Presidente de Israel sugere que país pode atacar o Irã

Presidente de Israel, Shimon Peres

O presidente de Israel, Shimon Peres, aderiu nesta sexta-feira ao debate que existe em Israel sobre a conveniência de atacar o Irã, dizendo que a opção militar para impedir a República Islâmica de desenvolver armas nucleares está ficando mais próxima.

Um repórter do Canal 2 perguntou a Peres se “algo está nos deixando mais perto de uma opção militar ao invés da diplomática” e Peres respondeu: “Acredito que sim, estimo que os serviços de inteligência de todos esses países estão vendo o relógio correr, alertando os líderes de que não resta muito tempo.”

“O Irã está se aproximando das armas atômicas, e no tempo que resta devemos nos voltar par as nações do mundo e exigir que cumpram sua promessa (…) que é a de não apenas aprovar sanções. O que precisa ser feito deve ser feito, e há uma longa lista de opções.”

A mídia israelense está nesta semana repleta de especulações de que o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu estaria buscando um consenso no seu gabinete para bombardear instalações nucleares iranianas.

Os EUA e seus aliados, inclusive Israel, suspeitam que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares. Teerã nega, insistindo que sua intenção é apenas gerar energia para fins pacíficos.

Embora Netanyahu não tenha feito ameaças diretas de ação militar contra o Irã, tanto Israel quanto os EUA sinalizam repetidamente que não descartam o uso da força caso a diplomacia não baste para convencer o Irã a abrir mão do seu programa nuclear.

DA REUTERS, EM JERUSALÉM

Fonte: Folha

39 Comentários

  1. Estou achando que Irã e Paquistão irão se unir e dizimar o Estado Judeu, e sem perda de tempo. Israel está preparado para receber pelo menos 10 impactos nucleares ?

  2. Chega de papo ,se é para atacar que ataquem .Israel tem folego que chega para atacar qualquer pais vizinho facilmente .E depois se os caras não tem nada de armas nucleares .Vai virar um novo Iraque ? Só não quero ver o Brasil metino nesse rolo desgraçado .Ali é briga de gente grande .

  3. Pois é! O Bicho vai pegar em alguns mesês .. Irã será o futuro Iraque, e vocês não venham para cá dizer ” Ahh vai atacar o irã tá achando q ele eo iraque ? ” … Iraque já foi uma potencia militar hoje … sei nem oq dizer, a assim como ele o irã vai cair ^^

  4. CONTAGEM REGRESSIVA PARA O DIA “D” PERSA
    .
    .
    .

    Começou a contagem regressiva do ataque ao Irã,quando terminar o O Hajj,a grande peregrinação à Meca que já começara.
    .
    .
    .
    ********
    .

    MECA – Mais de 2,5 milhões de muçulmanos começaram nesta sexta-feira, 4, a tradicional peregrinação a Meca, ritual que cada islâmico deve realizar ao menos uma vez na vida.
    .
    Na cidade, situada no oeste da Arábia Saudita e considerada a mais sagrada da religião, está a Grande Mesquita, para a qual todos os seguidores de Alá se voltam quando fazem as preces às sextas-feiras

    ********
    .
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,muculmanos-comecam-peregrinacao-a-meca-nesta-sexta-feira,794584,0.htm
    .
    .
    .
    Quando terminar e o último devotado muçulmano sair da romaria islâmica(Hajj)…o pau vai quebrar lá para as bandas do Irã!_Hehehe….

  5. O MUNDO ESTA FICANDO EMBRUTECIDO
    .
    .
    .
    ********
    .

    SITUAÇÃO #1
    .
    “(…)Bispos da Igreja Católica pediram aos fiéis que não levem armas à missa no Estado americano de Wisconsin. Em comunicado oficial, os sacerdotes dizem que as igrejas não podem virar locais de possível ameaça de violência. As autoridades do Estado aprovaram, recentemente, uma lei que permite aos cidadãos o porte de armas em locais públicos.(…)”
    .
    fonte:Estadão
    .
    .
    SITUAÇÃO#2
    .
    “(…)Cerca de 5 mil militantes de extrema direita russos realizaram ontem uma marcha de protesto em Moscou. Os manifestantes levaram bandeiras da Rússia da época do império e gritaram palavras de ordem contra negros, muçulmanos e imigrantes.(…)”
    .
    fonte:estadão
    .
    .
    SITUAÇÃO #3
    .
    “(…)Ao que parece, os políticos estão fartos da democracia.
    .
    Por todo os EUA, a polícia, atuando sob as ordens das autoridades locais, vem pondo fim aos acampamentos montados pelos manifestantes do movimento Ocupe Wall Street.
    .
    Às vezes com uma violência escandalosa e totalmente gratuita.(…)”
    .
    fonte:estadão
    .
    http://blogs.estadao.com.br/radar-global/visao-global-politicos-fartos-de-democracia-policia-contra-o-povo/

