Alfonso Cano, líder das Farc, é morto em operação militar na Colômbia

Líder das Farc, Guillermo León Sáenz Vargas, também conhecido como – Alfonso Cano

O líder máximo da guerrilha comunista das Farc, Guillermo León Sáenz Vargas, também conhecido como Alfonso Cano, foi morto por tropas do Exército colombiano, confirmou o presidente Juan Manuel Santos na madrugada deste sábado.

“Caiu o número um das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, comunistas). Este é o golpe mais contundente que receberam em toda a sua história”, disse Santos a partir da cidade de Cartagena (norte).

“Desmobilizem-se, caso contrário terminarão em uma prisão ou em um túmulo”, disse Santos dirigindo-se aos guerrilheiros das Farc.

“Não devemos ser triunfalistas, devemos perseverar e insistir até conquistar um país em paz onde todos possam trabalhar por um futuro melhor”, acrescentou o presidente.

Quase paralelamente, o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, afirmou em uma coletiva de imprensa que Cano havia morrido em combates com as forças de ordem pública. “Alfonso Cano caiu, foi dado como baixa. Todo o processo forense (para sua identificação) já foi revisado”, disse.

“Felicito com emoção os soldados da Colômbia”, acrescentou, ao explicar que houve um bombardeio na manhã de sexta-feira e que, posteriormente, ocorreu um combate em terra.

“Em uma operação que começou há vários dias, mas que se materializou a partir das 08H30 da manhã, tropas das forças militares iniciaram uma operação de bombardeio, em uma área do departamento de Cauca (sul). Ali caíram alguns membros da estrutura de segurança do conhecido Alfonso Cano”, afirmou Pinzón.

“Posteriormente, as tropas iniciaram um cerco militar na área. No decorrer da tarde entraram em uma situação de combate e de perseguição deste indivíduo e da estrutura que o acompanhava. Ali Alfonso Cano caiu”, explicou Pinzón.

Na operação, no qual também teria morrido sua “companheira sentimental”, participaram entre 800 e 1.000 soldados, segundo fontes militares.

Cano, de 63 anos, um universitário de classe média e cujo verdadeiro nome era Guillermo León Sáenz, ascendeu à liderança das Farc em 2008, após a morte por causas naturais do fundador desta guerrilha, Manuel Marulanda “Tirofijo”.

Poucos dias antes da posse do presidente Juan Manuel Santos, em agosto de 2010, Cano divulgou um vídeo no qual o convocava o diálogo em busca de uma saída pacífica para o conflito armado na Colômbia, honrando a sua fama de “moderado” dentro da guerrilha. Mas, aparentemente, não houve nenhum contato direto neste momento entre a enfraquecida guerrilha e o governo.

A morte de Cano se seguiu à de Jorge Briceño, conhecido como Mono Jojoy, o líder militar da guerrilha, abatido em um bombardeio em setembro de 2010 na Colômbia.

Além disso, em março de 2008, o exército colombiano também anunciou a morte do então número dois das Farc, Raúl Reyes, em um bombardeio contra seu acampamento em território equatoriano, a poucos quilômetros da fronteira comum.

Há até poucos dias atrás as autoridades acreditavam que Cano se encontrava em uma região entre os departamentos de Tolima, Valle e Huila, mas o chefe rebelde conseguiu chegar até o Cauca, mais ao sul, ao que parece buscando a proteção das frentes guerrilheiras que operam no local, onde as Farcs se tornaram fortes.

Segundo o especialista do conflito Ariel Avila, da Corporação Novo Arco Íris, há cerca de vinte dias eram registrados intensos combates entre a guerrilha e o Exército na região, e em apenas 24 horas ocorreram cerca de quinze bombardeios.

Cano, de espessa barba e grandes óculos, tornou-se conhecido ao liderar a delegação negociadora da guerrilha nas negociações realizadas em Caracas, em 1991, e Tlaxcala (México), em 1992.

Posteriormente, participou nos frustrados diálogos com o governo do conservador Andrés Pastrana (1998-2002) na zona do Caguán, na Colômbia, onde, no entanto, não teve um papel de destaque.

“Sempre me perguntei porque as Farc não levaram seu ideólogo (Cano) à mesa de negociações” do Caguán, comentou Pastrana na sexta-feira.

“Este é um ponto de inflexão para as Farc. O que resta de liderança tem que pensar muito seriamente em ir a uma negociação e, desta maneira, os colombianos podem conquistar a paz”, disse Pastrana, ao ressaltar que “foi dado um golpe na cabeça” do grupo guerrilheiro.

As Farc ainda não reagiram publicamente à morte de seu líder.

Com 47 anos de luta armada, as Farc são a principal guerrilha do país e atualmente contam com 8 mil combatentes, de acordo com dados do ministério da Defesa. Dez anos antes, calculava-se que as forças eram de cerca de 17 mil guerrilheiros.

“A morte de Alfonso Cano irá gerar um impacto simbólico para as Farc, mas, sobretudo, um impacto para as estruturas que conseguiram consolidar após a morte de Tirofijo”, declarou à AFP o cientista político Alejo Vargas.

Em seguida, os golpes mais contundentes dos últimos anos contra as Farc:

– 4 de agosto de 2011: O guerrilheiro colombiano Miguel Ángel Ariñez, responsável pelo atendimento médico do comando central das Farc, é detido na cidade fronteiriça de Cúcuta, depois de ter retornado ao país pressionado por operações venezuelanas.

– 23 de setembro de 2010: Morre o segundo homem ao comando e chefe militar das Farc, Víctor Julio Suárez, conhecido como “Jorge Briceño Suárez” ou “Mono Jojoy”, junto a outros 20 combatentes em um bombardeio no sul da Colômbia.

