O Irã e a perigosa aposta de Israel

Mauro Santayana

Não se trata mais de hipótese: os falcões americanos e o governo britânico estão dispostos a apoiar ação militar de Israel contra o Irã, embora grande parte da opinião pública israelita advirta que essa aventura é arriscada. Aviões militares de Israel fazem manobras no Mediterrâneo, e já se fala no emprego de mísseis de alcance médio contra o suposto inimigo. Seus líderes da extrema-direita, entre eles religiosos radicais, estimulam os cidadãos, com o argumento de que se trata de uma luta de vida ou morte.

Toda cautela é pouca na avaliação política da questão de Israel. Em primeiro lugar há que se separar o povo judaico do sionismo e do Estado de Israel — que parece condenado a sempre fazer guerra. Como disse um de seus grandes pensadores, se todos os estados possuem um exército, em Israel é o exército que possui o estado.

É explicável que, com sua história atribulada e as perseguições sofridas, sobretudo no século 20, sob a brutalidade nazista, os judeus se encontrem na defensiva. Isso, no entanto, não autoriza a insânia de sua política agressiva contra os palestinos em particular, e contra os muçulmanos em geral.

A política belicista de Israel, alimentada pelos fundamentalistas, e estimulada pelos interesses norte-americanos, tem impedido a paz na região. Os palestinos são tão semitas quanto os judeus, embora muitos dos judeus procedentes da Europa não sejam semitas em sua origem étnica, posto que convertidos a partir do século 8. Os dois povos poderiam viver em paz se o processo de ocupação da Palestina pelos judeus europeus tivesse seguido outra orientação.

Mas o passado não pode ser mudado. Sendo assim, é tempo para o entendimento entre os dois povos — mas para parcelas das elites de Israel e seus patrocinadores americanos, a guerra é um excelente negócio. Sem a guerra, a receita de Israel — um território pobre de petróleo, tão próximo das mais pejadas jazidas do mundo — seria insuficiente para manter seu poderoso e bem remunerado exército e suas elites dirigentes, contra as quais começam a mover-se também os indignados, e com razão.

Israel nasceu sob o ideal de um sistema socialista baseado na solidariedade dos kibbutzim, mas hoje não se distingue mais dos países capitalistas. Os ensandecidos partidários da ação militar contra Teerã talvez imaginem que essa iniciativa tolha o reconhecimento do Estado da Palestina pela ONU, mas deixam de atentar para os grandes riscos da operação, apontados pelos judeus de bom-senso.

Em primeiro lugar há uma questão ética em jogo, que o mundo já medita há muito tempo: por que Israel pôde desenvolver as suas armas nucleares, e os outros países da região não podem investigar o aproveitamento do conhecimento nuclear para fins pacíficos?

Em visão mais radical, mas nem por isso contrária à ética: por que Israel dispõe de 200 ogivas nucleares e os outros países não podem dispor de armas atômicas? O que os faz tão diferentes dos outros? Se o Estado de Israel se sente ameaçado pelos vizinhos, os vizinhos também têm suas razões para se sentirem ameaçados por Israel.

Façamos um rápido exercício lógico sobre as consequências de um ataque aéreo — que já não se trata de hipótese, mas de timing — de Israel às instalações nucleares do Irã. Como irão reagir a Rússia e a China e, antes das duas grandes potências, o que fará a Turquia? A Grã-Bretanha, segundo informou ontem The Guardian, já está estudando participar de uma expedição contra o Irã, e só o governo dos Estados Unidos — exceto alguns falcões — está relutante.

Haveria, assim, uma aliança inicial entre Sarkozy, Cameron e Netanyahu contra o Irã. Talvez os europeus e os próprios norte-americanos vejam nesse movimento uma forma de superar o acelerado descontentamento de seus povos contra a submissão dos estados aos banqueiros larápios.

O encontro de um bode expiatório, como parece a propósito a antiga Pérsia, poderia ser uma forma de buscar a unidade interna de ingleses, franceses, norte-americanos — e judeus. É ingenuidade imaginar que o provável ataque se concentrará nas instalações de pesquisa nuclear. Uma vez iniciada a agressão, ela não se limitará a nada, e se repetirá o holocausto da Líbia, com seus milhares de mortos e feridos, em nome dos “direitos humanos” dos ricos.

