‘Guardian’ anuncia preparativos para ação no Irã

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/01/AIR_F-15s_IDF_Baz_Pair_lg1.jpg


Sugestão: BARCA

POR FERNANDO BRITO

O jornal inglês ‘The Guardian’ anuncia hoje que existe uma escalada para preparar um ataque militar ao Irã. A Inglaterra estaria se preparando para atuar como ponta-de-lança de uma ofensiva norteamericana sobre o país. Segundo o jornal, o motivo alegado seria o relatório da Agência Internacional de Energia Nuclear, cuja divulgação está prevista para o dia 8, que, segundo dizem os americanos, concluiria que o programa nuclear iraniano teria finalidades militares.

Embora o Irã o negue e tenha se oferecido, com a mediação do Brasil e da Turquia, a manter fora do país as reservas de urânio enriquecido produzida suas centrífugas, se tiver mesmo propósitos militares não é diferente do que fizeram os países desenvolvidos e, ali na região, a Índia, o Paquistão e, sobretudo Israel, nenhum deles tendo sido vítima de sanções internacionais e muito menos ameaças de ataques.

Ao contrário, Israel testou ontem uma nova versão do seu míssil balístico Jericoh, com capacidade de transportar ogivas nucleares.

É curioso como todos se dispõe a gastar bilhões com guerras, mas não com o reequilíbrio da economia. Ou será que a guerra faz parte do bom funcionamento da economia?

De qualquer forma, os países emergentes devem aproveitar o momento “pires na mão” para dizer: com guerra, sem ajuda.

Fonte: Luis Nassif


50 Comentários

  1. Não vai dar tempo do Irã se unir ao Paquistão, ex-repúblicas islâmicas soviéticas, Iraque e Afeganistão.
    E agora ?

  2. Parece um deboche religioso essa pré disposição de lideres tacanhos para destruirem os seres humanos a pretextos hipocritas para provarem que as escrituras estavam certas sobre o apocalipse.

  3. Bem que os Emergentes do mundo e os “subdesenvolvidos” deveriam aplicar sansões economicas contra os paises aloprados(EUA, Inglaterra…quem sabe a frança) limitar a venda de materia prima para estes paises assim como limitam a venda de dispositivos tecnológicos…

  4. =0 Os caras vão ser loucos de fazer isto mesmo?..
    Está me parecendo surgir outra crise econômica. Vão tocar uma encursão militar com que dinheiro? Vão se afundar mais ainda? Será por causa de oportunidade de reestruturação e altos investimentos estrangeiros no irã? Isto vai aumentar o ódio! Os grupos terroristas ficarão mais fortes!.. Será um Caos.. E detalhe! http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/01206/william-2_1206118c.jpg Englaterra encabeçando?.. Será que teorias conspiratórias de que o principe é o anti-cristo são verdadeiras?.. Heueheh

  5. DUVIDO !!! Isso é uma pressão psicologica pra cima do Irã… se houvesse mesmo esse plano, vcs acham q seria divulgado aos 4 ventos?????

    o Irã não é o Iraque !!!! e Os EUA sabem disso

  6. ó mundo dos eua,o país que gosta de uma guerra,se os emergentes vão salvar a europa,então é como dis o texto”com guerra sem ajuda”esses eua é só morte,morte,e morte,é sem comentarios…