– 19 de setembro de 2010: Morrem em vários bombardeios 27 guerrilheiros no departamento do Putumayo (sul), entre eles conhecido como “Domingo Biojó”, grande chefe e líder político do Bloco Sul das Farc, e encarregado das ações terroristas na fronteira com o Equador.

Foi o primeiro golpe importante do Governo de Juan Manuel Santos, que assumiu a Presidência no dia 7 de agosto, e também acabou com a vida de María Victoria Hinojosa, conhecido como “Lucero Palmera”, responsável pela emissora “Voz de la Resistencia de las FARC”, e companheira de “Simón Trinidad”, chefe guerrilheiro extraditado a para os 2004.

– 13 de junho de 2010: A “Operação Camaleão” termina com o resgate nas selvas de Guaviare do general da Polícia Luis Mendieta, do coronel Enrique Murillo, do coronel William Donato Gómez e do sargento do Exército Arbey Delgado Argote, que permaneceram cerca de 12 anos em poder das Farc.

– 26 de outubro de 2008: O ex-senador Óscar Tulio Lizcano, acompanhado de seu carcereiro, conhecido como “Isaza”, foge do grupo guerrilheiro que o tinha sequestrado no dia 5 de agosto de 2000.

Isto representa um duplo revés à organização guerrilheira, já que perdeu um dos sequestrados que considerava passíveis de troca, por causa da traição de um de seus homens.

– 2 de julho de 2008: A ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, três americanos e 11 soldados e policiais foram libertados pelo Exército.

– 25 de maio de 2008: A cúpula das Farc confirma em um vídeo entregue ao canal internacional “Telesur” que Pedro Antonio Marín, conhecido como “Manuel Marulanda Vélez” ou “Tirofijo”, fundador e máximo chefe dessa guerrilha, morreu em 26 de março de um infarto. A notícia tinha sido anunciada pelo então ministro da Defesa e hoje presidente Juan Manuel Santos.

– 18 de maio de 2008: “Karina”, apelido de Nelly Ávila Moreno, chefe da frente 47 e única mulher na história das Farc com cargo de comandante, se entregou na região de Antioquia a tropas militares e ao então Departamento Administrativo de Segurança (DAS, inteligência estatal).

– 26 de março de 2008: Morre “Tirofijo”, de 78 anos e considerado o guerrilheiro “mais velho do mundo”, pelo qual o Governo colombiano oferecia uma recompensa de 5 bilhões de pesos (US$ 2,8 milhões).

– 7 de março de 2008: “Ivan Ríos”, apelido de Manuel Jesús Muñoz ou José Juvenal Velandia, membro do comando central das Farc, é assassinado por seu chefe de segurança, Pedro Pablo Montoya Cortés, conhecido como “Rojas”, que entregou como prova ao Exército a mão direita do rebelde e um computador.

– 1º de março de 2008: Em uma operação militar colombiana contra um acampamento das Farc no Equador morreram o “número dois” dessa guerrilha, Luis Edgar Devia, conhecido como “Raúl Reyes”, e outras 25 pessoas.

– 25 de outubro de 2007: Gustavo Rueda Díaz (“Martín Caballero”), chefe das Farc no litoral Caribe colombiano e que sequestrou o ex-chanceler Fernando Araújo, foi abatido por militares junto a outros 19 guerrilheiros na região dos Montes de María (norte).

Este rebelde foi acusado de organizar um ataque fracassado em 2000 contra o então presidente dos EUA, Bill Clinton.

– 1º de setembro de 2007: O guerrilheiro Tomás Medina Caracas, conhecido como “El Negro Acacio”, responsável pelo tráfico de drogas dentro das Farc e chefe da frente 16, perdeu a vida em um choque com o Exército na região de Vichada.

– 15 de junho de 2007: Morre em combate Milton Sierra (“Jota Jota”), líder da frente urbana Manuel Cepeda das Farc em Cali e que era acusado de participar da tomada da Assembleia de Valle del Cauca em 11 de abril de 2002, na qual sequestraram 12 deputados regionais, 11 dos quais foram assassinados em 18 de junho de 2007.

– 17 de fevereiro de 2006: Giovanny David Santamaría, conhecido como “Rubén” ou “Popeye”, que participou do sequestro e morte do governador de Antioquia, Juan Guillermo Gaviria, e do ex-ministro de Defesa Gilberto Echeverri, morre em um confronto com o Exército.

– 15 de dezembro de 2004: Capturam na cidade de Ibagué Erminso Cabrera Cuevas, conhecido como “Mincho”, que atualmente está detido em uma prisão dos EUA e enfrenta um processo por narcotráfico.

– 10 de fevereiro de 2004: Nayibe Rojas Valderrama, conhecido como “Sonia”, que militou durante 14 anos nas Farc, é detida. Foi extraditada em 10 de março de 2005 para os EUA, onde cumpre condenação de quase 17 anos de prisão por narcotráfico.

– 2 de janeiro de 2004: Ovidio Ricardo Palmera Pineda (“Simón Trinidad”), membro do Secretariado e chefe de finanças das Farc, é capturado em Quito (Equador).

“Trinidad”, extraditado para os EUA em 31 de dezembro de 2004, foi condenado nesse país a 60 anos de prisão por conspirar para o sequestro de três americanos.

Fonte: UOL

50 Comentários

  1. PARABÉNS AO EXERCITO COLOMBIANO… menos um cancer na A.L…. se pularem para cá, o pau vai comer no lombo dessa gentalha… nosso valoroso Exercito não vai esmorecer perante esses bandidos/narco/guerrilheiros travestidos de “libertadores” a la lamarca… o fim foi o mesmo… só o tarso genro é que acha diferente… hipocrita…

  2. Mais um pro saco preto. A politica iniciada pelo ex-presidente Uribe esta fazendo a Colombia um país livre esses terroristas da FARC

  3. Creio que a FARC esta com um passo ao pe da cova faz muito tempo. Stalinismo, maoismo, foquismo, guevarismo, guerrilha urbana, voluntarismo, pan africanismo etc provaram-se inadequados como forma de luta para libertacao politico social da humanidade. Meus respeito A Alfonso Cano, pois foi um lutador e morreu na batalha, mas sua estrategia para guerra que ele estava envolvido fracassou apos um longo prazo mas fracassou. E tempo de voltar aos classicos, comecando por Hegel e Clausewitz, e questionar essa estrategia fracassada.

