Irã é a maior ameaça aos EUA, diz autoridade militar

Por  Phil Stewart em Washingtone Fredrik Dahl

O Irã é a principal ameaça para os Estados Unidos e seus aliados no Oriente Médio, superando a Al Qaeda, cuja ameaça foi reduzida, mas não descartada, afirmou uma autoridade militar sênior dos EUA nesta sexta-feira.

“A maior ameaça aos Estados Unidos e aos nossos interesses e amigos…é o Irã”, disse o oficial a um fórum em Washington. Jornalistas foram autorizados a cobrir o evento sob a condição de que o militar não fosse identificado.

Na próxima semana, a Agência Internacional de Energia Atômica (um agência da Organização das Nações Unidas), deve divulgar um relatório que inclui prova da pesquisa nuclear iraniana, que faz pouco sentido se não estiver relacionada a armas, disseram diplomatas ocidentais.

A autoridade disse não acreditar que o Irã queira provocar um conflito e que não sabe se o Estado Islâmico decidiu construir uma arma nuclear.

O Irã afirma que seu programa nuclear é pacífico e que está enriquecendo urânio para geração de eletricidade.

“Eu não sei se os iranianos tomaram a decisão de fazer uma arma nuclear”, disse o oficial militar.

Ele acrescentou, no entanto, que a comunidade internacional se uniu contra as ambições nucleares de Teerã por causa da incerteza sobre a ação futura do Irã.

Fonte: O Globo

27 Comentários

  1. Os Yankes como exemplos a sociedade humana são carentes.
    Até a democracia da qual tanto utilizavam como argumento diferencial estão gradativamente desqualificando-a perante o mundo pelas facilidades que a forma oferece de desvirturar o voto popular transformando-o em voto conforme o interesse de uma minoria rica e poderosa.
    Na questão politica os States estão aprendendo com o Brasil dos coroneis.

  2. Bicho negocio é o seguinte… eles tem uma enorme maquina militar.. e essa maquina tem de ser usada, se ficar parada vai acontecer o que vem acontecendo com o país…
    esses desempregados americanos(quase 10%)???? tudo muito obvio, serão todos alistados no exercito americano em uma proxima guerra mundial…
    agora com essa guerra no oriente médio, é a oportunidade de conquistar de vez aquela terra e praticamente 70% das reservas de petroleo do mundo e garantirão o dollar como moeda vigente da economia internacional daquelas nações… além claro, de dar uma fungada no cangote da china e da russia…

  3. “”Jornalistas foram autorizados a cobrir o evento sob a condição de que o militar não fosse identificado.””
    Isso é igual carta anônima,que credibilidade tem?,não cabe o ônus da prova a quem acusa?
    “”A autoridade disse não acreditar que o Irã queira provocar um conflito e que não sabe se o Estado Islâmico decidiu construir uma arma nuclear””
    “”Ele acrescentou, no entanto, que a comunidade internacional se uniu contra as ambições nucleares de Teerã por causa da incerteza sobre a ação futura do Irã.””

    ESSA AUTORIDADE ESTA MAIS CONFUSA QUE CACHORRO QUE CAI DO CAMINHÃO DE MUDANÇA, AO MESMO TEMPO QUE ELA ACREDITA QUE TEERÃ NÃO ESTA DISPOSTA A PROVOCAR UM CONFLITO, ELA SE DIZ PREOCUPADA JUNTAMENTE COM A OTAN E ISRAEL,AQUI CHAMADOS DE””COMUNIDADE INTERNACIONAL”” COM AS PRETENSÕES DO IRÃ !

  4. Estão querendo destruir todos os que possam confrontar Israel, vejamos, destruiram o Libano; Libia; Iraque; Siria sem condições de atacar; Egito em desgonverno. A coisa agora vai para o Iran. Lembrando que Pasquitão nao foi invadido ainda pelos EUA por causa da China. A guerra mundial esta em curso, só os desavisados não viram.

