Chegam o 6º lote de blindados do Projeto Leopard

http://1.bp.blogspot.com/_zoGs3zfxRZ0/SyhYWajpC-I/AAAAAAAAHdY/4Nc31B6odao/s640/Leopard+1A5.ConbanderaBrasil400.jpg

Blindados do Exército chegam ao Porto do Rio Grande

Por Melina Brum Cezar

Desembarcou, nesta terça-feira, 1º, no Porto do Rio Grande, o 6ª lote de blindados do Projeto Leopard, do Exército Brasileiro. Os 37 carros de combate vieram da Alemanha, a bordo do navio Grande Francia, de bandeira Italiana. A embarcação atracou no Porto às 13h de hoje, 1º. Além dos carros, também desembarcaram dois contêineres com suprimentos (peças de manutenção) e uma torre didática destinada ao treinamento das equipes de tiro da corporação.

Nesta quarta-feira, 2, os tanques, que pesam cerca de 42 toneladas, e o restante do material começam a ser transportados em oito carretas para Santa Maria. Cada carreta conduzirá um tanque por vez e se deslocará com velocidade entre 50 e 60 quilômetros por hora. Cada viagem deverá durar oito horas. O transporte dos 37 carros de combate deverá se estender por 15 dias. Os blindados ficarão no Parque Regional de Manutenção/3, onde passarão por testes de recebimento para verificação dos sistemas eletrônicos e mecânicos, de motor e de tiro, entre outros.

Após a fase de testes, os blindados serão distribuídos entre os regimentos de Carro de Combate do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

O Projeto Leopard faz parte do plano de reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército Brasileiro e trata-se de um contrato de compra e apoio estabelecido pelo governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa, com o Governo da República Federal da Alemanha.

O sétimo e último lote do Projeto Leopard deve chegar ao Brasil, até o fim de janeiro de 2012. No total, foram adquiridas 220 viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate (VCB CC) Leopard 1A5; sete viaturas blindadas especializadas Socorro (VBE Soc); quatro viaturas blindadas especializadas Lança Pontes (VBE L Pnt); quatro viaturas blindadas de Combate de Engenharia (VBC Eng) e quatro viaturas blindadas Escola de Motorista. O projeto compreende ainda diversos equipamentos de simulação, rádios, além de ferramental, suprimentos, manuais, treinamento de recursos humanos e suporte logístico para todos os materiais de emprego militar.

Fonte: JornalAgora

50 Comentários

  1. Quais velharias mais o Brasil irá arrebatar no Mundo? Para um país que já desenvolveu um MBT como o Osório, é uma vergonha estes Leo 1A5. Somente para manter a famosa doutrina. Somente com doutrina e vontade/ralação não se ganha nenhum combate.

  2. O Leopards foi uma compra acertada. Serão pagos devidamente, funcionarão corretamente, cumprirão a sua tarefa com total prontidão e precisão. Não é somente 220 1A5 pois tem-se 128 1A1 e 91 M60 Patton A3TTS. Assim deu-se urgência em adquiri-los pois produzir um seria ineficiênte financeiramente. Agora os próximos serão produzidos localmente e com mais tecnologias nacionais, o Osório era bom mas um arremedo tecnológico de vários países, por isso os Abraham A1 comeu as vendas que fariam dele e a ENGESA estava cheio de problemas administrativos.
    Vê-se o seguinte interese natural do EB nos Geopards, os investimentos em tecnologias de helicopteros, que não é anúnciado mas virá helicopteros de ataques pro EB tamben. Coisas que o governo esta evitando cair na imprensa leiga. São alguns elementos que elevam geométricamente o poder de uma cavalaria blindada.

  3. Realmente é uma mereca não só pela qualidade que não é a melhor pois é produto usado e ja defasado e tambem pala quantidade uma bacatela paraum pais desta dimenção e pela importancia que o brasil hoje representa.

  4. O exercito faz o que está ao seu alcançe.
    È melhor isso do que ficar sem nada.
    Agora, o governo federal é que precisa saber melhor utilizar o escasso dinhero publico para que se tenha investimento nas forças armadas.



