Tribos da Amazônia exigem o direito de mineração

Sugestão: Cel Paulo Ricardo Paiva

É o primeiro passo rumo à independência política, econômica e administrativa
Carlos Newton
Demorou, mas acabou acontecendo, como era mais do que previsível. As tribos indígenas da chamada Amazônia Legal, que detêm cerca de 25% do território brasileiro de reserva ambiental onde é proibida atividade econômica, estão mobilizados para defender a mineração nessas áreas de preservação. E não se trata de um movimento brasileiro, mas de caráter internacional.
Representantes de etnias do Brasil, da Colômbia, do Canadá e do Alasca (EUA)preparam uma “carta declaratória” aos governos brasileiro e colombiano, reivindicando os direitos indígenas à terra e o apoio à mineração..
“Solicitamos ao Estado brasileiro a aprovação da regulamentação sobre mineração em territórios indígenas, porque entendemos que a atividade legalmente constituída contribui com a erradicação da pobreza”, diz o documento ao qual a Folha de S. Paulo teve acesso.
A mineração em terras indígenas é debatida desde a Constituição de 1988, que permitiu a atividade nessas áreas, caso regulamentadas. O projeto de lei nº 1.610, que trata dessa regulamentação, está em tramitação no Congresso desde 1996.
Mas este é apenas o primeiro passo. Quando se fala em tribos indígenas, na verdade está se tratando de um movimento internacional muito poderoso, integrado pelas mais de 100 mil ONGs nacionais e estrangeiras que atuam na Amazônia. A reivindicação da extração mineral é apenas a ponta do iceberg.Os índios e os “gringos” querem mais, muito mais.
Com a progressiva ocupação da Amazônia, a partir do período colonial as tribos foram se afastando, subindo os afluentes do Rio Amazonas, para ficarem o mais longe possível dos colonizadores. Resultado: por questões geológicas, as terras mais altas que hoje as tribos ocupam são justamente onde estão localizadas as mais ricas jazidas minerais da região.
As tribos na verdade estão exigindo que o Brasil reconheça e obedeça os termos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas. O Brasil em 2007 assinou esse tratado da ONU, que reconhece a independência administrativa, política, econômica e cultural das chamadas nações indígenas, mas depois se arrependeu e não quer cumprir as determinações do documento.
Se o governo brasileiro já estivesse cumprindo os termos do tratado, as tribos nem precisariam estar reivindicando o direito de mineração em suas respectivas reservas, porque seriam países independentes, onde nem mesmo as Forças Armadas brasileiras teriam o direito de entrar, segundo os incisivos termos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, que está disponível a todos na internet, mas poucos se interessam em ler.
O tratado foi assinado pelo Brasil no governo Lula, quando Celso Amorim era ministro das Relações Exteriores. O fato de o Brasil ter aceitado sem ressalvas o acordo internacional, que foi rejeitado por vários países, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Rússia e Argentina, é um dos motivos do baixo prestígio de Celso Amorim junto à cúpula das Forças Armadas.

15 Comentários

  1. Amigos.Se um dia fossemos invadidos digo-lhes com certeza,os primeiros a tombar seriam os vendilhões da pátria e suas respectivas familias,as Forças Armadas já os tem todos catalogados,eles e os seus seriam sumariamente executados,e na guerra contra ianques,ingleses e outros ,não haveria prisioneiros todos eu disse todos seriam mortos com requinte de execução para espalhar o horror entre a tropa inimiga,sem prisioneiros,o que eles passaram no vietnã seria considerado passeio no parque,perto do que passariam se nos invadissem.Guerra de exterminio mesmo para com eles.Deus queira que não,mas se acontecer os que lerem o que estou escrevendo se lembrarão,bem que aquele cara disse isso.Brasil com S,acima de tudo.

