Tribos da Amazônia exigem o direito de mineração

Sugestão: Cel Paulo Ricardo Paiva

É o primeiro passo rumo à independência política, econômica e administrativa
Carlos Newton
Demorou, mas acabou acontecendo, como era mais do que previsível. As tribos indígenas da chamada Amazônia Legal, que detêm cerca de 25% do território brasileiro de reserva ambiental onde é proibida atividade econômica, estão mobilizados para defender a mineração nessas áreas de preservação. E não se trata de um movimento brasileiro, mas de caráter internacional.
Representantes de etnias do Brasil, da Colômbia, do Canadá e do Alasca (EUA)preparam uma “carta declaratória” aos governos brasileiro e colombiano, reivindicando os direitos indígenas à terra e o apoio à mineração..
“Solicitamos ao Estado brasileiro a aprovação da regulamentação sobre mineração em territórios indígenas, porque entendemos que a atividade legalmente constituída contribui com a erradicação da pobreza”, diz o documento ao qual a Folha de S. Paulo teve acesso.
A mineração em terras indígenas é debatida desde a Constituição de 1988, que permitiu a atividade nessas áreas, caso regulamentadas. O projeto de lei nº 1.610, que trata dessa regulamentação, está em tramitação no Congresso desde 1996.
Mas este é apenas o primeiro passo. Quando se fala em tribos indígenas, na verdade está se tratando de um movimento internacional muito poderoso, integrado pelas mais de 100 mil ONGs nacionais e estrangeiras que atuam na Amazônia. A reivindicação da extração mineral é apenas a ponta do iceberg.Os índios e os “gringos” querem mais, muito mais.
Com a progressiva ocupação da Amazônia, a partir do período colonial as tribos foram se afastando, subindo os afluentes do Rio Amazonas, para ficarem o mais longe possível dos colonizadores. Resultado: por questões geológicas, as terras mais altas que hoje as tribos ocupam são justamente onde estão localizadas as mais ricas jazidas minerais da região.
As tribos na verdade estão exigindo que o Brasil reconheça e obedeça os termos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas. O Brasil em 2007 assinou esse tratado da ONU, que reconhece a independência administrativa, política, econômica e cultural das chamadas nações indígenas, mas depois se arrependeu e não quer cumprir as determinações do documento.
Se o governo brasileiro já estivesse cumprindo os termos do tratado, as tribos nem precisariam estar reivindicando o direito de mineração em suas respectivas reservas, porque seriam países independentes, onde nem mesmo as Forças Armadas brasileiras teriam o direito de entrar, segundo os incisivos termos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, que está disponível a todos na internet, mas poucos se interessam em ler.
O tratado foi assinado pelo Brasil no governo Lula, quando Celso Amorim era ministro das Relações Exteriores. O fato de o Brasil ter aceitado sem ressalvas o acordo internacional, que foi rejeitado por vários países, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Rússia e Argentina, é um dos motivos do baixo prestígio de Celso Amorim junto à cúpula das Forças Armadas.

50 Comentários

  1. O O GOVERNO BRASILEIRO DEVE OLHAR PELOS INDÍGENAS BRASILEIROS,É ESTRANHO COMO O ÍNDIO É VISTO,COMO UM SER EXTRATERRESTRE EM NOSSO PAÍS!
    O ÍNDIO É CIDADÃO COMO EU E QUALQUER OUTRO BRASILEIRO É DEVER DO ESTADO E DIREITO DE TODO BRASILEIRO DEFENDE-LO DE ONGS E DE QUALQUER ESTRANGEIRO MAU INTENCIONADO PARA COM O ÍNDIO E O BRASIL!
    ACREDITO QUE O ÍNDIO É UM CIDADÃO BRASILEIRO SENDO ASSIM A ” Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas” NÃO PODE SE SOBREPOR A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA,ALÉM DISSO A MAIORIA DO POVO E MESTIÇO DE ÍNDIO,NEGRO E BRANCO,SENDO ASSIM ESSE DOCUMENTO É PRATICAMENTE SEM VALOR!