  5. trator com um canhão espetado…

    na Libia eram alvos estilo .. tiro no marreco…

    gastam e gastam mal…

    claro … a coalizão esfomeados-famintos (Argentina-Paraguai-Uruguai-Bolivia) irão invadir o sul do país…rsrsrsrs

    brilhante visão estratégica… malditos poneis..

  6. esta em condições de uso, cumpre a missão, tera o apoio logistico do fabricante, e e uma arma não luxo, no mais devido o ambiente da maior parte do territorio brasileiro carros de combate nunca foram uma prioridade para o exercito brasileiro, a não ser no sul !!!

  7. Compramos armas, para serem facilmente destruídas em combate. Eu tenho o melhor CC do mundo em mente, mas não tive a oportunidade de fabricar o seu protótipo. Esse CC alemão, só teria uma chande de sucesso: Adaptar uma sobre-blindagem nele feita por mim, porém ficaria mais pesado. Agora é tarde.

  8. “Agora os próximos serão produzidos localmente e com mais tecnologias nacionais” Show de bola! E escolheram justamente o melhor tanque. A família Leopard. Concordo aeh Adriano.

  9. melhor que nada, só não pode ficar parado tem que continuar o reaparelhamento e com mais rapidez e agilidade do que esta sendo executado ,temos que lembrar que no governo do fernando henrique cogitou em deixar o brasil sem exercito na epoca eles falaram que o haiti nao tinha e era um pais super feliz.

  10. Para um exército acostumado a séculos a só combater estudantes e operários (as duas categorias sempre tachadas de comunistas), como a maioria da “latin america”, essa aquisição dá bem conta do recado. Afinal, estudante e operário só usa panfletos e faixas de pano. No limite usam umas pedras. Agora, para um confronto com exércitos profissionais do chamado primeiro mundo tenho pena de quem estiver dentro de um desses.

  11. Quando assaltavam bancos e matavam os vigias, quando se aglutinavam no Araguaia e em todo o país, os Pacíficos estudantes, utilizavam flores, amores e panfletos.
    Quando explodiam os bancos e portões de quartéis com seus panfletos partidários, foram injustamente taxados de terroristas, mesmo quando eram treinados pelos também injustiçados cavaleiros da libertação enviados por cuba ao soldo da KGB e URSS, pobres injustiçados…
    Armas terríveis que matavam os militares de remorso e compaixão.
    pobres estudantes

  12. Concordo com o Adriano e o Fiorano,
    Ou vocês acham que o Brasil deveria fazer como já fez por muito tempo: toda e qualquer intenção nessa área ser publicada aos quatro ventos (e mesmo nessa época, tinha muito “brasileiro” que só criticava, o que é ainda bem atual infelizmente). Pela primeira vez, eu posso dizer que temos um presidente de verdade; sou homem sim, mas reconheço que aquela sra. faz e fará muitas coisas boas por nossa pátria!
    Portanto, reafirmo que, se ficarmos “entregando o ouro” de tudo que planejamos e fazemos pra provar alguma coisa a esse povinho do “ver para crer”, aí é que nos ferramos!
    Sds

  13. Como tapa buraco esses tanques servem, vai servir da alvo logo, logo para aquele que virá a substitui-lo; o mundo tá ficando cada vez mais perigoso, vamos ver como a nossa escumalha regente vai conduzir nossa defesa, o cetro está com ela a gde laranja!Ficar só nisso é que não podemos!

