B-2 Spirit da Usaf realiza voo de testes para o Polo Norte

Boeing B-2 Spirit

Em 27 de outubro ultimo um bombardeiro estratégico da United States Air Force (Usaf, Força Aérea norte-americana) Boeing B-2 Spirit fez um voo até o Polo Norte e retornou para a Base Aérea de Edwards (Califórnia) para testar os novos softwares e hardwares que foram instalados na aeronave.

O voo teve 18 horas de duração e os objetivos da missão foram concluídos com sucesso, uma vez que nenhum dos novos aviônicos e softwares apresentaram problemas em alta latitude, altitude e temperaturas extremamente baixas.

“Esta é a primeira vez que o B-2 operou em extrema latitude. Sendo um bombardeiro estratégico é necessário que ele possa operar em neste cenário pois, apesar de não existir alvos naquela região, é possível que a aeronave a utilize como rota para chegar nos alvos determinados”, explicou o Major Michael Deaver, do 31st Test and Evaluation Squadron’s B-2 Extremely High Frequency Test director.

Um dos requerimentos da missão era o lançamento de quatro bombas convencionais BDU-38, sem carga explosiva, num campo de provas de impacto de precisão próximo a Edwards, no retorno da viagem ao Polo Norte, ou seja, depois de mais de 18 horas de voo. Dessa forma, as equipes de técnicos e engenheiros conseguiriam analisar se os sistemas de localização da aeronave estavam funcionando de forma correta e se o B-2 conseguiria realizar ataques de precisão depois de voltar de uma região inóspita e de grande latitude como aquela.

O B-2 foi reabastecido em voo, na ida e na volta, por um Boeing KC-135.

Fonte: Revista Asas

14 Comentários

  1. É uma máquina bonita de se ver !Mas eles estão se preparando para que .Boa coisa não deve ser ,quando eles tiram essas máquinas para fazer testes geralmente vem (M) por ai!

  2. Que tal umas bombas atomicas caindo no artico como seria a inundação global, pouca,pequena, gigantesca vão alaga tudo se isso acontecer vai neutralizar varios ataques por terra.

  3. Interessante … !!!! com 18 horas de voo, qual seria o seu alcance em kms , e voltar a sua base. ??? Vejo este teste, como jogo de xadrez, todos estão movimentando suas peças … o problema é quem visualizar o cheque-mate primeiro. !!!!

  4. sev voce fosse um profeta biblico, e há dois mil anos atras tivese uma visão de uma maquina destas, com certeza a descreveria como uma das bestas do apocalipse !!!



  5. design show…

    jerico III ..ok
    B2 spirit …ok

    operação mar morto em curso… chupem aiatolas…rsrsrs

  6. Mauri,
    O B-2 já voou missões reais de 44 horas no Afeganistão.
    Para isso ele tem uma pequena copa, um toalete e um colchão que os pilotos estendem na cabine.

Comentários não permitidos.