  7. Rafael eu gostaria muito de ter esse otimismo todo amigo,há muito tempo eu disse que a china estava cercando os americanos em matéria de fontes de energia e recursos naturais,agora o foco americano mudou,já existe uma nova guerra fria,não declarada pois as duas economias são dependentes,os chineses precisam dos americanos para garantir empregos no seu país e evitar uma crise que derube o sistema, a china ao contrário do que muitos pensam é uma nação extremamente dividida,o que muitos veem na tv é a Etinia Han que controla o país e tb é a maioria da população,já os americanos precisam dos chineses para bancarem o seu cassino financeiro,acho que ontem manifestantes fecharam um dos maiores portos dos E.U.A,e logo em seguida houve a liberação através de uma repressão violenta,com confrontos,a equação é um pouco simples amigo,com uma guerra contra o Irã os E.U.A estão calculando em tomar suas reservas e as outra reservas não exploradas,e tb esvaziar o atual movimento Ocupa Wall Street que está ganhando uma dimensão enorme,várias das principais cidades americanas estão com esse movimento forte,e em algumas há confrontos entre os simpatizantes do TEA PARTY,os americanos abriram uma caixa de pandora e agora não sabem como fechar,com a guerra serão criados muitos empregos,muitos dos que estão sem emprego nos E.U.A conseguiram empregos na industria belica,pois hoje é o único produto em vc ve o MADE IN USA.
    Antigamente as potencia ocidentais justificavam a suas campanhas em nome da Fé,hoje é em nome da Democracia.
    Eu torço mesmo que seja verdade que os Iranianos secretamente compraram 5 ogivas nucleares de uma ex-republica sovietica,e que eles vendam bem caro a derrota caso sejam invadidos.
    Pois caso contrário isso vai virar moda,muitos não se tocaram que os Tabelans pretaram um enorme favor ao undo,pois os americanos viram que não é tao simples chegar e jogar bombas e saquear um país,agora eles pensam 2 vezes antes de atacar,o Brasil que fique esperto,depois pode aparecer uma reportagem de alguma agencia internacional dizendo que massacramos os nossos indios,ai vai se criar um debate da criação de uma nação indigena,controlada pela ONU,e como tenho certeza que a mídia vendida do brasil vai apoiar essa ideia,pois é politicamente correto aos olhos do mundo.

  8. Primeiro quero dizer que NÃO SOU anti judeu, anti preto, anti homosexual, anti americano, anti comunista, anti muçulmano …
    Bom, a verdade é o seguinte, o Sr. Mahmoud Ahmadinejad Presidente do Irã, portanto representante legal de seu país disse em alto e bom som que tem a pretenção de VARRER ISRAEL DA FACE DA TERRA .
    Ora, se as informações forem corretas ele em pouco tempo estará produzindo sua primeira bomba atômica, e possui mísseis com tecnologia Norte Coreana; baseando-se na ameaça que ele fez, e que Israel possui aliadados (não precisa deles), o que vocês acham que ia acontecer(?).
    Sabemos que tem gente que não vive sem uma guerrinha pra gastar e ganhar dinheiro com armas e morte, portanto o que o presidente falou foi dar munição pro diabo, agora foi criada uma condição “moral” para um ATAQUE PREVENTIVO.
    Fico imaginando o que aconteceria se o presidente do Irã tivesse ameaçado a Rússia, a China ou Coreia do Norte .

  9. Eu creio que isso está mais para uma pressão para que o Irã cometa um erro que possa justificar uma invasão do que qualquer outra coisa, mas é de se notar como as coisas são interessantes, por bem menos que isso, toda a velha mídia apoia o “ataque preventivo”, será que seria justo o Irã também realizar ataques preventivos diante essas ameaças a sua soberania?
    .
    “com guerra, sem ajuda.”, essa de fato dessa ser a política do BRICS, se atacar o Irã ou qualquer outro país, não haverá ajuda alguma, aí o BRICS pode começar a discutir a colonização da Europa, mas como disse um colega em outro comentário, sem chibata, corrente, canavial…! 😀

  10. “Se os EUA entrarem no Brasil irao perceber q o Viatna foi apenas um passeio no parque”

    Estava em Manaus esses dias, dúvido que algum extrangeiro sobreviva por muito tempo na selva…

    Qual é o objetivo dos judeus ? Tá pro Putin dominar o Orinte médio doq pra Europa e EUA.