  14. haha o que vc queriam ? um lote de 2000 m1 ? esses leopards são exatamente o que precisamos, esta dentro do que podemos pagar. ficaram no sul do país pq lá terão melhor condição de uso ! queriam colocar aonde ? no nordeste pra torrar no calor ? ou na amazônia pra enferrujar na chuva ? vcs escolhem

  15. Não quero ofender ninguém, mas melhor que nada, é dose. Sinceridade, é melhor nada. Se é para comprar um monte de ferro é só fazer um contrato com uma siderurgica ou com a Vale. Um bom “teco-teco”, até o Tucano ou um VANT, bem equipado com um misselzinho destrói fácil estes cascudos. Isto é um equipamento para brincar de tiro ao alvo. Um aviãozinho lá no alto com bom detector localiza a formiguinha e manda um teleguiado no rabo do cascudo: “BUM”, uma a menos. Enquanto isto uma enorme estrutura atrás do cascudo para ficar alimentando este elefante beberrão. Onde esta a criatividade? Isto ja era…se fosse bom, porque a Alemanha esta vendendo? Estão se desfazendo porque? Ainda, se não tiver um míssil, um avião. qualquer maluco fica amoitado esperando por um desses passar para inutilizá-lo.
    Li o comentário do ADRIANO, até tem sentido e se realmente nestes termos, tem um certo sentido, então ja fico menos contundente. MAs como se trata de Brasil onde é tudo nas coxas, tudo no improviso, e tudo para o amanhã que nunca chega, não sei não…

  16. Expertise! VaiQueDá. Desta forma a abrangência de campos beneficiados é maior!.. Melhor para a soberania do pais! Improviso é fazer uma viagem ‘pros States’ ou outro país, e voltar com uma centena de caças ou mil tanques, mas totalmente dependente do ‘querer’ do país produtor.

  17. Menos pessoal, sei que a maioria aqui é de patriotas, mas o Osório era montado a lá embraer, as peças sensíveis vem encaixotada bonitinha da Europa e EUA. O tamoio era o que tinha uma maior nacionalização, mas mesmo assim nada significativo.
    O Leo1A5 é o melhor blindado que temos compartilha equipamentos do seu irmão maior Leo2, a Alemanha está vendendo porque lá é um país sério que tem governo e adquire o melhor pra suas forças, ao contrário daqui. Caso não saibam é a 1º vez que o brasil adquire lançadores de pontes, no caso 4 foram adquiridos, importante pra um país que tem rio e córrego pra tudo quanto é lado.
    .
    Toda vez que surge essas matérias sempre aparecem os mal informados que citam o brasil do Osório AMX e etc…. sendo que aquela época, assim como hoje ANIDA não sabemos fazer sequer chapas blindadas a nível internacional, é uma pena mas a única coisa que sabemos fazer é montar e desmontar, o importante e de valor, motor, eletrônica, armamentos e etc….isso não fazemos.
    .
    Abraço

  18. RSRSRSRSR… Eh Pinto… nem vc aguentou tamanha imbecilidade dessa gentalha vermelhuxa… acham que a propaganda é a alma do negócio… tão vendendo o diabo coberto com manto sagrado e tão achando quem compre… no final a mediocridade reina absoluta… parvos…

  19. .
    .
    E da Cinelândia e seu ato terrorista militar ninguém fala??
    .
    Gente ninguém é inocente, so que tem os que combatem por dinheiro (Azuis) e os que combatem por ideais(Vermelhos)… mas ninguém é inocente na historia do Brasil ditatorial militar!
    .
    Que venham mais Leopard 1 ou até mesmo os 2…

  20. Ora, Ora, Ora… perdestes de vez a vergonha caro mentiroso: “Gente ninguém é inocente, so que tem os que combatem por dinheiro (Azuis) e os que combatem por ideais(Vermelhos)”… quer dizer que seus cumpanheiros não gostam de dinheiro? vou rir em maiusculas… RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR… vai ser HIPOCRITA assim lá no Sri Lanka… vide então GENOINO, ZÉ DIRCEU, ALFREDO NASCIMENTO, DILMA (e a grana do Ademar de Barros), LULINHA, entre outros… tu so pode tar fazendo parte do tal combate cibernetico do partidão… será?…

  21. Se vc colocasse que há os que combatem atraves do conservadorismo e os que combatem atraves do revolucionarismo eu respeitava mais sua opinião… mas nesses termos fica impossivel uma aceitação honesta… saudações…

  22. a Gentalha fascistas e nazista está bem representada aqui pela figura do Olhos Azuis…….. eles tem um representante a altura da inteligencia e cultura…… cada um tem o representante de seu nivel

  23. Esta bem colocar os tanques no sul,já que argentina,uruguai,bolivia,etc…,não tem exercito para destruirlos e não tem melhor exercito que a gente,só chile que nos supera na marinha,então não tem porque se preocupar se a gente tivesse como vizinhos os Usa,canada,Russia,esses paises forte ai sim que não valia essos tanques.