  4. AS FARC SÃO UM LIXO, MUITOS DE SEUS SOLDADOS RAZOS SÃO SEQUESTRADOS CRIANÇAS NAS COMUNIDADES E SOFREM LAVAGEM CEREBRRAL, SÃO FINANCIADOS COM VENENO QUE MANDAM PARA PORTA DE ESCOLA DE NOSSOS FILHOS, QUE SEJAM VARRIDOS DO MAPA !!!

  5. Guerrileiros ou traficantes,quem sustenta ésta corja de vagabundo,não é o narcotrafico,deve ter intereses por tras pois se não tivesse um poder imenso por tras jamais durariam tanto tempo,o ingrassado é qulmina com a caida de varias guerilhas no mundo,é algo para se raciocinar quem REALMENTE ESTA POR TYRAS DE TODA ESTA CORJA SUJA NO MUNDO,ALGUEM SABIO AQUI DO BLOG SABERIA DAR UMA RESPOSTA SATISFATORIA???????????????????????????????

  6. A Colombia está se livrando das FARC e permitindo a entrada dos EUA, vendo o exemplo já dado em outros locais, na ditadura brasileira (que ainda impera em muitas mentes) que acabou com o Brasil e o paralisou de 64 à 2001, os que aconteceu em toda a América do Sul quando esteve próximo dos EUA e o que o México sofre hoje, escolheria ficar com as FARC ou combatê-los sozinho, Colombia X FARC!
    .
    Os EUA presente na Colombia é um grande perigo para o Brasil, diga-se de passagem.

  7. As FARCs existem, porque os políticos e militares americanos querem, a fim de justificar os seus gastos militares para o seu povo e a ocupação da América do Sul pela OTAN.

  8. TRAFICANTE É TRAFICANTE E A GRANDE PERGUNTA É !
    .
    .
    .

    Foi morto o líder da FARC(Traficante,diz o governo colombiano)e o chefão maior Uribe que é o mentor/patrocinador de muitas mortes nas costas(segundo o ministério público colombiano);pelos paramilitares que também são traficantes;o elemento ainda anda por ai como se nada tivesse acontecido…..então,ele é o quê,se comparado ao finado da FARC?-Rsrs….

  9. LULA e PT devem estar de luto. Afinal Alfonso Cano(FARC) era camarada e amigo do peito na luta e planos pelo processo de socialização comunista da America Latina. E tomada de poder pelo comunismo. PT, Lula e Dilma, sempre fizeram planos de tornar o Brasil e America Latina politicamente COMUNISTAS. Quem não percebeu isso é cego.

  10. felipe augusto 05/11/2011 às 22:43, disse:
    A Colombia está se livrando das FARC e permitindo a entrada dos EUA, vendo o exemplo já dado em outros locais, na ditadura brasileira (que ainda impera em muitas mentes) que acabou com o Brasil e o paralisou de 64 à 2001, os que aconteceu em toda a América do Sul quando esteve próximo dos EUA e o que o México sofre hoje, escolheria ficar com as FARC ou combatê-los sozinho, Colombia X FARC!
    .
    Os EUA presente na Colombia é um grande perigo para o Brasil, diga-se de passagem.

    __________________________________________________________Claro, claro, estamos falando de um regime que fez o a economia do Brasil ser uma das maiores do mundo (a sétima do mundo, onde a economia crescia a 14% ao ano, e deixava a China no chinelo); e que construiu quase toda a infra estrutura que o Brasil tem atualmente (estradas, hidrelétricas como Itaipu, e por ai vai); que vez investimentos impontardes em tecnologia como projeto espacial brasileiro, o submarino nuclear nacional, o programa nuclear brasileiro, isso sem contar com outros projetos como o AMX e o tanque Osório. Isso tudo porque estagnou o Brasil, imagine se tivesse feito algo de útil. Mas claro, que toda essa argumentação esbarra no fato que o regime militar era um regime de exceção, que cometeu muitos crimes. Mas não se pode esquecer o regime militar construiu muita coisa no Brasil e investiu pesadamente em ciência e tecnologia. E sim os o governo anterior, investiu pesadamente na areá social e voltou a investir em ciência, levantou a auto estima do país (apesar muitos erros e desvios cometidos por ele), tem grandes méritos que encheria paginas e paginas, mas ele não descobriu o Brasil, os governos anteriores (mesmo não tão bons) tem sim seus méritos. Claro o governo atual, sucessor do Lula tem grandes possibilidades de ser um grande governo.
    __________________________________________________________

    Com relação a noticia, isso já era previsível, as FARC está cada vez mais sendo enfraquecida, acho melhor deixar a luta armada, já acho que não há mais espaço para ações de guerrilha quando há uma possibilidade de participar na vida politica de forma pacifica. Alias, compartilho co preocupação do felipe augusto com relação aos EUA. Mas ai fica a pergunta que eu já fiz anteriormente, e o Brasil onde estava quando a Colômbia foi pedir auxilio para os EUA?
    Creio que os colombianos preveniriam a ajuda dos Brasil dos as dos EUA, e digo mais, se o Brasil não quer a ação dos EUA na AMS, que tome uma postura mais firme perante aos EUA e aos seus vizinhos, é que deixe de lado ideologias e pense mais em colaborar com os outros países da AMS.

