Defesa & Geopolítica

NASA quer tornar raio trator uma realidade

Posted by

http://img834.imageshack.us/img834/7793/862706904.jpg

Raios tratores

A NASA resolveu estudar formas de tornar realidade um conceito longamente proposto pela ficção científica: os raios tratores.

Raios tratores são dispositivos que usam a luz para capturar e mover objetos.

Embora nos filmes esses mecanismos sejam capazes de arrastar naves inteiras, a NASA está mais interessada em capturar partículas da atmosfera de planetas ou da cauda de cometas e levá-las até os instrumentos a bordo de sondas espaciais ou robôs espaciais.

Uma vez no instrumento, as partículas poderão ser analisadas.

Isso poderia simplificar muito o projeto das sondas e dos robôs, além de aumentar significativamente seu alcance – no caso de um cometa ou asteroide, por exemplo, um raio trator a laser poderia manter a sonda a uma distância segura dos detritos, além de capturar amostras por um longo período de tempo.

Raio trator a laser

A equipe formada por Paul Stysley, Demetrios Poulios e Barry Coyle, do Centro de Voos Espaciais Goddard, foi encarregada de testar experimentalmente três técnicas para um raio trator.

Todas vão usar raios laser para capturar e transportar partículas.

“A ideia original era de que poderíamos usar os raios tratores para limpar o lixo espacial,” confessa Stysley. “Mas puxar algo tão grande seria praticamente impossível por enquanto. Foi quando surgiu a ideia de que talvez pudéssemos usar a mesma abordagem para capturar amostras”.

Simulações já mostraram que uma abordagem alternativa, chamada raio trator gravitacional, poderia ser usada até mesmo para desviar um asteroide que estivesse em rota de colisão com a Terra.

Em 2010, uma equipe australiana demonstrou pela primeira vez a possibilidade de capturar e mover partículas por longas distâncias usando um raio trator óptico.

Tecnologias de raios tratores

Vórtice óptico

A primeira abordagem experimental que a equipe pretende estudar é chamada vórtice óptico ou técnica das pinças ópticas, na qual são usados dois feixes de laser com propagação oposta.

Os dois feixes formam uma geometria semelhante a um anel, que aprisiona a partícula no núcleo sem luz dos feixes em contra-rotação.

Pesquisas iniciais mostraram que é possível mover as partículas ao longo do anel aumentando e diminuindo a intensidade de um dos feixes de luz – na verdade, aquecendo o ar ao redor da partícula aprisionada.

Esta técnica, contudo, como é baseada no aquecimento do entorno da partícula, exige a presença de uma atmosfera – ou seja, ela somente será útil em planetas com atmosferas com densidade suficiente.

Feixes solenoides

A segunda técnica usa feixes ópticos solenoides – aqueles cujos picos de intensidade espiralam ao redor do eixo de propagação.

Essa técnica consegue aprisionar e exercer uma força que movimenta as partículas na direção oposta à fonte do laser.

Em outras palavras, a matéria a ser capturada é puxada de volta ao longo de todo o feixe de luz, como se ele fosse um cano de um aspirador de pó.

Ao contrário da técnica do vórtice, esta usa somente os efeitos eletromagnéticos, podendo operar no vácuo do espaço.

Isto a torna ideal para estudar a composição de materiais em luas, em asteroides e em cometas.

Feixe de Bessel

A terceira técnica por enquanto só existe no papel, nunca tendo sido demonstrada em laboratório.

Ela envolve um feixe de Bessel.

Quando disparado sobre uma superfície, um laser comum aparece como um pequeno ponto.

Um feixe de Bessel, por sua vez, aparece como um ponto circundado por anéis de luz.

Segundo a teoria, o feixe de laser poderá induzir campos elétricos e magnéticos na rota do objeto.

O spray de luz dispersada para a frente por estes campos poderia puxar o objeto para trás, na direção contrária à do próprio feixe.

Fonte: Inovação Tec.

20 Comments

  1. Ferreira Junior says:

    Jornada das Estrelas, estamos a caminho, raios laser, raio trator, teletransporte, tradutores universais, dobra espacial com a quebra da velocidade da luz.

