Deu no CAVOK: Embraer apresenta o veículo aéreo não-tripulado Harpia

O veículo aéreo não-tripulado Harpia, projeto da Embraer em parceria com a israelense Elbit. (Foto: Embraer)

O site DEW Line divulgou hoje a imagem do novo UAV (veículo aéreo não-tripulado) Harpia, que está sendo desenvolvido pela Embraer numa parceria com subsidiária da empresa israelense Elbit, a AEL de Porto Alegre, após um contrato assinado em setembro desse ano, no qual foi criado a empresa Harpia S.A., com sede em Brasília. O modelo, com características similares ao UAV Heron, projetado pela concorrente da Elbit, a IAI (Israel Aircraft Industries).

A Força Aérea Brasileira já está operando uma aeronave não-tripulada, o UAV Hermes 450 da Elbit, e a parceria com a Embraer visa justamente ampliar essa capacidade operacional tanto em autonomia de voo como alcance do radar e sensores embarcados no UAV destinado para as necessidades da Força Aérea Brasileira.

A imagem foi divulgada pela Embraer na apresentação dos resultados do trimestre, e segundo Stephen Trimble, do site DEW Line, o UAV, caso seja fabricado, tem boas chances de conseguir vendas externas para competir com os UAVs Heron da IAI e o Predator A da General Atomics.

Fonte: Cavok

25 Comentários

  1. So falta botar uns misseis semelhantes aos hellfire, encher de missel ele e pronto, temos um VANT de ataque. o negocio e deselvolver os misseis pra ele agora…

  2. Excellent!! uma versão de ataque leve pode substituir o tucano nas fronteiras com vantagens. tem de mirar também em UAV’s de asas rotativas e kit’s para converter helis em UAV’s…

  3. Parceria com Israel e o caminho a nossa independencia tecnologica. Os Israelis tem e, ate um certo limite, sao capazes de difundirem. Muitas techs podem ser americanas, mas se existe alguem com “palanca” dentro do governo Americano prara conseguir o que quer e Israel.
    Poderia ate ser uma “porta dos fundos” tipo de acesso a tecnologia avancada.
    E o melhor sao technologias, equipamentos de qualidade e provados em territorio hostil. Israelis nao tem armamentos para treinar recruta; Toda missao e missao de combate.

  4. Como sempre, a iniciativa privada põe as falacias governamentais no chinelo… daqui a pouco aparece uns bradando “fora Embraer, fora sionistas, fora… fora…”… é só para rir… confundem patriotismo com isolacionismo… coitados… governo foi feito para dar educação, saude e segurança a nação… e esse que ai esta ta fazendo uma pessima administração nesses itens… 2014 tai… tomara que ate lá apareça algo que preste para analisarmos… saudações…

  5. Boa notícia, e a Embraer tem estrutura e apoio tecnológico da Elbit para desenvolver e produzir VANTS, quem sabe da mesma classe do Predator e do Reaper.
    E ao contrário de alguns colegas, gostei do design proposto 🙂

    []’s

  6. Caro Blu Eyes vc está errado,ser privado não significa que não haja investimento do governo,em qualquer país no mundo inclusive nos E.U.A o Estado banca esses projetos,para esse veiculo sair do papel vai precisar de que uma das três forças o compre,e o governo banca indiretamente,veja o exemplo gritante do F-35,com senadores americanos questionando o financiamento,isso de publico e privado,andarem separados não existe.

  7. Quero ver aqueles malucos daqui falando mal de Israel. “Ae vamos fazer parceria com a Palestina, lá a tecnologia é…..”

  8. Barca, indiretamente sim… concordo com vc… mas nem sempre ha necessidade de participação governamental, ainda que inderetamente… é claro que uma ajudinha estatal é sempre bem vinda, mas costuma deixar as empresas mau acostumadas…

  9. Até parece que a AEL-ELBIT vai “dar” alguma coisa(ou transferir)…..Sou muito mais o Flacão, fora que a avibras ainda é genuinamente nacional.

  10. Eu prefiro o falcão que já saiu do papel e seu designe é mais bonito, mais toda parceria é bem vinda e que venha o harpia vamos precisar do, falcão do harpia e muito mais.

  11. Exemplo de parceria de desenvolvimento que deve ser seguida por todos os Setores militares, associação, parceria desenvolvimento conjunto, esta deve ser a prática.
    muito bom
    Sds
    E.M.Pinto

  12. Predator-BR! Isso aeh Francoorp!
    Fantástico!.. mesmo. =D
    Copia mais! Embraer! Se quiserem dou uma lista do que ainda falta copiar! Heuehh
    Um dos caminhos mais rápidos é este mesmo!..

Comentários não permitidos.