Rapidinhas do Exército: Tiro pra todo o lado…

Sistema antiaéreo Gepard

Exercício de defesa antiaérea com tiro real no Campo de Instrução de Formosa – Gepard estava lá

Neste Exército Notícias – Exercício de defesa antiaérea com tiro real no Campo de Instrução de Formosa, na Região da Pedra de Fogo, em Goiás.


Sugestão: Gérsio Mutti

No dia 11 de outubro de 2011, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) realizou uma exposição dos mais recentes materiais de emprego militar a serem adotados pela Força Terrestre. Na ocasião, foi realizada a demostração de tiro real da nova Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani. A Viatura Blindada de Transporte de Pessoal — Média de Rodas (VBTP-MR), Guarani, atualmente em fase de avaliação no CAEx, pesa 18 toneladas, tem capacidade para transportar onze militares, é anfíbia, possui proteção balística contra munição calibre 7,62 mm perfurante e pode alcançar a velocidade de 100 km/h. Dotada de uma torre com canhão 30 mm, o Guarani executou disparos em alvos fixos a 150, 500 e 1.500 m, e atingiu precisamente alvos móveis localizados a 1.000 m, rastreando-os automaticamente por meio de mira eletrônica. A VBTP Guarani é um projeto do Centro Tecnológico do Exército em parceria com o Consórcio Fiat-Iveco.

Fonte: Exército Notícias

33 Comentários

  1. Parabéns ao EB, e mt promissora a vinda do n Guarani, pq ñ um canhã de 90mm? E espero q deem um tratamento melhor tbm a n FAB no caso dos caças , uns 120 Su35BM , assim como + fragstas e mt subs p a n MB.E p Ontem.

  2. Não sei porque motivo todos os videos acima estão distorcidos, com compressão das linhas horizontais, todas as rodas estão ovais. hehehehe

  3. Cara, hoje a ficha caiu!… Sempre me incomodou, e muito, o aspecto da VBTP com o canhão de 30mm. Nunca gostei dele e não entendia por quê. Caiu a ficha. Um princípio básico dos blindados é o perfil baixo, para dificultar a visibilidade. O VBTP já tem, por si só, um perfil alto, com a torre, que não penetra o casco e tem todos seus componentes externos e expostos, fica ainda mais alto tornando o veículo um alvo fácil e sua principal arma extremamente fácil de ser neutralizada por qualquer disparo, visto que é completamente aberta. Será, realmente, uma boa ideia utilizar ESTA torre no Guarani? A arma em si, tudo bem, mas não seria melhor uma com penetração de casco, mesmo que custasse algum espaço interior e reduzisse o número de infantes transportados? []´s

  4. Nesse vídeo do treinamento de Artilharia Anti Aérea faltou mostrar seu os armamentos utilizados tiveram êxito em atingir os alvos aéreos e faltou ao final uma avaliação do exercício e a avaliação da efetividade dos mesmos em um cenário de guerra real.

  5. Vi que representações da Argentina estiveram presentes e assistiram a exibição, parece então que como no caso do KC ela vai participar desse programa.

  6. .
    .
    Então os Gepard ja foram testados por aqui e tiveram exito, principalmente nas comunicações com os sistemas de alerta e outras baterias anti-aéreas distribuídas na região, como as de misseis Igla_S… questão de tempo a compra!
    .
    .

  7. ótimas notícias espero mesmo que o nosso exercito fique equipado com alta tecnologia. No caso do gepard o exercito alemão,holandes e o chileno(devolveu) já deixaram de operar por causa da tecnologia da decada de 60 o Brasil poderia comprar da russia os s-400 abraços

  8. Apesar de alguns criticarem a compra dos guepard, usando o argumento de que são ultrapassados e que até o chile refugou, tem de admitir que nosso exercito está extremamente carente, no que se refere a defesa anti-aérea, os guepards são pequenas centrais de defesa móoveis, e ainda podem atingir alvos em terra… não vejo como sendo um mal negocio… estrategicamente seria uma boa aquisição, já que é um projeto que sera colocado em pausa la na alemanha e que o brasil poderia assumir as rédias, aprendendo, aprimorando e o adequando ás nossas capacidades….

