Políticos fartos de democracia, polícia contra o povo

Por Naomi Wolf, do Project Syndicate

Ao que parece, os políticos estão fartos da democracia. Por todo os EUA, a polícia, atuando sob as ordens das autoridades locais, vem pondo fim aos acampamentos montados pelos manifestantes do movimento Ocupe Wall Street. Às vezes com uma violência escandalosa e totalmente gratuita.

No pior incidente até agora, tropas de choque cercaram o acampamento dos integrantes do movimento em Oakland e dispararam balas de borracha (que podem ser fatais), bombas de efeito moral e granadas de gás lacrimogêneo, com alguns policiais investindo diretamente contra os manifestantes. No canal do Twitter do Ocupe Oakland surgiu uma notícia como se fosse sobre Praça Tahrir do Cairo “eles estão nos cercando; centenas e centenas de policiais; há veículos blindados e tanques”. Foram presas 170 pessoas.

Minha recente prisão, embora eu tenha obedecido as exigências contidas na autorização e realizado um protesto pacífico numa rua em Manhattan, trouxe a realidade da repressão bem próxima de nós. Os Estados Unidos estão acordando para o que foi criado enquanto dormiam: empresas privadas contrataram sua polícia (a JP Morgan doou US$ 4,6 milhões para a Fundação da Polícia da Cidade de Nova York); e o Departamento Federal de Segurança Interna forneceu às forças policiais municipais armas de padrão militar. Os direitos à liberdade de expressão e de reunião do cidadão foram prejudicados sorrateiramente por critérios opacos para obter as autorizações.

Repentinamente, os EUA assemelham-se ao restante do mundo que não é completamente livre, está furioso e protesta. De fato, muitos comentaristas não conseguiram entender completamente que uma guerra mundial está ocorrendo, mas que esse conflito é diferente de qualquer outro na História da humanidade. Pela primeira vez, as pessoas no mundo todo não estão se identificando e se organizando com base em posições religiosas ou nacionais, mas em termos de consciência global e as demandas são de uma vida pacífica, um futuro sustentável, justiça econômica e democracia. Seu inimigo é a “corporatocracia” que comprou governos e parlamentos, criou suas forças armadas, engajou-se numa fraude econômica sistêmica e saqueou ecossistemas e tesouros.

Em todo o mundo, os manifestantes pacíficos são satanizados como desordeiros. Mas a democracia é desordeira. Martin Luther King afirmou que a desordem pacífica é saudável, pois expõe a injustiça sepultada, que pode, então, ser restaurada. O ideal é que os manifestantes se dediquem a uma desordem disciplinada, não violenta, com esse espírito – especialmente a desordem do trânsito, que serve para manter os provocadores à distância e ao mesmo tempo deixar clara a militarização injusta da resposta policial.

Além disso, movimentos de protesto não têm sucesso em horas ou dias; manifestações geralmente implicam sentar num lugar ou “ocupar” áreas por longos períodos. Esta é uma razão pela qual os manifestantes devem arrecadar seu dinheiro e contratar seus advogados. O mundo corporativo está aterrorizado com a possibilidade de os cidadãos reivindicarem o Estado de direito. Em todos os países os manifestantes devem responder com um exército de advogados.

Comunicação. Eles devem criar a própria mídia, em vez de depender de agências de notícias tradicionais para cobrir seus protestos. Devem manter blogs, tuitar, escrever editoriais e comunicados de imprensa, assim como registrar e documentar casos de abusos da polícia.

Infelizmente, existem muitos casos documentados de provocadores violentos infiltrando-se nas manifestações em locais como Toronto, Pittsburgh, Londres e Atenas – pessoas que, segundo me disse um grego, são “desconhecidos conhecidos”. Os provocadores também devem ser fotografados e registrados e por isso é importante não cobrir o rosto durante um protesto.

Os manifestantes nas democracias têm de criar listas de e-mail locais, combinar suas listas com as nacionais e começar a registrar os eleitores. Devem dizer a seus representantes quantos eleitores registraram em cada distrito e devem se organizar para destituir políticos que são brutais ou agressivos. E precisam apoiar aqueles – como em Albany e Nova York, por exemplo, onde a polícia e o Ministério Público locais recusaram-se a reprimir com brutalidade os manifestantes – que respeitam os direitos de liberdade de expressão e de reunião.

Muitos manifestantes insistem em continuar sem uma liderança, o que é um erro. Um líder não tem de se colocar no topo de uma hierarquia: pode ser um simples representante. Eles devem eleger representantes com um “mandato” limitado, como em qualquer democracia, e treinar essas pessoas para conversar com a imprensa e negociar com políticos.