O mapa geopolítico de hoje é um pouco diferente do que era em 1948 e 1967, quando se criou o Estado de Israel e quando ele se ampliou para além das fronteiras estabelecidas pela comunidade internacional.

É assustador pensar em uma Terceira Guerra Mundial, com novos atores em cena, entre eles possuidores das armas apocalípticas, como a China, o Paquistão e a Índia. Diante da insanidade de certos chefes de Estado de nosso tempo, é uma terrível probabilidade — e com todas as consequências impensáveis.

Fonte: Jornal do Brasil

44 Comentários

  1. O sionismo encontra seus fundamentos no próprio judaísmo. O supremacismo étnico/racial dos judeus está fundamentado em sua própria religião. Do jeito que o autor do artigo fala, parece que existem apenas umas poucas dezenas de extremistas judeus (dentro do número já reduzido de sua população mundial) empurrando a política genocida de Israel, mas a realidade é muito diferente. Existem muito poucos judeus vocalmente antissionistas. Pode até parecer que são muitos, mas isso se deve ao fato de que os judeus tendem a se promover mutuamente nos meios acadêmicos e de informação, dando proeminência a certos intelectuais e militantes.

    Historiadores judeus adoram imputar a culpa ao povo alemão como um todo pelos atos dos nazistas, embora já naquela época os alemães fossem mais numerosos que os judeus são hoje. Quando o mesmo é feito com os judeus na atualidade, devido ao extremismo sionista, a imprensa internacional e a bibliografia publicada fazem parecer que o planeta Terra está derramando lágrimas com tamanha ofensa.

    O autor ainda menciona a aliança entre Sarkozy, Cameron e Netanyahu. Os três são judeus. Podemos contar ainda com Obama, que embora não seja um membro da tribo, possui uma equipe que mais parece uma festa de casamento judaico. É a prova máxima de quem detém o poder nesse mundo.

  2. Particularmente torço para o circo pegar fogo, assim talvez esse nosso Brazil de merda, talvez começe a pensar menos em preservar bagres, e desenvolva tecnologias realmente importantes.

  3. Quero só ver no que vai dar isso, acho que vão se dar muito mal em atacar o Irã…e não se esqueçam, a Turquia deve ta louca pra que Israel dê alguma escorregada em território turco…Paquistão tá louco pra entrar pra bagunça…acho que quem vai aproveitar o momento e fortalecer o programa nuclear é a Coréia do Norte…enquanto isso os Russos estão ali, avisando…avisando…

  4. Haveria, assim, uma aliança inicial entre Sarkozy, Cameron e Netanyahu contra o Irã. Talvez os europeus e os próprios norte-americanos vejam nesse movimento uma forma de superar o acelerado descontentamento de seus povos contra a submissão dos estados aos banqueiros larápios.
    .
    O encontro de um bode expiatório, como parece a propósito a antiga Pérsia, poderia ser uma forma de buscar a unidade interna de ingleses, franceses, norte-americanos — e judeus
    .
    COM SANGUE DE INOCENTES.
    .
    A DISCULPA E MESMA DO IRAQ
    .
    VCS NOTARAO?
    .
    VAI SER ASIM NA DISNEY DA INLUSAO
    .

  5. No Brasil as Organizações Globo e o Grupo da familia Roberto Marinho são Judeus.
    Os donos Dassault produtora do caça RAFALE, é a familia Dassault que são Judeus, cujo fundador foi Marcel Dassault. A familia Dassault tambem é dona do jornal Le Figaro. Dai da para pensarmos como o Mossad ´´alegadamente “ e de maneira tão fantasiosa, tenha conseguido roubar da Dassault milhares de paginas do projeto do caça Mirage.Ou seja a Dassault por ser seu propietario Judeu, entregou todos os planos do caça de bandeja a Israel. A força de israel é o grande numero de Judeus, que ocupam cargos de importância em diversos países. Sejam esses cargos na politica, empresas de armamentos ou da midia e comunicação.