  5. quem esquece o passado não entende o presete e não prever o futuro, digo que hoje será o iran pelo petroleo amanhã sera o brasil pela água da nossa amazonia e o presal no entanto o nosso governo fica durmido diante dessa possibilidade acreditando em paz, veja as compra dos caças queren empurar caças abssoletos para que no futuro nosso país possa ser invadido sem resistencia assim como o Iraque e outros, porque não compramos os caças su35 russos adquirido pela india e a china com transferencia de tecnologia. os EUA PROIBIU A COMPRA DOS CAÇAS RUSSOS NOTICIA NA NOSSA IMPRENSA COM ISSO É CLARO QUANDO ELES QUISEREM INVADIR MEU BRASIL ENCONTRARA FACILIDADE

  6. Ele acrescentou, no entanto, que a comunidade internacional se uniu contra as ambições nucleares de Teerã por causa da incerteza sobre a ação futura do Irã.
    ==
    ==
    A comunidade internacional???

  7. Over,

    Eu também não entendo que comunidade é essa que se uniu a eles. Será que estão achando eles e a Inglaterra representam a opinião mundial??

  8. Estão sem uma guerra para lutar, então… a sorte está lançada para os Iranianos que tiveram tempo mais que suficiente para se prepararem. Será um apocalipse no Oriente Médio se Israel atacar o Iran. Acredito que irá sobrar para todos os lados: Arábia Saudita, Kwait, Iraque, Israel, Egito, Turquia, Síria, etc.
    Acredito que Israel tem muito auto-confiança e poderá ter uma tremenda surpresa. Afinal porque somente Israel está imune na construção de armas nucleares?

  9. Como bem disse o Gustavo a américa precisa movimentar seus exércitos. Eu só acrescento que além do ganho economico em se manter sempre em guerra, os EUA usam isso como um jeito de diminuir as tenções sociais no seu proprio territorio, explico:

    1 – Grande parte dos soldados americanos que servem nas muitas bases que os EUA tem pelo mundo afora são compostos de minorias (negros, latinos, asiaticos, etc) Assim para evitar maiores atritos com a populaçao WASP americana dezenas de milhares dessas pessoas são mantidas fora do pais servindo nas bases militares. Eu ouvi um cara dizer que na base dos eua na coreia do sul só tem negros, não sei se é verdade…

    2 – 2/3 da economia americana existe por causa do consumo interno dos americanos. Mas como o desemprego esta relativamente alto, os salarios baixando, e os preços subindo, o consumo diminui afetando ainda mais a economia do pais que pode entrar em recessão. Mandando centenas de milhares de americanos para a guerra e pagando salários a eles, aumenta-se o consumo que faz a roda da economia girar, e de quebra mantem essas pessoas ocupadas.
    Outro efeito positivo seria nas industrias do país que funcionariam a todo vapor, principalmente as diretamente ligadas à guerra.

  10. Façam a guerra e determinem não só o fim do ira, mas os deles próprios, foi assim com a alemanha, foi assim com o imperio romano, e todos os tiranos outros que se diziam iluminados pra conduzir a humanidade, procurem os livros de historia e verão isso; com os EUA não será diferente, onde vai arrumar dinheiro no orçamento pra travar mais essa, ou se, o dolar vai perder a credibilidade de vez, não dá mais pra imprimir dinheiro sem valor (lastro) indefinidamente e a euopa tá afundando, sem expressão do euro e sem recursos naturais pra alimentar sua maquina produtiva…então disso tudo uma nova ordem certamente vai emergir…e o Brasil tem lugar cativo nela como protagonista!

  11. Caro Jura, você acertou em cheio. Deixo a seu critério escolher a data e o sujeito, mas sem dúvida …. entregaram a naçao e o Brasil, significou o genocídio de uma grande e rica nação!. Parece fantasia de mulheres.., os avestruzes gostaram, continuam firmes de plantão com a cabeça no chão(patria) e o nabo do tio Sam até o talo no .’

  12. Para impedir este ataque aqui na terra só tem a Russia e a China,e o pior que a RUSSIA esta desconfiada com o IRã e não sei se vão ariscar.

  13. O fanatismo religioso é perigoso. Não é apenas o Islamismo, qualquer religião possui os seus fanáticos. Quem mais matou pessoas no mundo, no passado, foi o Cristianismo, com a Inquisição e as Cruzadas. Fanáticos religiosos com armas nucleares, são muito perigosos.