Os protestos devem ser o modelo da sociedade civil que se pretende criar. No Parque Zuccotti, em Manhattan, por exemplo, há uma biblioteca e uma cozinha; o alimento é doado; as crianças são convidadas a passar a noite ali; e aulas são organizadas. Músicos trazem seus instrumentos e a atmosfera deve ser alegre e positiva. Os manifestantes devem procurar manter a limpeza. A ideia é criar uma nova cidade dentro de uma cidade corrompida e mostrar que ela reflete o desejo da maioria e não de uma camada destrutiva e marginal.

Afinal, o que há de mais profundo no caso dos movimentos de protesto não são as demandas, mas sim a infraestrutura nascente de uma humanidade comum. Por décadas o que se tem dito aos cidadãos é que se deve manter a cabeça baixa – seja num mundo de fantasia consumista ou na pobreza e na labuta – e deixar a liderança para as elites. O protesto é transformador precisamente porque as pessoas emergem, encontram-se face a face e, ao reaprender os hábitos da liberdade, criam novas instituições, relacionamentos e organizações.

Nada disso pode ocorrer num ambiente de violência policial e política contra manifestações democráticas e pacíficas. Como indagou Berthold Brecht, após a brutal repressão dos comunistas alemães orientais, em junho de 1952, “não seria mais fácil…para o governo dissolver o povo e eleger um outro?”. Por toda a parte nos Estados Unidos, e em muitos outros países, líderes supostamente democráticos parecem estar considerando seriamente a irônica pergunta de Brecht.

TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

Fonte: Estadão

26 Comentários

  1. “Seu inimigo é a “corporatocracia” que comprou governos e parlamentos, criou suas forças armadas, engajou-se numa fraude econômica sistêmica e saqueou ecossistemas e tesouros.”… descobriram, afinal, a PROSTITUTA, a que se embriagou com o sangue de milhões, que vem assentada sobre uma besta vermelha de varias cabeças (o governo socialista mundial planificador). Essa corporatocracia que tenta mandar no mundo é na verdade uma plutocracia dos bilionarios mundiais… eles não mais se contentam so com o dinheiro… descobriram uma coisa muito melhor… PODER… só que vão se dar mal… estão criando essa besta na qual esperam montar, mas na hora H, os politicos e burocratas irão trai-los e tomar conta de tudo, implantando a ditadura mundial socialista… ai, o povo é que vai gemer e ranger os dentes, tamanha perseguição vão sofrer… qnto a perseguição contra os manifestantes, o governo de Obama pertence mesmo a qual partido?… os democratas?… os esquerdistas da america… NÃOOO… esquerdista é democratico… rsrsrsrsrsr… sei….

  2. É agora o cidadão estadunidense começa a sentir na carne oque milhares de cidadãos do terceiro mundo sempre sentiram e a mídia internacional sempre noticiou como fanatismo,insurgentes fundamentalistas e outros tantos adjetivos cuidadosamente escolhidos para usurpar muitas vezes protestos pacíficos e democráticos!
    Essa onda chegará ao BRASIL a qualquer momento,pois para tudo que ocorre nos EUA acaba se criando uma cópia aqui em nosso país !
    Essas bordoadas no lombo dos cidadãos dos EUA,servirá para que os mesmos reflitam e vejam que os governos sempre usam de violência não importa o país!

  3. Belo texto, e bela análise da situação… eu percebi que a grande midia nacional brasileira parece minimizar esses protestos e superficializa os motivos das manifestações….
    Oque dizer aos defensores da “democracia plena americana”????
    Acho que tem gente que assistiu mickey, pluto, super homem demais….

  4. Rorcharch disse:
    05/11/2011 às 16:01
    quem dera que essa moda pegasse no Brasil…
    —————–
    Qual delas? A da policia ou a dos acampamentos?

  5. a democracia que eles vendem para o mundo e so pra beneficio deles ..pq eles sempre achao uns traidores da patria pra rouba a riqueza pra eles em troca de mixaria……la no u.s.a o pais mais democratico do mundo…..nao se pode fazer greve ou qualquer forma de manifestacao que vc vai preso na hora….isso ja acontece a muito tempo…….democracia mentirosa..facista nazista