  6. Quem pensa em Guerra como o ademar deveria ser o primeiro a embarcar para ela, mas deve ser o primeiro a se borrar. Quanto ao artigo é perfeito. PRECISAM DA GUERRA PARA PAGAR SUA DIVIDAS.

  7. Esse ataque por parte do Ocidente vai ser focado primeiramente na destruição de qualquer arma do Irã, e não nas centrífugas, para minimizar qualquer retaliação. É ai que “a cobra vai fuma”. E haja munição!

  8. judaismo, cristianismo, budismo, islamismo e outras são somente religião nada mais,e so uma questão de fé em DEUS, o perigo em qualquer uma e o fanatismo,o extremismo e a intolerancia, e como pessoas inescrupulosas usam disto para justificar sua podridão interna, cuidado senhores enquanto estão apontando o dedo para alguem lembren-se que três estarão apontados para vcs !!1

  9. A questão das armas nucleares são monopólio de poucas nações, a logica é a seguinte, eles armados com o que a de melhor e mais moderno e destrutivo e o resto do mundo armado de sucatas e restos inservíveis, assim fica fácil dominar. Porque a OTAN não ataca o Paquistão ou a Coreia do Sul. Porque esses países possuem força bélica o suficiente para liquidar com a OTAN

  10. @capa preta: Não colocaria o judaísmo na mesma sentença que o cristianismo e o islamismo. Uma pesquisa recente nos EUA revelou que 50% dos judeus americanos são ateus.

    http://www.usatoday.com/news/religion/story/2011-09-26/jew-atheist-god/50553958/1

    Já imaginou alguém se declarando um “cristão ateu”? Um “muçulmano ateu”? Mas o mundo está repleto de judeus ateus. O pensamento talmúdico coloca os judeus como verdadeiros deuses na Terra. Os judeus não acreditam em uma entidade como Satã, como as outras religiões abraãmicas fazem. No Talmud, o equivalente do diabo somos precisamente nós, os goyim, os gentios.

    Reafirmo o fundamento supremacista étnico/racial do sionismo como originário do judaísmo propriamente dito. Judeus étnicos como Gilad Atzmon concordam comigo.

  11. O texto é bem coerente,a guerra trará consequências terríveis a todos os envolvidos, essa cartada de Israel poderá esta decretando o seu fim!
    O estado de Israel assim como começou poderá acabar em uma guerra mundial,Netanyahu e seus amigos devem pesar bem essas decisões porque essas atitudes podem derramar mais sangue que poupá-lo !

  12. ademar disse:
    06/11/2011 às 13:12
    Particularmente torço para o circo pegar fogo, assim talvez esse nosso Brazil de merda, talvez começe a pensar menos em preservar bagres, e desenvolva tecnologias realmente importantes.
    ==
    ==
    O Brasil não é de merda. O brasileiro é!!
    Assim que conseguirem resolver os assuntos pendentes com o Irã, o próximo passo é resolver as pendências com a América Latina, mais especificamente com o Brasil.
    Por isso estão cozinhando o Brasil no FX-2. Assim o Brasil fica preso em uma disputa comercial e esquece de se armar.
    Fica querendo uns trocadinhos a mais de desconto e a TOT por enquanto vai ficando em negociações que nunca chegam ao resultado esperado.

  13. Concordo com o Thiago e subindo mais os degraus da escada do poder, lá em cima, quem tem mesmo o poder mundial são poucos bancos e seus banqueiros, também majoritariamente judeus, como o Goldman and Sachs, por exemplo. Esta sim é a prova de quem manda no mundo.