  2. Documento internacional da mesma forma que se assina se rasga. Nimguem obedeçe eles mesmo, por que deviamos nos? Ja passo a hora de estrairmos o minerio nessa região sim, mais é atravez da vale, e com o governo, temos que ir la e extrairmos por nos mesmos. E rasgar essa droga de documento que o Amorim assinou, so a imprensa não falar merda, mas duvido que vão ficar queto.

  3. meu deus o governantes berruos assinam uma coiza dessa que tem intereces de estramgeiros me!!!Concordo que deveria dar mais atenção para as tribos indiginas,saude educação etc.agora deixar que outros paises e ongs digam o que devemos fazer, poriço que digo os militares podem ter cometidos muitos erros na epoca da ditadura,poriço que acho que nossas forças armadas estão tão sucateadas,mais pelomenos se nosso pais você dirigido como eles vê com um brasil forte em todas as aréas não só militar mente e desenvolvido,ai sim nois seriamos mais respeitados agora esse bando de civil burros no poder abaixão para qualquer um lá de fora montar em nossas costas me !!!!

  4. Concordo com o autor que a história tem potencial de ser um CAVALO DE TRÓIA.
    .
    Infelizmente há um histórico negativo de concessão de direitos sobre terras para indígenas.
    .
    Índio não quer trabalhar, quer carrão. Os índios Cintas Largas recebem diamantes da reserva indígena de Rossevelt, mas a tribo continua na mesma condição. Sabendo de sua condição de inimputabilidade, ainda mataram garimpeiros em grande número. Não importa quanta terra ou direitos possam ser dados a eles, apenas caciques e suas famílias é que desfrutarão dos benefícios.
    .
    – Por sinal, até quando índios terão direitos especiais ?
    .
    COLABORA CONTRA a demanda o fato de índio não ter poder de voto.
    .
    COLABORA A FAVOR o fato das esquerdas serem permeáveis à pressão das assim chamadas minorias, gays, índios, e rebeldes sem causa.

  5. poriço que acho que as forças armadas deverião ser um ministerio iguais os outros,pois se não tivessemos forças armadas esse pais já erá,tudo tem que passar pela mão deses governates civis burros,não entende de porcaria de segurança,nossas forças armada e nosso pais está jogado ao deus do ará so não entra aki quem não quer ainda me asinam uma coiza dessa,acordem os idios de hoje não são inocentes iguais os do tempo de cabral ainda com os gringos dando suportes para eles coiza que nosso pais faz precariamente é brincadeira vamos virar um irã ou iraque no futuro me!

  6. E os Estados Unidos faiz os tratados da ONU,por exemplo os direitos humanos=Guatanamo.Invasão sem o apoyo da ONU= 1º guerra do golfo.Liberdade de expressão= espiar internet,entre outros,o Brasil não pode pagar um error de um politico.Os indios para reclamar os seus direitos, 1º ten que considerarse Brasileiro e seguir as regras da Nação e contribuir com ela em todos os sentidos a amazonas é nossa do povo brasileiro e não de alguns poucos indios manipulados pelas putas ONG´S que se fora por mim mandava a tomar já sabeis para aonde e proibiria.

  7. os idios estão arumando uma forma de se financiar por
    conta propria por que o governo não fas nada=nada pelos
    povos endigenas.É iso que esta acontesendo é inacreditavel
    temos um governo que só olha o pais de longe mas não fas
    nada por ele iso tem que mudar obrigatoriamente.

  8. Esta situação está ficando muito perigosa para nossa integridade territorial.O governo vai ter que dar um basta nisto.