  6. O ocidente passa por uma crise seria de perda de identidade,o liberou geral das decadas de 70,80 e 90,agora cobra o seu preço.A vida boa que politicos destas regioes deram a seus povos,sem cobrar diciplina e compromisso com o futuro,isto contaminou as culturas milenares com habitos consumistas,luxuriantes e materialistas,vejam o exemplo dos viciadinhos da USP que protestam contra a policia,dizem que os PMs sao opressores,mas na realidade os universOTARIOS querem e´que a putaria role solta.No resto do ocidente ocorre algo similar,imaginem filosofos,antropologos e outros LOGOS da vida colacando em pratica esta nova e corrosiva pratica social,daqui a pouco serao maioria,no meu tempo se perguntava:quem de vcs fuma maconha,hoje se pergunta quem de voces nao frita pedra de crake.A pornografia alcançou nivel bestial,com esta realidade so havera salvaçao se quem chegar ao poder tomar medidas duras e impopulares,mas isto os humanistas ocidentais nao aceitam (estao contaminados),entao dentro desta realidade ,outras culturas acabam ocupando e tomando espaço,estas culturas possuem valores que realmente lembram valores que no passsado teve o ocidente.Se observarmos oque ocorre hoje na Europa veremos que tudo caminha para o fim dos nativos e de suas equivocadas e moderninhas formas de viver orgiosamente.

  7. Naome Wolf diz “Repentinamente, os EUA assemelham-se ao restante do mundo” Repentinamente? Para os afro-norteamenricanos os Estados Unidos estao se comportando com o resto da populacao yanque como sempre comportaram em relacao a eles. Alias, ate com um certo auto controle. Nao ha muita violencia, nem assassinatos. Nao ainda! Diz tambem, “parece que os politicos estao fartos de democracia”. Ora, politicos burgueses estao ao servico da burguesia que os pagam. E a burguesia, internacionalmente, nao esta mais em condicao de permitir essa luxuria denominada democracia. Ja disse quando a economia esta bem, os trabalhadores estao sendo bem pagos, nao ha possibilidade de falar em revolucao, entao democracia pode ser concedida. Agora em epoca de crise, a burguesia estase preparando para um confronto com as massas proletaria em todos os paises. Os estados Unidoas nao estao isolados disso. Diz, “o ideal, e que os manifestantes se dediquem a uma desordem displinada”, Ah, como cantava Juca Chaves, coitada dela! Ai fala a professora universitaria paga para entorpecer as mentes dos que sente a necessidade de revoltar contra o sistema capitalista. E o ideal da pequena burguesia que deseja viver num mundo sem conflitos. Mas ainda que os manifestantes no momento compartilha com ela esse ideal, o processo de luta tem uma dinamica propria. A burguesia reconhece isso e se prepara. Os manifestantes eventualmente se darao conta da necessidade de mudar de taticas. Que me respeite os violoes, tambem gosto de fazer um som com as 6 cordas, mas logo ele caira em silencio, e as vozes que se ouvirao nao serao vozes de cantos melodicos, mas gritos de guerra. Guerra de classe. Sinto pena daqueles que enterraram Marx pois tal qual Dracula ele esta saindo do tumulo para aterrorisar a burguesia internacional. Burgues que se cuide, ou melhor, pequeno burgues que se cuide, pois a polarisacao dAS classes sociais, os proletarios, aqueles que nao tem nada a perder com o fim do capitalismo, e a burguesia esta e isto somente agora, confirmando as teses de Marx, que essa polarisacao terminara em guerra entre as duas classes. E as classes medias, coitada dela!

  8. no mundo ocidental, as nações antes de serem democraticas, são capitalistas, o que e ate saudavel se for se forma moderada, o que vc produzir com seu esforço tem valor, o que e soda e o CAPITALISMO SELVAGEM, onde tem valor somente o que vc tem no bolso e não o seu carater, sistema de especuladores e exploradores, que ficam encastelados em predios comerciais inflando bolhas economicas e não produzindo nada, por outro lado o COMUNISMO NÃO PASSA DE UM IDEAL ROMANTICO E POUCO PRATICO,que a união sovietica provou que não funciona na pratica, e a propia china so começou a crecer muito quando reformou seus ideais, pois não e da natureza humana sermos todos iguaizinhos e sem indentidade, o ser humano e competitivo por natureza, e a competividade saudavel e justa faz o mundo evoluir !!!
    TALVEZ SEJA A HORA DE ROMPERMOS COM TUDO ISSO QUE ESTA AI, ESSA BABOSEIRA DE ESQUERDA E DIREITA , E PROCURARMOS UM NOVO CAMINHO NO NOVO MILENIO, E DEIXAR IDEAIS FALIDOS DO SECULO PASSADO NA HISTORIA !!1

  9. Povos de países ricos e desenvolvidos não aceitam “passivamente” a diminuição do seu nível de vida…como os que sempre viveram na miséria e pobreza (e só conhecem essa realidade)igual os de países pobres como Índia, Brasil, China, etc…Eles vão causar o caos social vide: Grécia!! Espanha e Islândia. Essas manifestações é ponta do iceberg..Se a crise financeira se agravar os políticos e bankers desses países correm real risco de vida! O povo vai querer suas cabeças…e por mais que se use repressão estatal é bom sempre lembrar que: soldado também é povo! Rsrsrs…

  10. Exportar o modelo democratico americano seria a solução para o mundo arabe, regra única, não ferir os interesses dos lords, do contrário o pau canta, lembramos, não esquecer de pagar o pedágio, o xerife fica bravo.