  14. Tô começando a pensar que Nostradamus tinha razão ao dizer que a III Guerra Mundial iria começar na Líbia, afinal foi na Líbia que a Otan teve certeza que é dona do mundo, agora se Israel atacar o Irã não preciso nem dizer o que vai acontecer né…
    Ou seja, assim com a II Guerra só começou oficialmente após a invasão da Polônia, mas que esta já acontecia a vários anos. Estamos sem dúvida vivendo as bases para uma III Guerra Mundial e esta se dá não só pelos meios militares, mas principalmente econômico e político.
    Como dizia Muamar Kadaffi: A Líbia é só o começo, a OTAN irá se colocar sobre os céus de quem ela bem entender através do poder de seus caças!!!
    Coincidência ou não as forças ocidentais estão deixando os teatros do Afeganistão e Iraque, e tem até uma matéria aqui mesmo no PB onde os USA afirmam que vão transferir suas forças para o Golfo Pérsico.
    Sem querer ser pragmático, “2012” vem aí!!!

  15. Ademar disse que o brasileiro é de merda.
    Provavelmente Ademar é brasileiro.
    Então Ademar, em sua própria definição, é de merda.
    Eu acho que brasileiro não é de merda.
    Mas quem deseja guerra, com certeza,tem merda na cabeça.
    Seja brasileiro ou não.

  16. O PAÍS DE ROTHSCHILD
    “Israel nasceu sob o ideal de um sistema socialista baseado na solidariedade dos kibbutzim” pelamordideus este cara ou é um ignorante ou é sionista!
    .
    Israel nasceu sobre o sangue árabe, em 1920 depois do ok dos ingleses, começou a invasão financiada por Rothschild. É o único país do mundo que tem UM dono. Por isso muitos rabinos estão contra o Israel.
    .
    Eu pesquisei na internet e o cara foi jornalista, acho na guerra dos 6 dias, mas opinião sobre defesa só 3 matérias agora nos últimos 2 meses, meeeu, o cara não sabe nada. Com certeza é comuna e provavelmente judeu (tem muito maurício dessa origem).
    O cara não sabe nada. O único que publicou de defesa foi agora e copiou daqui.
    .
    “ataque aéreo, que já não se trata de hipótese, mas de timing” é tão ingénuo que repete o script do pentágono, dizer que o ataque é iminente. me poupa. ‘timing’=gay.
    Eu, infelizmente li todas matérias do ‘Mauro’ que publicou o blog, rsrs, pois é, já tô achando que sou masoquista! rsrs e minha conclusão é o cara ser estalinista, exato, o cara ficou na década dos 50. Noutros comentários eu expliquei que um estalinista não muda nunca, ainda virando ‘verde’ ou anti-globalization, onde vai ele leva o virus da soberbia e o autoritarismo.
    —–
    O ataque seria “uma forma de buscar a unidade interna de ingleses, franceses, norte-americanos e judeus” aaahhhh me poupa, unidade interna? hehe só pode dizer isso alguem que ache que esses países são ‘independentes’. França executa ordens dos EUA, e o Israel obviamente também. Mas é claro em toda a matéria se transluze a tendência a origem e as condições do autor.
    .
    Editores, pararam com Pepe Escobar e agora temos que aguentar este cara, que volte Pepe Escobar então.

  17. Cenários de guerra

    1° Israel + OTAN – Destróem o Irã

    EUA dominando, Iraq, kuwait, Irã, Afeganistão, Arábia Saudita e demais…

    Nesse cenário 1:

    – Síria fica totalmente fragilizada !

    – Turquia e Pasquistão vão ter muita insônia.

    – Rússia terá inimigos por todo lado e praticamente o escudo antemísseis pra todo lado.

    – China, na minha opinião pra china não muda nada.

    2° O Bixo pega pra Israel

    Imaginem Israel sendo surpreendido, tomando bala, mísseis, tendo muitas baixas, aviões abatidos…

    Nesse cenário 2:

    – O Estado de Israel fica na UTI.

    – Possível invasões do Egíto, atraz de suas terras

    – Turquia mandando vê políticamente em Israel

    – Veremos o mundo Islâmico em ecstase

    – Nova imigração judaíca pelo mundo

    3° Bixo pega pra Israel e OTAN + EUA compram a briga

    Imaginem Israel apanhando feio e logo corre chorando, como um criança, para as grandes potências.

    Nesse Cenário 3:

    – Repetição do Cenário 1

    4° Rússia entra na briga

    Vamos supor que a Rússia intevenha.

