Bolívia pode estar negociando a compra de até seis KC 390

KC390  Junio Pinheiro

Texto: Plano Brasil

A Força Aéra Boliviana estaria segundo algumas autoridades brasileiras, negociando a compra de seis aronaves Embraer KC-390. A informação no entanto não foi confirmada pelo governo Boliviano e nem mesmo pela EMBRAER que costumeiramente não trata dos assuntos referentes as negociações correntes.

Entretanto, as fontes consultadas confirmam o interesse que este país da América do Sul teria nesta aeronave. O KC 390 seria utilizado na substituição dos Lockheed C 130 Hércules, no serviço de transporte de cargas e tropas, reabastecimento em voo, Evacuação Aeromédica, Transporte de cargas paletizadas, Transporte de veículos leves e médios, Ajuda humanitária.

Se confirmada a intenção a Bolívia (06) passaria a ser o quinto país Sul Americano além do Brasil (28- lote inicial), a manifestar o interesse nesta aeronave, ficando atrás da Colômbia ( 12) Argentina(06), Chile (06) e Uruguai (não confirmados).

Fora estes países o KC 390 pode voar nas cores de muitas outras Forças Aéreas que já manifestaram o seu interesse e cujas negociações estão pendentes, são elas, França, República Tcheca, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Portugal, República Sul Africana e Bulgária.



43 Comentários

  1. Certamente será com um empréstimo do BNDES, avalizado pelo Tesouro do Governo da Bolívia, como sói acontecder nessas ocasiões.
    Lembrando ainda que o Brasil compra gás boliviano, logo pode haver uma compensação financeira.

  2. Pagar?
    Quem disse que eles vão pagar?

    O bondoso governo brasileiro vai dizer que vendeu, más na realidade vão DOAR, ou DAR, ou então FORNECER de GRÀTIS.

  3. Tem gente imatura que sequer pensa nas bobagens que fala ou escrevem. São meros repetidores, papagaios dos piratas. Esse chavão de que só nos podemos e os dependem de nossos favores ou benesses imbessis, conforme o ponto de vista mais ou menos preconceituoso, só demonstra o quanto alguns são mesmo mediocres em seus pensamentos. Certamente devem se orgulhar do modelo Yanke e consentiriam com prazer em sermos mais uma estrela em sua bandeira. Esses nosso patriotas de araque são “admiráveis”.

  4. Concordo com o Julio. Apesar de ser um projeto conjunto com a FAB a Embraer e uma empresa privada, que realiza seus negócios como qualquer outra. No mais, e sempre uma boa noticia o interesse de outra nação em nossos produtos.

  5. SERÁ QUE O CLIENTE/DONO DA EMBRAER DEIXARÁ?
    .
    .
    .

    O problema não é se o governo boliviano pagará ou não,pois dinheiro para isso eles terão,a questão é se os EUA deixarão,caso igual aos ST para a Venezuela é um ótimo exemplo.

  6. Se a Embraer receber, BNDES financiar, mas com alguma GARANTIA REAL, podem pagar com gás, minério e até mesmo coca(brincadeirinha) 🙂

    []’s

  7. Discussões homéricas a parte…

    O KC 390 e um ótimo avião para o Brasil…

    Parabéns a EMBRAER. Tomara que saia logo do papel e vire realidade. O Brasil necessita desse avião.

  8. Julio, cada vez eu vejo que essa direitalhada já está passando dos limites, até em noticias boas, onde não há muito o que criticar, parece que o instinto primitivo entra em ação… suas idéias se confundem a ponto de esquecer que eles falam a mesma coisa sempre:
    “Vão entregar de graça” pra cá
    “produtor de coca” pra lá”, dai vem com aquela de Petralhas…
    .
    aiai.. não sei vocês, mas me cansa essa já famosa turma do amendoim. Ao invez de fazer um comentário produtivo, racional, simplesmente ficam repetindo as mesmas coisas iguais Papagaios. Mesmo que pense diferente, não concordem, todos temos de dar nossa opinião, mas não precisamos falar a nossas asneiras repetidamente sem ao menos citar um fato ou um motivo que justifique essas falacias.
    .
    E claro que a bolívia tem grana pra comprar esses aviões, para eles um bom negócio e para nós muito mais que um negócio(relativamente pequeno, só 6) é mais uma deixa para colocarmos eles no nosso bolso… aos poucos nós vamos fazer na américa do sul, o que os estados unidos fez conosco durante décadas…. Tomara que nossos futuros governantes não sejam tão megalomaniacos quanto os yanks

  9. Julio disse:
    07/11/2011 às 10:23

    Tem gente imatura que sequer pensa nas bobagens que fala ou escrevem. São meros repetidores, papagaios dos piratas. Esse chavão de que só nos podemos e os dependem de nossos favores ou benesses imbessis, conforme o ponto de vista mais ou menos preconceituoso, só demonstra o quanto alguns são mesmo mediocres em seus pensamentos. Certamente devem se orgulhar do modelo Yanke e consentiriam com prazer em sermos mais uma estrela em sua bandeira. Esses nosso patriotas de araque são “admiráveis”.