  11. A ressaltar do artigo, os EUA não copiam a política de repressão de outros países, os outros países que agiram guiados por eles, como aconteceu no Brasil por exemplo quando da ditadura que seguia a risca as ordens dadas pelos estadunidenses, o que culminou na total derrocada do Brasil, já que o Jango estava levando o Brasil para o caminho da plena soberania, os militares entreguistas deram o golpe, traíram seu povo e pátria, a política adotada por muitos países opressores são políticas criadas e ensinadas pelos EUA, só colocam em prática agora em seu território o que ensinam a décadas outras nações fazerem.
    .
    Agora é saber se essa revolta toda é uma busca por um novo sistema econômico, justo, não centralizador, não usurpador ou só é medo de perder o estilo de vida que possuem, consumista e escravocrata, a paralisia social completa, se for a segunda, eles tem de entender que a “mamata” acabou, as nações escravizadas (Brasil, Índia, China, nações árabes…) estão saindo fora do esquema, agora eles terão de ralar de verdade, igual ao brasileiro por exemplo, pois a mordomia não voltará mais, então eles tem de decidir se lutarão por uma política justa, igualitária, ou se lutarão para retornar ao sistema consumista de antes, pois em um tem chances de vitória e no outro é derrota na certa, o capitalismo já não está mais nas mãos dos EUA.

  12. A democarcia americana é essencialmente técnica pra não dizer retórica; vejam o que aconteceu depois do 11 de setembro; e antes disso, com o macartismo e antes disso com a lei seca; lá meu amigo saiu da risca da lei é cadeia na certa; democracia é o que sempre foi de fato, tirania das minorias, que se apropriam do EStado pra legitimar suas ações, o resto é retórica!

  13. Essa historia de democracia no mundo arabe não é pureza de ideais não!Há dois gdes interesses nessa peleja: petróleo e mercado; tudo que o mundo desenvolvido ocidental precisa pra continuar seu estilo de vida, que tá perigando morrer!

  14. O povo já está sacando todos os seus fundos dos bancos…. está havendo uma evasão de dinheiro do caixa dos bancos americanos… logo logo essa crise vai explodir… já estnao prendendo pessoas dentro das agencias bancarias(ja vi video no citibank)… impedindo as pessoas de manifestantes sacarem o seu dinheiro…
    E agora José?

  15. No Brasil temos a corruptocracia + impunidadecracia + populismo; nos EUA a plutocracia + imperialismo; nos países islâmicos a teocracia + ditaduras + reinados, etc.
    O mundo realmente vai mal.

  16. .
    .
    Cuidado com os Banqueiros socialistas… cada uma que aparece!!!
    .
    Quem governa as policias nos USA são os Prefeitos e não o Obama, e a maioria é do Partido Republicano… deixa pra la, cuidado com o esquerdista debaixo da tua cama!!
    .
    O cara se afunda por ele mesmo!!! KKKKKKKK

  17. Muito interessante a matéria, ainda mais se observarmos que o lula fez a mesma coisa com o pt ao enfiar goela abaixo a candidatura do haddad..Tudo sem ouvir os filiados do partido(povo)na prévia..

  18. AOS MENTIROSOS DE PLANTÃO
    .
    .

    Toda verdade atravessa 3 fases:
    .
    1) é ridicularizada;
    2) é violentamente contrariada;
    3) é aceita como a própria prova.
    .
    .

    Arthur Schopenhauer (1788-1860), filósofo alemão

  19. Me diga uma coisa Francoorp… qndo vc ironiza com “Cuidado com os Banqueiros socialistas… cada uma que aparece!!!” vc esquece de quem mais dinheiro ganhou no governo socialista do PT?… não foram os trabalhadores, foram?… quem bateu recordes atras de recordes de lucros?… vc sabe… não se faça de desentendido… essa p…ada socialista esta tão vinculada ao capital especulativo que não conseguem ficar sem aumento de juros reais para alegria dos “banqueiros socialistas”… se tens prova em contrario então mostre-as… falacioso…

Comentários não permitidos.