    .
    ********
    ********
    .
    .
    “(…)Como indagou Berthold Brecht,
    .
    Após a brutal repressão dos comunistas alemães orientais, em junho de 1952:-“não seria mais fácil…para o governo dissolver o povo e eleger um outro?”.
    .
    Por toda a parte nos Estados Unidos, e em muitos outros países, líderes supostamente democráticos parecem estar considerando seriamente a irônica pergunta de Brecht.(…)”

  6. SERÁ QUE NÃO PASSA DE UMA BRAVATA SIONISTA?
    Título original:Israel não atacará o Irã, não mesmo
    .
    ” Conflito mataria muitos judeus inocentes, reavivaria o pan-arabismo e isolaria Telavive; ameaças são usadas internamente contra opositores do governo israelense”
    .
    .
    Por Uri Avnery*-escritor e jornalista, é fundador do movimento pacifista israelense Gush Shalom (Coalizão da Paz)
    .
    **********

    “(…)Todos conhecem a cena dos tempos de escola: o menino baixinho briga com o menino muito maior e grita para os companheiros: “Me segurem! Me segurem… Ou eu quebro a cara dele!”
    .
    O governo de Israel está fazendo exatamente isso.
    .
    Todos os dias, em todos os canais de televisão, algum figurão do governo israelense grita que, agora sim, agora sim,;
    .
    Israel vai quebrar a cara do Irã.O Irã está próximo de produzir a bomba nuclear;Israel não pode permitir;Então… Israel vai detonar o Irã, reduzir o Irã a cacos….etc…etc(…)”
    .
    *********
    .
    .
    http://www.outraspalavras.net/2011/11/04/israel-nao-atacara-o-ira/

  7. Esta escrito na Biblia que Israel tem direito a Armas Atomicas e que o Irã não tem?A OTAN sabe que para entrar na Siria tera de se bater com o Irã.Acham que podem persuadirem China e Russia a manterem-se diplomaticamente a distancia.Vejo nesta possivel cagada o desespero Europeu-Ocidental sedento de energeticos e oportunidades.O cagaço de Israel que por seu genocida expansionismo lhes tiram o sono de serem atacados e um EUA querendo manter a pose de Xerife Texano sem botas e a pé.Ajuntem-se a caiam sobre os Persas.Uma coisa é certa veremos midialiticamente os profetas ressuscitarem em Jerusalem e cidades Europeias em prantos.Se a coisa se generalizar ai sim é que a festinha vai ficar boa e veremos coisas inemaginaveis.Que se destruam logo de uma vez mas saibam que Saddan Hussein não tem em Bagdá.

  8. Estão atiçando o Irã,tentando fazer com que eles ataquem primeiro para aí sim terem o caminho livre e a “benção” da ONU(???) para atacar.
    O Irã não é bobo.Não vai cair nesse jogo.
    Oh mundo maravilhoso em que vivemos!!Eu posso ter armas nucleares e tacar em quem quiser, mas você não.Você é um enviado do Satã, vai trazer a dor e o caos…Eu sou um enviado de Deus,vou trazer segurança e paz.
    Depois do relatório da AIEA que sairá dia 8,se o “Eixo do Bem” atacar o Irã, eu torço para que realmente os persas possuam pelo menos umazinha e Ahmadinejad realize sua vontade.
    Cada dia mais acredito que a WW3 está a caminho.
    Não existem heróis nem bandidos,apenas 1% de mimados e egoístas que ditam as regras que os 99% devem seguir.Nã haverá vencedores.
    .
    Preparem-se!!Fiquem na paz,vivam e boa sorte!!