  9. Que maravilha !!!!!!
    Sugiro aos indios que bloqueiem todas as rotas de transportes que passam por suas reservas,que façam refens,isto forçara uma açao dura do estado,ai o mundo vera´pobres indios pelados sendo oprimidos pelo governo federal,entao entra-se com um pedido de intervençao na ONU,alegando agressao a minorias etnicas,certamente a ONU vai se sensibilizar,ai os bocarrotos vermelhos terao que chupar esta manga,a lambança foi feita por estes acefalos metidos a f. ,agora so falta os desbotados dos quilambolas agirem tambem para f. com o brasil! Parabens vermelhos idiotas,ai esta o resultado de suas diarreias intelectuais!!!!! Adoro quando isto ocorre,que venha os extraterrestres NORTE AMERICANOS .Quem sao os entreguistas ,em f. sem celebro ??????????kkkkkkkk

  10. Uma guerra pela Amazônia é amplamente favorável ao Brasil, pois será uma guerra assimétrica e de guerrilha, nada de missies guiados, de caças de 5g, de tanques ou qualquer outra parafernália , vai ser homem a homem, e o Brasil tem condições de botar 100000 homens facilmente no combate, 25000 já estão lá e serão 40000 logo, logo. logisticamente tb temos mais condições e ainda teremos apoio de nações vizinhas como venezuela, peru, bolívia e equador que tb possuem parte da Amazonia e terão que lutar para não serem os próximos alvos. Abcs.

  11. se querem o direito da atividade responsavel e sustntavel no local que vivem, devem assumir a responsabilidade legal de serem cidadãos e jurar lealdade a nossa bandeira,tem toda razão em não querer viver na miseria e no seculo 18, agora… qual a diferença de exploração mineral por um indigena ou por AIKE CAFETÃO DE MATERIAS PRIMAS BATISTA ?,traficante de diamantes, escravagista do sec 21 e entreguista cheio de boas intenções patrioticas, a questão que enxergo aqui e muito clara, PRECONCEITO RACIAL, RACISMO MESMO !!!

  12. AGORA QUANTO A SOBERANIA DA AMOZONIA BRASILEIRA, NÃO TEM A MENOR I´POTESE DE PERDEMOS POR CAUSA DE PAPEL INUTIL. SE QUISEREM VÃO TER QUE VIR BUSCAR NA BASE DA GUERRA MESMO, E COMPUTADORZINHO E SENSORZINHO E SATELITEZINHO NÃO SIGUINIFICAM P*RR@ NENHUMA EM AMBIENTE DE SELVA, O MELHOR EQUIPAMENTO AINDA NUMA GUERRA E O QUE PUXA O GATILHO, AGORA O QUE EU QUERRO VER E SE QUANDO O COURO COMEÇAR A COMER NOSSOS ANTI-AMERICANOS DE NIKE NO PÈ DO SUL E SUDESTE VÃO TER AQUILO ROXO O SULFICIENTE PARA SAIR DE SEUS CONDOMINIOS E FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO, OU VÃO FICAR ESPERANDO QUE OUTROS LUTEM POR ELES, POIS OS MAIORES ENTREGUISTAS DO BRASIL NÃO SÃO INDIOS NÃO, SÃO OS DE TERNO E GRAVATA ADMISTRATIVOS!!!

  13. Tô falando, o povo brasileiro não precisa de inimigos, quando se tem uma direitalha e uma esquerdalha como essas que temos aqui,…não dá para levar mais nada a sério, os imperialistas venceram!!! Cambada de parasitas imprestaveis!!! Assinam TNPN, Limite de Alcance de Mísseis Balísticos, Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, Mais de 100 mil ONGs mandando no governo e partidos políticos e mamando nas tetas do estado, além de subverterem os povos indígenas. PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. E PARA OS TRAIDORES E DESERTORES REPITO,NADA MAIS NADA MENOS DO QUE DIZ O ART84 DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA EM CASO DE GUERRA DECLARADA, O FUZILAMENTO, 2ºBPE,PIRATINNGA OSASCO, BRASIL ACIMA DE TUDO ABAIXO SOMENTE DE DEUS !!!

