Vale será novo polo de Vants

http://www.uasvision.com/wp-content/uploads/2011/04/Falcao.jpg

Empresários estudam parceria para desenvolver tecnologia
São José dos Campos será, nos próximos anos, um polo de desenvolvimento de Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados) no país.
A afirmação é de empresários e pesquisadores do setor, que citam São Carlos e o ABC Paulista como outros centros dessa tecnologia.
Atualmente, duas empresas instaladas no Parque Tecnológico de São José atuam no desenvolvimento de sistemas para Vants: a Gyroflex e a Flight Technologies.
A tendência é que esse número aumente no futuro. “No Brasil, há 15 empresas e organizações que atuam no mercado de Vant. Somente em São José, são cinco projetos relacionados ao setor”, disse o gerente de programas da DCA-BR (Organização Brasileira para o Desenvolvimento da Certificação Aeronáutica), Luiz Alberto Cocentino Munaretto.
Os Vants têm sido utilizados em missões do Exército Brasileiro como no monitoramento de fronteiras e em operações como a destruição de pistas clandestinas na Amazônia.
Outra utilidades do aparelho é no controle do desmatamento em áreas de proteção ambiental. “Esse setor nunca foi tão discutido e vai ser ainda mais no futuro”, afirmou o diretor técnico da DCA-BR, Pablo Pusterla.

Fonte: O Vale

22 Comentários

  1. Ao contrário… são josé está perdendo muitas indústrias e parou de crescer. Só constroem prédios residencias de baixíssima qualidade aqui e mais nada. Prefeitinho de m*** do PSDB…

  2. O que me preocupa amigos, é a fragmentação do mercado, muitas empresas(algumas de pequeno e médio porte) desenvolvendo uma tecnologia similar a do concorrente . No que isso poderia nos prejudicar?
    em muitos aspectos…
    É óbvio que concorrencia é sempre bom, ajuda as empresas a se superar, buscar o aperfeiçoamento.
    Mas quando temos milhares de concorrentes, muitos deles de pequeno porte, em um mercado ainda bem restrito fica claro que muitas dessas empresas não conseguirão se manter no mercado, custos de produção geralmente serão altos devido á baixa capacidade de produção em série e a incapacidade de produzir grandes estoques….
    EU acho que boa parte delas deveria se unir, formando algumas poucas e boas empresas, com uma capacitação muito maior de funcionarios e desenvolvedores e com muito mais dinheiro em caixa, para produzir e equipar a sua linha de produção

  3. “Empresários estudam parceria para desenvolver tecnologia”
    Pois é! O Japão faz muito disto!.. O governo também incentiva esta ação. Invés de 20 empresas pesquisarem a mesma coisa e nao sairem do canto. Se unem e conseguem os resultados rapidamente. Tomara que este falcão seja armado em breve!..
    Este link que o Charles mandou!.. Mostra esta intenção também! Bem no final dos slides: http://www.cti.gov.br/defesa_nacional/pdf/VANT.pdf

  4. Porque TUDO é em São Carlos, São José dos Campos e em São Bernardo??? Essa Política do Café Com Leite da Velha República vai acabar quando??? Não é melhor separar o BraSil em dois??? Porque o NORTE/NORDESTE nunca tem direito a um incentivo desse???? É SEPARATISMO?? É OPORTUNISMO?? É XENOFOBIA??? Porque, nós, do Norte/Nordeste somos obrigados a sustentar os SANGUESSUGAS PAULISTAS????? Independência NORTISTA já!!!!!

  5. Acredito que até por razões geoestratégicas muitas das empresas do ramo de segurança e defesa deveriam estar sendo direcionadas para o Norte e o Nordeste do Brasil, contribuindo assim para consolidar o desenvolvimento daquelas regiões, bem como contribuindo para o povoamento daquelas imensas áreas desabitadas e ajudando a melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades do Sul e do Sudeste que já estão por demais inchadas e com problemas de toda ordem.

    É de senso comum, o potencial de que as regiões Norte e Nordeste dispõem em todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico possuindo excelentes pólos universitários, industriais, de formação técnica, médica, informática, eletrônica, Centros de Lançamentos de Foguetes, estaleiros civil e militar, grandes áreas para ocupação, mão de obra em abundância, etc, especificamente nos Estados de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte Ceará, Maranhão, Paraíba e na Amazônia.

    Ao que me parece os governantes do Norte e do Nordeste estão alheios aos lobbies montados em Brasília que só beneficiam as Regiões Sul e Sudeste com vultosos aportes financeiros e repasses de tecnologias de altíssima geração. Os governadores das Região Norte e Nordeste estão totalmente desinformados ou compactuando com essa política nociva aos interesses do desenvolvimento econômico e político da população, da indústria e do comércio dos seus respectivos Estados.

    As eleições para os governos municipais estão se aproximando e esse bem que poderia se transformar num tema recorrente de campanha nessa regiões. Vamos agir, vamos cobrar, vamos fiscalizar!! quem sabe as coisas não começam a mudar em breve.

