Israel farão exercício militar conjunto com mais de cinco mil soldados

Israel e Estados Unidos realizarão o “maior e mais significante” exercício militar conjunto já realizado na história entre os dois aliados. A afirmação foi feita neste sábado por Andrew Shapiro, secretário-adjunto de assuntos políticos e militares do Departamento de Estado norte-americano. As informações são do jornal israelense Haaretz.

Segundo Shapiro, que anunciou a decisão no Instituto de Políticas para o Oriente Médio em Washington, o exercício envolverá mais de cinco mil soldados dos dois países e irá realizar uma simulação de defesa antimíssil. “Exercícios conjuntos nos permitem aprender com a experiência israelense em conflitos urbanos e contraterrorismo”, disse.

O funcionário também revelou que, em breve, através de dispositivos legislativos, os dois países terão maior facilidade para comercializar armas, como já ocorre com Japão, Coréia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, outros aliados dos norte-americanos.

“Nossa relação com Israel a respeito da segurança é mais ampla, profunda e intensa do que nunca”, disse Shapiro. Ele também afirmou que o fortalecimento militar israelense é uma prioridade top tanto para ele quanto para a secretária Hillary Clinton e o presidente Barack Obama.

Os EUA tem um contribuição anual de três bilhões de dólares com Israel, a qual, segundo Shapiro, a administração Obama continuará a honrar, mesmo em tempos orçamentários desafiadores.

Shapiro afirmou que a ajuda militar dos EUA para Israel é importante, pois ajuda a criar empregos para os norte-americanos. “Não damos essa assistência por caridade, nas porque também beneficia nossa própria segurança. E ajudamos Israel porque é de nosso interesse nacional fazê-lo”, disse Shapiro.

O funcionário acabou repetindo as conclusões do recente levantamento do Instituto, que argumento que o estado judeu é um aliado estratégico. “Se Israel se enfraquece, nossos inimigos se fortalecerão. Isso faria com que o conflito se espalhasse, o que seria catastrófico para os interesses norte-americanos na região. É a força militar israelense que poderá deter potenciais agressores e ajudar a forjar paz e estabilidade”.

Fonte: OperaMundi

24 Comentários

  1. Cuidado !
    Hj a Folha de São Paulo traz uma matéria Manipuladora e nada jornalíticos

    ‘Irã é a maior das ameaças a Israel’, diz Shimon Peres”

    O texto traz 11 VEZES a palavra NUCLEAR !

  2. ‘Irã é a maior das ameaças a Israel’, diz Shimon Peres

    Presidente israelense volta a falar sobre ataque a Teerã para impedir avanço do programa nuclear do país

    Amanhã, deverá ser divulgado o aguardado relatório da agência nuclear da ONU com críticas aos iranianos

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    O presidente israelense, Shimon Peres, afirmou que o Irã é a maior ameaça que Israel enfrenta atualmente. A declaração foi feita ao jornal israelense “Haaretz” dias depois de dizer a um canal de televisão que não descarta a possibilidade de realizar um ataque a Teerã por causa do programa nuclear iraniano.
    Amanhã, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) divulgará um relatório sobre o programa nuclear do Irã. As autoridades israelenses acreditam que o documento terá duras críticas ao uso que Teerã faz da energia nuclear, buscando desenvolver a capacidade de produzir a bomba atômica.
    Em entrevista publicada hoje no jornal egípcio “Al Akhbar”, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse que os EUA temem o poder militar de seu país por ele “já poder competir com Israel e o Ocidente”.
    “Sim, nós temos capacidade militar diferentes de qualquer outro país na região”, afirmou Ahmadinejad, que, no entanto, negou possuir ogivas nucleares.
    O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, não se pronunciou sobre o tema ontem durante sua reunião semanal com os demais ministros. A mídia israelense, entretanto, diz que há uma movimentação para buscar o consenso entre os membros do gabinete para bombardear instalações nucleares iranianas.
    O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, afirmou ontem que o programa nuclear de Teerã pode efetivamente servir para uso militar com a finalidade de intimidar seus vizinhos, especialmente com a retirada das tropas americanas do Iraque, mas negou os rumores de ataque ao Irã.
    Barak disse que “sanções letais e paralisadoras” poderiam ser suficientes para dar um fim às ambições nucleares de Teerã, mas não descartou “nenhuma opção”.
    O chanceler israelense, Avigdor Lieberman, disse que o relatório vai demonstrar os objetivos militares do programa nuclear iraniano e espera que o vizinho seja alvo de uma nova série de sanções internacionais. Segundo o “Haaretz”, o informe da AIEA terá uma “influência decisiva” nas decisões do governo.

