Israel reforça arsenal nuclear

http://www.jb.com.br/media/fotos/2011/09/10/627w/o-primeiro-ministro-israelense-benjamin-netanyahu.jpg

Um relatório da comissão independente Trident sustenta que Israel está a modernizar e ampliar as suas armas nucleares, elevando o alcance dos seus mísseis “Jericó” e dos mísseis de cruzeiro. No mesmo dia em que o relatório é divulgado, o ministro da Defesa, Ehud Barak, afirma que “ainda” não existe uma decisão israelita no sentido de atacar o Irão.

O relatório da comissão Trident foi hoje publicado no diário britânico Guardian e afirma que os mísseis “Jericó” vão ter o seu alcance alargado até 5.000 milhas, o que os faria entrar na categoria dos mísseis transcontinentais. Israel, que não se assume como potência nuclear, tem actualmente três mísseis “Jericó”.

Segundo o mesmo diário, seriam também alargadas as capacidades dos mísseis de cruzeiro, utilizáveis a partir de submarinos. Israel tem hoje em dia três submarinos operacionais, contando para breve com dois outros, que estão a ser construídos na Alemanha. Os submarinos são geralmente encarados como arma de recurso, que poderia lançar mísseis nucleares no caso de os mísseis terra-terra serem destruídos por um hipotético inimigo.

Barak “ainda” não quer atacar o Irão
Também no dia de hoje, o ministro israelita da Defesa e ex-dirigente trabalhista Ehud Barak, citado pelo diário Haaretz, afirmou que ele próprio e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não decidiram “ainda” atacar o Irão.

Barak, longamente citado por aquele diário israelita, afirma nomeadamente que “não é preciso ser um génio para entender que em Israel em 2011 duas pessoas não podem tomar uma decisão por si próprias (…) O programa nuclear iraniano tem sido debatido durante anos em Israel. Há inúmeras entrevistas e debates públicos. Não escondemos o que pensamos. No entanto, há assuntos operacionais que não discutimos publicamente, porque isso tornaria impossível levá-los à prática”.

Barak afirmou também a sua convicção de que “é preciso usar pressão diplomática e sanções sobre o Irão”, acrescentando que “há uma grande convergêrncia entre nós e os americanos sobre o diagnóstico e a caracterização da situação no Irão”. E lembrou: “Israel é o país mais poderoso, de Tripoli a Teerão. Não há motivo para ter medo de nada”.

Fonte: RTP

38 Comentários

  1. O judeus(sem os 2 êsses maiúsculos ) estão reforçando o seu arsenal nuclear, os Persa tbm…q atakem logo e paguem o preço da ousadia,acabem c esse suspense de 3 categoria, o contra atake + terrível de suas vidas, e o afundamento de mt potencias ocidentais no limbo da inadiplência, pelos próximos 5 anos ou mais. Quem viver verá.Trágico.

  2. Os Israelenses podem ter armas nucleares e mísseis balísticos (afinal são os escolhidos de deus), os iranianos não. Quanta hipocrisia.

  3. Nao entendo o prque´da surpresa em relaçao a ISRAEL modernizar seu arsenal,a medida que se alcança novas tecnologias em diversas areas e´normal que se aplique tambem nos armamentos,so o brasil cochila no ponto.A esquerda viaja na maionese,os caras estao surtando com qualquer coisinha,Freud teria muito trabalho nos dias de hoje,a desconecçao chega a ser hilaria kkkkkkkkkk!

  4. Aonde está a OIEA que foi investigar Iraque porque não vão a israel,o brasil demoro en fazer umas quantas para ter de seguro por si algum pais que tem ameaça a nossa nação.OIEA quem manda é os Norte americanos,aonde está localizada a sede da ONU,FMI,etc.. ,extranho não.