  2. Rsrs rsrs E ja começõu o campeonato entre atiradores de fezes rsrs rsrs azulzinhos e vermelhinhos rsrs rsrs uns acusam os outros “MAS VOCE ASSINOU” rsrs rsrs “É EU ASSINEI MAS VOCE COMPLEMENTOU” rsrs E ja to cansado de dizer,a hora que voces se conscientizarem que ideologias e partidarismos neste pais são fezes da mesma nadega me avisem.O entreguismo vem de muito tempo e quando poderia ser travado foi complementado pela QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS e o pacto da traição veio ao aceitarem o jogo para terem governabilidade na gulodice da perpetuação.Mas para que se preocuparem com essas coisas né se abandonarão a canoa furada com a burra cheia de dinheiro rsrs Indio é cidadão Brasileiro não é mesmo e sendo cidadão Brasileiro como todos os outros chegou a hora de terem responsabilidades para terem direitos de cidadões.A sociedade Brasileira paga as contas e sustenta essa minoria que não trabalha,não paga nada e anda com a bunda de fora fazendo o jogo do cobiçador.O que não entendo ou melhor entendo e extranho é esse fato que não é citado por estes meios Internacionais O PERU COMPROMETEU 75% DE SUA AMAZONIA A INICIATIVA PRIVADA INTERNACIONAL INCLUSIVE BRASILEIRA E A GRANDES MADEIREIROS E VEM MASSACRANDO SEUS NATIVOS QUE FOGEM PARA O BRASIL E SEUS PARAMILITARES ADENTRAM O TERRITORIO BRASILEIRO PARA PERSEGUI-LOS E MATA-LOS MATENDO TAMBEM OS NOSSOS NATIVOS E O MUNDO SE CALA.Então é isto,basta que comprometamos nossas riquesas Amazonicas com interesses externos que teremos a vista grossa da comunidade Internacional o podemos massacramos a vontade ESSES BUNDAS SUJAS PIOLHENTOS que o mundo não se importara.Não podemos nos comportar-mos como barbaros pois nossas minorias Indigenas são manipuladas por algumas lideranças e pelo interesse extrangeiro.Eles em sua maioria se orgulham de serem Brasileiros e de serem a base de nossa gente…PRECISAM SEREM ASSISTIDOS E PROTEGIDOS…E CONSCIENTIZADOS QUE NÃO SÃO UM POVO DENTRO DE OUTRO POVO MAS UMA ETNIA DAS MUITAS QUE COMPÕEM A NOSSA GENTE….Quer dizer que Brasil acima de tudo abaixo somente de Deus né,então se ele vier em um OVINI voces todos se subjugarão e se submeterão a ele né e se intentar nos destruir todos voces se esconderam pranteando misericordia não é rsrs rsrs Sabem de uma coisa BRASIL ACIMA DE TUDO E ATE MESMO DE DEUS POIS SE ELE VIER DESTRUIR-NOS EU O COMBATEREI.

  3. Terras da União pertencem ao POVO BRASILEIRO e não a minorias.Riquesas no subsolo Nacional pertencem a União e não a minorias.Reclamam dos Indios que querem direitos mas aceitam que politicos e iniciativa privada nos roubem e lucrem com o que deveria ser destinado ao progresso nacional e a melhoria da qualidade de vida dos Brasileiros.Eu ja disse e insisto NÓS AINDA TEREMOS QUE LUTARMOS POR NOSSAS LIBERDADES E NOSSA VERDADEIRA INDEPENDENCIA e isso custara milhares de vida do nosso povo.Embreve veremos OS MANGUACEIROS e uma minoria militar arregimentada,simpatizantes politicos e uma coalisão Internacional que vira garantir a governabilidade dos Imundos que fazem seus jogos lutarem contra a maioria de nosso povo e a maioria de nossos soldados.Esta sera a guerra civil mais horrenda que a humanidade tera.O Universo pela eternidade dos tempos jamais se esquecera dos Brasileiros ao vernos lavando e ungindo de gloria a nossa Patria pela nossa liberdade.Comprem seus estilingues e estoquem bolas de gude e enlatados o ARMAGEDON VEM.

  4. Está tomando forma o fantasma q eu e mt outros vislumbramos, e nem caça p segurar um atake nós temos, até qdo seguiremo nesse situação? Sempre no gume , no fio da navalha; até qdo?sds….

  5. Se os indigenas começarem a minerar suas terrras, eles irõ acabar com elas rapidamente e apos a exaustão oque eles farão? irão para as favelas da cidade.
    Antes eu tiha medo desse problema de nações indigenas tetnando tornar-se independentes mas, as principais cidade do norte do pais são leasi ao Brasil. Os indigenas tornndo-se independendentes teriam serios problemas ligisticos.

  6. 1maluquinho disse:
    07/11/2011 às 17:40

    Rsrs rsrs E ja começõu o campeonato entre atiradores de fezes rsrs rsrs azulzinhos e vermelhinhos rsrs rsrs uns acusam os outros “MAS VOCE ASSINOU” rsrs rsrs “É EU ASSINEI MAS VOCE COMPLEMENTOU” rsrs E ja to cansado de dizer,a hora que voces se conscientizarem que ideologias e partidarismos neste pais são fezes da mesma nadega
    MALUQUINHO EU NÃO ENCONTRARIA PALAVRAS PARA DESCREVER MELHOR KKKKKKKKKKKK, GENIO, MUITO BOM RSRSRS

