Alemães inventam “multicóptero” pilotado como se fosse videogame

Um trio de inventores alemães testou um “multicóptero”, um protótipo de aeronave semelhante ao helicóptero, que levanta voo e é controlado por controle remoto de maneira semelhante ao joystick de um videogame. O teste ocorreu no final de outubro e a aeronave fez um voo de um minuto e 30 segundos.

Segundo um dos projetistas, o engenheiro Thomas Senkel, que também foi o piloto de teste, a aeronave pode ser usada no futuro para inspecionar oleodutos, ser uma ambulância aérea ou tirar fotografias aéreas.

A aeronave tem capacidade de transportar apenas uma pessoa, mas os projetistas acreditam que ela pode substituir o helicóptero para transporte de produtos.

Outra vantagem da aeronave é a simplicidade de pilotar. O “multicóptero” pode ser pilotado com um controle remoto com comandos que lembram o joystick de um videogame.

O protótipo pesa 80 kg e é movido por baterias  que duram entre 10 e 30 minutos de voo.

* Com informações do Daily Mail e do e-volo

Fonte: UOL

12 Comentários

  1. Alemanha é Alemanha… produziu um povo que tudo que faz, faz bem feito… com inovação… já a China…

  2. ao meu ver eu também não percebi vantagem alguma nisso..o piloto fica muito desprotegido num voo a alturas relavantes e outra coisa,para inspecionar oleodutos jé existem uma série de vants para tais finalidades..a não ser q invetem uma cabine de controle para o piloto pq voar a grandes alturas nesta geringonça acho meio suicidio kkkk

  3. Heheh, Poh Dandolo, também não precisa humilhar o projeto.
    Mas vi um negoço incrível nisto. Mostra a eficiência como um todo de junção de diversos mecanismos simples.. como se fosse um lego ( http://4.bp.blogspot.com/_fnj6AnNNISg/SwFLzHmchPI/AAAAAAAABr4/Pcjfcq8Kges/s1600/Zero+Absoluto+-+LEGO+-+Nave+-+I.JPG a maioria das bolinhas seriam hélices com motores elétricos). Aumenta a acessibilidade às classes mais baixas por exemplo, de poder ter uma aeronave voadora por exemplo. Enfim.. claro, regem outros muitos parâmetros, parte integrante na junção de dados dos sistemas seria o governo no caso, e empresas afiliadas. 10 a 30 minutos é pouquíssimo demais, mas nada que no futuro não possa ser ampliado.

  4. Sem desmerecer os inventores, afinal só a proposta em si já é inovadora e importante.
    Mas eu teria medo de voar numa aeronave desta, imaginem um acidente com pouso forçado? um monte de cortadores de grama por todos os lados?
    Quanto ao conceito acho interessante um UAV cargueiro.
    Sds
    E.M.Pinto

  5. E.M.Pinto, acidente com pouso forçado as hélices trabalhariam como com os helicópteros! Se tivesse o mesmo sistema de segurança de manter em rotação por conta do arrasto do ar de baixo pra cima. Estes dos elétricos também nos achismos de algum conhecimento adquirido, pela inércia das pás que são pequenas.. tendo uma zona de proteção horizontalmente nas laterais à direção do empuxo acho que seriam poucos os efeitos colaterais em uma fuzelagem comportando pessoas.. ou material. Mas claro, me corrija se eu tiver falando besteira!.. Já que possui altos conhecimentos em física.

  6. O conceito traz algumas inovações, como por exemplo a propulsão elétrica, o uso de várias hélices e os comandos simplificados, tipo aeromodelo/videogame, mas com certeza houve algum engano acerca do projetista ter divulgado poder um dia ter um uso prático, salvo para tentativa de suicídio/assassinatos. rsrsr
    Esse é o tipo de exemplo de “involução” tecnológica. Acharam que o helicóptero, que tem um rotor único acima do piloto, precisava de involuir e colocaram um monte de hélices dos lados dele. Se não mata, aleija.
    Se um dia vier a ser usado na prática, o nome desse troço pode ser “geringocóptero”.

Comentários não permitidos.