  11. “na ditadura brasileira (que ainda impera em muitas mentes) que acabou com o Brasil e o paralisou de 64 à 2001″… MENTIRA…
    ***
    “Os EUA presente na Colombia é um grande perigo para o Brasil, diga-se de passagem.”… VERDADE…
    ***
    VAMOS APRENDER A MENTIR DIREITO E FALAR A VERDADE SEM EUFEMISMOS…

  12. Paulo Henrique, se metade disso fosse de fato fato, o Brasil não estaria hoje se construindo, nascendo, o pouco, mas muito pouco mesmo que foi feito durante a ditadura se deve ao tamanho do país e única e exclusivamete para levar dinheiro os gringos, o povo brasileiro mesmo não viu nem 0,1% disso que você disse, o Brasil se resumia a SP a até 20 anos atrás, e só agora começa a se tornar um país ao invés de uma cidade, e olha que oficialmente a ditadura acabou a mais de 20 anos, acabou de mentirinha, mas acabou.

  13. felipe augusto 06/11/2011 às 13:13 disse:
    Paulo Henrique, se metade disso fosse de fato fato, o Brasil não estaria hoje se construindo, nascendo, o pouco, mas muito pouco mesmo que foi feito durante a ditadura se deve ao tamanho do país e única e exclusivamete para levar dinheiro os gringos, o povo brasileiro mesmo não viu nem 0,1% disso que você disse, o Brasil se resumia a SP a até 20 anos atrás, e só agora começa a se tornar um país ao invés de uma cidade, e olha que oficialmente a ditadura acabou a mais de 20 anos, acabou de mentirinha, mas acabou.

    __________________________________________________________

    felipe augusto, se vc acha que a ditadura vez pouco no quesito de infra estrutura e investimento em tecnologia e ciência (afinal o prosub, o programa espacial brasileiro, o programa nuclear, não nasceram a apenas 10 anos) é uma opinião sua. Mas sem essa que o Brasil está se “reconstruindo”, se reconstruindo socialmente é verdade com o nascimento de uma nova classe media e o crescimento no numero de milionários. Mas eu concordo que o povo não ganhou muito com o crescimento econômico no tempo da ditadura, pelo contrario, o povo ficou relegado a miséria.

  14. Já foi tarde, esse terrorista e soldado do narcotrafico. As FARC de grupo politico revolucionario não tem nada. Não passam de criminosos comuns do narcotrafico, que se impunham pelo terror e assacinato da população civil dos territorios que ocupavam. Como nas favelas do Rio, chegavam a cobrar pedagio e proteção da população pobre do interior da Colômbia. As FARC não tem capacidade de vencer uma eleição livre e democratica. Só chegariam ao poder politico na Colombia pelo golpe de estado e terror armado.

  15. As FARC, demais grupos armados ditos ´´revolucionarios“ da America do Sul e seus lideres, como Alfonso Cano. Não passam de lixo, escoria da America Latina. Crimonosos narcotraficantes comuns, que usam a ideologia da Internacional Comunista caquetica, um verdadeiro fossil no seculo 21. Velhos de mentalidade senil, uma geração que tantos atrasos sociais e politicos infligiu no desenvolvimento econômico-social da America Latina. Esses lideres revolucionarios da Amarica latina são todos criminosos, canalhas e covardes. Cuja ambição maior é o lucro e poder.

  16. Grupos revolucionarios, Internacional-socialista e comunismo. São sinônimos de velho babão, esclerosado, senil, caquetico, ultrapassados. Que não encontram mais seu lugar no mundo e não inspiram nada mais que atraso e ideologia de uma geração de velhos caqueticos do seculo passado. Não perceberam que o mundo mudou, e que o lugar deles é o asilo ou hospicio. Velhos gostam de socialismo e comunismo, a geração de jovens quer democracia, altos niveis de desenvolvimento.

  17. Antonio, nao perde por esperar. Infelizmente para voce e outros pequenos burgueses e mesmos burgueses nao e o que o proletariado pensa num dado momento historico que e fator decisivo, mas O QUE O PROLETARIADO DEVE FAZER PARA SAIR DA CONDICAO MISERAVEL QUE O CAPITALISMO LHE IMPOE. Repito, Marx foi interrado muitas vezes, “provado” errado nao sei quantas vezes, exposto como charlatao inumeras vezes, mas toda vez que o capitalismo entre em crise e a burguesia tenta forcar o proletariado a se sacrificar para que as forcas que lhe exploram readiquiram mais forcas para continuar essa axploracao, sua obras e retiradas das prateleiras das bibliotecas e lidas e comentadas. Como explicar que na Alemanha, redescobriram o Capital e outros escritos de Marx?. Voce diz que os grupos revolucionarios nao perceberam que o mundo mudou. Mudou? E fato da natureza que tudo muda nada e constante. Mas ha mudacas que se chamam mudancas quantitativas e mudancas qualitativsa. A primeiras as mudancas que ocorrem e de graus, mudancas importantes mas nao muda a essencia de uma situacao. O capitalismo monopolista, imperalista e globalizado de hoje nao e o mesmo do capitalismo centrado na Inglaterra dos tempos de Marx. Mas em sua essencia, baseado no processo de auto expansao do capital, exploracao do trabalho assalariado, na transformacao do homem trabalhador em mercadoria que se vale pela sua capacidade de trabalhar, isto existe hoje como existiu nos tempos de Marx. E como naqueles tempos as manifestacoes anticapitalistas que no momento aparece como uma forma festiva de fazer oposicao vao se radicaslizarem. E ai, voce viras os velhos sendo chamados outra vez para explicar uma situacao. E como a fenix dos gregos antigos, morto que ressucita das cinzas.

  18. antonio é um guerreiro… bastião da verdade… mais uma vez abriu o sepulcro caiado da esquerdalha e mostrou suas entranhas sujas… é isso ai guerreiro… com essa gente não tem descanso… temos que defender a verdade a todo custo…

  19. Estou realmente farto dessa conversinha de proletariado/burguesia…..
    Vejo dois tipos de “viúvas” aqui…..e o Brasil só perde com isso….64 se foi….esqueçam….

