Deu no Cavok:Novos helicópteros Apache permitirão que seus pilotos controlem UAVs em combate

As tripulações pilotando a versão mais recente do helicóptero de ataque Apache do Exército dos EUA serão capazes de voar mais rápido e mais alto, enquanto controlam todos os aviões não tripulados durante as batalhas, de acordo com oficiais do próprio Exército.

http://www.boeing.com/Microsites/IDS/2009/apache/issue_01/images/army_s2_p2.jpg

O primeiro de cerca de 700 novos ou atualizados helicópteros de ataque Boeing AH-64D Longbow Apache Block III que o Exército está adquirindo, sob um acordo de US$ 700 milhões fechado com a Boeing estão preparados para começar a sair da linha de produção nessa quarta-feira, dia 2 de novembro, de acordo com Sofia Bledsoe, um relações públicas executiva do programa de aviação do Exército.

Dentre as melhorias do novo helicóptero Apache Block III estão um novo motor mais potente e um sistema de controle de UAS em voo. (Foto: WT Martin/HNW)

“Dentre as melhorias nas aeronaves estão um motor mais potente e um novo eixo principal, composto de pás de rotor que fornecem mais sustentação, além de um sistema de controle de aeronaves não tripuladas (UAS), o que significa que o piloto pode agora controlar a trajetória de voo, sistemas de armas e sensores em um esquadrão de drones”, disse Bledsoe num e-mail.

O Apache será a primeira aeronave de onde os pilotos serão capazes de controlar drones, de acordo com o tenente-coronel Dan Bailey, um piloto de Apache, que é gerente do novo projeto de helicóptero de ataque do Exército.

“Vai fazer uma diferença significativa no campo de batalha”, disse Bailey.

“As tripulações que voam nos Apaches mais antigos muitas vezes se comunicam com os operadores dos UAVs por rádio durante as missões”, disse Bailey, que voou missões com helicópteros Apache no Iraque entre 2006 e 2007.

A partir da cabine de comando de um Apache, o piloto poderá controlar um UAV e direcionar suas câmeras e sensores para seus alvos desejados.

“Um operador [de UAVs] poderia nos falar por rádio exatamente o que ele estava vendo, como um edifício onde os insurgentes estavam atirando”, disse ele, “mas uma imagem vale mais que mil palavras.”

As tripulações nos novos Apaches serão capazes de ver o mesmo vídeo que um operador do UAV vê nas suas telas. Elas vão mesmo ser capazes de assumir o controle de um drone em voo para direcionar e usar o zoom de suas câmeras e sensores nos alvos desejados, disse ele.

“Podemos usar os drones como um sensor remoto para identificar inimigos”, disse ele. “Os drones agora fazem parte do nosso Apache, mas será para a linha de frente onde não queremos estar. Eu acho que vai ser um enorme divisor para o Exército.”

O novo Apache será capaz de operar a 6.000 pés transportando uma carga completa de missão de combate, voando com uma velocidade de 164 knots – 20 nós mais veloz que frota atual de helicópteros de ataque do Exército, disse Bledsoe.

De acordo com Bailey, o “Block III” – que irá incluir alguns helicópteros completamente novos e centenas mais que incorporam componentes da atual frota de Apaches – é a terceira evolução para a aeronave, que foi destacada pela primeira vez no campo de batalha na metade da década de 1980.

A Boeing testou com sucesso o novo controle de UAV num Apache no dia 8 de junho desse ano. (Foto: Boeing)

O novo sistema de transmissão, retorna o desempenho da aeronave ao que era nos seus primórdios, antes quando o Exército carregava ele com 3.000 a 4.000 quilos extras de equipamentos de alta tecnologia, disse ele.

“Há lugares no Afeganistão que as aeronaves [atuais] não podem voar”, disse Bailey. ”Com as atualizações, nós seremos capazes de ir a esses lugares onde o inimigo tende a se esconder de nós.”

Muitos dos upgrades no Apache envolvem os mais recentes sistemas de computadores. Bailey disse, acrescentando, que o poder de processamento dos sistemas dos helicópteros de ataques mais antigos do Exército está na capacidade máxima.

“Ele [o novo Apache] tem uma arquitetura aberta, que nos permite colocar novos sub-componentes na unidade e adaptá-lo para combater o inimigo que estamos lutando”, disse ele.

A aeronave foi projetada para permitir que o Exército possa adicionar novos componentes na medida que a tecnologia evolui, o que significa que provavelmente ficará em serviço pelo menos até 2040, ele disse.

Fonte: Stars and Stripes – Tradução: Cavok

17 Comentários

  1. Será um divisor realmente. Apache com Drones = aumento da capacidade dos sensores e diminuição dos riscos da tripulação.

    []’s

  2. Fazer o que? dizer o que? podia ser nós na fita… mas esse povinho que nos governa… sem chance… daqui 50 anos compramos uns 12 usados para manter a doutrina…

  3. Ai vem as pererecas falarem das trambiqueiras russas, que sao isso aquilo e acola.
    Esse e um helicoptero de ataque. o resto e onibus voador.
    Sonao explica ai qaundo o helicoptero mae ae abatido..existe outro que assume o ‘drone”

    Ainda bem que esta nas maos da Boeing e nao da Lockheed.

