Controlar fronteiras de Paraguai e Bolívia é prioridade, diz general brasileiro

http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_operacao13cr.jpg

As maiores preocupações do governo brasileiro na segurança fronteiriça são os limites com o Paraguai e a Bolívia, por onde entram os principais carregamentos de drogas e armas. A avaliação é do chefe de Inteligência Estratégica do Ministério da Defesa, general Francisco Carlos Modesto, que participou hoje (3) da abertura da 7ª Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana.

“Essas são as áreas prioritárias para ocupação e deslocamento de meios tecnológicos. Na fronteira com o Paraguai temos cerca de 1,5 mil homens e na fronteira com a Bolívia, o equivalente a isso. Temos que multiplicar esse poder de combate com meios tecnológicos como aviões, helicópteros, embarcações e viaturas”, disse o militar.

Para o general, os limites do país vão estar melhor cuidados quando for implementado o Sistema de Monitoramento das Fronteiras (Sisfron), que está em fase de projeto final, mas ainda sem custo quantificado. “Esse sistema vai permitir que possamos conseguir, com equipamentos, satélites e radares, monitorar a fronteira.”

Atualmente as Forças Armadas têm 25 mil homens só na Amazônia. Segundo o general, seriam necessários pelo menos 32 mil soldados para garantir reforço na segurança fronteiriça. “Só que isso demanda tempo, com transferências e criação de novas unidades.”

Outro participante da conferência, o deputado federal e delegado federal licenciado Fernando Francischini (PSDB-PR), também apontou as fronteiras com Paraguai e Bolívia como os principais portões de entrada de armas e drogas, além de porta de saída para carros roubados. “De 70% a 80% das drogas que entram no Brasil chegam por ali. O Paraguai infelizmente continua um território próspero de corrupção, e ali o narcotráfico domina. E a cocaína boliviana é a que inunda o nosso país, trocada por carros roubados que lá são regularizados”, disse Franceschini.

Para tentar um maior controle sobre essas fronteiras, o general Modesto destacou o uso de novas tecnologias, incluindo veículos aéreos não tripulados (Vants). Atualmente dois desses equipamentos estão sendo testados pelo governo brasileiro para capacitação de pessoal. Um está sendo usado pela Polícia Federal (PF) e outro pela Aeronáutica.

Os Vants podem voar por 16 horas, a uma velocidade de 170 quilômetros por hora e a 6 mil metros de altura, o que dificulta sua visualização. Carregam câmeras de alta resolução, que repassam informações à equipe de terra, com poder de captar imagens em infravermelho, permitindo detectar pessoas no escuro ou escondidas sob árvores. “Ele foi usado em agosto na operação Ágata 1, na Cabeça do Cachorro, em Tabatinga (AM), com excepcional resultado. Foram destruídas três pistas clandestinas. Ele pode ficar mais tempo no ar, pois gasta menos combustível.”

Satisfeito com o resultado do Vant, o general espera que o país possa desenvolver tecnologia própria para fabricar a aeronave. “O mais importante é nos capacitarmos para fazermos o desenvolvimento de nossos Vants. Para isso, temos que adquirir capacidade tecnológica, investindo em educação. Tecnologias sensíveis nem sempre se transfere.”

Fonte: Jornal da Mídia

6 Comentários

  1. Incrível como os políticos brasileiros conseguem ver corrupção no Paraguay e Bolívia e não ver aqui…
    Lamentavelmente o exército que possui parcos recursos precisa gasta-los em funções policiais que NÃO SÃO FEITAS pelos ESTADOS e muito menos pela policia federal, nada mais justo que as verbas desses inuteis ir para o exercito?!
    Outro dia mesmo, vi pela internet, uma batida da policia federal em uma radio comunitária, alguém acha que precisa de policia federal com fuzil G36 para pegar um transmissor de rádio fm de um grupo de 3 ou 4 pessoas de 20 anos? esse é o nosso país…

  2. O General Modesto é da minha turma de formação,e é um prazer vê-lo nesse artigo.Parabéns.
    Não há como impedir a entrada de drogas e armas no Brasil. É uma grande utopia. Nem os americanos conseguem fazer isso em seu país. Os caras colocam as drogas dentro dos pneus, no meio de frutas, dissolvido nos vinhos, etc. Se as Polícias e Forças Armadas não conseguem nem prender os traficantes cariocas e paulistas , como vamos impedir a entrada pelas fronteiras, que são imensas ? Nós temos que fazer o seguinte: Fechar os principais acessos na fronteira, aproveitar a população local como informante, e combater efetivamente tráfico nas cidades.
    Se o tráfico controla a polícia com propina,vamos ter que reformar a polícia. As leis também têm que ser mais rígidas. No Brasil, um juiz prende, mas o outro manda logo soltar,ou engaveta o processo. Isso tem que acabar … Só 10% dos assassinatos são desvendados. Tem hora que eu penso, que o Grande Satã escolheu o nosso país para morar, com a sua legião de capetas. O mal do mundo está aqui concentrado. O mal dominou o bem no Brasil. O mal é a OMISSÃO, IMPUNIDADE e o POPULISMO. Isso gera todos os outros males.

  3. Conversa fiada, eu sou de Mato Grosso e a fronteira com a Bolivia é vigiada somente pelo GEFRON, um grupo especializado da Policia Militar que atuação na fronteira, o Exercito nada faz, e a Policia Federal tem um contigente muito pequeno esses dias atras o Estado de Mato Grosso adquiriu 10 land Rover Defender com RADAR, CAMERA INFRAVERMELHA E OUTRAS TECNOLOGIAS EMBUTIDAS NESSES VEICULOS, tecnologia essa que so vai ser encontrado no MT, vinda da Russia como parte a transferencia de tecnologia, fica claro que o Governo Federal pouco importa entre a Fronteira entre MT e Bolivia.

  4. “As maiores preocupações do governo brasileiro na segurança fronteiriça são os limites com o Paraguai e a Bolívia…”
    .
    Imagina se não fosse, e não tivesse atenção do DESgoverno, seria um caos aquilo, entraria drogas, falsificados, armas…… ahhahahhah

  5. A melhor forma de inibir o trafico e endurecer as leis Nao somente contra produtores ou traficantes mas principalmente os usuários. Estes sim sao o ponto final da droga e e quem financia todo o processo. O reforço das fronteiras pode ajudar mas com pouquíssimos resultados já que os traficantes tem imaginação suficiente para “driblar” esses “incovenientes”.

Comentários não permitidos.