  20. Blue Eyes, defender verdade? nao existe verdade em absoluto fora da matematica. Verdade sempre de um ponto de vista. A sua e de Antonio e a verdade do capital, que todos os capitalistas querem defender a todo custo. A verdade de explorar o que Marx denominava a mais valia. Isto e parte que o trabalhador produz a mais do que o valor que lhe e pago como salario e que o capitalista apropria de graca. Riqueza e produto do trabalho. Trabalho, isto e a transformacao da natureza em produtos para uso da humanidade sempre existiu mas a transformacao do proprio trabsalhador em mercadoria so existiu nos ultimos 500 anos. E proprio do sistema capitalista.Essa classe que vive do trabalho alheio e claro quer defender a todo custo esse privilegio. Como o velho ditado, enquanto existir cavalo Sao Jorge nao anda a pe. O problema para a classe que voce e Antonio defende e por quanto tempo o trabalhador assalariado aguentara essa sistuacao. E infelizmente para a classe capitalista ela que criou a classe operaria nao pode viver sem ela. Criou um monstro que eventualmente a devorara. Sorry mate!

  21. Jojo, vc mesmo disse, é o SEU ponto de vista… teria n motivos e argumentos para rebate-lo, mas como disse o Khann, não vai dar em nada… o gramscismo ja fez seu serviço… agora somente o inevitavel… o confronto com a realidade… oxala tenhas exito… o que duvido… dada a natureza humana… exemplos de tentativas ja tivemos varias… nenhuma com exito… deixe te fazer uma pergunta… se o proletariado tomasse o poder mundial, se entrassemos em um nirvana de bem estar, ainda que temporario, quem manteria o progresso tecnico cientifico, sem apricar o absolutismo como forma de obrigar a classe trabalhadora a produzir e desenvolver novas tecnologias sem termos um maldito burgues a frente?… um burocrata?… um novo Lenin, o salvador da humanidade?… um homem de carne e osso?… ou vc acha que comunista desenvolve tecnologia? tudo, até onde sei, foi roubado do ocidente (alguns falam doado)… sem um burgues que so pense em dinheiro não estariamos aqui trocando ideias em um computador, pois toda tecnica existente para isso advem do capitalismo selvagem que fez nascer a vontade de desenvolver e ganhar com isso… a não ser que iremos viver em um mundo estacionado na idade media, sem tecnologia agricola, quimica, fisica, biologica… em suma… ideologia comunista é linda… porém não factivel… se estou errado, me mostre… economia planificada não funciona… o que pode funcionar e uma economia meia-boca capitalista controlada pelo estado, com todas a mazelas que advem do controle estatal… bem… cansei… chega por hoje…
    em tempo: qndo disse matematica, acho que quis dizer LOGICA…

  22. antonio disse:
    06/11/2011 às 07:35
    LULA e PT devem estar de luto. Afinal Alfonso Cano(FARC) era camarada e amigo do peito na luta e planos pelo processo de socialização comunista da America Latina. E tomada de poder pelo comunismo. PT, Lula e Dilma, sempre fizeram planos de tornar o Brasil e America Latina politicamente COMUNISTAS. Quem não percebeu isso é cego
    ==
    ==
    Uiii!
    Faltou falar que todos eles comem criançinhas????

  23. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    06/11/2011 às 20:11
    ….em suma… ideologia comunista é linda… porém não factivel… se estou errado, me mostre… economia planificada não funciona… o que pode funcionar e uma economia meia-boca capitalista controlada pelo estado, com todas a mazelas que advem do controle estatal… bem… cansei… chega por hoje…
    em tempo: qndo disse matematica, acho que quis dizer LOGICA…
    ==
    ==
    Minha nossa! o mundo tá uma mer… justamente por causa dessa lei de mercado defendida pelo capitalismo que você defende.
    Os próprios capitalistas já admitiram que se não houver controle do estado a vaca vai pro brejo (aliás, o que se vê é o estado salvando os ricaços e ficando sem dinheiro para sustentar, como dizem mesmo? Ah, os “programas assistencialistas”. Frase típica de quem teve tudo e jogou tudo fora.
    É isso que dá ficar assistindo documentários direcionados.
    No fim, todos tentam fazer o mesmo. Sobreviver, custe o que custar.

  24. Blue eyes gostei desse comentario seu. Nao que concordo com os argumentos.As vezes voce faz comentarios sobre alguns que voce refere como vermelhuxo, que me soa um pouco histericos. Mas esse seu comentario revela o outro lado de Blue eyes. Agora vamos aos pontos. Nao vou entrar en detalhes, mas rejeito a concepcao de natureza humana, como algo estatico, dado, imutavel, criado por um deus ou nao. Os humanos em construindo sua vida ao longo da historia constroe sua propria natureza humana. Ela muda com o tempo. Nada novo ai, a velha tese de Marx. Se o proletariado tomar o poder quem vai manter o progresso cientifico. Ora o proprio proletariado. Nao e o burgues que inventam as ciencias mas pessoal que neste momento historico trabalham para burgueses. E tem mais, O proletariado em tomando o poder inicia tambem um processo de auto dissolucao como classe, E um longo processo de abolicao de classes sociais, proletariado e burguesia. Outro velha tese de Marx. Comunista nao desenvolve tecnologia, tudo foi roubado do ocidente. Primeiro onde houve um sistema que podemos denominar comunista? O sistema comunista pressupoe que o capitalismo desapareceu e isto ainda nao ocorreu. E o proprio impasase que paraliza o sistema capitalista que cria condicao para sua superacao por um outro sistema economico social. Digo cria condicao mas nao uma passagem automatica de um sistema para outro. Se o proletariado nao se mover em direcao de querer substituir o capitalismo, continuaremos com esse sistema ou um outro tipo de formacao social, mas nao socialismo ou comunismo. Quanto a questao de oriente roubar ocidente, de onde veio as bases que permitiu o surgimento do capitalismo. Do roubo de terras e riquezas dos indios nas Americas, do assalto a Asia e do maior crime cometido contra a humanidade, o estrupo do continente africano. Sem o sacrificio de desenas de milhoes de africanos que foram forcados a base do chicote e ferro quente a trabalharem ate morrerem exaustados nao teria sido criado o capital acumulado que permitiu esse avanco do sistema mercantilista para o sistema capitalista. Toda tecnica existente advem do capitalismo. Ja disse as pessoas que desenvolve as tecnologia nao sao necessariamente capitalista. Mas a ciencia sob o regime capitalista tende a ter um desenvolvimento contraditorio. De um lado e um passo ao progresso mas de outro lado, na medida que forca milhores de pessoas fora do mercado de trabalho tem seu lado negativo. Sem esquecer o uso militar da ciencia sob o capitalismo. Mas tudo isso que estou dizendo pode ser lido em melhor forma nas obras de autores marxistas nao compromissado com o sistema atual.Seu ultimo ponto, logica nao matematica devo admitir que voce pode estar correto. Digo pode, porque e possivel que um filosofo pode apresentar argumento provaNDO o contrario. Com os meus respeito, bye.