  4. Não é só pelo apache que realmente é superior mas que as armas americanas tem mais qualidade isto tem e é visivel a olho nú só não ve quem não quer,porem em termos antiaéreo miceis a tecnologia russa é fatal,e ingrassado os caras estão chorando com a economia,devastando a auropa e não sei se os chinas não entram nessa,ta perigoso emprestar grana ´para o tio san,eles podem diser não e dai!mas as maquinas mortiferas estão ai cada vez mais assasinas,e pois é gente nosso pais infelizmente é muito mal administrado a corrupção toma conta,como ja disse antes se bem administrados e sem nenhuma idiotisse,deveriamos ter uma força militar que pelo menos equivalece,inglaterra,frança,e alemanha juntas,porque?simplesmente porque tirando fora a russia que é enorme a auropa inteirinha cabe dentro do nosso pais e ainda sobra muita terra,somos autosuficientes em petroleo minerio de ferro,bauxita,ouro,carvão,e varios outros minerais,somos autosuficientes em terra para plantar sól o ano todo,a europa planta uma vez ao ano,o brasil o ano todo,gente tem algo muito errado aqui,é muita incopetencia é muito ladrão e muita corrupção é muita preguiça,agora tem uma os europeus,japoneses são trabalhadores ó que povo trabalhador os japoneses trabalham em media 14horas por dia,os brasileiros 8horas funcionarios publicos 6horas e os sindicalistas ainda estão querendo baixar para 6 e 4os publicos que vergonha que povinho vadio em.

  5. Não fala besteira Nelore, quem dera o Brasil ter metade dessas “trambiqueiras” russas. Não deverias falar isso, tem que se ver como está tecnologias americana será aplicado no teatro de operações modernas. Deverias ter mais respeito pelos armamentos russos e suas tecnologias.
    Esse tipo de comentário não parece ser de um brasileiro que assim como eu, mora em um país onde quase não se compra armamentos modernos, que tem FA em estado de calamidade e um governo que pouco faz para mudar isso. Esse tipo de comentário mostra o quanto ideologias ultrapassadas dos tempos de Guerra Fria, ainda estão presentes até hoje.

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    Quanto à matéria, é uma tecnologia sem sobras de duvidas moderníssimas, mas como disse, vamos esperar sua aplicação no campo de batalha.

  6. A isto se da o nome de SUPREMACIA ABSOLUTA,para alcançar tal padrao a receita e´:possuir uma cultura de cultivar o estado de arte,raciocinar sempre objetivando a superioridade tecnologica,buscar meios para antecipar o futuro (ou manipula-lo).Nao ha como negar esta realidade.

  7. NVES VOU RESPONDER TUA PERGUNTA,NÃO SOU UM AS EM MILITARISMO,MAS nenhum elicoptero do mundo tem chance contra um supertucano,só se surpriendido em terra ou o piloto do caça não tenha competencia,primeiro poblema do helis,velocidade,segundo,altitude de operação.

  8. Helicópteros de ataque são armas para serem usadas em geral contra blindados pelo lado que detém a superioridade aérea.
    Super Tucanos teriam que passar pelos caças para poderem derrubar helicópteros de ataque.

  9. O Apache aumentou muito sua letalidade e sua capacidade de sobrevivência com a instalação de um radar acima do eixo do rotor, permitindo que opere oculto pelo relevo e consiga lançar um ataque sem se expor ao armamento defensivo.
    Outros helicópteros usam sensores eletroópticos ou um radar acima do rotor, com resultados igualmente satisfatórios.
    Agora, podendo controlar UAVs, um Apache poderá atacar completamente fora do alcance da defesa já que não precisará se expor de forma alguma, fazendo o UAV de sensor remoto (com capacidade de ataque), bem mais eficiente que um “antiquado” sensor acima do eixo do rotor que permite que o helicóptero se oculte no máximo 1,5 m abaixo do releva, sem expor o rotor, que é o ponto fraco do mesmo ao radar inimigo.
    Agora, ele poderá se ocultar a dezenas de quilômetros, e atacar, impune.

  10. O SUPERTUCANO, NO INICIO DO SEU DESENVOLVIMENTO EM PARCERIA COM UMA EMPRESA AMERICANA, ERA CONHECIDO COMO HELICOPTER KILLER, PODE VOAR BAIXO LONGE DO ALCANÇE DE RADARES ,POUCO ACIMA DA POUPA DAS ARVORES, DECOLAR DE PISTAS SEMI-PREPARADAS E CAREGAR ARMAS AR-AR, LOGICO QUE DEPENDE DE UMA DOUTRINA ESTRATEGICA,E DE UM APOIO DE SUPERIORIDADE AEREA, MAS QUE E UM INIMIGO A SER TEMIDO POR QUALQUER HELI DE ATAQUE DO MUNDO NOSSO ASSASINO DE HELICOPTEROS, ISSO SEM NENHUMA DUVIDA !!!

  11. Carlos Angus disse:Quando abater um ,cairao todos os drones.Uma possibilidade tao obvia,ja foi pensada pelos celebros superiores,os drones receberao ordens de ataques dos Apaches porem terao sistemas autonomos de voo tambem,ou seja os insetos voltam pra casa igual a pombos correios,que delicia ser superiores !!!!!!

  12. matheus..concordo com voce am alguns aspectos. Nao deveria ter usado a palavra “trambiqueiras”, mas nao deixo de concluir que nao gosto de armas Russas. Nao sao confiaveis e tem demonstrado falta de controle de qualidade em campos de batalha.Os Russos tem o ‘concept’ do armamento mas a execucao deixa a desejar. Os propios Russos criticaram seus armamentos na ‘guerrinha” que travaram na Georgia.
    Nao moro no Brasil mas me ‘preocupa” a situacao das FFAA brasileiras.Pior para um pais quando nao podem nem alimentar as tropas que tem…sad!

Comentários não permitidos.