  15. O Governo faz mais pelos povos indigenas do que pelos Brasileiros que trabalham e geram riquezas pelo nosso Brasil. Realmente o tratamento é desigual. Estive recentemente no Pará e pude observar alguns aspectos que essas supostas Ongs não tem o mínimo interesse de divulgar:
    É Hilux da Funai à disposição dos “coitadinhos” é pedágio de R$ 50,00 pra poder passar pelas estradas, rádio no lugar de sinal de fumaça, venda de madeira e ouro e com certeza venda de apoio Logístico pra Traficante.
    Indio só é coitadinho pra Ong!!!
    Na prática eles sabem negociar muito bem a sua condição sui generis.
    Não põe a barba de molho….

  16. O pior é que todas essas cagadas que esses traidores da nação fizeram foi com o concentimento das FFAA que tem o poder de veto!!! A conspiração contra o povo brasileiro tem sido gigantesca e realmente o mapa político do Brasil está em grau avançado de mudança iniciando-se em 1964, com a internacionalização do Brasil e a invasão de multinacionais e estrangeiros. Agora já se encontra em estágio bastante avançado e irreversivel, nem se quer temos amparo legal, tudo conspira contra nós. Destruiram a cultura brasileira, o próprio povo brasileiro já aculturado não vai resistir e assistir passivamente o desmembramento do seu território, não dá valor para nada do que tem pois nem amor próprio tem mais, adora os deuses astronautas americanos, como vira-latas convictos(exceto as muitas excessões de colegas aqui deste honoravel blog) Os vira-latas simplesmente já aceitaram sócios estrangeiros na exploração da amazonia, trinta dinheiros e boa…já era…!!! Isso sim é uma vergonha !!!

  17. so fhc que conseguiu fazer magica vendeu o brasil inteiro pra pagar dividas e no final continuou devendo mais do que antes…. isso pq ele e formado no estados unidos e tudo mais…….e uma piada mesmo

  18. Só fazem cagadas esses governos e políticos brasileiros.
    Ta aí gerado um conflito armado. Putz!!… queria escrever um monte de palavrões mas me digno ao direito da educação e o respeito a todos vocês. Coisa esta que os nossos políticos não nos tem meus amigos.
    PESSOAL ESQUECE ESSE NEGÓCIO DE ESQUERDA E DIREITA!! ISSO É DO SÉCULO PASSADO, ACABOU!! São tudo farinha do mesmo saco.
    A questão dos indios BRASILEIROS E NOSSOS COMPATRIOTAS, se resume neste problema é que eles estão submetidos as mesmas leis nossas, mesmo que o diguem ao contrário e se assinem qualquer tratado indígena por aí.
    Mas esta aí o conflito armado que o EB tanto temia.

  19. si e pra ganhar no grito eu tambem quero…….ou divide pra todos ou entao nao tem acordo…..esses indios tao folgados querem tudo so pra eles..o pior que eles vao na pilha dos americanos e depois os americanos matao todos e ficao com tudo….eu sempre digo aqui no blog que sempre tem uns traidores da patria que roubam nossa riqueza por causa de mixaria pra dar pro estrangeiros pra eles sustentarem a boa vida de seu povo….nesse caso os traidores estao sendo os indios….infelizmente…..ta na hora dos CIGS comecar a agir rapido pra corta o mau pela raiz

  20. capa preta
    O pessoal nem precisa mais sair e ir lutar longe pois como eu sei que tu sabe, meu camarada, a guerra vai em qualquer lugar.
    Esse povo vai ver a guerra igual aos povos arabes… sob os furiosos ataques aéreos da OTAN e EUA, por isso ninguem aqui no Sul ou Sudeste vai precisar ir a Amazonia não.