  24. Vocês direitistas esqueceram da repartição de terras no nosso país pelos militares, vocês esqueceram do saque aos cofres públicos pelos militares e pelos milhares de cargos de alto escalão criados durante o regime militar…. Moro no mato grosso, e sei que metade das terras do estado foram divididas entre parentes de militares, governadores e prefeitos durante a ditadura militar. O brasil possui a maior proporção de brigadeiros/generais/comandantes por soldado do mundo. Essas patentes absurdas, consomem metade do orçamento do nosso exército.

    .
    Os que voces chamam “vermelinhos”(adjetivo que deve ter sido repetito por décadas na cabeça de vocês por seus pais e avôs reacionários, está tão entranhado em suas víceras que o proprio adjetivo se tornou pejorativo para vocês) preferiram lutar por um país para todo o povo, do que botar uma fardinha, mamar nas costas do governo e ESPANCAR UNS POUCOS ESTUDANTES EXCLARECIDOS, que viam toda aquela pouca veronha, aquela meteção de mão da verba pública, que hoje é ignorada e vista por vocês como o período ÁUREO da nação brasileira. Mas o que vocês sabem desse periodo da historia nacional é o que viram na mídia(grande mentora do golpe) e o que seus avós ignorantes e retrógrados disciparam a todos inclusive á voces.
    .
    Me surpreende ver principal mantenedor do forum, fazer um comentário em um tom tão reacionário. Principalmente por ser uma pessoa que me parece ser esclarecida deveria saber que uma mera “guerrilha do araguaia” onde umas pequenas centenas de pessoas se reuniram(sim com ajuda de KGB e dos “vermelinhos” rsrsrs), para sobreviver diante de um cenário onde a opinião diferente do sistema era simplesmente excluida do contexto social, através da reclusão e execução de milhares de manifestantes.
    .
    SIM, MILHARES de inocentes foram mortos por simplesmente manifestar sua necessidade de democracia e de ser ouvido, e ainda esses reacionários utilizam esses argumentos velhos, bobos e extremamente explorados pelos militares de guerrilha do araguaia(número insignificante de pessoas armadas), assassinato de vigias(quantos morreram? 10?)
    .
    Voltando ao tópico, sim, eu acho uma boa compra tendo em vista os guepards que possivelmente podem ser adquiridos e pela clara intenção da KMW de produzi-los em solo nacional(santa maria)

  25. Se há militares corruptos, eles também devem ser presos, na forma da lei. Corrupto não tem patente, profissão, partido ou religião. Acho um absurdo, quando um vendedor afirma, que tem que dar dinheiro para algum militar, quando vende algo para as Forças Armadas. A Polícia Federal tem que montar iscas dentro dos quarteis para pegar os propineiros. Odeio corruto de toda a espécie. Por mim, eu fuzilaria, que nem fazem na China.

  26. Tanques que estejam a altura e com o auxilio de uma boa força aérea é uma arma e tanto,na segunda guerra a união sovietica tinha praticamente 2 para um tanque alemão porem de qualidade inferior não perdeu a guerra de tanques pelo atraso alemão de enviar reforços e porque em seu fronte tinha um terivel corajoso e sabio general,então digo é muito preferivem menos mas de alta qualidade,porcaria é só para gerar despesas extras.