  5. Falar em atacar o Irã numa notícia que relata sobre material nuclear!
    .
    A política a insanidade, a ânsia pelo sangue novamente em pauta, atacar o Irã da forma que fica por dizer na notícia é erguer o “Espírito de Saladino” nos árabes, turcos e persas, uma loucura dessa seria o inicio de uma guerra extremamente sangrenta, que duraria anos a fora e que tornaria impossível a permanência ou de árabes/turcos/judeus ou de Israel na região, o governo de Israel fala muitas bobagens e se guia sobre a fina linha da loucura, fica agora o recado que Israel ameaça varrer o Irã do mapa com um ataque nuclear.

  6. Israel tem o direito sagrado da defesa,está mais do que certo; assim como o Irâ também.
    .
    louco é aquele que insiste em ser um cordeiro no meio de tantos lobo.



  7. acho que…ainda em 2011… atacam…

    Deixar o Irã obter armas nucleares seria o mesmo que Israel assinar o seu próprio atestado de obito..Fato!!

  8. Israel, o ultimo bastião contra o autoritarismo internacionalista esquerdista facista islamizador… que Deus os proteja…

  9. Claro que Israel pode ter sua bomba atomica,por acaso vcs ja leram que israel que destruir um pais arabe so por ser arabe? Israel usa as bomba so para sua propria defesa

  10. Não vejo a hora do Irã jogar as suas nukes em israel, vão se destruir pois a resposta vai ser implacável, e ai o mundo se liberta de duas nações nojentas e hipócritas.

  11. ViniciusSH, respeito a sua opinião meu irmão, como a de todos os demais, mas pela sua lógica, Israel pode ter bombas atômicas para sua defesa, mas o Irã não. Você diz que Israel usa bombas A para sua defesa, porém, esquece que Israelenses e Americanos “alargaram” grandemente o conceito de defesa, com a “Doutrina do ataque preventivo”. Sou favorável a todos os países que quiserem obterem armas nucleares, ao invés de serem chantageados pelo TNP. O TNP prevê que quem não tem a bomba A abrirá mão de tê-la enquanto os que as tem buscariam ao longo do tempo eliminá-las. Apenas os que não as tem cumpriram sua parte, logo, o Tratado foi desfeito, por um princípio elementar do Direito: uma parte só pode exigir o adimplemento da obrigação assumida pela outra quando tiver cumprido a sua obrigação. Israel, Irã, “conchinchina”etc. todos tem direito de se armar com armas nucleares. Abraço!

  12. JClaudio,
    O que eu quero dizer que por mais que Israel tenha a bomba ,o primeiro ministro israelense nunca falou que queira varrer o Irã do mapa diferente do que os iranianos pregam.
    Se o Irã quer uma bomba não para sua defesa e sim para destruir Israel por motivos religiosos.Concordo que todos tem o direito de ter a bomba para a defesa mas está claro que os iranianos não querem para esse fim.

  13. Israel é o único país que ataca militarmente outros países da região. A única chance real do Irã se defender desses ataques e dessas ameaças públicas que andam fazendo, é construindo um arsenal nuclear, assim como Israel já fez.

    Porque Israel pode e o Irã não?

    O Irã e a Pérsia já existiam ali há centenas de anos. Israel foi inventado e invadido a apenas meio século.

  14. “o autoritarismo internacionalista esquerdista facista islamizador”
    .
    Blue Eyes, Na Resistência
    .
    .
    .
    De todas as NECEDADES já proferida aqui,esta é impagável-Hahaha……o pobre diabo não sabe o diz….é para internar com urgência urgentíssima-Hahah…….
    .
    “autoritarismo internacionalista esquerdista facista islamizador….Hahaha…. que Deus nos proteja de bisonhos como você e te dê muuuuuito juízo aloprado azul…Hahahaha…….

  15. “Barak “ainda” não quer atacar o Irão” Aí é assim que funciona? É fácil assim? Faz o que quer?.. Depois vem falar em direitos internacionais.. crimes de guerra..