  11. O do Irã já era visto faiz anos,os estado unidos se estavão preparandose para o ataque final com tantas bases americanas en Paquistão,Afegistão,Omã,Arabia saudi,Georgia,Israel,Turquia,Kwait,etre outras e agora no Iraque,para que tantas ao alrededor de Irã ?,é obvio,não.A pregunta é quem será o prximo despois do Irã?.

  12. HAHAAHAHAHH Ingleses Ponta de lanca???????????,
    .
    um bando de parasita
    .
    Atras de OIL
    .
    Yankes vao ferra Economia de vez.
    .
    this is NEW WORLD ORDER
    .
    BRASIL SE CUIDEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!

  13. Não temos dúvidas sobre a capacidade bélica das grandes potências, porém achar que seria simples atacar o Irã e ficar ileso não seria muito arriscado? Quem garante que o Irã não tenha uma carta na (manga) ou eles já sabiam que isso seria possível e se preparam para tal situação, acho que o texto foi bem claro o pessoal está mais preocupado com o Irã do que com a economia e desenvolvimento em geral.

  14. 1 – Não será o fim do mundo. Em todo começo de guerra aparece uns anunciando o apocalipse e a terceira guerra mundial. Fazemos guerra desde a pedra lascada e e estamos todos ai. Se explodirem umas bombas nucleares muita gente vai morrer mas somos numerosos e resistentes como pragas, só sairemos daqui quando o sol torrar a terra…

    2 – A guerra move a economia e é muito boa para tirar qualquer país da recessão (a menos que voce seja o país alvo..) Graças à guerra os Estados Unidos tomaram para si o posto de senhores do mundo, militar e economicamente.

    3 – Antigamente a guerra era uma parte importante das sociedades. Faziam guerra como hoje nós comemoramos o Natal ou o dia dos namorados. Era tradição guerrear e matar os inimigos (incluindo mulheres e crianças) por recursos naturais ou por poder puro e simples.

    4 – A verdade é que o ser humano continua o mesmo. apenas passamos uma camadinha de verniz para esconder a feiúra, mas no fim ela acaba se revelando sempre.

  15. O Irã está em prontidão com todos os sistemas em alerta,
    sua missão principal e varrer do mapa o estado de Israel,
    com tantos mísseis apontados no mesmo alvo, não é possível interceptar a todos, fatalmete os estragos serão de dimenções catastróficas.O sr. BIBI quer sua guerra particular e terá, o serviço secreto é contra.

  16. Pessoal essa informação de que o Irã falou que quer varrer Israel do mapa é uma mentira espalhada pela mídia main stream.

    Como eles falam farsi, aproveitaram e distorceram o significado real da frase, que era eliminar o governo de Israel (Sionistas).

    Não se iludam…

  17. Não sou nada a favor do regime do Irã, são um bando de trogloditas que apedrejam mulheres e enforcam crianças cujo “crime” foi ser estupradas (procurem informação).
    Mas na guerra quem sofre mais são os inocentes. Olho para pessoas da minha propria familia que tomam remédios controlados para sobreviver, e penso como ficaria isso numa guerra, pois uma guerra atrapalha tudo no país, as pessoas podem não encontrar nem comida disponivel o que dirá de remédios!
    Pois os mais fracos é que vão sofrer e sucumbir primeiro nessas guerras por petroleo e poder…

  18. KLM, a disney ilusão não perde tempo quando veem dinheiro fácil, parasita mesmo!
    .
    O Irã é:
    .
    – 4º maior produtor de petróleo;
    .
    – 3ª maior reserva de petróleo;
    .
    – 8º maior produtor de ferro;
    .
    – 50 bilhões de toneladas de carvão mineral;
    .
    – a 2ª maior reserva de cobre do mundo (Sar Keshmeh);
    .
    – 5º maior produtor de cromo (essencial para produzir aço inox);
    .
    – Um respeitável produtor de leite, pescado, carne e frutas (3º maior produtor de maçã, por exemplo)