  27. Gustavo G, nunca fui a favor da execução de pessoas, a não ser pelas mãos do Estado, após julgamento. A história nos mostra, que os comunistas executaram muitas pessoas inocentes, no mundo inteiro. Parece que Fidel Castro fuzilou 17 mil, Stalin e Mao milhares,etc. Os americanos e seus aliados, não fuzilam, mas matam com muitas bombas,o que é a mesma coisa. A Anistia foi para ambos os lados. Se julgarem os executores militares, que foram poucos, vão ter que julgar também os executores de esquerda. Não podem criar uma comissão de ex-guerrilheiros para julgar meia-dúzia de militares, pois tais guerrilheiros também matavam e torturavam. Não há lógica nisso. Concordaria, se a comissão fosse rigorosamente neutra, e que os assassinos e torturadores da esquerda também fossem julgados.

  28. Eu não vi os testes desses CC alemães. Eles suportam impactos de 30 mm por cima, nas laterais e retaguarda ? Suportam impactos de munição flecha e carga-oca em tandem ? A minha blindagem suporta tudo isso e é 10 x mais leve. Tem que colocar cientistas dentro das Forças Armadas, e não apenas engenheiros do ITA, IME e Universidade Naval. Engenheiro não é cientista. O cientista já nasce pronto. O Brasil ainda não aprendeu isso, e tão cedo não irá aprender.

  29. Quando se critica decisoes bund.. mole dos vermelhos tarados por dindim,a turma logo diz que os criticos sao facistas e bla bla bla,argumento fora de uso! A turma no poder quer e´que sobre grana para depois enfia-las na sunguinha.E vamo parar com este papo deque para a america do sul ele tem serventia,temos que pensar e agir IMENSO,para talves sermos GRANDES e TEMIDOS,respeitados nao basta !!!!!

  30. Li um comentário q n FAs estão sucateadas q qlq porcaria nova é recebida c salva de palmas…espero , e quero acreditar q está errado o mesmo,e q equipamento novos e melhores , como os caça p a n FAB e novos subs e fragatas, e caças melhores p a n MB vão chegar, p efetivamente ter-mos meios de defender-nos dos corsários q estão se aproximando de nós.E na paz q nos preparamos p a Guerra. P Ontem.

  31. Pois é… quem tinha que ganhar alta patente no exército brasileiro não é filho de governador ou filho de brigadeiro… quem tem que ganhar alta patente, altos salários e benefícios são os cientistas e tecnicos que participam dos nossos programas de desenvolvimento de tecnologia…. que sao poucos… mas alguns são promissores…
    Talvez veiculos blindados pesados, hoje sejam um alvo fácil realmente, principalmente com esses caças e radares hiper sensiveis…. mas se olharmos em volta…. argentina? bolivia? paraguai? e etc? nem sequer um jipe funcionando eles tem. hahahahaha
    Já venezuela, chile e colombia, eu reconheço q é diferente mas nem tanto… graças a deus que os, infelizmente, também corruptos vermelinhos que estão no poder criaram bons laços com nossos vizinhos. Vizinhos que históricamente tem comportamento imprevisível… mesmo que seja doloroso ter de aturar certas traquinagens de nossos vizinhos, tacar fogo em tudo só iria facilitar os interesses imperialistas, seja da china, russia ou EUA de se instalarem definitivamente aqui… Não devemos mais pensar como comunistas ou como yanks, devemos criar a forma sulamericana de desenvolvimento social, militar, diplomatica e etc…

  32. o leopard 1A5, e a evolução natural e inteligente de um carro de combate construido pelos melhores fabricantes do mundo, e dos anos 80? e! ta sendo comido pela ferrugem? logico que não, foi reformado e recondicionado PELO FABRICANTE, inclusive com peças mais modernas, cumpre sua missão?, sim, muito bem por sinal! e eterno ? logico que não! porem equipamento militar deve ser avaliado como estrategico, ES-TRA-TE-GI-CO, e uma arma, AR-MA,e não, não serve para impresionar gatinhas na porta da facu, o importante e que funcione e acerte o inimigo !!!

  33. uma boa compra de oportunidade são os cerca de cento e poucos leos 2A6 que estão sendo retirados de serviço na holanda, esses estão tinindo de novos e seriam um passo adiante nas nossas colunas blindadas, ainda mais com a KMW se instalando no pais, porem uma casa não deve ser construida começando pelo telhado!