  25. “Quando alguém escreve “d”eus e “M”arx, pra mim, é fim de conversa”…….Não desmereço “Marx”,,,mas não rebaixem o meu “Deus”…..

  26. Maior concentração de americanos na América do sul é na Colômbia .Algumas bases americanas estão la .Demorou para pegar o cara ,pelo dinheiro gosto pelos americanos foi uma perda de tempo ,pois outro ira assumir o lugar do chefe .Alem de ter muitos ex-sargentos do Brasil trabalhando na guerrilha .Posso dizer mercenários .Acabando a renda la eles vão para outro combate .Traficante sempre vai ter enquanto tiver viciado para comprar .

  27. “Minha nossa! o mundo tá uma mer… justamente por causa dessa lei de mercado defendida pelo capitalismo que você defende.”… o mesmo dizia o povo russo antes de 1988 em relação ao comunismo planificador… o mundo para eles era uma MERDA mesmo…

  28. “Nao e o burgues que inventam as ciencias mas pessoal que neste momento historico trabalham para burgueses.”… mas sem o capitalismo burgues não há competição, condição sine qua non para o desenvolvimento cientifico no estagio em que chegamos… houve avanços cientificos em outros tempos, sem ser sob a egide do capitalismo… mas era algo mais empirico… no atual estagio cientifico, sem grandes investimentos, vultosos mesmo, nada aconteceria… ou estou errado?… hoje, para desenvolver um veiculo, chega-se a gastar 1 bi de doletas… economia planificada daria conta do recado?… ou andariamos todos de Lada, mesmo… estaria bom?…

  29. Over, me diga uma coisa… sou um vendedor de armas, por exemplo, morando em um pais ficticio com uma população de 1000 pessoas… vendi muitas armas, estou rico… num momento de loucura, resolvo exterminar toda a população do pais… quem comprará minhas armas?… assim é a economia de mercado… se ela destroi seus mantenedores, por certo ela não subsistira… esse movimento mundial é orquestrado para mudança de paradigma do poder… não pode ser visto pelo contexto economico somente… ou seja… o capitalismo não esta acabando, apenas mudando… é algo mais amplo e profundo… vai surgir uma nova ordem mundial… e pelo visto, não me agrada em nada… mas é papo para outro momento… saudações…

  30. Como um peixe que se debate fora d´agua. Os velhos comunistas, propagandistas da luta de classes, continuam em seu delirio. Acreditando em luta armada, revolução !
    Quando nem na mãe Russia e ninguem mais acredita nessa badalada apocalípitica revolução de classes. Dão pulinhos de alegria com a crise econômica do ocidente, infelizmente para os caqueticos e esclerosados marxistas-comunistas o mundo ocidental após a crise continuará democratico e capitalista, pois é o sistema que move a econômia. Pergunte a um Europeu ou Americano se ele quer o Comunismo .
    O PT e Lula não são comedores de criancinhas, são comedores de dinheiro dos impostos e propina, como os politicos corruptos de todos os partidos que antes eles execravam. E hoje fazem conchavos. Basta ver a mansão de 8 milhões de reais, a fazenda de 43 milhões de reais do filho de Lula. Lula pai arranjou um cargo de acessoria a distãncia via net (em casa), para seu pimpolho receber 1500 reais por mês. Antes de Lula ser eleito presidente, Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era subempregado do zoologico de São Paulo. Sem falar que Lula pai deu a Lulinha um passaporte diplomatico !.
    O mundo mudou desde a decada de 80 do seculo passado, tendo como marco a queda do muro de Berlim. Alias o comunismo é tão medonho, que construiram um muro e atiravam em cidadãos do proletariado comunista, que tentavam desesperadamente fugir para a Alemanha ocidental e para o regime capitalista, o contrario nunca vi.
    Se o sistema de governo marxista- comunista é tão bom. Porquê o comunismo sobrevive apenas em países sem eleições livres, onde os direitos civis são desrespeitados ? Como Cuba, Coreia do Norte, China e etc. . Sera que se o povo e proletariado desses países, pudessem escolher, iriam escolher os camaradas do patido comunista como seus dirigentes ?.
    Comunismo Marxismo é sinônimo de ditadura militar, são os dois lados da mesma moeda.
    Os decrepitos-delirantes que acreditam na luta de classes armada, em revolução comunista. Tem um futuro brilhante pregando para seus camaradas no asilo ou hospicio. Quanto a geração atual de JOVENS que não se interessa pela ideologia dos VELHOS COMUNISTAS do seculo passado, que querem DEMOCRACIA, o futuro com certeza sera melhor. Que o desses velhos comunistas rancorosos, que pregam a violência da luta armada e a baboseira de luta de classes, de burguesia e proletariado. Peças de museu e Velhos lunaticos que teimam em não ir para o asilo ou hospicio, por não perceberem que as pessoas e o mundo que os cercam mudou.