    Nesse Cenário 4°:

    – Vladimir Putim, com super poderes resolve aproveitar a fragilidade européia para dar o troco. Intervém e tentar dominar o Oriente médio.

    – 3° Guerra Mundial

    = Conclusão =

    Qualquer desses cenários é horrível para Rússia. Se o Irã for destruído o inimido estará + próximo. Se Israel for destruído teremos caos, imigração judaíca pelo mundo (de novo) e futuramente uma nova guerra, pois pela história os judeos nunca vão desistir de dominar a “maldita” Terra Santa. Se a Rússia intervir é a 3° Guerra Mundial, Rússia + Muçulmanos VS resto do mundo.

    Pessoal ! Vamos especular, não é a toa que a Rússia está prevendo a Eurásia ou a volta da USSR, se isso não acontecer pode escrever, era uma vez Rússia como queria Napoleão.

  18. Esses malucos sectários estão apostando na idéia de que Jeová virá salvá-los; os alienigenas não estão nem aí pra eles; vão cometer um gde erro que poderá ser fatal!Por incrivel que pareça também vamos ganhar com essa guerra sob o aspecto estratégico global; somos uma democracia, economia de mercado, numa região sem conflitos, país pacifico que vive em paz com seus vizinhos há seculo; então o dinheiro do mundo vai cair aqui de montão, além do que já tá caindo!

  19. Miltão Brás Cabral:

    Não concordo com sua visão de Israel mas sua críticas às estultices do esquerdalha Mauro Santayana são, fora um ou otro detalhe, irretocáveis!

  20. Eu não sou a favor de atacar o Irã pelo menos no momento,mas falando em armas nucleares,é sabido que desde o início dos anos 70 Israel possui armas nucleares e nunca ás usou,porque elas estão nas mãos de pessoas ou militares responsáveis e que só irão usá-las como último recurso do contrário já teriam usado contra o Saddam,quando este ameaçou várias vezes aniquilar o estado judeu,ou na guerra do golfo em 1991,quando Israel foi atacado por mísseis iraquianos.Já hoje,temos o Irã tentando desenvolver armas nucleares,e ao mesmo tempo falando em exterminar com Israel,isso sem ainda possuir armas nucleares,imagine o momento que esses doidos tiverem tais armas.As pessoas não entendem que o regime iraniano com armas atômicas,será uma ameaça para todos os países da região e talvez para o mundo,já que esse país é governado por pessoas insanas e desequilibradas.Israel ao contrário vive rodeado de inimigos e nunca falou em exterminar algum país e muito menos fazendo ameaças com armas nucleares que possui à décadas.Mesmo assim sou a favor de se fazer de tudo para se evitar mais uma guerra e acho que todos os interessados pela paz naquela região, deveriam sentar e conversar seriamente em resolver os problemas que afligem à décadas aqueles povos e deixarem certos interesses mesquinhos de lado.O ser humano já conquistou tantas coisas na área da tecnologia para melhorar o seu modo de viver.Será que a paz que está dentro de nós desde que nascemos também vamos saber desenvolvê-la e conquistá-la ou vamos deixá-la morrer adormecida e darmos valor somente quando tudo estiver perdido?

  21. Para não ficar na onda do “achismo” como muitos gostam, segue abaixo o curriculum do autor da matéria.

    Mauro Santayana

    Quem sou eu

    Mauro Santayana é um jornalista autodidata brasileiro. Prêmio Esso de Reportagem de 1971, fundou, na década do 1950, O Diário do Rio Doce, e trabalhou, no Brasil e no exterior, para jornais e publicações como Diário de Minas, Binômio, Última Hora, Manchete, Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil onde mantêm uma coluna de comentários políticos.Cobriu, como correspondente, a invasão da Checoslováquia, em 1968, pelas forças do Pacto de Varsóvia, a Guerra Civil irlandesa e a Guerra do Saara Ocidental, e entrevistou homens e mulheres que marcaram a história do Século XX, como Willy Brandt, Garrincha, Dolores Ibarruri, Jorge Luis Borges, Lula e Juan Domingo Perón. Amigo e colaborador de Tancredo Neves, contribuiu para a articulação da sua eleição para a Presidência da República, que permitiu o redemocratização do Brasil. Foi secretário-executivo da Comissão de Estudos Constitucionais e Adido Cultural do Brasil em Roma. 