  34. E. M. Pinto não mistura as coisas tá. Alem do mais o que teve de gente que se dizia militar (mas só era na farda) entreguista na ditadura, pense, portanto, não vem acusar ninguem com teu saudosismo dos torturadores administrados pelos EUA.

  35. Saudosista Eu? tinha 10 anos quando o Golpe acabou, no Brasil pelo menos, o de Cuba ainda perdura e eu não tenho saudade nem de um nem do outro.
    Mas acho que quem está equivocado é você, basta eu fazer-lhe uma pergunta, o senhor garante ou tem saudade, ou pode afirmar que nas delegacias e presídios de hoje, sobre os governos dos torturados de outrora, não há tortura?
    Os presos de hoje são menos que os de ontem só porque não são filiados a partidos? quem torturava ontem eram os Generais, peça pra um torturado mostrar seus nomes e patentes.
    Não meu caro, não tenho saudade do sofrimento humano, só não sou hipócrita de apontar o dedo pra alguém e emcobrir o que ainda ocorre sobre a tutela dos governos atuais como se eles também não tivessem culpa, se você acusa as autoridades de outrora, ou não tem coragem de assumir que as de hoje cometem o mesmo erro e portanto são TORTURADORES SANGUINÁRIOS, ou está sendo complacente com uma das classes desta diversa sociedade e portanto beneficiando os Políticos e suas ideoliogias.
    PS: EU sou o primeiro a não querer comentar sobre política, abri uma exceção pois não concordo com o que disse o colega Beto, e porque não concordo com a difamação que apregoam a apenas um setor, todos se esquecem ou querem que esqueçamos da história,portanto não compartilho desta visão.
    Para não levar a conversa mais longe e cumprir o que peço aos demais deixo o contato do email caso queria levar a discussão mais aprofundadamente.
    obrigado e um abraço
    E.M.Pinto
    blog.p.brasil@gmail.com

  36. Vejam os numeros atuais de estudantes processados pelo atual governo é muito maior que os processados na ditadura militar.Busquem,pesquisem,informem-se…Tolinho povo Brasileiro rsrs ainda bem que as ETzudas cintilantes de imens complacentes e multi-orgasmicas virão em 22 de dezembro de 2012 me abduzirem e farei amor nas estrelas rsrs rsrs Uhuuu espaço cideral kkkk

  37. Pérai Companheiros quer dizer que os subversivos Brasileiros lutavam pela DEMOCRACIA rsrs rsrs Façam-me cosquinha debaixo do saco bem no talo do pinto rsrs E agora os terroristas se travestiram de social-democracia e tudo aquilo que eles apontavam nos outros agora fazem descaradamente no sol quente na cara de todo mundo não é mesmo e a justificativa qual é heim ELES ROUBARAM PORQUE NÃO PODEMOS ROUBAR TAMBEM rsrs rsrs Ambos vão é para a pira da depuração que ja crepta sedenta por imundos e niguem a ve rsrs rsrs

  38. Gustavo G, só pelo teu primeiro parágrafo, quero mais argumentos… Aí por favor.. queira debater comigo.. porque.. o resto nem quero ler porque.. me dá nojo.. pela agressividade de suas palavras mixadas com ignorancia pura.. perante minha ótica. Portanto vamos por partes!.. Se quiser é claro…

  39. Caro E.M.Pinto, com sincero respeito ao debate. Não entrei em debate partidário, estou longe disso. Meu ponto de vista é firmado não por mera suposição ou posição ideológica mas sustentada pelo estudo de história e política brasileira. Sobre o que digo asseguro-lhe que existem dezenas de milhares de livros e teses acadêmicas que sustentam o que digo. Tenho posse de cerca de 200 a respeito. A propósito, se você que insiste em igualar as mesmas condições de luta política entre uma estrutura opressora e sistemática na história do Estado brasileiro e os agentes sociais que, em algum momento, lhe fizeram oposição pacífica ou através de levantes, seria muito oportuno que você estudasse um pouco mais a respeito. A Comissão da Verdade, recem aprovada nas duas casas do Parlamento do país e que terá inclusive a participação de militares em sua composição, em que pese se investigará apenas um pequeno período (de 1946 a 1985), certamente será uma grande fonte de informação tantos para os mais jovens quanto para os mais vividos mas quem nunca puderam conhecer a história de maneira confiável.

