Deu no Panorama Espacial Lançadores: a proposta da Avio

http://www.arianespace.com/images/feature-stories/2003/vega1_lrg.jpgPor  Andre Mileski

No workshop sobre “Acesso ao Espaço”, promovido pela Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), em São José dos Campos (SP), em 15 de setembro, foram dadas mais informações sobre a proposta italiana para o desenvolvimento conjunto de um lançador de satélites, conforme noticiado pelo blog no início desse mês (ver: “Lançadores: Itália quer cooperar com o Brasil”).

A proposta é para o desenvolvimento de um lançador com todos os estágios de combustível sólido, com capacidade de satelitização de 1.500 kg a uma altitude de 1.500 kg, baseado na tecnologia do foguete Vega. De acordo com o divulgado, o custo de desenvolvimento do projeto seria inferior a 1 bilhão de reais, e seria realizado por meio da formação de uma “joint-venture” com empresas nacionais. Trata-se de modelo similar ao apresentado pelos franceses.

A Avio está sendo assessorada pela Sygma Tecnologia, de São José dos Campos (SP), na pessoa de um de seus sócios diretores, o coronel da reserva José Carlos Argolo, ex-diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA).

A propósito, a empresa italiana, controlada por um fundo britânico de private equity, pode mudar de mãos em breve. Já há alguns meses, circulam rumores na Europa sobre a eventual venda da Avio para concorrentes, dentre eles, o grupo francês Safran.

Fonte: panoramaespacial

13 Comentários

  1. MEU AMIGO ((E.M.Pinto))

    ESTA E UM BOA MATERIA , BRASIL E SUAS SUCATAS

    O Exército brasileiro negocia a compra de 36 blindados antiaéreos

    ———————————————————-Demostração do Geopard em Formosa – Foto EB No último dia 20, a Krauss-Maffei Wegmann, fabricante do tanque, promoveu uma demonstração para militares de alta patente no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás. Mais que o valor do negócio, 30 milhões de euros, o que provoca questionamentos entre alguns generais é a qualidade do blindado.

    O Gepard, desenvolvido na década de 60, utiliza tecnologia ultrapassada, tanto que a Alemanha, a Bélgica e a Holanda o retiraram de operação. Além disso, o Chile encomendou um lote desses blindados há três anos, mas concluiu que não era uma boa compra e devolveu o equipamento após testes com quatro unidades.

  2. controlada por um fundo britânico de private equity
    .
    Britanicos nao Cheirao bem .
    .
    por tras deles tem os Yankes pra controla na dependencia
    .
    Asim como os Ukranianos tem sido
    .

  3. Comprar material bélico obsoleto, é nos colocar em alto risco numa guerra de verdade. Vamos analisar esse material a fundo. Imaginem mísseis anti-radares, sendo utilizados contra esse canhão anti-aéreo auto-propulsado. Daria para nós fazermos esse teste ?

  4. Se esse foguete servir de aprendizado, sem dúvida que seria útil. Lembre-se: Se um foguete leva 1,5 ton, 3 foguetes unidos em paralelo vão levar 4,5 ton.

  5. A Sindrome do Apego. O Brasil por muitos anos vendeu quase de graça minério de ferro. Agora quer comprar de volta e tudo em forma de sucata. Kkkkkkk.

Comentários não permitidos.