  19. Não que seja meu desvejo,mas como ja disse aqui dias atras que o irã seria atacado brevemente,esta se cumprindo não sou profeta,mas vai se cumprir,e o pior é que o pais do irã esta fasendo a cartilha bem sertinha para ser atacado esta pedindo e faz tempo,tem um lider arogante e prepotente,que parese não saber da força e do poder que esta para cair em sua cabeça,irã ja éra vai ficar mais aruinado do que o iraque,porque não avera misericordia para o irã por ser um pais de arogantes,que impõe uma lei perversa a seu povo e as pessoas que la vivem a religião que presta é só a deles os demais é na cadeia prizão fuzilamento enforcamento,por isso e muito mais o pais do irã vai cair pois são retrogadas e não procuram se alinhar com o ocidente,e o caso do irã não é só petroleo mas é que realmente são uma ameaça ao mundo,e se tiverem poder para jogar uma bomba atomica onde quer que seja eles jogam mesmo sem amor nem piedade,e é disso que o mundo tem medo,pois nas guerras de hoje apesar de ser desumana uma guerra eles pensam muito na população civil,ao contrario do irã,não do islamismo,pois o verdadeiro islamismo prega a paz e o amor.

  20. O Irã pode até sofrer um ataque fulminante… mas antes deles se defenderem, eles farão de tudo para destruir o estado de israel… e isso eles conseguem…. vencer a coalisão? aí ja acho dificil….
    a OTAN, é outra conversa, acho que ela não cairá de cabeca em uma empreitada dessa…. somente caso os EUA e o estado israelense(o grande interessado na guerra) pedirem arrego

  21. Depois do que aconteceu na Líbia,abriu-se um terrível precedente para intervenções pró democracia.Eu sinceramente fiquei muito assustado com tudo que lá aconteceu.não acho que o Irã realmente tenha alguma pretenção expancionista na região,mas os chupa-cabras um terrível histórico de colonialismo na região.Acho que infelizmente não dá pro Irã,mesmo tendo forças armadas mais bem preparadas do que o pobre e velho Kadaffi.A tecnologia dos chupa-cabras é superior,o que o Irã pode fazer é tentar quebrar a cadeia logística deles e assim ganhar tempo e fazê-los gastar muito dinheiro a ponto de causar questionamento em tempos de crise.
    A situação está ficando feia por todos os lados,e ainda vem seu Mantega propor ajuda financeira para esse malditos belicistas,quer dizer que pra jogar bombas e mísseis para todo lado eles tem,mas para cuidar da própia população eles não tem.A própia população européia é culpada de de sua situação,não terei piedade se depois de uma ataque ao Irã uma cidade européia arder em chamas vítima de um cogumelo atômico.
    Só temo que seja tarde de mais para o nosso país de armar,o que eu e outros amigos do blog vínhamos alertando há muito tempo está acontecendo ao vivo e à cores.Só que a realidade supera o que eu imaginava.
    Acho que todos temos a absoluta certeza de que uma vez dominada a situação no oriente médio e África,os chupa-cabras se voltarão para a nossa América do Sul.
    Hoje em dia com os Drones e sensores apropiados eles conseguem enxergar debaixo da copa da árvores e massacrar nossos soldados um a um,sem o confronto direto homem a homem.

  22. SE isto acontecer,vai ser a mae de todas as burradas,nao pelo fato de promover talves a uniao entre islamicos (nao possuem a capacidade para agir coordenadamente)mas sim pelo fato deque no meu intendimento ,o Irao merece um voto de confiança,ao contrario de algumas etnias de credo islamico,os persas sao mais confiaveis,nao esconde seus verdadeiros sentimentos,odeiam Israel e deixam isto bem claro,ao contrario de outros que fingem querer uma aproximaçao e sabotam todas as tentativas de paz.Vai ser uma pena causar danos a uma cultura que apesar dos pesares ,possui valores morais que faltam em todos os paises ocidentais (descontando as execuçoes que deveriam ser transformadas em prisao perpetua ,multa ou exilio)boa sorte ao IRAO ,espero que o bom senso prevaleça !