    É IMPRESSIONANTE O QUANTO A MENTE HUMANA PODE SER DOMINADA PELO FANATISMO E A IGNORÂNCIA, TRADUZIDA EM BELAS PALAVRAS POR FALSOS PROFETAS QUE SABEM MUITA COISA SOBRE COISA ALGUMA.
    COM TAIS DECLARAÇÕES FICA CLARO O PORQUE UMA NAÇÃO NÃO AVANÇA. ALIÁS, COMEÇA-SE PELO PORTUGUÊS.
    DAI POR DIANTE, É MELHOR SENTAR E DAR RISADA.

  10. esse tipo de prepotencia em certos comentarios e que irrita.

    Bolivia tem a metade das reservas mundiais de litio, muito gas e outros muitos recursos, portanto eles tem capacidade mais que suficiente para pagar a embraer, não afetando para isso o fato de eles serem um pais algo mais injusto e mais corrupto que o nosso,
    o Grande Brasil que apesar de ser o pais mais injusto do mundo, um dos mais desiquais, de ter uma corrupção repartida por todos os extratos da nossa sociedade, com um estado que gera um estado de bem estar digno de um pais africano, mais que apesar disso vai chegar a ser em termos absolutos a sexta economia mundial, estaria contente se fossemos o contrario, a 50º economia mundial e o 6º pais em qualidade de vida.

  11. Vão pagar os KCs com AS NADEGAS rsrs e lhes servira para transportarem suas exportações DO AÇUCAR ANDINO DOS DEUS diretamente para os EUA e para o Brasil.Dizem que Deus não dá asas a Cobra pois se me desse a Refinaria tomada seria um monte retorcido de ferro fumegante e Evito balançaria no alto de um mastro pendurado pelo saco.

  12. AFF’s tem umas pessoas que nem tenho mais vontade de responder!

    Bom…. Otima Proposta… gerara Empregos a mais brasileiros fortificando nossa area militar. E claro que eles vao pagar…. Neste mundo ninguem doa nada nao… O maximo q eles vao fazer e demorar…

  13. Isso só confirma que estamos no caminho certo, esse é tipo de negócio que cria interdependência reciproca, nesse ritmo que deverá ser nossa prática entre as nacões vizinhas, sob pena de reinarmos como imperialista como eles mesmo falam!É um excelente produto e tem tudo pra dar certo, com ele abriremos caminho rumo ao futuro, vamos torcer pra que todos comprem; e é assim mesmo, com banco de fomento que se derruba as muralhas dos paises ditos desenvolvidos, senão a embraer não acha comprador, podem até querer mas não terão dinheiro pra comprar, finaciamos eles pagam no longo prazo, ganhamos de duas maneiras, com o produto e com o juros bancários, e minamos os concorrentes!Claro que essa fala não é nem uma novidade pro pessoal que frequenta o blog!

  14. Pura especulação!

    Ou esse projeto é viavel realmente ou arquivem!

    Visto a necessidade de um cargueiro capaz para as FA do mundo o que seria mais meia dúzia para os bolivianos.
    Esses caras não pagam, e ainda vão reclamar um monte. Honestamente teríamos que treinar até os pilotos…
    Que gás que nada!!! no mínimo Silício!!!
    Temos gás e não exploramos por pura conveniência diplomática, de mais a mais não aquecemos residências e a matriz industrial pode ser revertida em poucos anos pois já é inviável comprar gás da Bolívia. Entra governo sai governo e a caridade desvairada acontece.

  15. .
    .
    Podem pagar com as entradas do Lítio que vendem para os Chineses fazerem baterias de Celulares, Computadores e I-Pad da vida… certo não faltam entradas seguras para eles!!
    .
    Mas o que decepciona é a mesmice da pregação de ódio gratuito contra outros povos, opiniões politicas ou minorias étnicas feita pelos seguidores da propaganda americana aqui no Brasil, com seus esteriótipos e jargões, sempre fazendo a clássica do “Dividir para controlar”… mas prefiro que vivamos juntos, unidos e em prosperidade aqui na A.S., seria a unica estrada para manter a paz!!
    .
    Valeu!!