  7. .
    .
    Pessoal… não falem que são os bonzinhos Yankees por traz disso tudo ai pra dividir o Brasil em pedacinhos pequenos repletos de nações indígenas independentes, fazendo o “Dividir pra Conquistar” como sempre… não falem isso senão vão te chamar de Anti-Americano, Comunista, esquerdopata, vermelhuxo, conspirador ou esquerdalha… mas nunca te chamarão de patriota preocupado com a integridade nacional, porque pra eles o patriota torce para o interesse do Patrão do Norte… pois é a pátria que amam!
    .
    Olhem a Noticia e as palavras do Coronel, concorde com o que diz, mas não vejam quem orquestra tudo contra o nosso país nos bastidores, os USA… você pode saber, mas não pode acreditar, essa é a forma de domínio da propaganda internacionalista globalista!!
    .
    Felizmente ainda temos gente que alerta e denuncia os atos de ataque não convencional contra o nosso país, como faz o Coronel… e tem aqueles que colaboram com o inimigo, os entreguistas, que deveriam receber a justa punição por seus atos de traidores!!
    .
    Muito Bom Maluquinho, é isso ai mesmo, tudo fezes da mesma nádega… perfeito!!
    .
    Valeu!!

  8. Como se pode denotar está tudo orquestrado. Primeiro o entreguista assina um Tratado de Lesa-Pátria, depois é guindado ao Ministério da Defesa, justo no lugar onde existe mais repúdio as suas ações e a sua simples presença e ainda tem gente com coragem de ovacionar esse indivíduo e de vê-lo como um legítimo representante dos interesses da nação. É brincadeira?

  9. Caríssimo Francoorp,

    Você sintetizou muito bem: “Dividir para Conquistar”, por trás de tudo sempre estão os ianques; é isso mesmo, quase todos aqui concordamos com isso. Mas o que podemos fazer, você acha que as FFAA não sabem disso? Será que as FFAA não sabem que políticos são vulneraveis às ações de “lobbies”, institucionalizado e assim institucionalizando a corrupção??? Tornando-se assim presas fáceis de ONGs, empresas e governos estrangeiros conquistadores/piratas? Se sabem disso tudo, por quê não tomam um posicionamento firme de reação a esse estado de coisas, compatível com suas responsabilidades constitucionais e apoiem com determinação as ações governamentais no sentido de evitar a desintegração do País. Para fazer isso não é necessário golpes de Estado, com generais vergonhosamente sendo corrompidos por políticos, igrejas e empresários/industriais inescrupulosos e muito especialmente por ONGs e governos estrangeiros. Isso claramente é um grande desserviço ao povo brasileiro, se for para fazerem isso, deixem como está, auto-proclamando-e imorais para criticar políticos e governo. O que o inimigo quer é que a democracia seja desacreditada e nada se faça para aperfeiçoa-la e assim evitando a sua consolidação, sendo as FFAA brasileiras, vergonhosamente, o instrumento de dominação dos EUA, em detrimento do povo brasileiro. Aqui nem é preciso colocar as datas, um pingo é lêtra. Será que o que as FFAA tem a oferecer a nação brasileira é um golpe de Estado, Micheletti brasileiro, criticas ao governo comedor de criancinhas, à democracia, desestabilização política, pânico, insegurança na defesa da nação e da Patria, com a operação tartaruga na compra de armas e no desenvolvimento de estratégias e armas realmente dissuasivas? Por quê acontece isso??? Será que o inimigo está infiltrado no Estado, em nossas FFAA?
    Saudações!

  10. Francoorp tem razão mas erra ao culpar os colegas do blog por pensar assim.

    As mídias brasileiras são infestadas de capital estrangeiro.
    Essas mídias, como Folha, Globo(TimeLife), veja(que tem 30% do seu capital nas mãos do grupo neonazista Nasper da africa do sul), são as que o povo le diariamente.
    Eles acham que pensam sozinhos mas na verdade tem alguém pensando por eles.
    Apesar disto, não considero justo culpa-los por serem verdadeiros dirigíveis vivos.