  40. BETO meu caro que verdade essa comissão revelara a sociedade Brasileira?Voce acha que militares guardaram documentos que seriam usados contra eles proprios?So trouxa acredita nisso.E voce acha que os revolucionarios Brasileiros lutavam pela manutenção da democracia?Amiguinhos livros,teses,pesquisas existem de todos os tipos e diversificadas e elas não provam nada a ninguem pois todo aquele que a algo escreve tende naturalmente a enaltecer o que lhe agrada e a desmerecer o que não lhe agrada.Essa comisssão da verdade é apenas uma tentativa de serem reconhecidos como libetadores nacionais visando obterem indenizações bancadas pelo povo Brasileiro.Erros houveram de ambos os lados e muito mais da juventude que se deixou levar por espertinhos e por eles cometeram crimes inclusive de assaltos e essa grana que eles achavam que finaciaria a revolução hoje esta engordando a conta de alguem no exterior.Meu amigo tanto os revolucionarios e os militares foram usados por interesses extrangeiros e quando os militares ainda na decada de 70 perceberam que o apoio Yankee ia alem do que manutenção ideologica se apartaram deles.Não falam publicamente mas o potencial inimigo ao Exercito Brasileiro hoje são os Yankees que cobição nossas riquesas e nossa soberania e por ironia do destino os comunistas de ontem a eles hoje se aliaram e fazem o jogo deles esperando assim por eles serem mantidos no poder caso venham por algum motivo e motivo ja existem varios de serem destituidos de contarem com o apoio de Washington.Não se iluda por livros e livreiros meu caro a realidade hoje é muito diferente do que imaginas e do que divulgam.Hoje A QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS impedem que o EB va ate a fronteira com o Peru repelir paramilitares Peruanos que la se omiziaram ja a mais de 3 meses mas coloca nossos soldados brincando de Poliçinhas na fronteira com a Colombia para agradar a Washington.E saiba tambem que estamos no Haiti para tambem agradar a Washington.Ou seja a esquerda hoje no poder faz o mesmo jogo que o anterior governo de direita fazendo as vontades dos EUA,sucateando a industria militar nacional e dando-a de mão beijada a extrangeiros.Não se surprenda se ESSA QUADRILHA DO IRMÃOS MANGUAÇAS der de mão beijada Alcantara para O IRMÃO CAIM DO NORTE.Na boa amiguinho direita e esquerda no Brasil SÃO FÉZES DA MESMA NADEGA E FÉDEM IGUAIS.