  23. Eles não atacam a não ser que sejam burros, primeiro não há dinheiro, a baixas seriam muito maiores que o Afeganistão e o Iraque juntos e a população iria protestar contra isso devido ao momento em que se encontram,terceiro o Irão teria apoio da Rússia
    Agora quanto ao planeamento não há nada de mal todos os países têm(se não têm deviam ter) planos de ataque e defesa contra outros mesmo que sejam aliados
    ————–
    Caiozin

    Tudo isso seria destruído em horas por aviões invisíveis ao radar

  24. “Khomeini dizia, que o regime que ocupa Jerusalém, deve desaparecer ao longo do tempo.”

    Esta frase, pronunciada pelo Presidente eleito recentemente, Ahmadinejad, em 25 de Outubro de 2005, foi traduzida por “Israel deve ser varrido do mapa”. As seguir, esta tradução foi citada por milhares de jornais e políticos para mostrar a que ponto o Irão (ou o seu Presidente) seriam perigosos. Logo de seguida, o Presidente esclarecia que, em sua opinião, tal como o regime da União Soviética e como o regime de Saddam Hussein, o regime Sionista em Jerusalém acabaria igualmente (http://courtfool.info/pt_Varrer_Israel_do_mapa.htm).

    “Durante meses, acadêmicos como Cole e jornalistas como Jonathan Steele, do jornal londrino The Guardian, têm denunciado os erros de tradução, enquanto muitos mais vão aparecendo – como, por exemplo, os comentários de Ahmadinejad em um encontro da Organização dos Países Islâmicos, em 23 de agosto. Segundo a rádio Free Europe (Europa Livre), ele afirmou que ”a cura principal para a crise no Médio Oriente é a eliminação de Israel”. ”Eliminação de Israel” implica destruição física: bombas, ataques aéreos, terrorismo ou atirar judeus ao mar. Tony Blair classificou a declaração traduzida como chocante.

    Porém, Ahmadinejad nunca disse tal coisa. Segundo a versão da al-Jazeera, o que ele realmente afirmou foi que ”a cura verdadeira para o conflito é a eliminação do regime sionista, mas primeiro deve haver um cessar-fogo imediato”. A noção de regime diz respeito ao governo israelense e a seu sistema legislativo, que mantêm milhões de cidadãos palestinos sob ocupação militar. Muitos ativistas de direitos humanos acreditam que o regime israelense deve ser efetivamente alterado, embora discordem da forma como deve ser feito.” (http://www.brasildefato.com.br/node/3974).

  25. Que pena Irã, vocês vão retroceder no tempo 30 anos por causa desta guerra estupida que procuraram. E quem vai sofrer é o povo , que está alheio a tudo isso.

    Me desculpem, os que acham que o Irã é forte o suficiente para enfrentar americanos e CIA, mas o Irã, mal dá para enfrentar Israel.

  26. felipe augusto disse:
    04/11/2011 às 17:23
    ————————
    VC FALO TUDO MEU CARO
    .
    E lastimavel mais ainda tem GENTE LA DISNEY DA INLUSAO
    que pensa que e pela DEMOCRACIA,.
    .
    A AGORA MEU CARO FELIPE AUGUSTO
    .
    QUEM VIM TBM COM IDEIAS DE CARRO ELETRICOS VAO SER TERRORISTAS TBM
    .
    🙂
    nao esperem um susbistituto pro oil tao cedooooo.
    .

  27. Qual e a novidade nessa materia? Eu pelos menos ja escrevi aqui sobre o Projeto Norte Americano Seculo XXI e sobre a nova redivisao e remapeamento da Asia e Africa. O ataque ao Iran sera uma decorrencia do ataque a Siria. O pessoal da Nato sabe que ataque a qualquer um dos dois levara o outro e entrar na guerra. Estao o ataque sera simultaneo. E o ataque sera iniciado por Israel.