  21. se prescisar de volutario estou a disposicao……quero ver americano invadir nosso pais…ele vai sentir o gosto da minha FACA IMBEL AMZ no peito….se o vietan foi ruim…ele vao ver que aqui e o inferno……..SELVAAAA!!!!!!!!!!

  22. Al Carvalho disse: 06/11/2011 às 18:59… AGORA TO CONTIGO, mano velho… vc bem sabe que, apesar de diferenças ideologicas passadas, sempre defendia a tese de que tinhamos que passar ao fio da espada TODO e qualquer entreguista, seja de que fonte fosse… sempre disse que essa FUNAI ia nos funer… que esse IBAMA já nos fod… enfim, criamos cobra par nos morder… ainda é tempo… olha que to apoiando um COMUNISTA de carteirinha… apoiem o Aldo Rebelo na luta pela mudança (ainda que infima) do nosso codigo draconiano florestal… e abram seus olhos… nessa questão indigena, alem de politicos vendidos temos ainda o MPF e demais MP estaduais todos infiltrados por vendidos e massons… o judiciario nem se fala… enfim… so uma guerra pela nossa verdadeira libertação, e não essa de araque que os esquerdistas querem nos vender, ira nos libertar do jugo internacional… precisamos de um novo Plínio Salgado…

  23. tens toda razão amigo ADRIANO, um ataque ao territorio brasileiro seria exercido por uma coalizão de piratas saqueadores internacionais sob o nome de otan, e o alvo primario naõ seria a selva, pois sabem que não teriam chance, gringo não e burro, aprendeu uma dura lição no vietnã, os alvos seriam nossas metropoles e centros tecnicos industriais, iriam primeiro querer quebrar nossa logistica e infraestrutura, na amazonia e em outros lugares onde pipocam separatistas nojentos ( como a minoria racista no sul e sudeste,e os apatridas estudantes de filosofia da USP)caberia a CIA ou MI6 instigar o odio e a discordia como fizeram na libia, e se nos não tratarmos nossos indios com respeito, sem generalização e com prconceitos, estaremos dando boi para piranha e dando munição para o inimigo fulturo, vale resaltar que mais da metade de nossas tropas de selva e de fronteira e composta por indigenas e decendentes !!

  24. Ei Indiada, Não ta feliz? Nos faz Igual o Assad, Nos Mete a Porrada!

    Nao devemos abaixar a cabeca para deixar os idndios reinar nao. Seguir o Meu dileminha ali kkk

  25. Tá bom para vocês canalhas de Brasilia, agora eles vão querer tirar uma casquinha de vossas esposas e é bom deixar hein. Seus m…

  26. Essa notícia já se repetiu várias vezes !

    Os índios brasileiros como um participante mencionou , não são extra-terrestres , são BRASILEIROS e querem e tem o direito de usufruirem das benécies do Brasil !

    Eles querem estudar , querem internet , querem falar no celular e querem morar em uma boa casa !

    Tem um monte de militar vagabundo que ´vive semeando terror e usando os índios como se eles fossem nocivos ao Brasil !

  27. Amigo, vamos utilizar essa oportunidade á nosos favor.. vamos ceder.. vamos dar o direito deles trabalharem, indio tem que tabalhar… indio que recebe bolsa do governo e fica o dia todo bebendo cachaça é o que nao pode..
    Se fizermos do jeito certo, colocaremos empresas brasileiras para explorar as riquezas junto aos indios, respeitando o meio ambiente e não deixando que as empresas extrangeiras, as grandes fomentadores desse sentimento nos indios, dominarem o mercado.

  28. Tratar os nossos índios como homens pré-históricos é uma absurdo. Eles devem ser médicos, engenheiros, políticos, militares, agricultores, etc.

  29. O Brasil deveria sair desse tratado assim como a Russia ameaçou sair do tratado START referente as armas nucleares. Não podemos deixar que tenhamos essa “quebra” da integridade territorial brasileira. É uma questão de soberania nacional.
    Não acredito numa invasão militar….mas com certeza muita dor de cabeça diplomática e financeira.