  22. Dificilmente ALGUEM SENDO AMEAÇÃDO DE ESTERMINIO POR SEUS INIMIGOS VA TOLERAR POR MUITO TEMPO,ISRAÉL JA TOLEROU O IRÃ DEMAIS,E QUANTO MAIS TEMPO DEIXAR O RISCO AUMENTA,POREM SE ISRAÉL SE DER BEM O ODIO VAI AUMENTAR E NÃO CREIO QUE SEJA A SOLUÇÃO DO POBLEMA.

  23. Thiago Mello disse:
    06/11/2011 às 21:50
    Aos distintos comentaristas, sugiro a leitura do site;
    http://csis.org/files/media/csis/pubs/071119_iran.is&nuclearwar.pdf
    Israel acaba com todo eles sózinho em uma guerra nuclear.
    Ler estudos sérios é bom para a formação.
    Achismo é coisa de petista!
    ==
    ==
    Nossa….
    Se continuar assim ninguém vai acreditar que o Irã ameace alguém (aliás, só os petistas que vivem de achismo). Avise logo para esconderem este pdf.
    Sério mesmo, guerra é guerra. E Israel não está nem aí para qualquer outra coisa que não seja subjulgar os povos ao seu redor.
    Só falta agora definir seriedade, pois, nem petistas nem conservadores estão sabendo o que é sério em um mundo em que para defender um povo usa-se todos os meios possíveis matando o próprio povo que se queria defender.

  24. Irã vai massacrar Israel. A julgar pelo o território. Não é muito difícil acabar com um uma nação com largura de 130km.
    Ou Israel vai morrer porque a OTAN quer, ou vai morrer porque tem sabotador dentro dela. Pois antes de tudo estamos falando de uma nação!.. Logo, tem sua soberania, por mais que relativa mas possui. Espero que abram os olhos os nossos amigos judeus. Judeus! Não os judeus-sionistas, pois estes sim, querem destruir com qualquer nação.

  25. Israel ,acaba com todos ao seu redor fácil! Armas e técnicas de combate eles são os melhores do mundo .E o dinheiro dos americanos sempre financiando tudo vai ficar fácil para eles !

  26. Itamar, eu li esse currículo, mas uma coisa é ser jornalista e outra é ser analista, ou sei lá.
    O cara não sabe, sua mente marxista não deixa ele progredir, evoluir, não estou brincando, eu já analisei esse fenômeno aqui neste espaço muitas vezes.
    .
    O fato do cara ter feito cobertura de guerras como jornalista não quer dizer que possa produzir análises.
    Acho ele pensa que sim.
    .
    Eu não tenho preconceito, esse currículo não apresenta o cara como analista ou historiador, mas o cara poderia ser alguém com cabeça para a geopolítica sei lá, ainda não sendo formado como historiador ou carreira do tipo.
    O que eu digo, é que o cara não sabe nada, não comenta nada novo, e se transluze nos textos a soberbia típica dos marxistas.
    .
    O marxista acha que é superior aos demais, tipo os judeus, bem, justamente tem muito judeu marxista, uma vez comentei aqui o porque dessa preferência de muitos judeus pelo marxismo.
    Eu não tenho preconceito, se o cara mostra análises que sairam da sua cabeça, ainda uma frase de 9 palavras, eu gosto de ler, ainda o cara seja marxista sionista ou sei lá. O mesmo acontece com o Pepe Escobar.
    .————————————–
    Algo parecido ocorre com alguns marxistas aqui no blog que baseiam a solução dos problemas da sociedade no fato da classe operária ser a salvadora.
    Os operários não são donos das fábricas, mas são humanos, criados nesta sociedade, qual a garantia de não virarem corruptos?. Nenhuma. Por isso aconteceu o que aconteceu na URSS. Quando ocorreu o golpe bolchevique quem ia governar? milhões de operários? não, tinham que governar uns poucos, então? então esses poucos viraram uma cofraria, que nos países comunas era chamada de burocracia.
    .————————————–
    Extreme, tu recebes dinheiro dos sionistas para colaborar aqui no blog? Se a resposta é não, eu vou te contar algo.
    Quando saiu o youtube, sim, quando criaram o youtube, uns dos primeiros vídeos que vi, foi de rabinos americanos explicando que Israel não tem nada a ver com o judaismo.
    Já passaram vários anos, acho se procuras vais encontrar na internet infinita informação ao respeito.