    INSTABILIDADE TOTAL
    Ontem, o ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé alertou que o ataque militar contra o plano nuclear do Irã poderia gerar uma situação “totalmente instável” na região. Segundo ele, a França deveria, ao contrário, endurecer as sanções.
    “Poderíamos endurecê-las [as sanções] para pressionar o Irã e vamos continuar nesse caminho porque a intervenção militar poderia criar uma situação de total instabilidade na região”, disse Juppé a uma rádio francesa. “Nós devemos fazer de tudo para evitar o irreparável.”

    -FOLHA DE SÃO PAULO-
    SIONISTA, DEFENDE INTERESSES EXTRANGEIROS – NÃO OS NOSSOS !

  3. Depois que os Estadus Unidos conquistarem o Oriente Medio voces acham que eles vão atacar aonde? A amazonia onde tem a maior reserva natural de agua potavel do mundo sem falar dos recursos naturais e minerais até quando o Brasil não vai abrir o olho.

  4. Se alguém pensa que os EUA algum dia abandonarão Israel, pode abandonar essa idéia.
    Inimigos comuns, ambos têm.
    E na mesma região.
    Como diz o Carlos Argus, quem viver verá.

  5. “Shapiro afirmou que a ajuda militar dos EUA para Israel é importante, pois ajuda a criar empregos para os norte-americanos. “Não damos essa assistência por caridade, nas porque também beneficia nossa própria segurança. E ajudamos Israel porque é de nosso interesse nacional fazê-lo”, disse Shapiro.”

    HAHAHAHHAHAHAHAHHAHA

    Que parasita mais cara de pau esse sionista.

    @AJ: os EUA só possuem inimigos no Oriente Médio por causa da relação hospedeiro-parasita com Israel.

  6. 5 mil soldados parece pouco. Comparando com as guerras antigas. Mas vejam bem. Estes 5 mil não estarão de lança e escudo. Mas sim com seus fuzis, tanques, blindados, helicopteros de ataque, caças. ô beleza… Síria!.. que se cuide. E o Irã está frito se usarem o haarp contra eles durante um combate. Pois tem vários vulcoes ativos no norte do país, e o sul é muito sujeito a terremotos.
    http://www.youtube.com/watch?v=oSABjN7gZyg
    http://www.youtube.com/watch?v=ZVeI0KjULYo ( atenção especial a partir de 07:30 pois mostra um experimento físico que evidencia o poder da frequencia de ondas perante materiais sólidos. No caso, simulando o deslizamento de placas tectônicas!!)

  7. AJ; israel nada mais é que um estado criado por Imposição dos EUA. Ou seja, Israel é uma base avançada de ataque e supressão no oriente médio… uma base, sim. Não é a toa que todos os jovens israelenses tem de obrigatoriamente ser treinados no exército.. Todo cidadão israelense é um soldado em potencial, que foi doutrinado ao longo de toda a sua vida….
    Esse é o simples propósito da criação do estado de israel: DOMINAÇÃO

  8. Eu acho o seguinte: EUA, Reino Unido e Israel estão se sentindo ameaçados pelos islâmicos radicais. Não se esqueçam, de que o Paquistão tem armas nucleares. Os europeus e alguns países árabes,também estão receosos com os paquistaneses e iranianos. Creio, que os chineses e russos idem.
    Vai ter guerra, pessoal … Americano e judeu, quando dizem que vai atacar, não costumam blefar. É muito perigoso para o mundo, ficar refém de fanáticos religiosos, cheio de armas nucleares.

  9. A parte mais importante do texto é essa:

    “O funcionário também revelou que, em breve, através de dispositivos legislativos, os dois países terão maior facilidade para comercializar armas, como já ocorre com Japão, Coréia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, outros aliados dos norte-americanos.”

    Vem guerra ai e os EUA já fazem os preparativos para lucrar com a venda de armas.

  10. Bem pessoal!.Diante de tantas ameaças da parte de Israel,fica a pergunta e gostaria que os colegas do blog,participasse com as suas respostas,afinal o blog é democratico!.O Que aconteceria se Israel atacasse o Irã??.Sera que o irã não possui uma capacidade de retaliaçâo fulminante,isto é sem precisar usar as tão propaladas armas nucleares??.Em caso de um ataque,o Estreito de Ormuz seria bloqueado imediatamente pelos MISSÉIS IRANIANOS;alias por ali passa praticamente um quinto de todo petroleo produzido no oriente medio e como a economia mundial esta de mal a pior,isso faria a crise do petroleo dos anos 70 uma MAROLINHA.Só para desbloquear o estreito de ormuz seria preciso milhares de coturnos,porque em materia de contingente militar o IRÃ pode dispor de milhôes de soldados,algo que israel não possui.E quanto aos estados unidos!.Sera que terian cacife pra tal empreitada?? mesmo com a economia na bacarrota??,sem falar tambem que o Irã poderia conseguir boms aliados em caso de uma guerra,pois nem todos no oriente medio é simpatizante de israel.Ao meu ver uma guerra por aquelas bandas poderia durar um bom tempo,com consequências terriveis para ambos os lados e quanto a ISRAEL deveria pensar duas vezes antes de atacar o irã!!!!

