ONU: marca de 7 bi de habitantes não deve ser comemorada

A população mundial chega, nesta segunda-feira, a 7 bilhões de pessoas, segundo estimativas das Nações Unidas, em meio a necessidades urgentes de redistribuição da riqueza para o combate a crescentes desigualdades.

Cada país celebrará à própria moda este novo recorde de explosão demográfica: alguns vão até eleger um bebê como símbolo e outros vão organizar competições esportivas e festividades.

Na Zâmbia, será realizado um concurso musical, e no Vietnã, um show intitulado 7 Billion: Counting On Each Other (7 bilhões de pessoas apoiando-se mutuamente). Na Rússia, as autoridades vão entregar presentes a alguns recém-nascidos.

No entanto, para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o dia que marca a existência de 7 bilhões de seres humanos não é motivo de alegria. “Os recém-nascidos chegam a um mundo contraditório, com muita comida para uns e com a falta de alimentos para um bilhão de pessoas que vão dormir com fome todas as noites. Muitas pessoas gozam de luxuosos estilos de vida e muitos outros vivem na pobreza”, disse Ban em entrevista à revista americana Time.

O recorde demográfico deveria ser visto como “um chamado à ação”, insistiu. A nova cifra demográfica representa un incremento de 1 bilhão de pessoas em relação ao número anunciado à meia-noite de 12 de outubro de 1999, quando a ONU nomeou um recém-nascido bósnio, Adnan Mevic, como o habitante número 6 bilhões da Terra. O então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, foi fotografado em um hospital de Sarajevo, segurando Mevic em seus braços.

A família da criança vive, hoje, mergulhada na pobreza, o que explica, em parte, o fato de este ano não haver foto simbólica com o chefe da ONU para imortalizar o novo recorde demográfico. “Não se trata de números. Trata-se de pessoas”, disse Ban numa escola de Nova York semana passada.

“Serão sete bilhões de pessoas que vão precisar de alimentos em quantidade suficiente, assim como de energia, além de boas oportunidades na vida de emprego e educação; direitos e a própria liberdade de criar seus próprios filhos em paz e segurança”, acrescentou.

Dirigindo-se aos estudantes, o chefe das Nações Unidas acrescentou: “Tudo o que quiserem para vocês mesmos deverá ser multiplicado por 7 bilhões”. Ban levará esta mensagem ao G20, que reunirá as economias desenvolvidas e as emergentes mais importantes, na próxima semana no sul da França.

Segundo estimativas da ONU, cerca de dois bebês nascem a cada segundo, pelo que a cifra de 7 bilhões continuará aumentando na próxima década, até chegar a 10 bilhões em 2100.

As Nações Unidas preveem que a Índia se converta no país mais povoado do mundo em 2025, quando seus habitantes somarem 1,5 bilhão, superando a China.

Enquanto isto, um relatório do Fundo de População da ONU (UNFPA) destaca que o mundo enfrentará crescentes obstáculos para criar empregos para as novas gerações, especialmente nos países pobres, e que a mudança climática e a explosão demográfica vão agravar as crises de fome e de seca.

Ao mesmo tempo, o envelhecimento da população se tornará um problema para o Japão e os países europeus, com suas repercussões afetando as políticas de migração, saúde e emprego, adverte o documento.

Fonte: Terra

12 Comentários

  1. Ninguém quer controle demográfico:
    .
    Burgueses alegam a liberdade individual.
    .
    Evangélicos afirmam que filhos são sinal da benção divina.
    .
    Católicos são contra o controle de natalidade.
    .
    Islâmicos querem dominar o mundo.
    .
    Esquerdistas esperam as massas façam a revolução do proletariado.
    .
    Viva o orgasmo! Brindemos ao fim da humanidade!

  2. O crescimento demográfico gera destruição dos ecossistemas. A morte da Biosfera gerará a morte dos seus habitantes, inclusive do bicho homem. Paulatinamente a biosfera está perdendo sua capacidade de manter a vida.

  3. No Brasil cabem com folga 500 milhões de hab. Na Rússia 1 bi de hab. Na África 2 bi hab. No Canadá 500 milhões de hab. Na Austrália 300 milhões de hab. Na Argentina 200 milhões de hab.
    Tenho a impressão, de que o nosso Planeta deveria estabilizar em 15 bi de hab.Sem população, como o nosso país vai povoar as nossas fronteiras ?
    Quem não ocupa, não é o dono.
    A nossa Classe Média e Alta deveriam ter 3 filhos por família. A Classe Baixa 2 filhos.
    A Rússia está com falta de gente,e quer os descendentes russos de volta.
    Está faltando gente em alguns países, caso contrário não terão como se desenvolver.

  4. O MAL DOS SÉCULOS-A INDUSTRIA DO CONSUMO SELVAGEM
    patrocinado por um sistema econômico mundial vigente; que mostrou o seu lado verdadeiro o próprio mal
    .
    .
    .
    *******
    A população mundial chega, nesta segunda-feira, a 7 bilhões de pessoas, segundo estimativas das Nações Unidas, em meio a necessidades urgentes de redistribuição da riqueza para o combate a crescentes desigualdades.
    ******
    .
    Palavra chave;redistribuição de riquezae desenvolvimento(produção) auto-sustentável ,em um mundo extraordinariamente capitalista motivado pela ganancia em que as pessoas não tem compaixão com o próximo.
    .
    Tal distribuição só ocorre quando os países ricos como a Europa e EUA,querem socializar os prejuízos motivado pela jogatina internacional fazendo chantagem com aqueles que na outrora era preconceituosamente tachado de terceiro mundo e hoje estes novos pobretões saem a procura dos menos “lascados” mendigando dinheiro.
    .
    A “revolução verde” que fora já mencionada de uma forma bem maniqueísta e deturpara pela besta azul,só resolve a questão da produção de alimento mas não a fome,que se possa aparecer tal afirmação contraditória porém está mais do que provado que a fome é uma questão de caráter dos homens e uma característica cruel de um sistema autoritário e maléfico que é o “capitalismo” como está ai,que é idolatrados como os bisonhos(blues yeas da vida) desprovidos da razão e dos fatos corriqueiros que se passa nos países pobres.
    .
    .
    .
    ******