  30. Capa Preta: é o que eu sempre disse americano não é burro eles aprenderam com o Vietnã eles nunca atacarão a Amazônia de cara uma prova disso é a própria matéria dos Índios MADE-IN ONGS EUA E EUROPA querendo declarar independência os primeiros e prioritários alvos seriam as metrópoles RJ e SP principalmente onde se encontram os vendilhões da pátria e eu acho é bem feito é a recompensa pra esses vira-latas por terem servidos ao tio Sam quando no poder quem mandou assinar o TNP limitar o alcance de nossos mísseis então toma, iria chover Tomahak e Vants armados com bomba teleguiadas,infraestrutura, hidre elétricas, estradas rodoanel e etc,Itaipu abaixo sul e sudeste ficariam as escuras como eu já tinha dito o melhor lugar pra se ficar em caso de guerra no Brasil será a Amazônia, AOS CANALHAS E VENDILHÕES TOMA QUE O FILHO É TEU, SE SOLDADO AMERICANO INVADIR O MEU BRASIL PRA CASA NÃO VOLTA SE EU TIVER A OPORTUNIDADE DE FICAR DE CARA COM CERRA e FHC E CIA OS DECLARADOS TRAIDORES O RESULTADO
    SERIA ESSE

    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=L4AoepqFKCI

    ISSO É POR QUERER TER VENDIDO ALCÂNTARA E TER ASSINADO O TNP

    E QUE OS AMERICANOS TENHAM NA MENTE ESTA MÚSICA E SOM ANTES DE ENTRAR NA AMAZÔNIA COMO UMA MARCHA FÚNEBRE

    http://www.youtube.com/watch?v=nHuByPPRZS8

  31. Primeiro no Brasil não há, como nos EUA, direito privado de mineração. Todo direito de atividade de mineração no Brasil pertence a União.

    Segundo, a atividade de mineração não compõe a cultura indígena, que basicamente são culturas pré idade do bronze. Não há base histórica-sociológica-cultural para que povos INDÍGENAS exijam direito de mineração de qualquer coisa. É preciso argumentar no mesmo nível dos eco-picaretas estrangeiros das ONGs que orientam esta campanha de mineradoras internacionais. Indígenas não podem exigir direitos de mineiração, direitos de construir aeronaves e nem de compor músicas clássicas.

    Sua sociedade não tem propriedade das terras indígenas (não podem vendê-la, aluga-la e nem arrendá-la. Devem ter apenas o seu usufruto e só a título de utilização de acordo com seus costumes ancestrais.

    Terras indígenas são demarcadas em geral com apoio de antropólogos comprometidos com a visão de estender AO LIMITE as presunções de estilo de vida nômade e “espaço vital indígena” em função disto sempre defendi que tribos indígenas aculturadas que não praticam mais o estilo de vida ancestral devem perder o usufruto de imensas reservas e receber lotes de terra compatíveis com status de cidadão comum.

  32. estilo de vida nomade ? deculpe mas estamos falando de seres humanos, brasileiros, não de peças de antropologia.
    vamos fazer o que, safaris de gringos jogando amendoins para eles ? alguem ja viu a miseria uqe aquelas pessoas vivem ? alguem ja teve dor de dente, e o dentista mais proximo etava a milhares de quilometros ? lguem se preoculpa com o nivel de alcolismo e dependencia quimica entre eles ? com esse tipo de pensamento não precisa de gringo para influencialos não, basta nos mesmos com nosso preconceito, ESTAMOS DANDO BOI P/ PIRANHA DEPOIS NÃO RECLAME !1

  33. Caro Gilberto Resende, no meu entender, os índios já estão se afirmando como nação independente, acham que TEM O DIREITO, por terem amparo legal, tendo como base a declaração universal dos direitos dos povos indígenas e não estão pedindo permissão ao Estado brasileiro. Nestes termos não cabe ao Estado brasileiro autorizar, julgar ou entrar no mérito da questão, uma vez que tal direito está implícito e foi reconhecido pelo Estado brasileiro ao assinar e ratificar a declaração universal.

