Arthur Clarke, da ficção ao espaço sideral

http://3.bp.blogspot.com/-AfHs_GVWoyg/TcWiIaebKII/AAAAAAAAAC0/trsXNcc_19Q/s1600/enterprise.jpg

Arthur Clarke, da ficção ao espaço sideral – Parte 1 e Parte 2
Escrito por Márcio R. Mendes, J. Ildefonso P. de Souza e Pepe Chaves

Documentário em duas partes sobre vida e obra do escritor britânico Arthur C. Clarke, abordando sua influência e colaboração ao desenvolvendo de novas tecnologias. A primeira parte traça um perfil desse escritor britânico; aborda “2001, uma odisseia no espaço”, sua mais consagrada criação, além de outras obras.

A segunda parte desse documentário destaca “as três leis de Clarke”, apresenta considerações sobre o projeto do Elevador Espacial e traz um pronunciamento de Arthur Clarke gravado no final de 2007 pela TVE Asia-Pacific, com tradução ao português.

Programa INFOZINE nr. 02 – 30/10/2011-TV Fanzine – BH/MG

Video:Arthur Clarke, da ficção ao espaço sideral – Parte 1 TV FANZINE

Arthur Clarke, da ficção ao espaço sideral – Parte 2/final TV FANZINE

Fonte: ViaFanzine

7 Comentários

  1. Muito bons os vídeos, mas para a próximo, pelamordedeus cara, grava em silêncio, dava para ouvir a rádio do teu vizinho o tempo todo.
    Se fazem de novo, tira toda referência ao Kubrick e 2001, lixo ele e seu filme. Esse foi um grande erro do Clarke, acho ele se arrependeu.
    .
    A 3 leis de Clarke sobre o possível, mencionadas no vídeo:
    a) Quando um cientista de renome, idoso, mas experiente, estima que algo é possível, ele esta quase certamente com razão. Quando ele diz que algo é impossível, ele está muito provavelmente enganado.
    b) A única maneira de descobrir os limites do possível é se aventurar um pouco além dele, através do impossível.
    c) Toda tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da mágica.
    .
    A Lei Número 69
    “Ler manuais de computador sem o hardware é tão frustrante quando ler manuais sobre sexo sem o software”.

  2. As mentes brilhantes jamais deveriam ser esquecidas e sempre deveriam ser valorizadas, o que classificamos como devaneios e loucuras hoje, amanhã poderão fazer parte de nossa realidade, pois a diferença entre o possível e o impossível é a nossa capacidade tecnológica de realizá-lo, sempre pense grande, nunca se diminua….sim nós somos capazes…

  3. Milton,
    Mas a melhor dele foi: Todo candidato a líder político deveria ser automaticamente rejeitado.
    Ele acreditava que cargos de liderança no governo deveria ser preenchido por “aclamação” já que aquele que se oferecesse deveria ser visto com reserva, não sendo compatível a função pública com a ambição política.
    Claro, uma utopia, mas não deixa de ter razão. rsrsss

  4. Pessoal, depois eu vejo esses vídeos com calma. Eu acabei com o mistério da física do futuro, pois sempre vi o mundo 1000 anos a frente. Desvendei Deus (com a permissão dele, evidentemente), vi como é o Universo, como foi o Big-bang Divino e os princípios da Física. Eu sou o Grande Profeta, ou seja, nada tem mais mistério para mim. Se não me chamaram para ajudar a humanidade, é porque Deus não deseja. Coloquei-me à disposição, porém o mal está dominando ainda a humanidade. A minha consciência está tranquila, pois não me omiti. Ofereci a Nave 1/3 C, mas não me levaram a sério. Lavo as minhas mãos.

  5. hehe muito boa a proposta do Clarke, Bosco, em definitiva desconfiar de todos os que se apresentem como candidatos, são eles os mais suspeitos rsrs.
    Talvez podemos, para pensar que estamos evoluindo, podemos trocar ‘utopia’ por graus. Então,
    acho o grau de democracia dum país seria diretamente proporcional à desconfiança do seu povo nos que se apresentam como ‘salvadores’.
    .
    Paradoxo. Existem políticos ‘honestos’ no sentido de dizer a verdade, ainda confirmando sua desonestidade, como o ex-governador de Lousiana(USA), Huey Long, ele disse “Tem pessoas que dizem que eu roubo, bem, todos os políticos roubam.”

Comentários não permitidos.