  16. .
    .
    Mais uma coisa que os políticos não dizem, a Bolívia será a Nova Arabia Saudita da energia do Futuro graças ao Lítio…
    .
    Alias a retorica politica nacional diz que tivemos a sorte grande com o Pré-Sal, mas é mentira, o verdadeiro bilhete premiado é o Lítio da Bolívia, vendo que os carros elétricos ou híbridos como o Toyota Prius que ja circula por ai usa baterias ao lítio… tem também a energia Solar que está em pleno Crescimento, e em sua maioria no setor residencial usará baterias ao lítio para armazenar a eletricidade produzida durante o dia, que será usada a noite… sem contar na Eólica também que armazenará a energia dos ventos para ser usada quando não tem vento…
    .
    Vejo muito positivamente esse acordo com a Bolívia para os KC-390, e devemos aumentar nosso comércio com eles antes que outros o façam, pois estão todos de olho nas mineiras de Lítio do país, a China por exemplo quer investir mais de 3 Bi nelas, e o Brasil ainda está perdendo tempo, tem que fazer as estradas que cruzam o país logo, ligando os nossos parques industriais aos portos do Chile e Peru, aumentando o comércio com o extremo Oriente, e ainda ligando o Lítio deles à nossas fabricas do Sul-Sudeste e até mesmo com a Zona Franca de Manaus vendo o trecho norte das estradas que cruzarão a Bolívia…
    .
    Pra mim estamos é muito lentos com relação ao comércio e integração com a Bolívia, e os portos do Pacifico, deixando a propaganda americana influenciar os nossos interesses nesta região Latina Americana, talvez porque os USA estejam também de olho dessas reservas Bolivianas, mas o “Cocalero” não quer deixar eles entrarem preferem a China, e assim os entreguistas consideram que contentar o interesse do patrão do norte seja mais importante do que os nossos interesses brasileiros, pra mim devíamos tirar até os interesses chineses da área, pra ficar melhor pra gente!
    .
    Certo que muita gente que vive somente de esteriótipos, jargões e Clichês por ai não sabem de nada disso, sabem somente da “Verdades da Imprensa Pro USA” e nem mesmo tem a menor ideia do que será o mundo daqui a 15 anos quando os KC-390 estarão plenamente operativos e operados por vários países, e ainda para camuflar a própria ignorância no assunto acaba fazendo uma chacota por cima das novas tecnologias… é amigos, o futuro da Bolívia parece ser radiante se não deixarem as grandes potencias ou as grandes corporações roubarem tudo com a cumplicidade da elite econômica do país!!
    .
    Valeu!!

  17. wiermann disse:
    07/11/2011 às 16:36
    Vcs gostam de criticar as outras nações,desse jeito fica parecendo que o Brasil é nação de 1º mundo!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk parabens a vc wiermann

  18. Desculpem o off…
    wiermann, Gil, Lucas, Francoorp e outros mais coerentes:
    realmente, já não dá mais vontade de ler certos comentários ridículos… De responder, menos ainda. Eles são feitos por pessoas que, pelo que falam, devem ser muito piores que tudo aquilo que elas mesmo criticam.
    Respeito e dignidade, não deveriam faltar em local e ocasião alguma.

  19. Vira e mexe vemos estas notícias: “País quer aquidir XY unidades!”, “Plano de restruturação quer a tencnologia YX” que no final das contas se Bolívia adquirir 1 já é demais.
    .
    Assim como o Brasil eles não dão a miníma para suas forças armadas.
    .
    Sugiro que paguem com o estado de Santa Cruz… rsrsrs (brincadeirinha)

  20. A Bolivia pode comprar do gringo e paga, e não pode comprar da gente, é cada uma, vamos parar de esculhambar com os países vizinhos, ou vou começara achar que tem gente aqui a serviço.

  21. Francoorp; REALMENTE O LÍTIO É MAIS IMPORTANTE QUE O SILÍCIO.

    Com relação a visão americanizada divider para controlar reveja que: a Bolivia demonstra nos dias de hoje ser um pais sem “identidade ideologia”, com sérios proplemas em honrar compromissos e prostrada em uma politica CHAVISTA sem perspectiva para seu pais. Como brasileiro falando super abrasileirado esse povo não é amigo, não é confiante e não é inimigo por que não tem apoio suficiente. Basta avaliar a força militar entrando em propriedade brasileira e tomando posse.
    Nem americanos fazem esse tipo de ação e fica sem resposta. Enquanto o BRASIL for a maio força militar desse continente deveremos ser respeitados como tal. Caso contrario não se faz necessário a fabricação do KC 390 ou a aquisição por parte da FA Boliviana.
    A respeito das reservas bolivianas; como brasileiro compreendo as palavras : “Um pais que não explora seus recursos naturais não é soberano!”
    Devemos escolher melhor nossos parceiros…CHE GUEVARA não morreu!!!

  22. GIL; Não é comprando KC 390 que a Bolívia subira no ranke do desenvolvimento.
    “UMA COISA É SALVAR A PÁTRIA! SALVAR GOVERNOS E ECONOMIAS É BEM DIFERENTE!”