  34. Já falei em outro post e vou repetir:
    Manda para fora todas essas ONGs malditas, criem mecanismos que proíbam suas instalações. Façam com esses povos o mesmo que se faz com royaltes no petróleo e na mineração,acabe de uma vez por todas com essa história de “nações” indígenas,eles são brasileiros e estão em terras brasileiras. Deem mais assistência aos mesmos, assim como todo brasileiro tem direito. Se mesmo assim continuarem a insistir,com violência e etc. Deixa a borracha arder ou deixa a lei comer!

  35. Que tal traze-las para as FFAA, com certeza ficaria muito mais barato, util e dariamos um fim nas ONGs subversivas de índios. Sei que já há índios nas FFAA, mas pode-se intensificar isso, provendo melhor assistência social nas aldeias indígenas, aculturando-os e proporcionando-lhes ampla mobilidade social.

  36. Caberá ao governo Dilma denunciar e se retirar deste infame tratado, assinado pelo tresloucado Amorim.
    Expulsar estas ONG’s a serviço de nações estrangeiras também deverá ser uma meta a ser perseguida e alcançada.
    Uma pergunta apenas: eles pretendem minerar com foices, paus e pedras?(únicos meios ao alcance de sua capacidade tecnológica – nível pré-colombiano)

  37. Fala mano Blue Eyes na Resistência e firme com Deus, Patria e Família!!!???..rs..rs Quanto ao Aldo, com certeza pode fazer grandes contribuições ao codigo florestal. Para mim o importante é o nacionalismo, contribuições nesse sentido são bem vindas quaisquer que sejam suas origens. Os atuais partidos políticos são extremamente casuistas, limitados e justamente por isso não podemos leva-los a sério, ideologicamente. Tanto Aldo Rebelo como Protógenes de Queiróz podem fazer grandes contribuições no aperfeiçoamento de nosso código florestal e também nas relações com os povos indígenas.
    Um abraço amigo anauê!

  38. Assim como os estados lutam engalfinhado-se por recursos do petróleo, a pretexto de investimento em seus estados, os Indios, que foram anexados a cultura branca, e exterminados pelos interesses financeiros quando havia resistencia, têm todo direito de zelarem pela qualidade de vida de suas etnias, exatamente como fazemos em nossas cidades, em nossos guetos, nos mais variados formatos de gangues, que é a forma predatoria e intimidante de organização social, que até paises aderiram.

  39. O problema não é o indígena e sim os estrangeiros e ONGs estrangeiras que estão se estabelecendo na Amazônia, subvertendo os povos indígenas e envolvidas com o narcotráfico e outros ilícitos e ainda mamando nas tetas do Estado brasileiro!!! Tem que prender e por pra correr esses vagabundos mercenários!!!

  40. Concordo com o Gilberto Rezende, devemos cuidar de analisar o
    assunto em questão por esse prisma que é favorável pra Nação Brasileira.
    Sem discordar dos demais, mas devemos abordar os argumentos sem
    tentar mudar o sistema de Leis em vigor.
    Quero dizer com isso, que não adianta querermos torná-los cidadãos comuns, pois a Lei hoje já nos torna diferentes.

  41. Se abrirem a guarda para os índios, estaremos ferrados. O Brasil está cometendo um erro grave, em colocar os índios em redomas de vidro, para serem vistos pelo mundo como homens pré-históricos. Eu acho isso um crime hediondo, pois os índios são seres humanos como nós. Eles têm que estudar, fazer faculdade, etc.
    São em torno de 500 mil, numa população de 199.500.000 de brasileiros não-índios. Agora eu pergunto: De quem é a responsabilidade de tratar os nossos índios como homens pré-históricos ? Eu gostaria que esses políticos fossem processados pela ONU.Índio não é bicho do mato ou animais de zoológicos, para ficarem numa redoma de vidro sendo mostrados para o mundo. Absurdo!