  9. Se isso acontecer Israel está cometendo um grave e grandissimo erro, vai ter todo o oriente médio contra si, o Egito está instável governado por militares, que adoram guerras, isso dará a eles sobrevida governando em oposição ao povo que quer que eles saiam; a siria está ameaçada pelo ocidente será uma ótima razão pra sair desse impasse e mais uma vez justificar e legitimar o regime; sem falar na palestina que vai aproveitar a ocasião pra também espetar os judeus;e o irã está se preparando pra essa guerra há decadas; isso significa que o ocidente digo europeus e americanos vão bater logo a porta pra proteger os judeus; e o pior, eles estão atravessando grave crise economica;não será uma guerra localizada envolverá muitos personagens mundo afora; terreno fertil pra uma terceira a guerra mundial. O brasil pode lucrar vendendo a imagem de pacifico e estavel economicamente, afinal o dinheiro quer esse ambiente pra prosperar, será mais uma oportunidade para nós!Vamos esperar par ver!

  10. OS EUA querem botar a mão na riqueza do Irã de qualquer forma. Para isso inventam mentiras para conseguir o seu objetivo.
    Esse relatório da AIEA vai sair do jeito que os EUA querem , pois são eles que manipulam essa agência do jeito que eles querem.
    Cadê essa brava agência AIEA contra arma nuclear do Israel??

  11. André Luiz disse:
    05/11/2011 às 05:37

    Pois é! O Bicho vai pegar em alguns mesês .. Irã será o futuro Iraque, e vocês não venham para cá dizer ” Ahh vai atacar o irã tá achando q ele eo iraque ? ” … Iraque já foi uma potencia militar hoje … sei nem oq dizer, a assim como ele o irã vai cair ^^

    Isso depende si se atacam o Irã só um pais o com varios,contra Iraque qualquer pais cae si tem varios atacando,os Estados Unidos quando ataca um pais ele sozinho olha o que passo no Vietnã e Somalia,só ataca com ajuda de outros paises para que depois ele leve a gloria da vitoria,e vamos ver se Israel tem valor suficiente em atacar a Irã ele sozinho sem ajuda de ninguém.A sorte de Israel é que como se diz un estado judeos,mais esqueçerão de dizer que é um estado americano judeo mais.

  12. Israel VAI atacar o Irã com as bençãos de todos os árabes… Os iranianos são persas, não árabes. Se odeiam mutuamente e só a religião os impede, até agora, de se pegarem. A Turquia também não se importaria. Existe um racha brabo ali que tem favorecido Israel e os “cruzados” (europeus e americanos)… Há diferença entre Turcos, Árabes e Persas. Quando não houver mais… Babou! Mas Israel tem que que esperar para atacar o Irã. Precisa derrubar a Síria e desalojar o Hesbolá para poder avançar sobre o Irã, caso contrário será atacado pelas costas.[]´s

  13. Senhores, Uma coisa é ter armas nucleares em seu arsenal, outra coisa é ter coragem para usá-las.
    Haverá um ataque contra instalações do Iran cedo ou tarde por parte de Israel, depois UK e USA. Agora estes países não pensam que tudo sáirá como planejado, vão, aniquilam a todos e as construções nucleares sem nenhum ônus. É bem provável que saiam vencedores em um conflito com o Iran, mas as perdas do lado ocidental também serão bem grandes, e isso tudo no meio de uma crise econôminca mundial.
    Acho que é o fim do mundo mesmo. 2012.
    O Iran já pode ter algumas armas nucleares. Claro, se forem utilizadas contra Israel serão contra-atacados por Israel com armas nucleares.
    No meu ponto de vista, Israel está tentando trazer a opinão púbica mundial para seu lado, avisando: olha eu vou atacar se nada for feito, olha, eu vou atacar se o Iran não aceitar a inspeção da ONU. Está na verdade ganhando tempo e estudando a reação do Iran em cada um destes movimentos de diversão, para ver se aceleram ou param com as pesquisas nucleares, se deixam em alerta suas bases anti-aéreas ou se nada é feito. Isso tudo serve para a preparação Israelense que prevê um ataque preventivo no futuro. Que pode ser breve.