  27. Pode ser que o Irã tenha algumas Armas Nucleares doadas por outros países. Digamos, entre 5 a 10. O Irã também possui bombas sujas (urânio a 20%). Os países têm que decidir se é o momento de atacar o Irã.O Paquistão poderá usar as suas armas nucleares para apoiar os iranianos. Israel está correndo um sério risco de ser atingido por armas radioativas. Vale a pena o risco ? O povo judeu vai ter que decidir.

  28. Rússia e China devem se preocupar também com um possível ataque com armas nucleares por fundamentalistas solidários os seus irmãos de culto. Eles reprimiram populações islâmicas em nos seus territórios, Chechênia na Rússia e oeste islâmico da China. Caso um grupo fundamentalista assuma o controle das armas dos vizinhos Iran e Paquistão os alvos prioritários serão UK, EUA, França, Rússia, China, Israel e Índia.
    Enquanto as bombas estiverem explodindo lá no Oriente Médio e a guerra se alastrando pelo norte do planeta, nós aqui estaremos pulando o carnaval! Sangue, suor e cerveja. Alalaôoooo ma qui calor ôooo atravessamos o deserto do saara. o sol estava quente e queimou a nossa cara. Alalaôooooo…

  29. Eu achei um tanto tendenciosa a materia do caro autor, vale lembra que quem começou esta paranoia foi o propio presidente iraniano que disse que israel deveria sumir do mapa então te pergunto diante de uma ameça dessa Israel tem que ficar chupando o dedo, o mesmo falo para o Brasil quando a Bolivia disse que o Acre pertence a eles e até ja invadiram territorio brasileiro para capturar refugiados politicos.

  30. Mauro Santayna faz uma abordagem importante sobre os eventos que rondam a III Guerra Mundial. Dá calafrios só de imaginar a terrível situação, que somente Deus pode mudar os rumos da humanidade desse abismo. Apesar de alguns comentários infantis, devemos lembrar que um evento dessa proporção pode desencadear consequências imprevisíveis, um imenso sofrimento para a humanidade. Nunca como nos dias de hoje, Deus torna-se tão imprescindível em nossas vidas. Como a humanidade chegou a esse terrível pesadelo? Não se brinca com isto.

  31. Ok, os maçons-sionistas que controlam os EUA querem usar seus escravos estadunidenses para atacar o Irã( que não cobra Juros,e está ficando forte)…Certo. A imprensa amestrada repete isso a cada 3 meses faz uns 4 anos..Ok, já entendemos…agora estou esperando para a imprensa dizer ONDE OS SIONISTAS VÃO ESCONDER AS CIDADES ISRAELENSES?? Vão cavar um buraco e esconder suas cidades, indústrias, portos, usinas, aeroportos, etc debaixo da terra??? Ou alguém aí com mais de 13 ou 14 anos de idade acha que o Irã vai ser atacado, espancado , estuprado, linchado, aleijado..e ficar olhando e chorando, sem reagir??? É nisso que dá assistir muito filme de Hollywood ou séries estadunidenses. Alguns saem totalmente da realidade…

  32. OUTRA COISA IMPORTANTE: >>>Não caiam na ilusão de associar Israel com Terceira guerra mundial!!<<< Isso é tática de mídia sionista comprada…O mundo está cagando para aquela porcaria minúscula!! Povo algum do mundo vai se matar, destruir seu país, a vida de seus jovens, etc. Para defender Israel…acordem, não caiam no canto da sereia!! Aquele país artificial sustentado pelo contribuinte estadunidense não vale isso, jamais Ha ha ha!!…esse papinho não passa de tática de manipulação atrás de apoio para sua causa nojenta nos países Ocidentais. Está mais que nítido que Israel está fazendo de tudo para mais uma vez provocar um conflito bélico.( E depois correr para debaixo das asas dos EUA como sempre…) Sem mais.