  9. Estamos tão ridiculamente defazados em relação à defesa anti-aérea, que uma provável aquisição de um sistema obsoleto torna-se importante, e faz a alegria de militares e aficcionados.
    Apesar da END, do prosub, etc; não estamos avançando, estamos engatinhando, em relação ao boom econômico do país.

  10. не понимаю зачем бразильская армия берет старую систему разработки 1973 года????ГЕПАРД НЕ МОЖЕТ ПЕРЕХВАТЫВАТЬ КРЫЛАТЫЕ РАКЕТЫ И ТОМАГАФКИ!!! ЗАЧЕМ ВЫ БЕРЕТЕ СТАРЫЕ СИСТЕМЫ ОТ КОТОРЫХ ОТКАЗАЛИСЬ ДАЖЕ В ЧИЛИ!!!!!!!
    ___________________________
    ЛУЧШИЕ СИСТЕМЫ В МИРЕ
    ЭТО ПАНЦИРЬ1С И ТОРМ1 И М2Э!!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=ChipbuPnmt4

    http://www.youtube.com/watch?v=GM7Ivfnumds&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=BTAsOAdcg00&feature=related – SUPER VIDEO !!!!!!

  11. SE É PARA GASTAR DINHEIRO QUE GASTE NUM SISTEMA QUE RESOLVA O NOSSO PROBLEMA UM SISTEMA ANTI AÉREO EFICAZ O SPYDER DE ISRAEL OU BUKM2 RUSSO ESSE SISTEMA NAO CONSEGUE DERRUBAR NEM OS CAÇAS DA 2ºGUERRA QUANTO MAIS CAÇAS MODERNOS QUE EXISTE HOJE

  12. Forças armadas nesse pais é apenas para inssurreiçoes internas, a tempos que foram rebaixados a condição de apenas policia.De qualquer inimigo externo a surra seria grande, até de um Chile.

  13. Os Guepard podem ser remotamente controlados. A tecnologia da torre pode ser absorvida e aprimorada em um modelo que vai substituir os Leo e o próprio. Estamos criando uma escala de serviço para a manutenção de Leo1a1, 1a5, Guepard…. só faltam os obuzes. Viva o Osório NG e variantes. Quando virão os Panzerhaubitze 2000?…..

  14. Tenho que concordar com o Carlos do Campo de Batalha, para o senário sul-americano o Gepard faz seu papel, mas o custo operacional tira o seu mérito. A defesa antiaérea precisa de meios mais eficientes. Segundo ele, pelo pouco que leu sobre o Type 95 SPAAA é superior ao Gepard.

  15. A VERDADE SOBRE O NÃO EQUIPAMENTO DAS F.A.
    **********************************************************
    A Desmoralização das Forças Armadas

    ***************** Por Jorge Serrão ********************

    O desgoverno do Foro de São Paulo resolveu acelerar seu processo de propaganda ideológica para desmoralizar e “demonizar” as Forças Armadas. Elaborada nos moldes do marketing de guerra bolchevique-nazista, a estratégia geral consiste em produzir efeitos psicossociais, em curto e médio prazo, para diminuir e colocar em dúvida o respeito que a opinião pública tem pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.

    A principal meta é reverter os resultados de uma pesquisa de opinião divulgada semana passada, feita com 1.200 entrevistados pela Fundação Getúlio Vargas, constatou que as Forças Armadas ocupam o primeiro lugar no índice de confiança, na comparação com outras 17 instituições.