  16. é bom essas noticias que voce acaba vendo que o mundo todo ta se armando e bem, eu acho que nunca teve santo nesse mundo quem pode mais chora menos e essas noticias acabam influenciando os proprios brasileiros a se modernizar nesses aspectos tambem.

  17. lucena, eu não concordo, já li coisas mais agressivas que essas proferidas pelo mesmo autor, já li pro exemplo, o desejo de se viver num Brasil sem “multicultura”, ¿talvez com o extermínio dos pretos e aborígenes e a permanência somente dos que tem olhos azuis?
    .
    mas é isso aí, são coisas da esquerda, quando a direita governava as pessoas não podiam ficar dizendo essas bobagens por aí, não tinha liberdades o suficiente nem estrutura, hoje tem tudo.

  18. 7 milhoes de pessoas forçadas a todo tempo a lutar com 350 milhoes de loucos.

    Junior

    Conheço a região e faço minhas as tuas palavras…antes de conhecer a região odiava os Judeus …depois de conhecer é a nação que mais adimiro…exemploaté mesmo de tolerancia, pois dentro do terrritorio Judeus vivem muitos e muitos Arabes, mas no meio dos Arabes não vivem Judeus….quem será o mais intolerante…????

  19. Ué??????? Cade a AIEA?? Cade as pressões e sanções contra Israel? Eles não assinaram o Tratado de Não Proliferação Nuclear, não permitem a visita de inspetores internacionais em suas instalações nucleares…invadem países, jogam armas químicas na população palestina, abordam e matam tripulantes de navios estrangeiros em águas internacionais, não dão direitos políticos e de nacionalidade a milhões de pessoas que nasceram e vivem e seu território, ignoram resoluções da ONU, mantém prisioneiros sem julgamento: crianças, mulheres grávidas, etc,etc… Porque eles não são chamados de “irresponsáveis”, de “rogue nation”?? hehehehe…Cade os hipócritas???
    .
    Porque somente o Irã ou Síria é mal e vilão?? Israel é a escória da terra!! Cansei de ter paciência e tentar entender seus motivos, esse imbecil foi ELEITO! Seu partido foi eleito pelos israelenses, a maioria do povo israelense apoia essas chacinas, mentiras e massacres!!…chega!!Basta de tanta mentira!! Que cavem sua própria cova, os EUA já estão nas últimas…as IDF não aguentam uma semana de combate contra exército regular( vide Hisbolah…) Quero ver quem vai vir para socorre-los…

  20. felipe… rsrsrsrs… sua inteligencia é equivalente ao personagem que empresta o rosto ao seu nick… para eu querer o que vc disse, teria que matar dois inocentes que perambulam por minha casa e ainda a mãe dos mesmos… rsrsrsrrsrs… nunca afirmei isso com essa interpretação tacanha… interpretação, alias, comum aos seus congeneres… não diria que é falta de capacidade… é maldade e mau caratismo puro… isso só comprova minha tese… o esquerdista não aprendeu a amar, por isso é tão amargo e insatisfeito… acha que esse romantismo medieval que baliza sua vida é suficiente para lhe garantir uma dignidade moral que lhe permita viver… se coloca como defensor dos mais fracos, mas na verdade é só uma desculpa para seu odio universal pela ordem natural das coisas… no fundo é medo de ser feliz… me lembra o filme Blade Runner… o androide mata seu criador por que não consegue se realizar… acredita que foram injusto com ele… destrui é a unica maneira de se libertar… assim ele acha…

  21. lucena… qual parte te deixou mais indignado?… “autoritarismo internacionalista esquerdista facista islamizador” ou “que Deus os proteja” ?… cada vez mais o rosto escondido na mascara aparece… ainda bem que seu idolo tem pés de barros… na hora certa toda essa sua ignominia caira por terra… que Deus lhe proteja de si mesmo… saudações justissimas…