  2. R22 says:

    Que avanço! Por isso Nao substituiram os ônibus espaciais. Devem estar construindo a Enterprise. Sds.

  3. Kaio says:

    O Dandolo tá perdendo as patentes. UHEAUIHEAIEHAIHEAIHEAIUHAIUAEHIUEHAUIEAEA

  4. Dandolo says:

    Essa é a minha área, já que vejo o mundo 1000 anos a frente, em todos os seus aspectos. Poderemos criar a luz sólida, inclusive para repulsão e atração. Não é laser, mas novos tipos de estados de matéria,ou novos tipos de átomos. Já é hora de termos raios antigravitacionais. Querem que eu desenvolva esse projeto para a humanidade ? Pode ser, mas terei que ter carta branca em um Centro de Pesquisa, e sair do Brasil, pois em matéria de ciência e tecnologia estamos com a mentalidade de 150 anos atrás. Aguardo convites.

  5. Nick says:

    Dobra máxima, Sr Sulu! 🙂

    []’s

  6. lucena says:

    Resumindo…motores que utilizam a luz como meio de empuxo,a questão crucial é a fonte de energia par isso;eis o pulo do gato!

  7. Com certeza será uma realidade, questão de tempo.sds.

  8. xtreme says:



    baixei toda a serie ‘antiga’ de jornadas nas estrelas… muito legalzinho

  9. max says:

    Sou mais a favor da tração animal: carroças, arado de boi…

  10. JClaudio says:

    Esse é o Dandolo de sempre.

  11. jaspion says:

    eis o pulo do gato!

    ai q tá …MAS DOIDO PRA VER UAM ENTERPRISE NO ESPAÇO!!

  12. Symon says:

    Concordo com o Dandolo, devemos criar a luz sólida para equipar os nossos “tigers” da FAB..

    E quem sabe em um futuro (2031) não teremos os nossos caças F-5M na versão submarina também (F-5MS)..

  13. ALEXANDRE says:

    Dandolo, se sua ciência for igual a sua análise econômica, o mundo vai esperar sentado por alguma coisa que preste, já que vc acha que a economia do Brasil está quebrada e a da Argentina é que vai bem, vc poderia ir para a Argentina mostrar seus dotes científicos.

  14. Estamos na era do LASER,os EUA so´pra variar esta na frente,desenvolvem armas tacticas,propulsores,usinas de purificaçao de agua e varias aplicaçoes na medicina .Enquanto isso,as naçoes que comem poeira rasgam suas lingeris de puro dispeito!

  15. TRAGICO!!!!!!kkkk

  16. Os caras possuem um mini acelerador de particulas,talves ja descobriram o segredo de GOD,a particula da vida !

  17. capa preta says:

    raio trator e coisa do passado, o fulturo e o raio gama, pra todo infante virar hulk rsrsrs

  18. VILSON J FADEL says:

    PAREM DE DAR CONVERSA A ESTE DOIDO CONVENCIDO CHAMADO DANDALO,ELE BEIRA A LOUCURA NOS SONHOS DELE ELE FUMA ALGUMA COISA E ESTA ESTRAGADA ,VIAJA O TEMPO TODO,ESSA HORA ELE DEVE ESTAR EM VULCANO JUNTO DO SPOCK.

  19. VILSON J FADEL says:

    PAREM DE DAR CONVERSA A ESTE DOIDO CONVENCIDO CHAMADO DANDALO,ELE BEIRA A LOUCURA NOS SONHOS DELE ELE FUMA ALGUMA COISA E ESTA ESTRAGADA ,VIAJA O TEMPO TODO,ESSA HORA ELE DEVE ESTAR EM VULCANO JUNTO DO SPOCK,OU SERA QUE ELE INVENTOU A MAQUINA DO TEMPO,DO GEITO QUE E LOUCO VAI TRASER HITLER DEVOLTA.KKKKKKKKKKKKKKKK

  20. Tiago Santos says:

    Depois da matéria, vou logo na seção de humor procurando os comentários do Dandolo kkkkkk

shared on wplocker.com