  11. Quando a nata do poder militar se une em um exercicio destes,(nao discutindo o merito da questao,se estao certos ou nao)ate´forças ALIENIGENAS assistem de camarote,naves invisiveis e janelas atemporais de outras dimensoes estao cheias de telespectadores !Este exercicio deveria se chamar ARIEL SHARON,uma justa homenagem ao maior general que israel ja teve,foi ele com sua brigada que impedil uma derrota certa de Israel,seguraram as pontas ate a ressureiçao da IAF !!!!!

  12. Thiago esta correto,Israel e´um amigo problematico que ninguem quer. A onu tentou bular a lei da fisica,aonde rege que dois corpos nao podem (nao ocupam )o mesmo lugar no espaço,a onu nao teve consideraçao com os PALESTINOS,familias inteiras foram humilhadas e varridas pra debaixo do tapete,agora o mundo tem que conviver com um problema sem soluçao,infelismente !!!



  13. simples retorica..tipo.. vamos com Israel até ao inferno.

    os EUA estao fazendo de tudo para segurar Israel..que esta doido para atacar os xiitas.

    creio que o ataque é questao de dias..horas…mesmo com os EUA no momento sendo contra.

    sim .. o mundo.. vai pagar o pato..marreco.. cisnei..rsrs.. o estreito de ormuz vai virar um vespeiro.. nada que entrar vai sair inteiro..se sair…rsrs

    voto por um ataque… Irã com esse regime de fanaticos religiosos…e com NUC……vai dar M radioativa.. seria . muito pior que uma guerra agora…

  14. Companheiros!! O Armagedon tá chegando!! O pior é vai voar caca pra todo o lado!! Vai sobrar inclusive para nós! Quem viver será!

  15. Na guerra dos EUA/Israel contra o Irã o Brasil só tem a perder com o futuro aumento do petroléo. Gostaria também de ver no planobrasil um texto sobre estas consequencias. (que não seja do estadão.)

  16. Exercicio militar de defesa anti-misseis, tá fechado, o gringo prepara a defesa anti-misseis de Israel e atacam o Iran.

  17. eder,

    Meu ponto de vista é o seguinte:

    Se der outra crise do petróleo adeus EUROPA e adeus EUA.
    É inflação nesses locais… Vc anda percebendo o tanto de bilhões de Dolares que o FED imprime ?

    Acho que a Rússia mesmo querendo ver os Xiitas sumir do mapa, não pode permitir a dominação do Oriente médio pelos EUA. Acho que ela deve mandar armas pelo azerbaijão.

    Por último Israel vai ficar mal na foto com a Turkia, quem sabe aí um embargo árabe à Israel.

  18. Depois desta matéria pergunta-se quem é a ameaça ao mundo? o Irã está quieto acabaram de sair da Líbia e agora vão mexer num enxame de abelhas e vão sair de lá com muitas ferroadas, enquanto ao jornal não me surpreende pois estes jornais da elite paulista estão fazendo o trabalho deles servir o governo americano tudo que saí dele é editado pelo o gov. americano e ainda queriam eleger um “presidente” E EU PERGUNTO AO JORNAL QUEM TEM O MAIOR ARSENAL NUCLEAR DO MUNDO E JÁ O USOU DUAS VEZES? E O IRÃ E A CN É A AMEAÇA AO MUNDO? PORQUE EUA E ISRAEL não ameaçam a China e a Rússia? PORQUE OS EUA NÃO DÃO UM PORQUE NÃO TE CALAS na Rússia e China quando vetaram uma ação contra a Síria? AMERICANOS DE MERDA VEM PRA AMAZÔNIA QUE VOCÊS VÃO VER O QUE É GUERRA DE VERDADE O VIETNÃ FOI UM PICNIC, ATÉ HOJE ESTOU A ME PERGUNTAR PORQUE OS EUA NÃO INVADIRAM A CN QUANDO ESTA CUSPIU FOGO NA CS? SERÁ PORQUE O CARA LÁ TEM AS BOMBAS

Comentários não permitidos.