  22. NobruRj concordo com vc,e ainda falo mais os assassinatos por seus agentes secretos no exterior usando passaportes ingleses,e não passou nada.Roubando terras dos palestinos e sigue roubando e ninguem faiz nada para impedir.Faiz um muro fazendo como na 2º guerra com eles e eles repetem os erros dos Nazis ,mais a diferencia que com os nazis os pobrezinhos erão os judeus e hoje em dia quem são os pobrezinhos?.Tortutas e crimens de guerras que não são jusgados,porque?,embargo,quem são eles de fazer embargo a um pais sem que a ONU aprove e ninguem diz nada?,e despois eles querem se fazer as vitimas na homenagens do Holocausto,por favor que raça mais NOJENTA vende a propria mãe se é preciso.

  23. ISRAÉL é um exemplo ao mundo,aquele povo que esta lá ama o seu pais,ja foram despatriados varias veses,porem sempre voltam,e da ultima vez foi na segunda grande guerra,não tinham mais nada e a grande maioria tinha morido nos campos de concentração e dentro de caminhões de exterminio.6 milhões de judeus exterminados hoje depois de muitos anos são 7milhões porem foram comprando pedacinho a pedacinho a terra que ja éra sua por direito,primeiramente porque o criador lhes deu por esrança e depois porque compraram novamente,e dai é deles e ninguem vai tirar eles amam aquela terra em quanto aqui no brasil tem safado vendendo a amazonia para estrangeiros lá os bem susedidos la fora enviavam o dinheiroi para comprar as terras ,a maioria dos palestinos agem igual a sem terra aqui do brasil vendem seu pedaço,e entram na fila novamente para ganhar mais um do governo.

  24. Israel pode botar uranio até no c@… encher os bolsos de misseis e foguetes nucleares e desfilar, como se fosse a drag queen menos feia da rua augusta, ou como se fosse a Priscila a rainha do deserto(OM), intocável, soberana… uma perfeita bixa enjoada. Porque só ela pode se enfeitar igual uma piriquita no cio.
    Ou então como aqueles minino criado com vó sabe.. que se ta jogando bola e fizer falta nele ele leva a bola pra casa e vai chorando, e acaba com a brincadeira da galera…
    .
    Fui longe né… mas tem gente que ainda não entende, precisa explica de uma forma que até um debiloide consiga entender o tamanho dessa hipocrisia…..
    DEIXA O IRAN DESENVOLVE PELO MENOS A SUA BOMBINHA, VOCES JA TEM MILHARES POXA!

  25. Mais uma metáfora: o assaltante nunca vai querere ver suas vítimas prontas para se defender, só dão conta de atacar gente indefesa.

  26. quinta-feira, 3 de novembro de 2011
    Rumores de guerra

    O jornal The Guardian divulgou nesta quarta-feira, 2, a informação de que a Grã-Bretanha se prepara para participar de uma ação militar contra o Irã junto com os EUA. Segundo o jornal, Londres acredita que os EUA podem levar a cabo em breve um ataque aéreo às centrais nucleares iranianas, e o exército britânico já estaria se preparando para participar da ação.

    Novas informações da inteligência
    Segundo membros do governo de David Cameron ouvidos pelo Guardian, os militares britânicos já avaliam quais são as melhores posições para alocar submarinos e navios de guerra nos próximos meses visando um ataque ao Irã.
    As fontes garantiram ao jornal que Barack Obama não gostaria de atacar o Irã antes das eleições de 2012, mas novas informações da inteligência sobre o programa nuclear iraniano, que serão divulgadas na semana que vem, e a crescente agressividade demonstrada pelo governo Ahmadinejad podem precipitar outra campanha militar norte-americana no Oriente Médio.

    http://aultimaadvertenciaaomundo.blogspot.com/

  27. “o autoritarismo internacionalista esquerdista facista islamizador”. Poxa dizer que Israel é o último bastião, foi dose. Talvez a Israel de ontem, tivesse alguma moral, mas desde que invadiu o Libano em 1982, bombardeou com fosforo branco os palestinos em Gaza e matou os ativistas turcos que iam para Gaza, a moral foi para a lata do lixo.