  14. AIEA – SERA QUE VAI OLHAR OS DOIS LADOS?
    Para que serve esta agencia? Se reprovarem em seu relatório o Irã, também devem, se tiverem o minimo de senso de independencia politica, reprovarem Israel pela demonstração clara de seu arsenal militar e capacidade de desenvolvimento nuclear.
    Esta politica de desarmamento nuclear sempre foi e continua sendo uma farsa montada pelos paises que possuem a tecnologia nuclear, justamente para subjugarem os demais através de imposições de organismos mundiais criados unica e especificamente para defender seus interesses.
    Quem deu este direito divino de somente alguns países dominarem esta tecnologia?
    O Brasil por exemplo, deve desenvolver e possuir armas nucleares, claro que par fins pacificos, assim como todos os demais países e não apenas algumas nações que se dizem lideres.
    Novamente pergunto: Quem lhes deu este direito unico de possuirem armas nucleares em detrimento dos demais países? Ou temos um desarmamento nuclear total e absoluto de todas as nações, em que todos abram mão de seus arsenais ou, então precisamos parar com cinismo e saber que todos podem se quiserem, também desenvolver sua propria tecnologia. Claro que não para utilizar em detrimento de outros, mas para sua própria defesa se assim se fizer necessário.
    Brasil um país soberano. Acorda Brasil.

  15. “Vamos bombardear o iran com nossas armas nucleares”… falou Shimon Peres…. prêmio nobel da paz!!!!

    preciso de mais alguma coisa pra passar meu FDS indignado??????

  16. E OUTRA COISA… SE OS EUA NÃO CONSEGUIREM MAIS PETRÓLEO NO ORIENTE MÉDIO ELES VÃO COMEÇAR A IMPLICAR COM O HUGO CHAVÈZ COM A MESMA DESCULPA DE SEMPRE, QUE ELE É UM DITADOR E ETC..
    SE O BICHO PEGAR PROS ESQUERDISTAS QUE GOVERNAM A VENEZUELA EU DUVIDO QUE O GOVERNO BRASILEIRO NÃO VAI APOIAR OS CHAVISTAS DE MER..A….

  17. Não tenho nada contra os judeus, inclusive meu avô por parte de mãe era judeu,mas não fanático. Não me considero judeu, pois minha mãe casou na Igreja Católica,e nunca ligou para o judaísmo. Conheço tudo sobre os judeus.É um povo bom, trabalhador, respeita a família, investe muito na educação e crê em Deus. Tem defeitos, como qualquer outros povo. É uma pena que estejam passando por isso. Eu temo, que o Paquistão e Irã destruam Israel, mesmo sabendo que virá a retaliação nuclear. O fanatismo religioso levará a isso. O mal também mora dentro das crenças.
    Eu tenho condições de fabricar uma arma para destruir mísseis nucleares no ar. Se Israel quiser essa arma, é só me contactar. O Brasil não vai me querer, pois falta discernimento no governo e nos nossos militares (apesar de eu ser militar). Eles acham que eu sou lunático, por crer em discos voadores e ter a minha crença própria (Dinamização). Que venha Israel e me leve para ajudá-los.

  18. SITUAÇÃO#2
    .
    “(…)Cerca de 5 mil militantes de extrema direita russos realizaram ontem uma marcha de protesto em Moscou. Os manifestantes levaram bandeiras da Rússia da época do império e gritaram palavras de ordem contra negros, muçulmanos e imigrantes.(…)”
    ———————————–
    O mundo inteiro é racista, sendo em grau menor o Brasil e os EUA.

    Já viram o Exército Russo desfilando ? Só têm brancos e com cara de russos. Impressionante!
    Na África, negros tem racismo contra os negros de outras tribos.

  19. Dandolo.. voce ta certo… um ataque EUA-ISRAEL contra o Irã, vai levar junto pra batalha além da Síria, a turquia(ainda nao sei de que lado, mas eles querem ver o estado israelense em migalhas), o paquistão, os rebeldes libaneses, o egito, a CHINA, a RUSSIA…
    Incusive é o momento certo para a russia e china agirem, antes que o plano de cercalos por misseis da OTAN se concretize.

  20. Dandolo , essas suas pesquisas são mal feitas.

    A Russia é um país que não tem muita população negra, mesmo que tivesse nas forças armadas, serão poucos nas forças armadas Russas.
    Em relação a Àfrica, não existe racismo entre os negros. O que existe é brigas tribais e não raciais. È a mesma disputa que existe hoje no Iraque entre Sunitas e xiita. Na Líbia não é diferente, pois é país formado por vários tribos.