  31. Desde a Dinastia Chang em !776 AC, Imperio Romano, Renascimento, revolução Industrial, revolução tecnologica de hoje. Foi a classe media (Burguesia) que promoveu o comercio, cultura, artes, avanços tecnológicos, saude, saneamento. Na hístoria das civilizações foi sempre a classe media que foi o motor da civilização e a avanços.
    Na revolução comunista da Russia em 1917, revolução chinesa de 1949 e revolução francesa. O povo não era contra a classe media (burguesa), mas sim contra a elite aristrocratica e imperial que viviam as custas de impostos e não trabalhavam, tendo privilegios.
    A classe media ´´burguesia´´ era quem trabalhava, gerava empregos, comercio, avanços tecnologicos. A classe media visa o lucro, mas quem trabalha e se esforça de graça, a não ser por trabalho beneficiente ?.
    Portanto de graças a Deus por existir a classe media burguesa, sem ela nenhum país existe tendo uma econômia forte. Isso até a China e Russia ja perceberam.
    Somente os velhos esclerosados-senis comunistas latino americanos, ainda não entenderam. E ainda ficam falando baboseira de luta de classes, burguesia X proletariado, em revolução armada !
    Essa ideologia de luta de classes comunistas a muito caiu no esquecimento no mundo, VELHOS COMUNISTAS CAQUETICOS E ULTRAPASSADOS, SEU DESTINO É O ESQUECIMENTO. COMUNISTA É VELHO DECREPITO, DEMOCRACIA E UMA VIDA MELHOR É OQUE OS JOVENS QUEREM.

  32. Continua delirando Antonio, mas enquanto permanecer o sistema capitalistsa existira lutas de classes. Velhos ou nao, mortos ou nao, o fantasma de comunismo continuara terrorizando a burguesias e seus ideologicos.

  33. Quanto a famosa classe media que segundo voce trabalhava e gerava emprego esta desaparecendo no proprio paraiso do mercado “livre”, os Estados Unidos. La tambem esta havendo uma polarizacao entre 1% da populacao que domina 90% da riqueza social e 99% que divide os demais 10% dessa riqueza. Infelizmente para os ideologicos do sistema capitalista, e essa polarizacao que faz radicalizar as lutas de classes. E infelizmente para voce e outros ideologicos da burguesia, as lutas de classes quando se radicaliza pode terminar em revolucao, que se o proletariado vence, termina na ditadura do proletariado!

  34. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    07/11/2011 às 00:59
    “Uiii! Faltou falar que todos eles comem criançinhas????”… e não comem?!!!
    ==
    ==
    Buenas, bem faz você de ter bom humor, rssss. Acho que já está me faltando.

    ou seja… o capitalismo não esta acabando, apenas mudando… é algo mais amplo e profundo… vai surgir uma nova ordem mundial… e pelo visto, não me agrada em nada… mas é papo para outro momento… saudações…
    ==
    ==
    Não meu caro, o capitalismo continua o mesmo. Apenas quem estava controlando o capitalismo está perdendo o controle. O controle está mudando de mãos e não estão gostando disso. Por isso as lutas de classe na terra da Disney.
    Mas, e sempre tem um mas, os antigos controladores estão resolvendo seus problemas pela colonização. A França viveu grandes choques sociais, e assim são tantos outros. Ocorre que quanto mais problemas as grandes potências tem, mais guerras são anunciadas.
    Seria isso uma tentativa de “colonizar” novamente para “manter” a economia saudável?
    Não há uma nova ordem mundial. É sempre a mesma, apenas mudam os atores, ou seriam os movimentos no tabuleiro?
    ==
    ==
    antonio disse:
    07/11/2011 às 06:04
    A classe media ´´burguesia´´ era quem trabalhava, gerava empregos, comercio, avanços tecnologicos. A classe media visa o lucro, mas quem trabalha e se esforça de graça, a não ser por trabalho beneficiente ?.
    Portanto de graças a Deus por existir a classe media burguesa, sem ela nenhum país existe tendo uma econômia forte. Isso até a China e Russia ja perceberam.

    Ah tá…
    A Revolução Industrial aconteceu por causa da classe média né? Rapaz, como fazer para o MEC rever o que as escolas da classe média estão ensinando para os seus alunos?
    Nunca foi, a classe média tinha posses, mas quem trabalhava eram os miseráveis. Até hoje é assim, quanto mais se tem, mais se quer escolher.
    Quem movimenta a engrenagem não é a classe média, salvo se a classe média é quem aperta o botão de liga-desliga, pega ônibus para ir ao trabalho acordando às 5h da manhã e voltando para casa depois das 20:00h.

  35. Paulo Henrique, não sou tolo de discordar de você a ponto de dizer que a ditadura nada fez, fez sim, mas mesmo o que você citou é equivalente a nada ao que o mundo produziu, se estes programas tivessem surtido um mínimo de efeito ou tivessem tido um pequeno êxito que seja, o Brasil não estaria hoje correndo atrás “feito um louco” para CONSTRUIR uma indústria bélica, isso não é opinião, o Plano Brasil me informa muito bem sobre isso, a sorte do Brasil, e eu julgo assim mesmo, é que o brasileiro é extremamente capaz e mesmo sem investimento consegue fazer coisas que os bilhões de dólares gringos não conseguem, o Brasil só precisa alcançar o respeito mútuo para se tornar o paraíso na terra.
    .
    Eu não disse nem quis dizer “reconstruindo”, disse e digo CONSTRUINDO.