  28. dhou… que precisão… muito em poucas linhas… é isso ai… que diferença dos esquerdistas vendidos…

  29. JClaudio e Gustavo G,
    Eu sei que o mundo é um lugar injusto e pessoas sensíveis como vocês devem ficar atônitas e devem viver torturados, mas o mundo é o que é e infelizmente não tem nada de justo ou lógico.
    Deixem eu explicar mais uma vez como funciona o mundo:
    Não é que Israel tem direito, é que ele tem “força”.
    Plagiando o jogador deputado e poeta Romário, Israel não vai deixar o Irã sentar na janelinha tendo chegado depois.
    Se isso fere as pessoas mais sensíveis, sinto informar mas os israelenses estão se lixando.
    Se o Irã tivesse construído sua bomba primeiro e deixado claro que queriam exterminar o Estado Judeu depois, nada poderia ser feito, mas infelizmente, eles fizeram o contrário, e embora seja justíssimo que também tenham armas nucleares, o país que é constantemente ameaçado por eles, Israel, se sente no direito de se opor a isso e tentar impedir esse intento iraniano, também justamente.
    Não é questão de justiça ou de hipocrisia, e sim de poder.
    Eu também acho injusto que Israel tenha se estabelecido lá na Palestina, tadinho dos palestinos. Pra mim Israel tinha que ter sido estabelecida lá na Alemanha, que foi quem perdeu a guerra, mas o que eu acho é irrelevante.
    Também acho injusto e hipocrisia os israelenses não admitirem que os iranianos tenham algumas dezenas de bombas nucleares. Eles são injustos, maldosos e feiosos.
    Mas também nesse caso o que eu acho não vai ser levado em consideração já que os israelenses pensam diferente de mim e acham justo eles atacarem primeiro um país que constantemente vive bradando em alto e bom som que Israel deva ser aniquilado.
    Esses israelenses são hipócritas pra chuchu, só que têm 200 bombas nucleares e estão mandando às favas a opinião de nós brasileiros, que, diga-se de passagem, estamos a 10.000 quilômetros dos acontecimentos.

  30. VinicioSH, Israel nao falam em varrer ninguemj. Eles varrem como varreram os palestinos de suas terras. Nao me venha com com esse papo que eles dominaram a area por milhares de anos antes de serem expulsos de la pelos romanos. Quem foram expulsos pelos romanos foram o povo das cidades, os camponeses permaneceram no local e mais tarde se converteram ao maometismo. Esses europeus de religiao judia nao pertence ao local. foram para la como conquistadores. Protegidos pelos imperialismo ocidental. Sao as tropas de frente do ocidente na regiao. Alexandre, territorio judeu e na europa, Esses europeus nao tem o direito de ocupar as terras palestinas. Que o regimes politico social dos paises arabes e fascista ou teologicos e para eles os arabes resolverem. Os europeus sionistaS SAO USURPADORES DE TERRAS ALHEIAS.Dhou. sionistas israelitas como exemplo para humanidade? exewmplo de que? de como um grupo religioso, nao uma raca, mas um setor do povo europeu que rejeitou o cristianismo, conseguiu com o apoio desses mesmos europeus cristao ocupar terras de outros povos? Exemplo de como esses sionistas conseguiram fazer os Estados Unidos manterem-no financeira e militarmente com o dinheiro arabe – petrodollar – que os arabes sao forcados a depositar nos bancos norte americanos e outros bancos ocidentais, e comprarem titulos do tesouro americanos? Ferreira Junior que Israel de antes voce refere. Nao me diga que esta referindo ao Israel mitico de Davi e Salomao. Este Israel nunca existiu. E criacao literaria. Google, escola minimalista/Copenhagem de interpretacao do velho testamento.

Comentários não permitidos.