  42. Concordo com esse comentário :

    Dandolo disse:
    07/11/2011 às 00:07

    Tratar os nossos índios como homens pré-históricos é uma absurdo. Eles devem ser médicos, engenheiros, políticos, militares, agricultores, etc.”

    Eu já disse aqui sobre isso .

    Tem que investir em escolas , cursos técnicos e faculdades em todas as áreas para inserir os índios no contexto de Brasil !

    Investir no básico e urgente agora como Hospitais e assistência agroflorestal através da EMBRAPA , EMATER etc …

    Colocar os índios no Exército , na Marinha , na Aeronáutica e em todos os órgãos do governo !

    Aí sim , eles não serão ameaças á soberania do Brasil !

    Índio brasileiro é brasileiro também e não alienígena como pensam alguns !

  43. Pois é galera… o capa preta falou algo interessante? essa visão de indios caçando, tomando banho de rio e dançando em volta da fogueira é coisa pra turista ver… Tem muito paulista, carioca, que ainda acha que pra sair de casa em algumas cidades do norte e no meu caso do mato grosso, tem que jogar um pedaço de carne pro outro lado pra despistar as onças….
    Esse espírito de prezervação do bom selvagem fez com que os índios de hoje, se vissem como uma categoria a parte da sociedade, como bixos.
    Sou matogrossense,nasci em uma cidade colonizada por decendentes de europeus(gauchos paranaenses e etc) e a 50 kms da cidade há uma das maiores comunidades Xavante. Até hoje eu me espanto com a segregação que os indios sofrem por boa parte da população da minha cidade quando eles vão á ela para fazer suas compras mensais.
    Eles são históricamente uma etnia conhecida por serem os melhores guerreiros e cacadores, eles subjulgaram várias outras etnias indigenas como os bororos, que ainda hoje dividem a aldeia com eles e obedecem suas ordens.
    E agora, essa que ja foi uma das maiores etnias do brasil, se vê completamente aquém da sociedade.
    Ganha do governo para não trabalhar e “se dedicar aos afazeres de um indio selvagem”. mas acontece que eles ficam o dia todo em casa vendo TV, fumando cigarro de palha, tomando cachaça e fazendo filho(cada filho gera uma renda de 800 reais pra cada familia)
    .
    Esse oscio, uma hora se converte em vicio, revolta. COmo que um indio, vivendo em um mundo rodeado de marcas, refrigerantes, salgadinho, anuncios de eletro domésticos sem o menor preparo psicologico lida com isso?
    Quando ele tenta se aproximar da sociedade, a sociedade lhe nega emprego, lhe nega respeito(pois tem fama de serem vagabundos), a igreja mesmo fazendo bem acaba por abocanhar boa parte de sua cultura e seus valores ancestrais. Fora a possibilidade de um índio por exemplo, se casar com uma decendente de europeu, eu em 28 anos de mato grosso nunca vi. Fato bobo mas que resume essa barreira social entre nós e eles.
    .
    OS INDIOS DO BRASIL SÃO TAO LUCIDOS QUANTO NOS. E ELES SE SENTEM UM LIXO POR NAO SEREM CHAMADOS DE BRASILEIROS, MAS DE INDIOS. NÃO EXISTE MAIS A ILUSAO DO BOM SELVAGEM.
    .
    Por isso, demarca, loteia, divide suas terras entre si e fala: Quer minerar? sim? então esta aqui a papelada, você, assim como qualquer brasileiro deve retirar a documentação e conseguir o aval do estado, e nós o estado compraremos o seu minério através de nossa estatal, que iremos criar.

Comentários não permitidos.