  23. Impressionante a amnésia coletiva dos ditos “coerentes” ou “esclarecidos” (na verdade esquerdalhas). Esqueceram os ilustres e iluminados “coerentes”a vergonhosa nacionalização dos ativos brasileiros promovida pelo índio cocaleiro em conluio com o seu chefe Idi Amin Chávez? COmo esquecer da cara de quem comeu jiló azedo do nosso ex-presidente ao lado de radiantes cocales e chávez? Mas dirão os esquerdalhas que o aborígene cocaleiro fez o que fez em nome do seu povo. Ou seja, o interesse brasileiro que se dane! E depois eu e outros aqui é somos os entreguistas. Acordem para a vida caros esquerdalhas: O cocaleiro vai preferir mil vezes ser uma prostituta chinesa tal e qual Robert Mugabe a cooperar com o Brasil

  24. Tireless, é verdade o último que eu gostaria é o Brasil fazer algum negócio com o senhor Evo Morales, o cara é um babaca, mandou o exército contra as refinarias da Petrobras, mas ao final o cara pagou, ainda assim será algo que nós não vamos esquecer nunca.
    E em que deu o desrespeito ao Brasil? em que agora o BR só compra 21 mi m³ de gas (mínimo s/contrato) no lugar de 30.
    .
    Acho os caras vão pagar, os vizinhos a gente não escolhe, é preciso aprender a conviver com eles. A Embraer faz seu negócio dando grande lucro para a Elbit e outras empresas estrangeiras, e o BNDES paga a conta, obviamente não é muito negócio é preciso mudar isso, mas o governo, como os anteriores, tem essa limitação, dá muita liberdade pra Embraer, chegará o dia que teremos empresas de defesa controladas pelo estado brasileiro, aí teremos conquistado a independência militar.

  25. .
    .
    Veja no Sitio da Petrobras, está tudo sobre seu controle novamente, e ainda vai aumentar os investimentos… está desatualizado caro entreguista direitalha!
    .

  26. Bom ja se manifestaram AS ESCRAVINHAS SADOMASOQUISTAS DO VAMPIRO,AS ANCIÃNZINHAS INDIGNADAS DE SIÃO E AS BOLIVARIANINHAS DESCABELADAS DE COCHABAMBA rsrs de Cochabamba ou das coxas bambas rsrs Senhores e Senhoritas o Brasil comportasse como uma prostituta abanando o rabinho pra tudo o que é lado tanto diplomaticamente como comercialmente tambem.É A SINDROME IMUNOLOGICA ADIQUIRIDA DA VUVUZÉLA ENTUPIDA DO ESCRAVO ALFORRIADO QUE NÃO SABE O QUE FAZER COM SUA LIBERDADE E PERAMBULA NAS PROXIMIDADES DA CASA GRANDE COM SAUDADES DA SENZALA.Temos uma das maiores industrias aeronauticas do mundo que por sinal foi concebida como estatal para unicamente suprir a FAB e que não supriu em nada e tornou-se empresa de capital aberto a vender produtos e serviços inclusive ao Governo Brasileiro e a Força Aerea Brasileira.Mas lembra-se de que o Brasil ainda detem a maioria de suas ações e que a nós é ligada so na hora de se beneficiar de tudo o que venha a ser adiquirido as custas do contribuinte Brasileiro.A EMBRAER é incapaz de produzir algo que venha a beneficiar o Brasil e a FAB por sua propria iniciativa como faz na area de aviação civil.Sempre espera a oportunidade de MAMAR NA CABRITINHA.Ela não poderia construir o KC sozinha complementando-o com tudo o que fosse necessario de fornecedores externos como ela faz na area de aviação civil e porque ela não faz?Para mamar,para se beneficiar do que vier a ser adiquirido com o dinheiro dos Brasileiros.Todos os Senhores estão cegados para estes detalhes e se engalfiam como tolos por tendencias ideologicas ou preferencias aficcionadas.Me desculpem a franquesa mas são todos tolos como cães que disputam um biscoitinho canino se mordendo e rosnando.Mas ate isso é compreensivel em uma sociedade de VISÃO CANINA pois como cães a tudo enchergam de forma BI-COLOR,ou senta no colo do Vampiro ou faz o jogo das Ratazanas…EITA ASSIM A NATURESA AGRADECE E AS SIMPATICAS E DÓCEIS ANTINHAS NÃO CORREM O RISCO DE EXTINÇÃO E A NATURESA ASSINA ENQUANTO OS TOLOS BRASILEIROS ASSASSINAM-SE rsrs rsrs É BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA…É DIABO OLUBI NA VEIA VÉY

Comentários não permitidos.