  21. os comentarios acima sao perfeitos.
    arabia saudita,turquia,emirados arabes ,kwait e outros estao torcendo para eua,inglaterra e israel desmantelar o projeto nuclear iraniano.
    mas depois que desmantelarem vao disser que os judeus sao ruins ,os americanos nao prestam ….
    muita hipocresia !!!!

  22. Q atakem logo, e lancem o mundo no > Kaos.Estão prontos p a resposta?!?! Se a s esconômiads do mundo estão patinando, depois disso, c o petróleo a U$350,00 o barril…o teu emprego,o meu emprego vão p o ralo…Q Deus nos ajude.Trágico.

  23. Para falar dessa forma, claro que Israel sabe que tem o apoio dos EUA.
    Os EUA jamais deixarão Israel ser aniquilado.
    Isso tudo pode ser jogo de cena para o próximo passo americano na direção do petróleo iraniano ou para a proteção do petróleo árabe.
    *****
    Mas como disse o Caiozin, também pode gerar a implicancia aberta com o Chavez.
    Essa última hipotese, discordo.
    A Venezuela é a reserva de petróleo da América (EUA).
    Não se mexe com a Venezuela tão cedo.
    O Chavez gasta dinheiro a toa em armas, pois basta um porta-aviões nuclear americano e um submarino nuclear para acabar com toda sua FA.
    Era melhor ele cultivar a paz e continuar investindo no social.

  24. A desculpa já foi dada, o Irã tem base onde testam bombas nucleares por simuladores(segundo a AEIA), agora é só questão de tempo e o Irã vai seguir o caminho do Iraque, vai ser derrotado.

  25. Wise people knows that History can be erased from books but not from reality, the Great Wars I and II were triggered by Economic Crisis (fabricated? Who knows…) and other specific wars (Vietnam, Iraq, Afghanistan, and the Internal wars Big Countries started in other countries with some economic interests for some people), well in the end, is easy to manipulate the poor minds washed for long years by the Govt and Media fabricating Truths that history in the end shows that were just lies (The Fiasco in Cuba, Vietnam, WMD in Iraq and so many in the past), Well people, war is money for some Families and blood for the rest. Wake Up, the world is more real than a big screen TV.

  26. BobSap, já conversei com um major de Angola. As tribos não se misturam. Perguntei como eles sabiam que uma pessoa era de uma tribo ou outra. Ele disse que era só olhar para a fisionomia.
    Qual é o povo mais racista do mundo ? Para mim é o japonês do Japão. Japonês só casa com japonês. Eles não querem misturar o seu tipo de raça. Temos que respeitá-los.

  27. EUA vai ter que ter o aval da Rússia, para realizar esse ataque. Os islâmicos não irão recuar. O Irã não vai ficar sozinho nessa guerra. O Paquistão e ex-repúblicas islâmicas soviéticas se unirão, e quiçá todo mundo islâmico.
    Sugestão: Irã passar a ser amigo de Israel.

  28. KLM, muito bom seu ingles.
    Mas a I Guerra Mundial foi motivada principalmente pelo crescimento industrial alemão. Em Sheffield, capital da cutelaria inglesa, já se adquiria com certa facilidade, 2 anos antes da ínicio da guerra, talheres alemães de primeira qualidade.
    Na química fina – leia-se anilina – a Alemanha também já dominava.
    Raio X, quem inventou?
    Tudo isso ameaçava o Império Britânico.

    Daí para criar as condições políticas no meio da Europa, foi um pulo, ou um tiro – o assassinato de Saravejo.
    *****
    Já a II Guerra Mundial, começou pelo desejo de varrer a humilhação imposta a Alemanha ao fim da I Guerra Mundial.
    *****
    Na época da I Guerra Mundial, poderíamos ter os interesses de algumas famílias – Krupp, aquele pessoal da óptica, fabricantes de aço, de navios etc., mas hoje em dia acredito é no imperialismo de nações, querendo dominar por dominar, fazer valer seu tamanho, sua história, enfim, seu império, quer seja por verdades fabricadas ou mentiras mesmo.
    *****
    A busca de fonte de energia barata – petróleo – é a grande mentira da vez.
    Se se gastasse 10% em pesquisa e desenvolvimento para essas fontes de energia alternativas – hidrogênio, pilhas assim-assado etc. – do que se gastou na invasão do Iraque e do Afeganistão, certamente já teríamos carros elétricos para o mundo todo, a preços vis.
    I liked your approach, KLM.

Comentários não permitidos.