  28. Iranianos há anos amaldiçoam a Israel e aos Estados Unidos.
    .
    Vamos ver agora se possuem culhões para segurar o tranco.



  29. espero que passe na CNN… as usinas nucleares do Irã explodindo…misseis cruzando os ceus..etc..etc

    deviam ter atacado a 3 anos atrás .. mais ‘easy’ e com menor efeito colateral…

    isso que da ..querer ser bonzinho..rsrsrsrs

    agora é pau nos aiatolas burros…….avisados foram…

  30. Me perdoem os que acham que o irã não é suficiente para enfrentar os EUA MAS OS EUA NÃO CONSEGUEM NEM VENCER DO AFEGANISTÃO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  31. SENHORES UM CASAL MUÇULMANO TEM EM MÉDIA 8 FILHOS. UM CASAL OCIDENTAL TEM EM MÉDIA 1.38 FILHOS EM 30 OU 40 ANOS NOSSOS FILHOS E NETOS SERÃO MUÇULMANOS. SE DUVIDAREM PODEM VER O VÍDEO.
    http://www.youtube.com/watch?v=e8mFeWLwJx8
    SE CONTINUARMOS FAZENDO CRUZADAS NO ORIENTE MÉDIO ELES VÃO CONTINUAR VINDO PARA O OCIDENTE PARA TENTAR UMA VIDA MELHOR!

  32. Os EUA e Israel perderam a noção da diplomacia. Qualquer coisa contraria eles já partem para o uso da força.

    Seja o que Irã for, os EUA não tem direito nem moral para atacar o Irã e muito menos Israel.
    A falta de respeito dos EUA por culturas e crenças de outros países é grande. Invadem , matam , estupram e condenam sem prova.
    Em 10 anos,os EUA fizeram 3 guerras : Iraque , Afeganistão e líbia. Agora partem para quarta guerra em 10 anos conta o Irã.
    Todo país tem direito de se defender e só recorre a bomba nuclear quando se sente ameaçado como é caso do Irã.
    Espero que EUA e Israel se arrependem ao atacar os Persas.Isarel ganhará muito mais inimigos do que possa imaginar.

  33. luis nassif seja sincero .o irã já ataca israel atraves do hezbolah.caso o irã consiga uma arma nuclear certamente ele utilizara contra israel ou deixara ela cair na mao de militantes anti-israel.
    vamos ser sensatos.acho que israel faz coisas erradas mas eles estao correndo risco demais.
    todo mundo sabe que os cristaos do libano e os judeus sempre serao alvo do radicalismo islamico.

  34. O Brasil tá é jogado as traças, se o país se lascar, muitos políticos que ainda não conseguiram, por falta de tempo, roubar o suficiente também vão pro buraco essa é minha alegria. torço para um novo golpe militar com nossas forças armadas aparelhadas até os dentes e esses políticos que ai estão comendo grama pela raiz. Não suporto mais ver esse país sem armas, sem defesa, e agora, com índio querendo dar as cartas. ARREGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  35. O cinismo virou praxe no mundo e ainda tem gente que mandar todo mundo se f…, e outro que diz que o Iran procurou guerra. Tá senhores é hora de terem o minimo de decencia. O QUE SE CHAMA Darth Sidous TEM DE SE DESCULPAR OU SER IMPEDIDO DE ESCREVER. NÃO ADMITO ESTE TIPO DE COMPORTAMENTO

  36. QUEM fala em destruição de israél não sabe nada sobre israél,o povo judeu pode sofrer ataques terriveis como ja sofreu no passado,e podera sofrer,mas acabar com os judeus ninguem acaba,destruir ninguem destruira,porem digo podem subir todas as nações da terra,como um dia subira mas serão todos aniquilados isto sim,quem fala em destruir israél sera destruido aquele povo tem historia,serão abalados mas jamais destruidos.

Comentários não permitidos.