Defesa & Geopolítica

EUA TREINAM MILITARES PARA COMBATER NARCOTRÁFICO NO MÉXICO

Posted by

Um destacamento das Forças Armadas dos Estados Unidos iniciou um treinamento para combater os cartéis de narcotráfico no México, de acordo com dados do Pentágono divulgados pela imprensa mexicana.

O treinamento do Comando Norte dos Estados Unidos destaca movimentos para combater ações de contra-insurgência utilizados na guerra do Vietnã e no Afeganistão, como a detecção e o treinamento em túneis usados para transporte de drogas e de imigrantes não autorizados do território mexicano para o norte-americano.

O aumento na construção de túneis ao longo da fronteira bilateral e sua evolução fez com que o Departamento de Defesa norte-americano tomasse novas medidas para detectá-los, baseados em sua experiência de contra-insurgência.

Segundo a Estratégia Nacional contra o Narcotráfico na Fronteira Sul da Casa Branca, do total de túneis encontrados na divisa Estados Unidos – México, apenas seis foram encontrados por meio de tecnologias, e as demais por patrulha humana.

“Os túneis fronteiriços são construídos e utilizados para cruzar [imigrantes] não documentados, contrabando, drogas através da fronteira sudoeste e estão sendo construídas a taxas alarmantes”, indicou o Pentágono.

O Departamento de Defesa norte-americano é, por lei, encarregado de encabeçar o combate ao narcotráfico nos Estados Unidos e a busca de túneis na fronteira com o México.

Fonte: AnsaLatina

14 Comments

shared on wplocker.com