    A campanha de destruição de imagem tem três objetivos fundamentais. O primeiro é jogar a opinião pública contra as “legiões” para que seus integrantes se sintam intimidados a reagir contra o processo revolucionário inegavelmente em marcha. O segundo é vender à sociedade a imagem de que as Forças Armadas precisam sofrer reformulações radicais em suas bases, conforme algumas propostas de mudança contidas na Estratégia de Defesa Nacional lançada recentemente. O terceiro é associar os militares diretamente ao autoritarismo, pintando-os como entraves constantes para a “democracia”.

    Quatro ministros do governo Lula lideram diretamente a campanha de desmoralização contra as Forças Armadas: Tarso Genro (Justiça), Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), Dilma Rouseff (Casa Civil e potencial presidenciável) e Franklin Martins (Comunicação). O governo agora prepara um comercial de televisão em que aparecerão mães de desaparecidos políticos, nos tempos dos governos militares (1964-1985), segurando fotos dos filhos e chorando que não querem morrer sem saber o paradeiro deles.

    O comercial tem duas intenções. A primeira reforçar a tese de que o Supremo Tribunal Federal tem de rever a abrangência da Lei de Anistia (Lei nº 6.683/79). A segunda é preparar o lançamento, até maio, de um sistema de acesso a dados de 14 arquivos estaduais, chamado Projeto Memórias Reveladas. O governo publicará um edital para convocar donos de acervos particulares a transferirem documentos sobre o período pós-64 para arquivos públicos.

    Ontem, inclusive, o ministro Paulo Vanucchi voltou a pedir que a “sociedade civil” intensifique a pressão para que documentos e informações sobre o paradeiro de desaparecidos políticos sejam revelados. Vanucchi apelou ontem que “vítimas da repressão do regime militar”, seus familiares e entidades de classe, devem entupir o STF com ações judiciais em massa contra a Lei de Anistia e pedindo punição para “os torturadores”. Propagandisticamente, o termo genérico “torturadores” inclui todos os militares…

    Curiosamente, o chefão Lula tenta manter uma posição pública “em cima do muro”, fingindo ser diferente dos anti-militares que compõem seu desgoverno. Anteontem, Lula deu uma entrevista ao jornalista Jorge Oliveira – que dirige um documentário sobre o operário Manoel Fiel Filho, um dos mártires pós-64. Lula deixou claro que a Lei de Anistia foi aprovada pelo Congresso e deve ser respeitada. Lula ressaltou que a lei anistiou a todos, e que o governo não tem como interferir. No entanto, Lula pondera que cabe à Justiça se manifestar sobre o assunto.

    A campanha contra as Forças Armadas, no entanto, tem objetivos geopolíticos e estratégicos muito mais graves. O Alerta Total publicará, na edição de domingo, com exclusividade, um documento oficial revelando o que existe por trás da Estratégia Nacional de Defesa (e não Estratégia de Defesa Nacional) lançada pelos ministros Nelson Jobim (Defesa) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos).

    Os militares terão a oportunidade de conhecer seus verdadeiros inimigos. Aqueles que os atacam agora são meros agentes conscientes da propaganda contra o Brasil.

  16. os guepard são para defesa de infantarias blindadas e colunas de carros de combate, e não para defesa anti-aerea de ponto, no exercito servirão para escoltar os 1a5 contra helicopteros de ataque, so precisam adcionar misseis manpards e serão de otima valia estrategica !!!

  17. Sobre o Guarani e seu canhão 30mm não tenho do que reclamar, uma vez que esse canhão pode disparar até 200 tiros por minuto, lembrando que são projeteis altamente perfurante tão perfurante que são capazes de perfurar qualquer outro carro de transporte do mundo ou mesmo provocar grande danos a um MBT e isso o canhão 30mm, porque além disso essa bela torre é capaz de disparar mísseis anti-tanque o que neutralizaria ou neutralizará qualquer veiculo terrestre seja qual for. Ainda pode contar com uma metralhadora 7,62mm muito interessante contra veículos não blindados ou de blindagem fraca e até mesmo aeronaves voando baixo.
    Além disso, o exército planeja fabricar sim um guarani 8×8 esse aparentemente usará um canhão 90mm (espero que seja o mais potente 105mm, em todo caso haverá um Guarani 8×8.