    “(…)3º devemos ao capitalismo, mais precisamente a suas grandes criações, ou seja, as empresa transacionais, o fim da fome em paises como a India, Butão, Mexico, devido a “revolução verde”, se é que sabes do que trata… sem a tecnologia das empresas AMERICANAS, a produção mundial de grãos seria 10% do que é hoje… somente quem não estudou o caso para falar asneiras socialistas como: “a fome se deve a concentração de terra em poucas mãos”… não sabe o falastrão que todo minifundio, por si só, é improdutivel… serve apenas para conter o inchaço das grandes cidades, mantendo o homem no campo, ignorante e mal nutrido… coisas de comuna…(…)”

    ******
    .
    Blue Eyes, Na Resistência
    28/10/2011 às 18:10
    .
    http://planobrasil.com/2011/10/27/brasil-tenta-desbloquear-projeto-de-rodovia-na-bolivia/
    .
    .
    .
    Com um consumo desenfreado e motivado pelo sistema capitalista selvagem,alguns cientistas prevê que, para suportar tal voracidade dos americanos e chineses ao mesmo tempo,deveria ter dois planeta terra e meio.
    .
    Tal ganância de gafanhoto,a raça humana será destruída pela boca pois este espécime está agora raciocinado pelo estômago e revestido por dentro pela ganância.
    .
    .
    .
    *******
    .

    7 BI E A FOME NO MUNDO
    .
    “(…)O aumento exponencial da produção de alimentos, junto à diminuição do nível de crescimento populacional (já há tempos a população europeia diminui) leva a que hoje se produza alimentos para o dobro da população mundial. Porém, as políticas neoliberais apenas aceleraram as desigualdades sociais e a exclusão. A produção multiplicada foi sendo distribuída de maneira ainda mais desigual. As vacas da California comem melhor do que as crianças da África.(…)”

    **********
    (*)por Emir Sader
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=796

  5. A quantidade muitas vezes não é a ameaça más o modo de vida de alguns como diz no texto,poucos tem demais enquanto milhoes quase nada,tem gente que quer ter três carros(quando na verdade deviam optar era por uma bicicleta muitas vezes mais saudavel),comprar roupas todo dia sem nacessidade,tomar banhos de 30 minutos,ostentar todo tipo de consumo exagerado só para inflar o seu ego.Na verdade não é a quantidade de pessoas,más um maior nivel de bom senso na cabeça das pessoas que devem parar de consumir sem necessidades,evitar os desperdicios e olhar mais para o lado e ver que outros não tem nada e não faz mau a ninguém que tem alguma condição buscar um meio para compensar as desigualdades,e isso tem de começar dos governos que deviam dar exemplo principalmente no combate a corrupções e mais eficiencia, passando também pelo empresariado e outros,a educação tbm é importante principalmente nas crianças que devem ser educadas de modo a verem que o consumismo desnecessário só traz malefícios.

  6. Galera, a medida que uma população passa a se educar, as taxas de natalidade caem drasticamente. A única solução para essa questão é a educacão, eu não falo da gente, mas de milhares de indianos, africanos e etc…
    Só a educação mostra o tamanho do impacto financeiro causado por um filho á uma familia.. E o quanto as familias tenderão a melhorar de vida com menos bocas para alimentar…
    Encapem o peru ai galera.

  7. se fose o filho do bunq mom ele iria estar feliz mas é o filho dos outros entao so lamentos o ser humano tem que se unir e dominar outros mundos e inves disso fica ai pensando pequeno so em guerras e no planeta terra outra coisa é que tudo tem um prazo de validade e o nosso planeta tem esse prazo e tambem o sol tem uma caminhada para o fim tudo se for pensado desse jeito ate com mais um nacimento de uma criança hoje em dia é considerado o fim da humanidade um bando de hipocritas.

  8. lucena, devias se aliar ao Francoorp… ai sim… seria algo novo… uma besta de 2 cabeças… a questão é se as 2 cabeças serviriam para alguma coisa… mas não vou me dar ao trabalho de contestar suas estultices… vou repetir o que disse em outro post… fica mais facil copiar/colar qndo tenho interlocutores tão brilhantes…
    ********************************************************
    “Blue Eyes, Na Resistência disse:
    31/10/2011 às 09:12
    Quem são os culpados… os grandes conglomerados ou os falsos lideres que entregam a riqueza do pais em troca de trocados? pensem… isso serve também para nós… quem merece repudio?… os yankes ou nossos lideres que, para manterem privilegios, manteem a população cativa sob a batuta da ignorancia e desamparo? analisem os fatos e vejam por si mesmos… falam que somos constantemente impedidos pelos americanos de desenvolver-nos… mas, cade nossos lideres que não investem em educação, saude e combate a corrupção estatal?… fica facil colocar culpa em um inimigo externo e continuar desfrutando das benesses do poder…”

Comentários não permitidos.