  6. Ronin, porque lá tem estrutura pra isto!..
    As oligarquias dos limites do Brasil pretendem continuar explorando as regiões de fronteira. E os industriais dos polos industriais do país acham que perderiam poder e capital caso fosse diferente. Cabe ao governo federal mostrar que não, impor condições pró-brasil e fazer diferente!.. Fosse assim os EUA seria nucleado em NY. O que não percebe-se levando em conta o PIB de cada estado de lá.

  7. Independência NORTISTA já!!!!!, com o que? com estilingue, hahahahahhaha, como tem uns que falam merd. , e o diarum ja disse o resto que eu pretendia dizer.
    “” somos obrigados a sustentar os SANGUESSUGAS PAULISTAS?????””, me parece que é o contrario né?
    “desculpe aos amigos do norte/nordeste que nao se enquadram(que sabem o que realmente acontece) no que disse acima, é que tem uns(em todo o brasil) que nao sabem o que falam.
    e espero sim que o brasil fique forte como um todo, em todas as suas regioes para que nao exista mais neste país a miseria.
    sdsa a todos.

  8. Mas leonardo_sp. Vou te contar uma coisa. Sabe qual é o real motivo desta conjuntura desfavoravel?.. Apesar de sim! Com o gás natural que o norte/nordeste possui, fora as jazidas de minerais importantes, e localização geográfica mais próxima da europa e estados unidos!.. Os engenheiros de produção saberão o que estou dizendo.. mas enfim.. sabe qual é a razão? A mesma!.. que pretende que os índios da RESERVA RAPOSA SERRA DO SOL sejam independentes!.. FALAM INGLÊS!.. É PURA DESESTABILIZAÇÃO INTERNA, DESARMONIZAÇÃO INTERNA, estes combates internos só enfraquecem o país. TUDO QUE OS INTERNACIONALISTAS QUEREM. Quanto a isto a ferramenta de resolução não é a ignorância. Todos os estados brasileiros morreriam de tanto discutirem suas capacidades dadas as beneces naturais ímpares de cada um! Mas sim a EDUCAÇÃO. O CONHECIMENTO. A MESMA COISA ACONTECE entre Brasil e Argentina… e etc.

  9. diarum o que eu quis dizer é que nao é por causa dos “”paulistas sanguessugas””(só é o povo que mais trabalha neste pais(tanto que nossa qualidade de vida nao é boa, por causa do estresse e da poluiçao), o estado que leva o brasil nas costas) que o norte/nordeste nao evoluiram, foi por causa de inumeros fatores, principalmente a corrupçao e falta de planejamento para com o futuro.
    estas empresas nao vao para la, pq la nao tem estrutura e nem mao de obra qualificada para isso, e nao por causa dos “”paulistas sanguessugas”” .

  10. leonardo_sp. Concordo cara.. Em parte. Aquele funcionário que do norte/nordeste migrou… Convenhamos. Ok… Desde o descobrimento. Não houve interesse de instituições de ensino de renome nacional!.. se instalarem em outros pontos senão o do sudeste. E industria… sabemos né, trocaram o café… por industria!.. haviam portos.. escoadouros lá.. Aí a escravidão africana como era na época foi ao fim… mas um parênteses.. que mexe comigo, porque ganho mais. Aqui vai. Vale lembrar.. não é questão de disputa de propósito entre estados mas sim.. a conjuntura que quer isto. Mas poxa.. sabemos. É complicada a carga horária de mão-na-massa e seus devidos salários atualmente não digo a palavra justiça, mas mais além que todas as classes, é desumana. Proporções quanto à interferência perante a dimensão dos campos de uma gerência a serem envolvidos é louvável!.. mas.. é complicado… quando os estudos de sobrevivência do brasileiro apontam que é incapaz de arcar com tudo isto.

  11. Logo. Cara. Concluio que são os povos que migraram.. e trabalharam que criaram as maiores cidades do mundo. Sempre aconteceu assim. Por que será?! Ótimo ponto(analisando em todos os territórios as nuances idênticas) a pesquisar..

  12. concordo diarum, os colegas do norte/nordeste ajudaram a construir sao paulo, agora o que vai(ja esta acontecendo) acontecer é que sao paulo vai começar a exportar mao de obra qualificada, para as regioes que estao com problemas em telas, é o paulista agora que vai começar a sair de sao paulo, e espero que ao passar do tempo todas as regioes deste país estejam bastante avançadas.

  13. Isto mesmo leonardo_sp. É o que está acontecendo. A mão-de-obra qualificada em busca de melhor qualidade de vida está se afastando dos grandes centros, além de claro, oportunidades comerciais. Os ‘gringos’ sabem do potencial das fronteiras brasileiras. Estão investindo pesado!.. O brasileiro precisa acordar e já! Pois como em minha visão leiga considero que não há regulamentos sérios para tal, corre-se o risco de existir um Brasil só no papel!..
    Eu também espero. Quero um Brasil com cada estado tão forte quanto países, porém condicionados a continuarem assim mantendo a identidade nacional.

Comentários não permitidos.