    Agora sobre o Sistema antiaéreo Gepard nem todo o otimismo do mundo consegue esconder sua ineficácia, se ao menos fosse usado ao lado de sistemas mais eficazes, mas se for só ele é como dizem ” é para inglês ver” ou melhor dizendo ” é para o eleitor ver”, valor real quase nenhum.

    sds

  18. capa preta
    Concordo com o seu comentário, pois é claro que eles serão para defesa dos 1A5, 1A1, dos M60 Patton e de qualquer outro conjunto de cavalaria blindada que usamos sendo parte de um SISTEMA DE DEFESA, eles seriam um elemento de um amplo conjunto que no vídeo esta sendo oferecido e informado ao EB.
    Quanto aos Guaranis mostrados, são para combates de infantaria com capacidades anti-viaturas tamben, vão ser mortais em combate.
    Os melhores momentos para o EB estamos começando ver agora!
    Vlw tudo de bom..;

  19. Uma defesa eficiente deve ser composta de vários sistemas diferentes de curto, médio e longo alcance. O Gepard Nao e o melhor mas pode preencher uma das lacunas existentes. Claro que também que precisamos de mísseis que tenham um bom alcance mas pelo menos o primeiro passo foi dado.
    Qto ao Guarani acho uma boa aquisição e acho suficiente a torre de 30mm para autoprotecao e suporte ao embarque e desembarque de tropas. A torre pode ser alta mas seu principal trunfo Nao e altura nem poder de fogo ( por isso Nao haveria necessidade de uma torre de maior calibre) mas sim sua agilidade no campo de batalha, essencial para cumprir seu papel.

  20. Sobre o Gepard, Otimo!, compartilho da opinião de que aprenderemos com esses sistemas para em um futuro próximo desenvolver algo nacional, quanto ao Guarani, o blindado em si me parece robusto,mas a torre…,mesmo que eficiente ela é muito alta e um tanto frágil na minha opinião, creio que uma torre acoplada ao casco no estilo dos novos BTR 82 seria o ideal para o Guarani.

  21. O ponto alto foi o Gepard…..Pucha vida estamos ferrados Olha, nem vou comentar….triste, melhor não ter nada mesmo……….

  22. Desculpem os amigos que entendem, mas não considero o sistema alemão que tem alcance de 5 Km defasado, para defesa nesta altitude faz-se necessário, o problema é o alem disso, ai a coisa pega.

  23. Ferreira,
    Concordo!
    O problema não é o Gepard, e sim a falta de um sistema que dê cobertura em média/grande altitude.
    Um Gepard dotado de Iglas (caso seja possível fazê-lo) seria um acréscimo considerável à defesa antiaérea do EB.
    Uma andorinha só não faz verão.
    O Gepard preenche um nicho da defesa antiaérea que até então estava completamente jogado às cobras. Hoje, com uma robusta força de carros de combate, faz-se necessário uma arma de defesa antiaérea autopropulsada com a mesma mobilidade e com proteção blindada equivalente.
    Agora, só o Gepard nos faria vulneráveis a armas de precisão que porventura um hipotético agressor (ou defensor) pudesse usar, mas de quebra já exclui todas as armas burras, o que é uma grande vantagem tendo em vista que PGM ainda não são comuns no nosso TO, e guando forem, sem dúvida deveremos ter uma cobertura para a média/grande altitude/alcance.

  24. Ótimo sistema para baixa altura. Se vermos pelo lado que na cavalaria aérea os helicópteros de ataques auxliam o avanço, este sistema parece dificultar um pouco as coisas para as asas rotativas. Parece ser bastante ágil e, preciso para disparar e esconder-se. Tem elevada cadência e compensa na saturação o baixo SSK.

Comentários não permitidos.