  14. Porque os judeus não atacam a alemanha e esterminam todos os alemães e seus descendentes da face da terra afinal não foram os alemães que tentaram exterminar o judeus na 2a guerra mundial? não foram os alemães que mataram milhões nas camaras de gas, e roubaram tudo o que tinham? então porque esse odio dos judeus com os arabes e persas se foram os europeus em especial os alemães que quase os exterminaram!!! o eu estou ficando louco ou então todos os fatos da 2a guerra são mentiras? os judeus não foram mortos na 2a guerra, hitler nunca existiu, e tudo não passa de uma grande mentira!!??? um abraço a todos amigos

  15. Estás totalmente equivocado meu caro Reginaldo, o fim do Brasil, como conhecemos está muito próximo. Tanto os invasores quanto os 5a. colunas vão fazer uma grande festa aqui, e não haverá reação alguma, além de uma pequena simulação de resistência, para não dar muito na vista. O povo e o Brasil já foi entregue há 5 décadas atrás, foi aculturado como vira-latas, convicto e pronto. O nosso “Saci Pererê” foi substituido pelo “Halloween” e a Claudia Leite em entrevista no Brasil e em lingua portuguesa já exclama “my God” e não mais “meu Deus!”, quando está surpresa. Agora está chegando o dia “D” dos imperialistas tomarem posse de forma oficial. O Brasil vai ser desmembrado em vários Estados independentes, e não vão ser só novas nações indígenas. Os estados com maior quantidade de estrangeiros, especialmente de origem italiana e germanica, apoiados pelo PSDB+Dem+PSD+PiG, juntamente com os inocentes úteis, encabeçam a lista – São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os primeiros a se declararem Estados Independentes. É muito triste, o povo brasileiro foi apunhalado pelas costas, foi injusta, vergonhosa e irremediavelmente traído!!! A situação se agrava ainda mais, com a descoberta de petróleo no pré-sal, cujas reservas podem ir muito além do que foi anunciada, oficialmente

  16. Acho que o destino do Brasil será muito triste. O motivo é o nosso Sistema Político herdado dos americanos e franceses, que permite a união dos 3 Poderes da República num só,e sendo assim, gera-se uma oligarquia corrupta. Não vamos suportar isso por muito tempo.
    No Brasil, os políticos metem a mão grande nos cofres públicos, e nada acontece com eles. Além disso, como podemos ter políticos sem cultura no poder ? Deviam ser o melhor da nossa sociedade. O melhor país do mundo em termos políticos é a China. Creio que eles encontraram o ponto de equilíbrio.

  17. Realmente dificil explicar que tipo de ameaça o Ira poderia vir a ser aos americanos. Acredito estar totalmente fora dos planos do Ira se engajar em algum tipo de conflito já que estão se consolidando agora como potência regional. O medo dos EUA e somente perder sua influencia sobre os outros paises do OM.

  18. Pessoalmente, não vejo o Irã como uma ameaça a Israel, mas o contrário é verdade. O Irã é uma ameaça para os EUA, na medida que puder interferir no fluxo de petróleo do O. M. para os EUA e também for uma ameaça a Israel, já que há muito os judeus mandam nos EUA. Agora, se o Irã possuisse armas nucleares, seria bom para o Oriente Médio, com certeza as guerras iriam desaparecer da região, a paz iria reinar naquela região. Armas nucleares são altamente dissuasivas. Se Israel atacar o Irã, por si só, é uma prova de que o Irã ainda não possue armas nucleares. Se o Irã desenvolver armas nucleares, um equilíbrio de poder militar e político naquela região.