  11. Quando eu chamava o ex-MDx9 Yankee JOBIM de traidor voces diziam que eu era maluco não é mesmo e o cara manipulava a Justiça e o governo a mais de 20 anos.Existem no Brasil um grande aparato espião envolvendo politicos,midias,aristocracia e ate uma minoria militar.Sempre manipularam e orquestraram tudo em prol dos interesses Yankees.O falecido Brizola os chamava de FORÇAS OCULTAS e não culpemos apenas a DIREITA de entreguistas e vendidos porque a ESQUERDA hoje faz o mesmo jogo das FORÇAS OCULTAS.SÃO EMBUSTEIROS,aqueles que mostram-se de uma forma e por baixo dos panos é bem diferente.No palanque é a velha RETORICA hipnotizadora de massas,pelos cantos sussurram boa vontade e compactuação pois se não o fazem PERDEM A COROA e agora que entraram na caixa forte do Patinhas a perpetuação é a certesa de encontrarem a MOEDA NUMBER ONE.Trairas e vendidos neste pais tem tantos que se fossemos extermina-los não sobraria aquele para fazer isso.Uma vergonha um pais tão lindo,maravilhoso,rico em materias com potencial promissor e um povo sofrido e trabalhador com o BANDITISMO E O ENTREGUISMO proliferado em todas as camadas de nossa sociedade e em todas as estancias.Somente A PIRA DA DEPURAÇÃO livrara o BRASIL da infestação microbiana generalizada.

  12. Os indígenas merecem respeito do estado brasileiro até esse certo ponto concordo. Mas se tratando de nossa soberania na Amazônia ai o Brasil tem que ficar preocupado. Caso contrario vamos atrair para nossas cabeças a ONU e a OTAN com seu poderio militar imperialista e cobiçador, exploradores sujos e contraventores da verdade.

  13. Eu ja disse e afirmo UM TONHO VERMELHINHO tem seu valor e é sempre cobiçado pela galera,muito bem tratado a pedra HUME e muito bem cuidado a PRESTOBARBA rsrs rsrs.Ja O TONHO AZULZINHO sempre aparenta ser limpinho e cheirozinho MAS JA PERDEU A ELASTICIDADE e consequentemente o interesse DOS TONHEIROS AFICCIONADOS rsrs rsrs.Aquele que nutre RETORICA ESQUERDISTA de sempre acusar a direita e ate os militares de serem simpatizantes Yankees ficaram parados no seculo passado e desconhecem a realidade das coisas.Hoje a grande maioria Militar Brasileira embora tenhamos recipricidade com os EUA no controle regional e continental em combate ao narcotrafico,combate ao terrorismo e combate ao contrabando e com eles troquemos informações e tecnicas e aperfeiçoamento saibam que o guerreiro Brasileiro identifica-os assim como membros da OTAN como possiveis futuros adversos.O o entreguismo aos Yankees não esta somente restrito a direita politica,as midias vendidas e a uma parcela aristocrata mas ESTA ENRAIZADO NESSE ATUAL GOVERNO EMBUSTEIRO que como os outros governos anteriores sempre com eles compactuaram e sempre fizeram seus jógos.O ESQUERDALHA NEUROTICA voces não teem consciencia do acelerado processo de desestatização levado a toque de caixa pela QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS???Justamente aquilo que quando voces eram oposição viviam choramingando que a direita estava entregando de mão beijada o Brasil ao interesse Yankee e extrangeiro.E voces não teem mesmo vergonha na cara e ainda continuam fazendo de conta que não veem as bandidagens,roubalheiras e entreguismos achando que o povo Brasileiro é otario e se influencia por suas reóricas ultrapassadas.Sabe porque voces não crescem intelectualmente porque vossas filosofias na verdade não passa de UMA DOUTRINA MEDIEVAL ALBANIZADA e ainda tem coragem de pronunciarem a palavra DEMOCRACIA rsrs rsrs e gostaram tanto do capitalismo selvagem que SE TRAVESTIRAM DE SOCIAL-DEMOCRACIA rsrs pois A TETA DA CABRITINHA É FARTA E NUTRITIVA rsrs rsrs Ate tu PDT rsrs rsrs Eita Ratazanada.

  14. “”SEM PRISIONEIROS SEM SOBREVIVENTES UM BOM COMEÇO”” Com esta filosofia Leonidas com apenas 300 Espartanos dezimaram e repeliram o devastador Exercito Persa de Xerxes….Não importa o tamanho do inimigo,seus armamentos e tecnologias mas sim a capacidade e voracidade do combatente.Um unico homem com camuflagem térmica devasta todo um esquadrão de sofisticados helicopteros de ataque.A Amazonia não é so a nossa propriedade mas a nossa maior arma de defesa contra adversos.Ela por si mesma ja os debilitam,desestimulam,desestbilizam e os derrotam.

  15. O governo Brasileiro demarca as terras indígenas e esquece de implementar nessas áreas políticas públicas, gerenciadas por instituições nacionais. O que ocorre, facilitam intromissões externas e subsidiadas pelo próprio governo. As pressões internacionais no governo FHC e Lula, sobre as questões indígenas diminuiram, porém, vencidas as etapas, estão partindo dicisivamente para a internacionalização da amazônia.

Comentários não permitidos.