BRICS será o novo Plano Marshall do século 21?

Será que o bloco terá a mesma perspectiva americana de 1947?

Para muitos, a História sempre se repete. E muitas vezes de forma triste. A atual crise financeira e econômica que ataca o mundo, e principalmente corrói a Europa, é muito preocupante, pois traz ao mundo um conjunto de incertezas em relação a investimentos de longo prazo e à solidez do processo de desenvolvimento mundial.

O BRICS – bloco Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – tem uma missão muito importante no desenlace desta crise, pois além de mercados potenciais para o desenvolvimento comercial do mundo, os mesmos hoje concentram riquezas necessárias para uma nova recuperação mundial, claro que em um momento histórico distinto de outras épocas, o grupo tem força para organizar um novo movimento estratégico em prol da economia internacional, mas claro considerando ressalvas de princípios econômicos e estratégicos de cada país, principalmente quando falamos de China e toda sua política de comércio internacional, e também suas estruturas cambiais.

A nova cúpula do G-20 que se reúne agora em novembro tem a grande missão de estabelecer as novas formas de financiamento e dissolução desta crise internacional, e o BRICS neste momento tem um papel fundamental, pois a própria pressão do bloco junto ao FMI traz um alento no processo de desenvolvimento econômico, considerando a força econômica que os países têm demonstrado em todo o período de crise.

No pós-Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos deram sua contribuição (claro que discutidas as vertentes) através do Plano Marshall para reconstrução de uma Europa toda destruída pela mazela da guerra. Além da reconstrução estrutural, a reconstrução econômica foi de fundamental importância, para equilibrar inclusive o processo econômico mundial e também o fomento das novas rotas de comércio e desenvolvimento.

Neste ponto o BRICS se coloca como um novo Plano Marshall do século 21? O bloco é convidado a ampliar sua participação no FMI para a recuperação da economia europeia, mas será que o bloco terá a mesma perspectiva americana de 1947?

Claro que não devemos nos ater a comparações, mas que de fato é importante enaltecer o grande valor que o BRICS hoje tem na economia mundial, e do mesmo modo, o impacto da crise atrapalha o desenvolvimento dos países do bloco.

O problema são os riscos inerentes para os países, principalmente na segurança do capital aplicado, minimizando os efeitos de uma nova crise, a questão de interdependência, e também a segurança de contrapartida na manutenção das rotas comerciais. Brasil e África do Sul podem ter um impacto maior, considerando o nível de desenvolvimento econômico recente, mas o principio de pensamento em bloco fortalece o conjunto, e favorece o desenvolvimento de um novo resgate europeu. Mas fica uma nova pergunta: até quando o mundo suportará novos Planos Marshall?

Fonte: Diário da Rússia

20 Comentários

  1. O BRICS vai ter que ajudar o Brasil a pagar a sua Dív Federal Pública de quase 2 trilhões de reais.PT + PMDB foram uma grande desgraça para o nosso país.Agora é tarde.

  2. AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ!
    Realmente a Europa está falida mesmo…até que ponto eles chegaram-Hehehe….
    .
    .
    E pensar que muitos dos países do BRICS, tem tendencia socialista e que todos não são de 1º mundo e que no passado alguns eram ardentes defensores do comunismo e testemunhava contra o capitalismo-Hahahah….quê mundo hein!
    .
    Como esta o caixa do Brasil e da Africa do Sul…dois duros?…coitada da Europa,pedindo dinheiro a quem não tem muito ou simplesmente não tem….os falidos & lascados-Hahaha…da até para fazer uma ópera melodramática no estilo mexicano-Hahaha…..
    .
    A Africa do Sul coitada,o nosso caixa esta melhor do que do sul-africano-Rsrs….
    .
    Onde estão os europeus e americanos(governos) tirando tanto dinheiro para guerra;pois na área social é onde o dinheiro falta,explicação é a crise;as industrias de armas não conhece crise econômica.
    .
    .
    .
    SÓ UMA DÚVIDA??????????????
    .
    Sr.Dandolo…colega?….O que tem a Argentina haver com tudo isso ai no texto?

  3. Somente os cegos de espírito não reconhecem a grande arrancada que o Brasil deu nos últimos 8 anos, com o Lula. Os problemas de corrupção no Brasil são seculares. A dívida brasileira vem de décadas perdidas, muito antes do Lula. FHC privatizou quase tudo, cadê o dinheiro da privataria? Grande parte da dívida se deve a corrupção, ao mau uso do dinheiro público em obras faraônicas e desnecessárias etc. Gastar com o social é INVESTIMENTO. Lembrando que o Brasil faz parte dos países BRICS, sendo um dos mais importantes. Sou brasileiro com muito orgulho, por isto pergunto: porque incluir a Argentina entre os BRICS? Quanto mau gosto e falta de visão nacionalista….

  4. Somando as tendências pacifistas de uns as visões políticas extremamentes caseiras de outros, a soma acrescenta a realidade dos fatos que medidas devem ser tomadas de qualquer maneira. Portanto, ao total desse somatório devemos acrescentar a importância do Brasil no mundo no sentido de contribuir para aplacar a crise mundial. O que é ruim para eles economicamente no momento, no futuro também poderá ser para nós. Dentro de nossas possibilidades e no âmbito do BRICS,algo pode ser feito. Afinal, as economias não estão acontecendo em um processo de globalização? E esse não é pendular?

  5. “Mas será que o bloco terá a mesma perspectiva americana de 1947?” Improvável, cada um dos países possui sua própria estratégia, e estratégias globais de poder acho que só Rússia e China. Não acredito em um novo plano Marshall e sim um novo avanço de poder e influência dos Russos e Chineses. A Índia e o Brasil, este menos ainda, só pegarão as rebarbas da nova divisão de poder no mundo.