  19. Caro Brigadeiro em exatamente no que o Irã é uma grande ameaça aos EUA? Ahhhhhh sim, esqueci eles não COBRAM JUROS e não ACEITAM DÓLAR… AH SIM realmente, eles são a sua mais “temível ameaça” desde o bigodinho que levantou a Alemanha da lama no meio do século passado…

  20. O iran tem o mesmo objetivo que o iraque teve quando foi atacao na década de 90, o mesmo objetivo que teve o Gaddafi na libia. Se desveicular do dollar, criar uma moeda regional ou até mesmo adotar o euro ou o yen como moeda de troca… e isso, frustrará a missão que foi atribuida pelos americanos a eles mesmos, desde a época de George Washinton, ser a nação dominante, esse é o proposito maximo que guia a nação americana…
    e um amigo falou uma coisa interessante, muitas guerras são arquitetadas por alguns aristocratas dentro de lojas maçonicas. A maçonaria está direta ou indiretamente em quase tudo o q vemos hoje, falando-se de politica. Não falo de sua ideologia, pelo contrário a ideologia maçonica é apoiada por pilares como a liberdade e a igualdade, mas muitos de seus membros tem interesses imperialistas em comum, e lá é um ótimo lugar para se reunir com pessoas relevantes…

  21. Ontem o cara falou mal da C.do Norte, agr fala da ameaça e o Irão; enfim , os motivos estão sendo oferecidos a opinião públuca mundial, p tornar palatável o atake homida aos Persas, cx consequências p td o planeta, e p os n empregos..parece o Irak antes da invasão.São uns loucos. Quem viver verá;

  22. EUA PROIBIU A COMPRA DOS CAÇAS RUSSOS NOTICIA NA NOSSA IMPRENSA COM ISSO É CLARO QUANDO ELES QUISEREM INVADIR MEU BRASIL ENCONTRARA FACILIDADE, E em caso de invasão a mesma imprensa será um dos primeiros alvos dos EUA como recompensa por esta matéria pra provar a “moral” dos EUA por parte da mídia capacho do país PARABÉNS!!! VÃO TARDE!!!

  23. É DA LÓGICA SER AO CONTRÁRIO QUEM É O IMPÉRIO? OS EUA SÃO O PRIMEIRO IMPÉRIO A SER A ÚNICA AMEAÇA AO MUNDO E AO MESMO TEMPO OS MAIS COVARDES EM UMA CAMPO DE BATALHA QUANDO ENTRARAM SOZINHOS NA SOMÁLIA É O ÚNICO CONFLITO DE QUE EU SAIBA QUE ENTRARAM SOZINHOS SE EU ESTIVER ERRADO ME CORRIJAM E EM AMBIENTE URBANO COM A COBERTURA DE SATÉLITES E TODOS VIRAM NO QUE DEU BATERAM EM RETIRADA, OU SEJA NEM A TECNOLOGIA NÃO AJUDOU ELES O QUE DIRÁ SEM OS SEUS OLHOS DA ÁGUIA NO ESPAÇO QUE OS CHINESES HOJE EM DIA PODEM TOMAR O CONTROLE

  24. SE OS EUA SÃO O “IMPÉRIO” QUE DIZEM SER ENTÃO É UM IMPÉRIO QUE NINGUÉM APESAR DELES DIZEREM SEREM TEMIDOS E RESPEITADOS NINGUÉM O FAZ, AO CONTRÁRIO VIVEM SENDO DESRESPEITADOS E ENFRENTADOS NA CARA, E ESSA IMPRENSA FICHIM CAPACHO VEM E DIZ: OS EUA PROIBIU A COMPRA DOS CAÇAS RUSSOS E BLÁ,BLÁ,BLÁ, TODOS SÃO AMEAÇAS A ELES QUÃO SÃO RESPEITADOS E TEMIDOS,SE O QUE ACONTECEU NA SOMÁLIA JÁ FOI UM GOLPE NO ESTÔMAGO O QUE DIRÁ NO IRÃ SE ENTRASSEM SOZINHOS QUEREM A INGLATERRA COMO PONTA DE LANÇA PRA SE AS COISAS ESTIVEREM TUDO NO CHÃO ELES VIREM DEPOIS COM O CÃO NO COURO COM TODO O PODERIO BÉLICO DELES COLHER OS FRUTOS
    http://www.youtube.com/watch?v=t4n33kswLUU

    EU TEMER AS FORÇAS ARMADAS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

    http://www.youtube.com/watch?v=v_lDF9Vo0DA

    PODE VIR TÔ ESPERANDO!!!

    BRASIL!!!!

    SELVAAAAA!!!

Comentários não permitidos.