  41. Eu sou saudoso sim mas saudoso por um estadista como D.Pedro II que desde criança foi educado para servir aos interesses e propositos do Brasil e dos Brasileiros e incondicionalmente a isso dedicou-se ate seu ultimo dia.Não é atoa que é reconhecido como o melhor estadista Brasileiro.Um homem que dedicava-se ao progresso e buscava suprir a nação de tudo o que de avançado surgia no mundo.Pesquisem e encontrarão.Tinhamos a segunda esquadra de guerra a mior era a Inglesa.Tinhamos a segunda esquadra mercante,a maior era a Holandesa.Tinhamos a segunda moeda mais forte,a superior era a Libra Esterlina.Eramos um pais em ascenção enquanto nos EUA havia apenas cassinos na costa leste,algodão no sul e oete bravio.Caminhavamos para o parlamentarismo e ja tinhamos avanço industrial e tudo isso se acabou com a proclamação da republica que por sinal foi um ato de alta traição fomentado por latifundiarios e poucos parlamentares.Isso mesmo o Brasil Imperio acabou porque D.Pedro que era contra a escravidão usou de sutileza ausentando-se em viagem a Europa para Izabel abolir a escravatura achando ele assim que não perderia o apoio latifundiario que era a elite da epoca e perdeu.E veio A REPUBLICA DAS RATAZANAS e de la pra ca o Brasil so andou pra traz so se endividou e so comprometeu as riquesas que tem.E hoje vejo voces se degladiando para defenderem bandidos que so nos iludem e nos roubam e pior ainda entregam o pais a ganancia extrangeira.Faltam politicos como D.Pedro II,faltam Brasileiros com Osorio que jamais traiu o que defendia e por isso hoje não tem olugar de destaque de patrono do Exercito Brasileiro e não existe outro Brasileiro que não fosse ele que deveria ter essa honra.Quando voces passarem por sua esfige na praça XV no RJ olhem e saibam que ela foi fundida com o bronze dos canhões dos inimigos que ele derrotou e saibam que todos inclusive Caxias o respeitavam e lhe tinham adimiração.Nunca existira um Brasileiro como ele que stava sempre do lado da causa do povo e do interesse nacional pois tinha um unico amor O BRASIL e nada mais…ESSE SIM FOI UM VERDADEIRO PATRIOTA e não esses bandidos de agora.

  42. NOSSA! TEM HORA QUE O DEBATE CHEGA A UM NÍVEL ELEVADO, MAS DE REPENTE VEM O LODO. QUE PENA QUE ALGUNS FICAM AE POR VOMITAR CONCEITOS E PRECONCEITOS.

    BLUE EYES E A PIADA PRONTA.

  43. MALUQUINHO QUEM É VOCE PRA FALAR QUE ESSES LIVROS E TESES NÃO VALEM NADA?
    um historiador altamente renomado? Ta certo, vc deve entender mais de história do que todos esses historiadores tolos né.
    .
    GRAÇAS á republica das ratazanas maluquinho, temos hoje as leis trabalhistas mais avançadas do mundo, temos acesso á saude de graça(mesmo que precaria, nem os EUA da um remedio de graça sequer aos seus doentes, hoje tentam copiar nosso modelo) do contrário seriamos uma INDIA, com muitos recursos com poucos ricos e uma enorme massa de “dalits” á margem da sociedade.. Hoje as minorias, negros, nordestinos e mulheres só ocupam algum lugar de destaque graças ás lutas daqueles que vocês, ainda em um mundo pós união soviética, chamam de vermelinhos.
    Voce vem com esse discurso da época do Brasil Império que tava tudo exelente até que vieram os politicos corruptos e em seguida os Generais opressores e libertadores e que hoje estamos nesse poço de corrupção porque a ditadura acabou ne? Meu avô dizia muito isso.
    Por que na época do império, nós o país recém emancipado que mais possuia recursos no mundo ainda éramos sujeitos ás vontades de Inglaterra, França, EUA, da mesma forma que somos sujeitos hoje, e isso se ENRAIZOU DURANTE O REGIME MILITAR.
    Passamos a ver o mundo não mais como um mondo plural, mas nos fizeram adotar uma imagem de mundo dividido em dois, Os mocinhos(azuis) e os bandidos(vermelhos), essa divisão meramente ficticia e ideologia está enraizada nas cabeças de muitos ainda, como vejo no forum.
    Se o socialismo é todo esse veneno que vocês pregam, porque os bilhoes de chineses que tem muito acesso a educação e informacão não se rebelaram? porque as antigas republicas socialistas soviéticas estudam a volta de um bloco ligado á russia? porque a população desses paises lembra da era soviética com saudade e dor no peito? Claro que ele exige um controle maior do estado, mas nem sempre precisa ser um controle impositivo, demolidor…
    Antes os EUA conseguiram dividir o mundo em dois, vermelhos e azuis, agora quer dividir denovo ocidente/oriente, já que esse discurso comunita/capitalista ta ficando fora de moda.
    DITADURA, OPRESSAO, CORRUPÇÃO e Ideologismos Yanks, as únicas merdas que os milicos nos deixaram depois que zuaram nosso pais

Comentários não permitidos.