  36. Hum ! a classe media não tem importância, ela nada produz, não consome. A classe media não é aquela que é propietaria de pequenas empresas. Quem consumia os produtos da revolução industrial ?
    Vixe o comunismo e luta de classes só interessa aos velhos comunistas, ninguem liga para isso a 50 anos.
    Você viu alguém nos EUA ou Europa que estivesse protestando pelos rumos da econômoia americana e mundial. Que estivesse a favor do regime da internacional socialista-comunista ?. Eu não vi ninguém. Delirios de um velho comunista, ver o fim da democracia e capitalismo e o mundo adotando o regime e ideológia comunista.
    Nossa que coisa todo comunista acha que chamar alguém de burguês é ofensa, porquê será ?. É só olhar no dicionario de lingua portuguesa, que burguês não é pejorativo.
    Me responda então porque todos os regimes comunista não tem eleições democraticas diretas e livres se são a salvação do proletariado ?
    Quer saber oque é luta de classes. É um individuo querer sair da classe baixa e subier para classe media, um individuo da classe media querer subir para a classe alta. Pois todo ser humano quer melhorar de vida.
    Quer um exemplo Coréia do Sul e Coréia do Norte, antiga Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Nem é preciso dizer qual o regime político/econômico de cada uma delas, nivel de educação, desenvolvimento e qualidade de vida.
    Sinto muito te informar, ideológia comunista é COISA DE VELHO CAQUETICO. E no mundo comunismo é sinônimo de ditadura e atraso. A geração atual não tá nem aí com a ideológia de luta de classes da VELAHARADA COMUNISTA.

  37. Sabe qual é o país do mundo que mais esta comprando, e é o principal mercado de venda de: roupas, bolsas, sapatos, jóias e bijuterias, cosméticos e perfumes de Grifes famosas . Como Chanel, Yves Saint Laurent, Louis Vuiton, Prada e etc.`
    É a CHINA COMUNISTA, quem diria a China esta repleta de BURGUESES CHINESES. Que compram objetos de luxo carissimos, simbolos da decadência e cosumismo de superfluos do capitalismo ocidental. Tambem são um grande mercado de carros de luxo e esportivos. Cadê a luta de classes e igualitarismo socialista-comunista Chines.
    Etah mas esses Burgueses comunistas chineses sabem oque é viver no luxo e na riquesa tão bem como os seus congêneres ocidentais.

  38. felipe augusto disse:
    07/11/2011 às 14:01
    Paulo Henrique, não sou tolo de discordar de você a ponto de dizer que a ditadura nada fez, fez sim, mas mesmo o que você citou é equivalente a nada ao que o mundo produziu, se estes programas tivessem surtido um mínimo de efeito ou tivessem tido um pequeno êxito que seja, o Brasil não estaria hoje correndo atrás “feito um louco” para CONSTRUIR uma indústria bélica, isso não é opinião, o Plano Brasil me informa muito bem sobre isso, a sorte do Brasil, e eu julgo assim mesmo, é que o brasileiro é extremamente capaz e mesmo sem investimento consegue fazer coisas que os bilhões de dólares gringos não conseguem, o Brasil só precisa alcançar o respeito mútuo para se tornar o paraíso na terra.
    .
    Eu não disse nem quis dizer “reconstruindo”, disse e digo CONSTRUINDO.

    ____________________________________________________________
    felipe augusto, compreendo o seus ponto de vista e acho que vc tem razão em muitos coisas, mas dizer que os programas que citei como pouco frutíferos ou que os investimentos em obras e tecnologia e ciência feitas na ditadura militar equivalente a “nada” é um exagero. Se esses programas não terem resultados esperados foi por falta de continuidade nos governos pós ditadura ou pela falta de investimentos em ciência e tecnologia, mas isso não significa que tais programas não levaram a “nada”. O Prosub mesmo, alguém acha mesmo que os franceses vão vender toda tecnologia colocada nos Scorpene, não vão, porque o acordo de transferência de tecnologia inclui apenas o casco do submarino, e não o reator nuclear, pois tecnologia para fabrica um reator nuclear 100% nacional o Brasil já tem à muito tempo. Fruto anos de pesquisar que começaram já nos na ditadura. O então o caso do AMX, o Brasil adquiriu um grande conhecimento (alias uma transferência de tecnologia de fato, coisa que duvido que ocorrerá caso alguns dos finalistas do fx-2 ganhe a concorrência), conhecimento que poderia ser utilizado para fabricação de um caça totalmente nacional (isso se o governo estivesse disposto a investir nele). Para finalizar, sim o Brasil está mesmo em uma corrida para recuperar o tempo perdido e adquirir o tempo perdido, mas não estamos partindo do zero, o Brasil já tem uma base tecnologia muito boa em muitos setores (nuclear, ambiental), base que poderia ser muito melhor aproveitada se o governo investisse de verdade na industria bélica nacional (como ocorreram nos anos de 1970 e 1980). E felipe augusto, vs considerar que o Brasil está construindo uma industria bélica, mas eu considero que o Brasil (aos trancos e barrancos) está voltando a ter uma industria bélica considerável, mas agora em regime politico melhor.

  39. Obrigado Blue Eyes. Essa velharada comunista que prega a luta de classes e luta armada, deviam estar num hospicio. Quem quer mudar os rumos do Brasil, tem que concorrer a eleiçoes livres e manter o país democratico e sem sensura. Os regimes comunistas e seus governos são ditaduras, nenhum deles tem eleições livres e diretas. Pois o povo que sofre opressão comunista a decadas, não votaria nos camaradas do partido.
    REGIME COMUNISTA É SINÔNIMO DE DITADURA E ATRASO EM TODO O MUNDO. Os comunistas vivem fora da realidade do mundo.
    Internacional socialista-comunista, ideológia de luta de classes, luta armada. Cairam no vazio do esquecimento faz 50 anos somente a velharada comunista caquetica fala e pensa nisso.

Comentários não permitidos.