  33. arabia saudita,russia,turquia,kwait querem ver o ira desarmadó. essa é a mais pura verdade.
    so que israel sempre será o problema na regiao .os judeus sempre foram odiados(egito,babilonia,persia,roma e europa).hoje so muda termo ,ao inve´s de judeus passaram a odiar o estado de israel.
    nao sou judeu mas tenho muito medo de o Irã construir armas nucleares ,pois certamente eles usarão.
    em 1967 ,1973 os arabes queriam jogar israel dentro do mar.sadam em 1991 depois de anexar o kwait e cavar guerra com todo o mundo arabe bombardeou telaviv.
    parece que nem quem escreveu essa nota ou outras que circulam pela midia se importam se o estado de israel for massacrado.
    esse povo vai ser aniquilado em breve pelo irã se nao se defender já.
    odeio a guerra mas é a mais pura verdade.Alias,o mundo sofrera garndes consequencias se o o islã alcançar a maior parte das pessoas.
    qualquer pessoa de outra religiao ou ateu sofreram nas maos desses religiosos.
    mas vamos esperar para ver atacar e ser criticado pela opniao mundial ou sofrer um ataque pesado nuclear e ser extinguido de depois de uns 50 anos todos esquecerem como o holocausto que as pessoas chama de lobby judeu.

  34. Arábia saudita, Rússia, Turquia, Kuait querem ver o Irã desarmado. Essa é a mais pura verdade.
    So que Israel sempre será o problema na região. os judeus sempre foram odiados(Egito,babilônia,pérsia,Roma e Europa).Hoje so muda termo ,ao inves de judeus, passaram a odiar o estado de israel.
    Não sou judeu, mas tenho muito medo de o Irã construir armas nucleares, pois certamente eles usarão.
    Em 1967 e 1973 os árabes queriam jogar Israel dentro do mar.
    Sadam em 1991 depois de anexar o Kuait e cavar guerra com todo o mundo árabe bombardeou Tel-aviv.
    Parece que nem quem escreveu essa nota ou outras que circulam pela mídia se importam se o estado de Israel for massacrado.
    Esse povo vai ser aniquilado em breve pelo Irã se não se defender já.
    Odeio a guerra, mas é a mais pura verdade. Alias,o mundo sofrera grandes conseqüências se o islã alcançar a maior parte das pessoas.
    Qualquer pessoa de outra religião ou ateu sofreram nas mãos desses religiosos.
    Mas vamos esperar para ver –
    Cabe a Israel atacar e ser criticado pela opiniao mundial ou sofrer um ataque nuclear e ser extinto e depois de uns 50 anos todos esquecerem o holocausto que as pessoas ultimamente chamam de lobby judeu.

  35. So para registrar!

    Em 1976 alguns Skyhawks de Israel estavam armados e preparados para decolar com artefatos Nucleares diante da possibilidade de avanço Árabe. Se Israel atacar o Irá receberá uma ogiva de troco e aí a merda está feita.
    Provavelmente isso não irá acontecer.

  36. É incrível as imbecilidades que escrevem por aqui…Apareceu até mesmo um pobre coitado dizendo que Paquistão e Coréia do Norte tem condições militares de acabar com a OTAN.Por favor!!! Parem com esses delírios estúpidos e racistas,seus preconceitos estão aparecendo!!

  37. A unico motivo para toda esse ataque contra o Irã é seu petroleo, estão fazendo o mesmo que fizeram contra o Iraque ficam repetindo uma mentira sistemáticamente até que vire uma verdade, para depois atacarem e se aposarem do seu petroleo, se o irã fosse desprevido do ouro negro nada disso estaria acontecento, depois a bola da vez será a Venezuela quem for vivo verá.

Comentários não permitidos.