  6. Os mais antigos se lembram que depois do ” milagre brasileiro ” ocorrido no regime militar, financiado por motivos ideológicos, terminado esse perído começou o início da CRISE com o aumento da gasolina , da carne e a inflação desesperadora e o FMI com nossa dívida que se alguém ñão fala nada estaríamos nela até hoje.
    E a nossa CRISE acabou ??????
    Se acabou eu não estava sabendo, quarenta milhões saíram da pobreza, não conheço nenhum.
    O que vemos hoje são relãmpagos de esperança e algumas ilhas de prosperidade no Brasil.
    O Brasil não firmou sua luz de prosperidade e agora estão aplicando essa tal crise mundial.
    Não acredito nisso, é mais uma estorinha de dodói, de vitimização, e o pior é que vamos entrar nessa e continuaremos a viver de relâmpagos de prosperidade ou pior os raios da mentira caírão sobre nossas cabeças e vamos pagar as contas de novo.
    Vendo a entrevista do General Wesley Clark a gente percebe que se mudam as táticas mas o rei da mentira é bom nisso.

  7. Só uma guerra mundial pode desfazer essa crise capitalista. Países devastados, sem indústrias, agricultura, estradas, meios de produção energética seriam um oásis para investidores. Um país como o Brasil,por exemplo, sofrendo devastação proporcional ao sofrido pela Alemanha na 2ª GM, além de ser um competidor internacioanl a menos, ainda seria refém do(s) país(es) vencedor(es) através de dívida trilhionária para sua reconstrução. É isso aí, guerra ainda é um dos melhores negócios do mundo.

  8. Não. Provavelmente os BRICS vão é fortalecer o comércio entre sí…e não ficar ajudando Europeus e estadunidenses. Na época do Plano Marshall não existia alternativa para comércio aos EUA; ou eles ajudavam a Europa e Japão( que bem ou mal já eram industrializados e com elevado nível educacional) ou iriam tentar levantar algum ponto do globo que estava ainda estava no “século 19” em termos industriais…inviável. O atual momento é muito diferente do de 1945!

  9. O Brasil tem reservas que ultrapassa a quantia de R$350.000.000.000,00 ( Trezentos e cinquenta bilhões de dólares), vende mais do que compra, gerando receita na balança comercial, a entrada de dinheiro é superior a saída, economia crescendo em torno de 4% do PIB e neste ano se torna a 6° economia do mundo, superando a Inglaterra. Dívida em torno de 37,2% do PIB. É um dos motores da economia mundial, estando em condições de ajudar a Europa, via FMI na sua recuperação.

  10. katholikoromano,

    O país tem a mais alta taxa de juros do mundo, sistema tributário absurdamente pesado sobre as empresas e cidadãos, classe política oportunista e vivendo de alianças estranhas, sistemas públicos de saúde e de educação sofríveis, déficit nominal persistente ano a ano. O país está com a indústria ameaçada pela competição desleal dos chineses e a agricultura manietada por organismos pseudo-ambientalistas. Sobra as commodities nas mãos de mega-empresas. Na década de 80 Margareth Thatcher sugeriu a venda da Amazônia para bancar nossa dívida externa. Você acha realmente que “ajudar” é o verbo a ser conjugado pelo Estado brasileiro?

  11. o brasil precisa e de um PLANO BRASIL, plano marchall o KCT, precisamos de um projeto de desenvolvimento de nação, e não fornecer mão de obra barata para a europa continuar posando de escritorio do mundo !!

  12. Artigo superficial senao imbecil. O plano marshall foi resultado da situacao contraditoria que o mundo capitalista se encontrava apos a segunda guerra mundial. De um lado os Estados Unidos, vitorioso na guerra, vendo sues competidores pela hegemonia no mundo capitalista derrotados, alemanha, francA, inglaterra e japao todos em ruinas e sendo a economia norte americana a mais avancada tecnologicamente e produtivamente no mundo e tendo mais de 80% da reserva de ouro mundial guardada nos cofres do tesouro nacional daquele pais. Um pais que produzia muito mas que nao tinha mercado para exportar porque todo o mundo estava em regime de contencao de despesa sem condicao de importacao. Se acrescentamos a presenca da Uniao Sovietica que vitoriosa no leste europeu estava consolidando essas conquistas pela imposicao de regimes pro-Uniao Sovietica no Leste da Europa enquanto em Franca e Italia membros do Partido Comunista faziam parte do governo nacional, vemos uma situacao paradoxa. America Forte economicamente mas sem mercado e com medo do fantasma do comunismo. Dai o Plano Marshall. Resultado do aspecto forte e do aspecto fraco da posicao norte americana. Agora no seculo XXI pelo menos ate agora, o que temos e um chamado grupo BRIC que nao e uma area economica que pode ser dito possuir a mais alta tecnologia do mundo. A tecnologia usada no grupo BRIC e tecnologia norte americana e europeia. A classe operaria e mais explorada nos paises do grupo BRIC, mas e o que Marx, chama de exploracao extensiva nao intensiva. Sao muito explorados em termos de horas de trabalho, salario etc mas em termos de intensidade nao o sao. Porque la nao se usam os metodos mais avancados tecnologicamente. Isto e sistema de producao computerizados e mais usado na Alemanha do que o e na China por exemplo. Situacao diferente daquela que existia nos Estados Unidos no final da segunda guerra mundial. Alem do que o Estados Unidos tem o privilegio de imprimir ou digitar o dinheiro reserva do mundo e vai querer manter tal privilegio as custas das armas. A nao ser que haja uma terceira guerra mundial e os Estados Unidos sao derrotados falar em hegemonia dos paises do BRIC e como disse um portugues a meu respeito neste site, conversa pra boi dormir.

Comentários não permitidos.